Revista Associadas #6

Page 1

ANO 1 NÚMERO 6

INVERNO SAUDÁVEL

Aprenda a evitar os problemas de saúde que surgem na estação

Remédios

manipulados podem ser uma ótima alternativa

Halitose

Livre-se dela!

Turismo

26 respostas sobre

BELEZA, SAÚDE E NUTRIÇÃO

Aventuras na Serra Gaúcha Jantar do Dia dos

Suavidade e hidratação Óleo de Amêndoas Revitart

NAMORADOS uma experiência sensorial

E MAIS: saúde, bem-estar, benefícios das massagens, receitas, cultura, o poder dos chás, novidades na internet e muito mais!


A


04

O REMÉDIO DO SEU JEITO

06

MASSAGEM: TOQUE MÁGIGO

08 10 13

José Ademar Lopes Presidente

REVITART: ÓLEO DE AMÊNDOAS

PALAVRA DO PRESIDENTE A IMPORTÂNCIA DA TIREOIDE NOTAS DE SAÚDE E BELEZA

14

INVERNO: OS MALES DA ESTAÇÃO

18

SAÚDE: O MAU HÁLITO

20

BELEZA: OS MITOS E VERDADES

23

O PODER DOS CHÁS

24

JANTAR SENSORIAL

Olá amigo Embalados pelo clima pitoresco que toma conta do nosso Estado nessa época do ano, preparamos uma revista em ritmo de inverno para ti. Tanto que na reportagem de capa, vamos mostrar todos os perigos e os cuidados que devemos ter com as doenças que chegam com o frio. Aprenda mais sobre elas e garanta mais qualidade de vida nos meses gelados. Ainda falando em saúde, pesquisamos a importância e os males que podem atingir a tireóide. Desvendar essa glândula pode ser a chave para a solução de diversos problemas. Como somos apaixonados pelas coisas da nossa terra, trazemos um olhar diferente sobre o cenário mais popular do Rio Grande do Sul no inverno: a Serra Gaúcha. Ao invés de curtir os roteiros já estabelecidos, nossa reportagem foi em busca da emoção dos esportes radicais que podem ser praticados por lá durante a estação. E, para completar, compartilhamos contigo um momento muito especial para a nossa rede. Para comemorar o Dia dos Namorados, oferecemos um jantar sensorial a um casal de deficientes visuais, já que a nossa campanha dizia que “O Amor é Cego mas Adora Perfume”. Elaborado especialmente para aguçar os sentidos como o paladar e o olfato, o jantar foi um momento de compartilhar experiências e de perceber que, para amar, basta o sentido do coração. Um abraço e boa leitura!

26

GASTRONOMIA: JANTAR ROMÂNTICO

28

TURISMO NA SERRA GAÚCHA

31

NOTAS CULTURAIS

32

TÁ NA REDE

34

EU SOU ASSOCIADO

PRESIDENTE: José Ademar Lopes 1º VICE PRESIDENTE: Ricardo Duarte da Silveira (Negociação) 2º VICE PRESIDENTE: Ciro Vicente dos Santos Rosa (Marketing) 3º VICE PRESIDENTE: Darci Fernando Goulart Aldrigui (Informática) 1º SECRETÁRIO: Antonio Eroni Nunes Jaques 2º SECRETÁRIO: Cesar João Hoppe 1º TESOUREIRO: Milton Dias dos Santos 2º TESOUREIRO: Ben Hur J. de Oliveira DIRETOR DE RH: João Gilberto Serratt DIRETOR JURÍDICO: Reni Antônio Rubin DIRETOR DE PATRIMÔNIO: Gilberto David Cunha da Silva DIRETOR ADMINISTRATIVO: Everton Luiz Ilha Mahfuz DIRETOR COMERCIAL: Jaime Nunes Moreira COORDENAÇÃO: Patrícia Lima - MTB 9368 PRODUÇÃO: Tatiana Schena REDAÇÃO: Renata Marcondes PROJETO EDITORIAL, PROJETO GRÁFICO, DIAGRAMAÇÃO: CM&N Central de Marketing & Negócios (17) 3229.1940, contato@centralcmn.com.br FOTOS: Dreamstime IMPRESSÃO: Gráfica Pallotti - www.graficapallotti.com.br TIRAGEM: 50.000 exemplares

Participe da elaboração da revista. Ela é sua. Mande sua sugestão, crítica e material para divulgação para o email informativo@redeassociadas.com.br


>>MANIPULAÇÃO<<

O REMÉDIO DO SEU JEITO Manipulados podem ser alternativa para quem não se adapta aos medicamentos convencionais Você já ouviu falar em medicamentos manipulados? Eles são feitos pelas farmácias magistrais, ou seja, estabelecimentos que têm laboratórios equipados para elaborar as fórmulas e profissionais qualificados para executar os processos químicos que dão origem aos remédios. A manipulação de fórmulas permite produzir um medicamento exclusivo para cada paciente, indicado para cada caso clínico em particular, de acordo com a prescrição médica. Definir quantidades mais específicas, determinar a apresentação mais adequada e associar duas ou mais substâncias em uma única dose são algumas das vantagens dos remédios produzidos nas farmácias de manipulação. Segundo o diretor comercial da Rede Associadas, Jaime Moreira, esse tipo de fórmula é uma alternativa para quem tem dificuldades em adaptar-se com os remédios alopáticos tradicionais, já que pode ser feita sob medida para o paciente. O médico é o mais indicado para definir o melhor tratamento e também para prescrever as fórmulas. Muitos integrantes da Rede de Farmácias Associadas já contam com laboratórios de manipulação dentro de suas farmácias. Consulte o seu farmacêutico de confiança.

4

Por dentro da manipulação Associação de medicamentos – Pacientes que tomam muitos remédios têm a vida facilitada se todas as substâncias puderem ser ingeridas em uma única fórmula. Mas fique atento, somente o médico pode prescrever essa receita única. Medicamentos não disponíveis – Alguns tratamentos requerem remédios que não existem mais no mercado ou são muito difíceis de encontrar. Nesses casos, a farmácia magistral pode manipular a fórmula e evitar a interrupção no tratamento. Fórmulas farmacêuticas diferenciadas – O paciente pode precisar de apresentações não disponíveis nos medicamentos industrializados ou simplesmente não se adaptar às apresentações existentes – pessoas que não engolem drágeas ou não toleram xaropes, por exemplo. A manipulação possibilita que o profissional de saúde habilitado prescreva fórmulas diferenciadas e adaptadas às necessidades de cada paciente. Existem, atualmente, medicamentos em forma de balas, pirulitos, géis transdérmicos e soluções para inalação.


A


>>BEM-ESTAR<<

Saiba tudo o que as massagens podem fazer pelo seu bem-estar e pela sua saúde

TOQUE

MÁGICO A origem das massagens nos remete aos primórdios da humanidade, quando o homem descobriu que, ao friccionar uma região dolorida, encontrava alívio imediato. Quando este toque segue uma determinada técnica, com um objetivo específico de tratar dores ou disfunções, é chamado de massagem terapêutica. Eficazes e em geral milenares, estas massagens relaxam, desintoxicam, energizam e reduzem dores e desconfortos. “Vale lembrar que as massagens são uma terapia complementar e não substituem os tratamentos médicos e fisioterapêuticos convencionais” ressalta a fisioterapeuta Luciana Rocha Milazzotto. Antes de optar pelas massagens, também é importante consultar o médico, porque em algumas situações, como gravidez, infecções e câncer, elas não são indicadas. Conheça as técnicas mais consagradas e aproveite!

SHIATSU Criado no Japão, a partir dos conhecimentos da milenar Medicina Tradicional Chinesa, “shiatsu” significa pressão dos dedos (shi= dedo e atsu= pressão). Administrada pelos polegares, dedos e palmas ao longo do corpo, esta pressão corrige disfunções internas e restabelece o equilíbrio do organismo. Isto ocorre porque, segundo os orientais, a energia vital circula por canais chamados meridianos. Quando este fluxo se altera ou se obstrui, há um desequilíbrio que pode causar vários males. O shiatsu – que é agradável e relaxante – age reequilibrando a energia que circula nos meridianos, levando ao bem-estar.

6

Stress, fobias, TPM, ansiedade, insônia, fadiga e dores musculares são alguns dos problemas que melhoram muito com sessões de shiatsu, que deve ser aplicado por profissionais experientes, pois é uma técnica que exige conhecimento de anatomia e principalmente da localização exata dos meridianos.

REFLEXOLOGIA Suave e relaxante, a reflexologia baseia-se no princípio de que existem cerca de 70 mil áreas ou pontos reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo, formando uma espécie de “mapa”. Através de leve pressão, fricções e massagens,

estes pontos são estimulados favorecendo o funcionamento dos órgãos, a circulação sanguínea, a oxigenação do organismo e o reequilíbrio da energia, assim como no shiatsu. Orelhas, face e crânio também podem ser estimulados pela reflexologia. “Dentre os vários benefícios da técnica, há uma considerável melhora no relaxamento muscular, nas dores – que são reduzidas graças à estimulação da produção de endorfinas e serotoninas – e no sistema imunológico” completa Luciana. Acredita-se que a reflexologia já era usada pelos egípcios há milhares de anos, mas foi aprimorada na China. Quem a popularizou, no entanto, foram


dois americanos, William Fitzgerald e Eunice Ingham, no início do séc. XX. Ela também é indicada para quem não se sente à vontade sendo massageado em todo o corpo e privilegia uma área, os pés, muitas vezes esquecida.

ROLFING A massagem Rolfing, ou Terapia de Rolf, como é também conhecida, foi desenvolvida pela bioquímica americana Ida Rolf, que afirmava que muitos problemas de saúde são provocados por posturas corporais deficientes. A partir disto ela criou um complexo sistema de manipulação que chamou de “Reintegração Estrutural”. Nesta técnica há uma sequência de massagens e toques profundos nos tecidos e nos músculos para realinhar a estrutura física. Embora alguns movimentos possam causar certo desconforto, os adeptos do Rolfing defendem que este tipo de massagem tem um profundo e positivo impacto da vida emocional.

AYURVÉDICA Uma das mais tradicionais massagens da Índia, a Ayurvédica está associada à medicina que leva o mesmo nome e que

engloba todos os aspectos da saúde: corpo, mente e espírito. Esta técnica de massagem profunda alia movimentos vigorosos em toda a massa muscular, junto com manobras de tração e alongamento. Também ocorre a estimulação de pontos e órgãos vitais, energizando-os se estiverem bloqueados e controlando-os se estiverem hiperativos. Na massagem Ayurvédica são usados óleos naturais especiais em temperatura ambiente ou ligeiramente aquecidos. Estes óleos são escolhidos de acordo com as características psicofísicas de cada pessoa, que permanece em um tatame no chão durante a massagem. A Ayurvédica privilegia o equilíbrio e, após as sessões, as sensações relatadas são de paz, leveza e tranquilidade.

DRENAGEM LINFÁTICA Embora existam inúmeras variações da técnica, inclusive com o uso de aparelhos, os precursores da famosa drenagem linfática manual foram os dinamarqueses Emil e Estrid Vodder, no início dos anos 30. “Ela é indicada para várias situações, como retenção de líquidos e alterações dermatológicas. É feita com movimentos de compressão circulares, curtos e leves, que trabalham intensamente os centros dos gânglios linfáticos” explica a fisioterapeuta

Luciana. Muito utilizada em situações de pós-cirurgia plástica, pós-lipoaspiração, edemas de gravidez e celulite, a drenagem linfática tem ação anti-stress, analgésica, desintoxicante e antiedematosa. Ela também estimula o sistema de defesa do organismo e a circulação.

DO-IN Assim como no caso do shiatsu, embora a origem da técnica seja chinesa, a palavra “Do-In” é japonesa, cujo significado é “o caminho de casa”, sendo “casa” o corpo. Considerado uma automassagem, o Do-In utiliza os pontos dos meridianos do corpo, assim como na acupuntura. Estes pontos devem receber dois tipos de toque, com objetivos distintos: pressão contínua para sedar, ou seja, aliviar dores, e pressão intermitente para estimular e aumentar a energia. Ao tocar os pontos dos meridianos, que estão espalhados por todo o corpo, é possível restabelecer a energia bloqueada, levando ao bem-estar. Uma das mais fortes características do Do-In é seu caráter emergencial, uma vez que a própria pessoa pode localizar o ponto correto e promover o toque. O Do-In mostra excelentes resultados no alívio das dores de cabeça.

Creme para massagens Ideal para massagens, o Creme de Arnica da Linha Revitart une hidratação e relaxamento O Creme de Arnica da Linha Revitart foi especialmente desenvolvido para massagens. Ele conjuga as propriedades da flor – que aumenta a resistência dos vasos, a irrigação sanguínea e reduz os hematomas –, com a refrescância do Menthol e os benefícios do extrato de Castanha da Índia, proporcionando grande relaxamento. O Creme de Arnica é ideal para massagens nos pés e músculos.

7


>>REVITART<<

Novo produto tem selo próprio e pode ser usado em todos tipos de pele

SUAVIDADE E HIDRATAÇÃO Em algum momento, você já deve ter ouvido uma amiga dar a dica: “bom pra isso aí é óleo de amêndoas!”. Seja para pele ressecada, prevenção de estrias, tratamento pós-depilação ou simplesmente para uma massagem, ele é unanimidade. Nos meses frios do inverno gaúcho, o óleo suave e com cheiro inconfundível ganha lugar de destaque entre os cosméticos por seu poder hidratante e sua versatilidade. “Devido à praticidade de uso, é só passar e enxaguar, ou seja, pode-se sair do banho com a pele hidratada”, destaca a farmacêutica Eciane Vertuan. Segundo ela, o óleo pode ser usado também na pele seca ou em massagens e é muito recomendado para adolescentes e gestantes. De acordo com Eciane, quando a pele sofre distensões, é importante mantê-la hidratada com produtos como óleo de amêndoas, pois, caso contrário,

8

aumenta a incidência do rompimento de tecidos causando as estrias. O frio é um dos fatores que mais provoca o ressecamento da pele do corpo. Por isso, o inverno requer hidratação extra. Esse presente da natureza tem propriedades emolientes e anti-inflamatórias e pode ser um bálsamo para todos os tipos de pele. Utilizado há centenas de anos na fabricação de cosméticos e produtos de beleza, o óleo de amêndoas é uma das receitas mais tradicionais para amaciar e tonificar a pele. Além disso, também ajuda a rejuvenescer a pele, deixando-a com aspecto mais saudável e viçoso. Para oferecer este produto tão singelo e poderoso, as Farmácias Associadas lançaram um óleo de amêndoas com a marca Revitart. Fabricado pelo Instituto Pasteur de Cosmiatria, o produto tem embalagem prática e o preço sugerido nas farmácias de todo o Estado é de R$10,90.

Você sabia? Na natureza, existem dois tipos de amêndoas: a amarga e a doce. Por conter ácido cianídrico, a amarga é tóxica e não recomendada para o consumo humano. Originária da Ásia, a versão doce é usada para muitos fins, além dos cosméticos. A gastronomia é um deles, pois com as amêndoas são preparados doces e licores em muitos países – inclusive o Brasil. A amendoeira, árvore de porte semelhante a um pessegueiro, é responsável pelas sementes, que são ricas em proteínas, gorduras, ferro, cálcio e fósforo.


A


>>SAÚDE<<

TIREOIDE Fundamental para o organismo, esta pequena glândula regula inúmeras funções

A glândula de Tireoide está localizada entre a laringue e a traqueia

A glândula tireoide tem um papel fundamental para o organismo. Os hormônios produzidos por ela regulam o metabolismo humano e funções essenciais para a manutenção da vida. Com cerca de 30 gramas e localizada na frente da laringe – na região popularmente conhecida como “gogó”, – a tireoide tem o formato de uma borboleta e seu funcionamento adequado é importantíssimo para a saúde e para a qualidade de vida. Vamos entender melhor.

O QUE ELA FAZ E COMO ELA FUNCIONA? A tireoide produz os hormônios T3 (tiroxina) e T4 (triiodotironina) em “parceria” com outro hormônio, o TSH (hormônio

10

tiroestimulante), produzido pela hipófise, que fica no cérebro. Funciona da seguinte forma: o TSH, enviado pela hipófise, incentiva a tireoide a sintetizar o T3 e o T4. Para isso, a tireoide capta iodo, que consumimos através da alimentação. Este iodo sofre oxidação e se associa quimicamente a uma proteína produzida pela própria tireoide, a tiroglobulina. Este processo resulta na produção do T3 e do T4 que fica estocado na glândula e é distribuído para o organismo pela corrente sanguínea.

POR QUE O T3 E O T4 SÃO TÃO IMPORTANTES? Poucos hormônios têm atuação tão ampla como o T3 e o T4, que agem

Como está sua tireoide? Faça um teste simples e rápido com um espelho e um copo de água: Primeiro, posicione o espelho. Localize o pomo de adão (ou gogó). A tireoide fica bem abaixo dele. Em seguida, tome um gole de água. Perceba que, enquanto você engole, a glândula sobe e desce. O que você sente? Percebe alguma anormalidade, como desconforto ou nódulos? Se tiver dúvidas, beba a água novamente e observe. Ao sentir qualquer alteração, procure um endocrinologista.


em todo o corpo. “Eles participam do funcionamento do intestino, dos rins, do sistema nervoso central, dos batimentos cardíacos e da síntese de proteínas nas células, essencial para o crescimento e desenvolvimento dos músculos e ossos. Eles ainda regulam a geração de calor e a temperatura corporal, atuam no metabolismo energético, ou seja, na transformação dos nutrientes (especialmente a glicose) em energia para manter as funções vitais e atividades físicas, e interagem com os hormônios do aparelho reprodutor e da hipófise, garantindo o bom funcionamento das funções reprodutivas” explica a médica endocrinologista Cristina Nogueira. Por regularem tantas reações bioquímicas importantes, o T3 e o T4 devem estar presentes no organismo em dosagens perfeitas.

DISFUNÇÕES As principais disfunções da tireoide são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, que são resultado de desequilíbrios na quantidade dos hormônios produzidos pela glândula. As mulheres são as mais atingidas e, após os 40 anos, as disfunções tornam-se mais frequentes, motivo pelo qual, a partir desta idade, os exames de dosagem hormonal devem ser anuais. As causas das disfunções são variadas, mas as mais comuns são o stress, predisposição genética e reações autoimunes. O diagnóstico destes problemas é feito pela dosagem dos hormônios TSH, T3 e T4, através de exame de sangue. Níveis elevados de TSH e baixos dos hormônios da tireoide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireoide caracterizam o hipertireoidismo. Cintilografia, ultrassom e biópsias também podem ser utilizados para um diagnóstico mais preciso.

HIPERTIREOIDISMO A principal causa do hipertireoidismo é a doença de Graves, um mal hereditário caracterizado pela presença de um anticorpo no sangue que estimula a produção excessiva de hormônios. O bócio, e alguns tipos de nódulos, também pode estimular o trabalho excessivo da tireoide, causando desequilíbrio.

Sintomas

• Nervosismo e irritação • Insônia • Metabolismo acelerado

• Aumento da frequência cardíaca • Sudorese abundante • Intolerância ao calor • Perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas • Tremores • Olhos saltados • Taquicardia • Bócio

HIPOTIREOIDISMO Do total de casos de hipotireoidismo, 90% são causados pela doença de Hashimoto. “Acredita-se que esta disfunção tenha origem genética e que sua manifestação ocorra após um período de stress” completa a Drª Cristina. Autoimune, a doença de Hashimoto leva o organismo a produzir anticorpos que atacam a tireoide, como se ela fosse um vírus. Ela então inflama e deixa de trabalhar adequadamente.

Sintomas

• Cansaço • Depressão • Sonolência • Prisão de ventre • Diminuição da frequência cardíaca • Decréscimo da atividade cerebral • Voz mais grossa • Diminuição do apetite • Apatia, falta de iniciativa • Pele seca e fria • Alterações menstruais e na potên-

Bócio, felizmente, cada vez mais raro Comum durante muitas décadas, o bócio caracteriza-se pelo aumento da tireoide, deixando o pescoço inchado e disforme. Isto ocorre porque, diante da falta de iodo (como já vimos, o iodo é essencial na síntese dos hormônios), a tireoide aumenta de tamanho de forma descontrolada. Para evitar o problema, a partir de 1956, o sal de cozinha passou a conter o mineral. viduais. “No caso do hipotireoidismo, normalmente o tratamento é feito à base de reposição hormonal. Os resultados costumam ser muito positivos, embora, em geral, a disfunção não regrida e os remédios tenham que ser consumidos por toda a vida. Já o tratamento do hipertireoidismo inclui medicamentos, iodo radioativo e, eventualmente, cirurgia, se a produção excessiva de hormônios for causada por nódulos. Tanto no tratamento do hipotireoidismo como no do hipertireoidismo, a qualidade de vida é fundamental. Alimentação equilibrada, sono regular, controle do stress e abandono do tabagismo são fundamentais para o sucesso dos tratamentos” diz a Drª Cristina.

cia e na libido dos homens

• Reflexos mais lentos • Intolerância ao frio • Anemia • Unhas fracas e quebradiças

É engano acreditar que o hipotireoidismo cause ganho de peso. A menor produção de hormônios tireoidianos leva à perda de apetite.

TRATAMENTOS O hipotireoidismo e o hipertireoidismo sempre devem ser tratados! Além dos sintomas desagradáveis, eles podem levar a sérias complicações, se não forem cuidados. Somente o médico pode orientar os tratamentos, que são indi-

Vale a pena saber Alguns remédios usados para emagrecer contêm o hormônio T4. Ele estimula o funcionamento da tireoide (aumentando o metabolismo e levando à perda de peso), podendo causar desequilíbrio da glândula, além de outros sérios problemas. Estes remédios devem ser usados apenas sob rigorosa orientação médica.

11


A


Se você tem olheiras que não melhoram com nenhum cosmético ou compressa fria, considere a possibilidade de resolver o problema com o médico, pois há novidade na área – o preenchimento! As olheiras, que provocam grande incômodo e dão um ar cansado ao rosto, são causadas pelo depósito de melanina na região, dilatação dos vasos sanguíneos ou congestão vascular. Stress, noites mal dormidas e TPM estão entre as causas. Quando a região abaixo dos olhos é mais funda do que o normal, devido à formação óssea, as olheiras ficam ainda mais acentuadas, formando uma sombra no rosto. O tratamento em consultório para olheiras profundas e persistentes consiste na aplicação de ácido hialurônico, que age preenchendo espaço e já é utilizado largamente na dermatologia. Além de dar volume, ele também estimula a produção de colágeno e melhora a textura da pele. O efeito do ácido hialurônico pode durar por até um ano. Depois, a substância é reabsorvida pelo organismo.

SAÚDE

Olheira também se trata no consultório!

Equilíbrio

FIQUE FRIA! Estudos desenvolvidos nos Estados Unidos, e divulgados pelo jornal The New York Times, mostraram que as baixas temperaturas são melhores para garantir a qualidade do sono. Segundo a pesquisa, a temperatura ideal para dormir varia entre 15,5ºC e 20ºC. Isto ocorre porque temperaturas nesta faixa ajudam na diminuição da temperatura corporal que, por sua vez, inicia a sensação de sono. O estudo chegou a outra conclusão importante, que reforça sua tese central: pessoas com insônia crônica tendem a ter uma temperatura corporal mais quente do que aquelas com sono regular.

Mais motivos para manter uma dieta alimentar equilibrada: pesquisadores do Diabetes and Obesity Center, da University of Washington, Estados Unidos, concluíram que uma dieta rica em gordura, além dos riscos cardiovasculares, também pode lesar os neurônios. Já um estudo publicado na revista americana Pedriatrics mostrou que fazer pelo menos três refeições semanais em família ajuda a controlar a obesidade e afasta crianças e adolescentes de transtornos alimentares, como a bulimia e a anorexia. A pesquisa acompanhou os hábitos alimentares de quase 200 mil crianças e jovens entre 3 e 17 anos e descobriu uma redução de 12% de sobrepeso no grupo que fazia as refeições em família. Essas crianças e jovens ainda consumiam 20% menos alimentos ricos em calorias e desenvolviam 35% menos distúrbios alimentares.

Mais uma da ioga Pessoas que sofrem com a fibromialgia podem ter os sintomas da doença amenizados com a prática da ioga. Segundo um estudo da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon, nos Estados Unidos, alongamento, meditação e respiração controlada podem melhorar muito a qualidade de vida de quem tem fibromialgia. Na pesquisa feita com 53 mulheres, os pesquisadores observaram redução dos sintomas da doença, incluindo dor, fadiga, problemas de sono e distúrbios de humor, comparadas àquelas apenas em tratamento padrão. Mulheres que praticaram ioga também aumentaram sua capacidade de realizar as tarefas cotidianas e apresentaram melhores estratégias de enfrentamento da doença.

Amendoim faz bem! Assim como o ovo e o café, o amendoim deixou a condição de vilão para se tornar item importante na alimentação saudável. Segundo a pesquisadora Sarah Merson, autora do livro “Alimentos para Rejuvenescer”, o amendoim é a castanha que mais contém proteínas, além de nutrientes bons para o coração, como as gorduras monoinsaturadas, que reduzem o colesterol, e a arginina, que dilata os vasos sanguíneos e previne coágulos. O amendoim ainda é rico em vitamina E, que faz maravilhas para a pele e cabelos. Para usufruir dos benefícios, porém, fique atenta à quantidade, pois ele é calórico. A melhor opção é consumir o amendoim torrado, sem sal, açúcar ou óleos.

13


>>CAPA<<

INVERNO

SAUDÁVEL Entenda e aprenda a evitar os problemas que surgem com o clima e aproveite o melhor da estação O inverno chegou e, junto com o charme desta estação, chegam também alguns problemas e incômodos. Doenças de pele e problemas respiratórios são mais comuns nesta época e atingem especialmente pessoas idosas, crianças e quem possui algum tipo de pré-disposição. Dois fatores contribuem para o

14

aumento desses males: o ar seco, típico do período, e a aglomeração de pessoas. O ar seco prejudica as vias aéreas e facilita a entrada dos vírus e bactérias. Já ambientes com muita gente são ideais para contágios. Vamos conhecer melhor estes problemas e aprender como evitá-los.

GRIPE Causada por um vírus mutante chamado Influenza, a gripe é uma doença muito contagiosa que atinge as vias respiratórias. “Não existe medicação contra a gripe, apenas remédios que aliviam os sintomas, como analgésicos e antitérmicos, que devem ser recei-


vida do vírus e a reação de defesa do organismo” conclui Drª Marisa. Para aliviar os sintomas é importante descansar, se alimentar corretamente e ingerir bastante líquido. Se os desconfortos piorarem e houver, por exemplo, dificuldade respiratória, é necessário procurar um médico.

RESFRIADO

tados pelo médico” explica a pneumologista Marisa Richard Pontes. Os principais sintomas da gripe são febre alta, dores no corpo, dores de cabeça, tosse, irritação nos olhos, mal-estar e cansaço. A gripe é transmitida pelas gotículas de saliva e pode evoluir para problemas mais sérios, como pneumonia. Além da vacina, que é segura e eficaz, a gripe pode ser evitada com uma boa qualidade de vida, que fortalece o sistema imunológico. Isso significa alimentação equilibrada, exercícios físicos e nada de cigarro. Evitar lugares com aglomeração de pessoas e contato direto com indivíduos doentes também previne o contágio. Como já dissemos, não há tratamento para a gripe. “É preciso esperar o ciclo de

Gripes e resfriados não são a mesma coisa e a gripe não é uma evolução do resfriado. Enquanto a gripe é causada pelo vírus Influenza, o resfriado é causado por diferentes tipos de vírus. Os sintomas são parecidos no início, mas depois de algumas horas se diferenciam. Enquanto a gripe causa grande indisposição, o resfriado se resume a congestão nasal, coriza, espirros e febre baixa, eventualmente. As possíveis consequências também são distintas – o resfriado, em geral, não causa maiores problemas. Já a gripe, merece atenção. Segundo os médicos, uma boa forma de diferenciar um do outro, uma vez que não existe exame para isso, são os transtornos que causam no dia a dia. Se você consegue trabalhar e manter suas atividades normais, possivelmente tem apenas um resfriado. Os cuidados com o resfriado são parecidos com os da gripe: boa alimentação, hidratação e remédios que aliviem os sintomas, como descongestionantes nasais, sempre com prescrição médica.

INFLUENZA A (H1N1)

A gripe Influenza A é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus H1N1, um novo subtipo do vírus Influenza, que causa a gripe comum. Ela é transmitida de pessoa para pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro. Os sintomas da gripe A são muito parecidos com os sintomas da gripe comum (febre alta e repentina, dores no corpo e de cabeça, tosse,

mal-estar) por isso, ao apresentar estes sinais é importante buscar atendimento médico. “O vírus H1N1 ainda está sendo estudado, mas já se sabe que ele não é mais agressivo que o vírus que causa a gripe comum. Segundo os primeiros estudos, ele teria características diferentes, como a capacidade de penetrar de maneira mais profunda no tecido respiratório – o que aumentaria as chances da gripe virar uma pneumonia” completa Drª Marisa. Por isso, alguns grupos de pessoas são mais afetados, como as gestantes (que têm o sistema imunológico alterado), portadores de doenças crônicas e jovens, que naturalmente frequentam aglomerações, como universidades, etc. A boa notícia é que a vacina já está disponível, é segura, eficaz e contraindicada apenas para indivíduos com alergia a ovo. Além da vacina, os cuidados para evitar a gripe A são os

Curiosidades • Há cerca de 130 tipos conhecidos de vírus causadores de resfriado • O número de vírus em um espirro é da ordem de dezenas de milhares. Eles saem a uma velocidade de 160 quilômetros por hora • Os mais frequentes vírus de resfriado podem sobreviver por até três horas em superfícies como mesas e copos • Em 75% das vezes em que se aperta a mão de alguém resfriado ou gripado, o vírus passa para sua mão • Um adulto tem, em média, de um a dois resfriados por ano. Uma criança, de três a quatro • Os resfriados e gripes são a principal causa de falta ao trabalho e à escola, no mundo • Antibióticos não funcionam para gripes e resfriados porque são males causados por vírus, e não por bactérias

15


Gestantes (que têm o sistema imunológico alterado), portadores de doenças crônicas e jovens, que naturalmente frequentam aglomerações, como universidades, são os grupos mais expostos à gripe Influenza A mesmos para evitar os outros males do inverno: boa alimentação, hidratação, prática de exercícios físicos, evitar locais com grande quantidade de pessoas e lavar as mãos com frequência.

FARINGITE, A FAMOSA DOR DE GARGANTA Outra doença comum no inverno, a faringite – ou dor de garganta –, é uma inflamação da faringe, região entre as amídalas e a laringe. Causada por vírus ou bactérias, ela tem sintomas bem incômodos, como sensação de garganta “arranhando”, dor, dificuldade para engolir. A faringite pode surgir sozinha ou acompanhada de gripe ou de outras viroses. A dor de garganta deve ser observada com atenção porque, em casos mais graves e em pessoas debilitadas, pode evoluir para quadros sérios. A medicação deve ser prescrita pelo médico e, em alguns casos, usam-se antibióticos. Para acelerar o processo de cura é importante ingerir bastante líquido, evitar ambientes poluídos e secos, e cigarro.

DERMATITES DE INVERNO Se no verão aumenta a incidência de micoses, no inverno muitas pessoas sofrem com as dermatites, nome genérico usado para designar vários problemas de pele. E o grande responsável pelo problema, segundo os dermatologistas, é o chuveiro! O frio faz com que as pessoas tomem banhos mais quentes e longos, retirando o

16

manto lipídico da pele, uma importante camada de proteção. Com o manto lipídico enfraquecido, a pele fica mais exposta à entrada de fungos e bactérias, além de mais predisposta às reações alérgicas. A dermatite atópica é um dos problemas mais comuns. Ela causa coceiras e até lesões mais sérias. Para evitar as dermatites de inverno é importante não tomar banhos muito quentes e longos, usar sabonete neutro apenas nas axilas, pés e região íntima, além de caprichar na hidratação. Produtos que contêm ureia são os mais indicados. A hidratação oral também é muito importante, e evitar o contato direto de lã com o corpo ajuda a reduzir irritações.

Mitos e verdades Bebidas geladas, friagem, ventos e ar-condicionado causam gripes e resfriados? Não. Gripes e resfriados são causados por vírus, não pelo frio. “O que acontece é que bebidas geladas, pés descalços e ventos causam um contraste térmico nas vias respiratórias, que ficam mais suscetíveis à entrada dos vírus” esclarece a Drª Marisa. Já o ar-condicionado pode contribuir com a contaminação porque reduz a umidade do ar. Além disso, os filtros sujos facilitam a disseminação de bactérias e vírus no ambiente. Vitamina C cura resfriados e gripes Não. A única coisa que cura resfriados e gripes é o tempo e a reação do sistema imunológico. Todos os demais medicamentos apenas aliviam os sintomas. Já a vitamina C tem um papel importante no organismo, mas nenhum estudo comprovou até agora que ela seja especialmente eficaz para evitar gripes e resfriados. Chás e bebidas quentes melhoram os sintomas? Sim. O que melhora os sintomas, na verdade, é a hidratação, que favorece as mucosas, além de fluidificar secreções.


A


>>SAÚDE<<

HALITOSE Conheça as causas e soluções deste problema tão comum e tão constrangedor A halitose, mais conhecida como “mau hálito”, é um indicador seguro de que algo errado está acontecendo no organismo. Segundo a ABPO (Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais), aproximadamente 40% da população sofre com esse sintoma que causa grandes prejuízos sociais, podendo causar dificuldades nos relacionamentos afetivos e no trabalho. Conheça melhor o problema e as soluções.

PROBLEMAS BUCAIS A má higiene bucal é a principal causa da halitose porque partículas de alimentos e placas bacterianas se acumulam na boca, causando o mau hálito. Esco-

var os dentes após as refeições, usar fio dental e enxaguatórios bucais impedem que isso ocorra. O enxaguatório reduz a placa e limpa todos os cantos da boca, inclusive os mais difíceis, que a escova e o fio dental não conseguem alcançar. Outra medida simples e importante é limpar a língua, para que a saburra lingual, aquela crosta branca que contém bactérias, seja eliminada. “Quem usa prótese deve removê-la e limpá-la antes de recolocá-la. Ir ao dentista regularmente também é essencial. Além da limpeza e remoção de tártaro (também conhecido como cálculo dental), ele pode avaliar se há problemas bucais como gengivite, doença periodontal ou pouca produção de saliva” explica a Drª Renata Accarini, dentista especialista em doença periodontal. A boca seca, causada pelo uso de alguns medicamentos ou por distúrbios glandulares, pode causar halitose porque a saliva, que age como um detergente/lubrificante natural, não está cumprindo adequadamente seu papel.

HALITOSE MATINAL Não se preocupe com a halitose matinal, que é natural. Durante a noite, há uma produção menor de saliva, permitindo que ácidos, bactérias e outras substâncias se deteriorem na boca. Uma boa higienização antes de dormir, e ao acordar, resolve o problema.

ALIMENTOS E SISTEMA DIGESTIVO Bebidas alcoólicas e alguns alimentos como alho, cebola e condimentos causam halitose passageira, que acaba quando todas as substâncias são metabolizadas pelo organismo. E, ao contrário do que se imagina, problemas estomacais contribuem pouco para o

18

mau hálito porque, em situações normais, o esôfago impede que secreções e gases do estômago cheguem à boca. Se você consumiu tais alimentos, o enxaguatório bucal pode restaurar a refrescância e o bom hálito!

DOENÇAS Algumas doenças do fígado, além de câncer, diabetes e problemas renais, podem causar halitose. “Em pacientes com diabetes não controlado, a dificuldade na metabolização da glicose causa os chamados “corpos cetônicos”, que são eliminados pela via pulmonar, causando mau hálito. Neste caso, somente o médico poderá indicar tratamento e controle adequados” completa a Drª Renata. Vale lembrar que o diabetes é fator de risco para a doença periodontal e que estes pacientes devem redobrar os cuidados com a higiene bucal.

FOME OU REGIME A hipoglicemia causada pela ausência de alimentação desencadeia o metabolismo das reservas lipídicas do organismo, resultando, assim como no caso do diabetes, em corpos cetônicos que são eliminados através da via pulmonar. Para evitar este tipo de halitose, o ideal é se alimentar a cada 3 horas.

Você sabia? Uma maneira eficaz para saber se você tem halitose é molhar o dorso da mão bem limpa com um pouco de saliva da parte de trás da língua. Espere secar alguns segundos e confira o odor. Outra forma é perguntar a alguém de sua confiança como está o seu hálito.


A


>> BELEZA <<

MITO

OU VERDADE? 26 respostas para dúvidas de beleza, saúde e nutrição Lavar o cabelo todo dia estraga os fios MITO. Não há nenhum problema em lavar o cabelo todos os dias, especialmente para quem faz exercícios ou tem cabelo oleoso. “Opte por um shampoo suave e, ser for usar secador, aplique um produto termoativo para proteger os fios” aconselha a dermatologista Adriana Caldas.

Posso contrair micoses e até hepatite na manicure VERDADE. Instrumentos não esterilizados, ou esterilizados de forma incorreta, podem transmitir micoses, fungos e hepatite tipo B ou C. “Para sua total segurança, leve seus próprios instrumentos para o salão” completa Drª Adriana.

Autobronzeador substitui o protetor solar MITO. Os produtos têm funções diferentes. O autobronzeador dá um aspecto bronzeado à pele, sem a necessidade de se expor ao sol. Já os protetores agem protegendo a pele dos efeitos nocivos do Sol. Quem usa autobronzeador também precisa usar protetor solar diariamente.

Produtos industrializados são melhores para fazer hidratação no cabelo VERDADE. Os cremes industrializados

20

são mais eficazes e práticos do que as misturas caseiras. Além disso, há menos chances de uma reação alérgica.

comprovadamente, queimem gordura. O que leva à perda de peso é a redução das calorias ingeridas. Ou seja, dieta.

Cera quente pode causar varizes MITO. A ação da cera quente é superfi-

É melhor utilizar cosméticos facias de uma mesma linha VERDADE. Utilizar produtos faciais,

cial. As veias ou vasos ficam localizados muito abaixo da hipoderme.

como tônico e hidratante, de linhas diferentes pode causar alergias devido à mistura de princípios ativos. Além disso, uma mesma linha, em geral, contém produtos complementares.

O gás dos refrigerantes causa celulite MITO. O que agrava o problema é o açúcar contido nos refrigerantes, não o gás.

Musculação ajuda a emagrecer VERDADE. Fazer musculação regularmente eleva o metabolismo. Assim, mais calorias são queimadas, mesmo com o corpo em repouso.

Abacaxi, limão e berinjela são alimentos que queimam gordura MITO. Não existem alimentos que,

Dormir com o cabelo molhado faz a raiz apodrecer MITO. “A raiz não apodrece. Mas dormir com o cabelo molhado não é bom por outros motivos: a combinação de umidade e calor favorece o surgimento de micoses e fungos” diz a Drª Adriana.

Comer à noite engorda MITO. Quem responde é o médico endocrinologista Guilherme de Azevedo Ribeiro, autor do livro Dieta Nota 10: “comer à noite não engorda. Não interessa a que horas você come. Inte-


ressa que mais cedo ou mais tarde seu metabolismo começará a gastar o que você comeu. Está provado que à noite o metabolismo é mais lento, mas este problema se resolve de maneira simples: você acorda. E ao acordar, começa a usar as calorias ingeridas à noite”.

Quem tem pele oleosa deve lavar o rosto várias vezes por dia MITO. Duas vezes por dia é suficiente. Mais lavagens podem levar ao “efeito rebote” – o organismo aumenta a produção de sebo, causando acne e brilho excessivo.

Vitamina C ingerida por via oral dá o mesmo resultado que vitamina C contida no cosmético MITO. A vitamina é a mesma, mas sua ação é diferente. As cápsulas de vitamina C são indicadas para melhorar as defesas do organismo. Já os cremes com a vitamina atenuam as rugas, hidratam, ajudam a recuperar as células dos danos externos e dão brilho à pele.

como a da pele, começa por dentro. Por isso, capriche no consumo de água, sucos naturais e chás.

Esmalte vermelho acelera o crescimento e fortalece as unhas MITO. Vários fatores determinam a saúde das unhas: alimentação, genética, traumas, micoses, etc. A cor de esmalte usada não interfere no crescimento ou força das unhas.

A melhor maneira de aplicar a base é com os dedos VERDADE. Embora alguns maquia-

Não devo lavar os cabelos antes de aplicar a tintura EM TERMOS. Tingir um cabelo que

dores prefiram a esponja, ela absorve muito produto e em geral não permite uma aplicação uniforme.

está sem lavagem há vários dias significa cobrir oleosidade e poluição. Resultado? Fios opacos e sem movimento. Por outro lado, a oleosidade do couro cabeludo age como uma “capa protetora” da pele, evitando que as substâncias químicas agridam o couro cabeludo. Por isso, a Drª Adriana Caldas aconselha que o cabelo seja lavado na véspera da tintura.

Perfumes guardados no banheiro estragam mais rápido VERDADE. A umidade, o calor e a luz do banheiro alteram a fragrância dos perfumes. Guarde-os em um local fechado e seco, longe do calor.

Tintura de cabelo resseca os fios MITO. Cada vez mais as indústrias fabricam tinturas e tonalizantes com ativos hidratantes e nutritivos, que garantem brilho e maciez aos cabelos. “Hidratações quinzenais, entretanto, são indicadas mesmo para quem não usa tintura, especialmente nas pontas” diz a Drª Adriana.

Beber bastante líquido ajuda a evitar rachaduras nos lábios VERDADE. A hidratação labial, assim

É importante deixar as unhas sem esmalte durante alguns dias, antes de pintar novamente VERDADE. As unhas precisam respirar. Isso evita fungos, manchas e micoses.

Exercícios, sozinhos, não emagrecem VERDADE. Uma hora de corrida queima 900 calorias, em média. Uma porção de lasanha com um copo de refrigerante e um brigadeiro também tem 900 calorias. Ou seja, exercícios são importantes por vários motivos,

mas para perder peso é necessário fazer dieta também.

Shampoos de criança são bons para quem tem cabelo seco MITO. Shampoos infantis são mais suaves, porém têm poucos ativos detergentes e não são eficientes para limpar corretamente os cabelos dos adultos.

Quanto mais esfoliação, mais macia fica a pele MITO. A esfoliação deve ser feita uma vez por semana, apenas. Veja o que diz a Drª Adriana: “esfoliações diárias retiram o manto lipídico da pele, que protege contra agressões externas e infecções”.

Sabonetes íntimos específicos são melhores que os sabonetes comuns VERDADE. Os sabonetes íntimos são mais suaves, menos agressivos, têm pH neutro e ajudam o organismo a combater possíveis irritações.

Quem tem pele seca não deve usar tônico MITO. Peles secas também precisam de tônico, que promove uma limpeza profunda. Existem produtos específicos para este tipo de pele, que não possuem os ativos adstringentes usados nos tônicos para pele oleosa.

Pele negra, em geral, é mais seca VERDADE. A solução é aumentar a hidratação, usando produtos que contenham ativos emolientes e ureia.

21


A


>> NUTRIÇÃO <<

RENDA-SE

AOS CHÁS! Originários do Oriente, os chás têm propriedades importantíssimas para a saúde O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. Antiquíssimo e originário do Oriente, ele ajuda a prevenir doenças e melhora o sistema imunológico. Além disso, no inverno seu consumo é um convite ao aconchego e conforto. Um esclarecimento: segundo os especialistas, chá é a bebida que leva folhas ou brotos da planta Camellia sinensis e recebe os nomes de preto, verde, branco e oolong. Todos os demais – camomila, erva-mate, limão, cavalinha, menta, cidreira e muitos outros, são infusões ou “tisanas”.

PODER MILENAR Há várias lendas sobre a origem dos chás. Uma das mais famosas diz que, há 5 mil anos, o Imperador chinês Shennong bebia uma taça de água quente sob uma árvore, quando folhas caíram na água. Curioso, provou a mistura e sentiu-se imediatamente revigorado. Lenda ou verdade, os orientais passaram a consumir chás e atribuem a eles muitos benefícios, como a longevidade. Ao longo dos anos, os ocidentais também se renderam à mistura e, nas últimas décadas, a ciência passou a comprovar, em inúmeros estudos, as propriedades desta bebida mágica.

CAMELLIA Originárias da China e do sudoeste asiático, as folhas da Camellia sinensis, que geram os 4 tipos de chás, são muito ricas em compostos fenólicos, especialmente catequinas, comprovadamente poderosos contra a ação dos radicais livres. E radicais livres estão envolvidos no desenvolvimento de vários males, que vão do câncer ao envelhecimento

precoce, passando pelas doenças degenerativas. Uma pesquisa realizada pelo periódico científico American Journal of Epidemiology mostrou que beber 23 xícaras de chá preto por mês contribui para diminuir em até 72% o risco de desenvolver Mal de Parkinson. Outro estudo, do University College London, no Reino Unido, provou que o chá ajuda a reduzir os níveis de cortisol, hormônio do stress, e diminui a presença de sinalizadores de males cardiovasculares. Para a beleza, a ação dos antioxidantes é incontestável, melhorando a aparência, combatendo o envelhecimento da pele e acelerando a queima de gordura.

OS 4 TIPOS O que diferencia os 4 tipos de chás é o processamento, que inclui fermentação, oxidação, época e tipo de colheita, etc. Estas etapas ainda envolvem, em muitas regiões da Ásia, trabalho familiar e manual, rituais e uma série de detalhes. Quanto mais elaborado o processamento do chá, maior o seu valor. Embora sejam originários da mesma planta, são as diferenças no processamento que fazem com que os chás possuam propriedades diversas.

Chá Oolong

Também chamado de chá verde azulado, o chá oolong tem propriedades importantes para quem quer manter o peso ou emagrecer, pois acelera o metabolismo. Ele também é estimulante e combate o envelhecimento das células.

Chá Branco

Dos quatro tipos, o chá branco é o que possui os menores níveis de cafeína. Suas mais importantes propriedades são as ações antibacterianas e antivirais.

Chá Preto Também conhecido como chá vermelho, o chá preto possui alto teor de cafeína e, por isso, seu consumo excessivo não é indicado. Ele ajuda a reduzir o risco de doenças coronárias e diminui os níveis de cortisol.

Chá Verde

Chá mais popular do Oriente, possui reduzido teor de cafeína. Pesquisas têm comprovado seu efeito sobre a saúde cardiovascular, artrite e no combate à obesidade. “Além disso, o chá verde ajuda a proteger o organismo contra doenças neurodegenerativas, pode reduzir o mau colesterol e os triglicerídeos, tem ação antioxidante e anti-inflamatória” diz a nutricionista Silvia Albertini.

Como consumir? Coloque água filtrada para ferver e, assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar o processo de fervura), apague o fogo. Acrescente a erva ou o sachê e abafe por 2 ou 3 minutos. Se você optou por usar a erva – que deve ser armazenada em local seco, fechado e ao abrigo da luz – a medida ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água. “Vale lembrar que para usufruir de todos os benefícios dos chás, o ideal é consumí-los sem açúcar” explica Silvia.

23


>> AMOR <<

COM OS OLHOS DO

CORAÇÃO

Campanha do Dia dos Namorados revela os encantos e desafios do relacionamento entre deficientes visuais Ela é emotiva, ele racional. Ela extravasa palavras para expressar sentimentos, ele contém as ideias em frases curtas. Ela é sensível, ele organizado. Ela extrovertida, ele sério. Diferentes em muitas coisas, semelhantes no que realmente importa: não brigam, gostam de chimarrão e sonham crescer profissionalmente. Ah, e têm mais um ponto em comum: os dois são deficientes visuais. Ricardo Seewald, 49 anos, perdeu a visão aos 28 anos, em função de complicações causadas pelo diabetes. Lucimara Alves, 34, já nasceu com a retina comprometida em função de um glaucoma congênito. Cada um seguiu seu caminho até que, por meio de uma amiga em comum, se conheceram pela internet. Depois de muito teclar pelo MSN, a relação tornou-se presencial. A esta altura, o sentido do coração já havia dominado todos os outros e eles estavam apaixonados. Morando juntos em Novo Hamburgo há pouco mais de um ano, eles toparam participar da campanha do Dia

24

dos Namorados das Farmácias Associadas. Com o slogan “O amor é cego mas adora perfume”, as farmácias da rede divulgaram os produtos da Linha Revitart com material publicitário escrito também em braile. Para completar, foi oferecido um jantar sensorial a um casal de deficientes visuais, para celebrar a data em grande estilo. Foi assim que Ricardo e Lucimara foram parar na mesa preparada pelo chef Gustavo Araújo (confira o cardápio na página 26). Entrosados e cheios de sintonia, eles garantem que, para o sucesso de um relacionamento, respeito, afinidade e, claro, um amor sincero, são elementos fundamentais. Sobre as limitações? Eles tiram de letra. “A deficiência visual não é o ponto central da nossa relação. Ela é apenas mais um aspecto das nossas vidas, com o qual temos que lidar”, diz Ricardo. “O que vale é o coração, é o que sentimos um pelo outro. Temos amor de sobra”, derrete-se Lucimara. Enquanto saboreiam mais uma iguaria

preparada pelo chef, eles contam um pouco dos planos e sonhos que cultivam para a vida a dois. Trabalhar e formar uma família são os desejos que ecoam no coração dos dois, a despeito das limitações físicas que poderiam intimidá-los. “Quero que ela seja reconhecida profissionalmente, pois é muito competente”, orgulha-se Ricardo. “Quero que ele seja feliz”, resume Lucimara.

Emocione-se Durante o jantar sensorial oferecido ao Ricardo e a Lucimara, um vídeo foi produzido para registrar este momento tão especial. Você pode acessá-lo em www.redeassociadas. com.br/namorados e conhecer este casal sensacional. Conheça também o trabalho da Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo, que foi parceira da Rede Associadas nesta campanha. O endereço é www.adevis-nh.org.br


A


SABORES PARA OS SENTIDOS

>> CULINÁRIA <<

O jantar romântico e sensorial que oferecemos ao casal de deficientes visuais em comemoração ao Dia dos Namorados foi tão bacana que resolvemos compartilhar as receitas com os leitores. Os pratos são exclusivos do chef Gustavo Araújo, de Novo Hamburgo, que elaborou este cardápio para quem acredita que o amor pode aflorar com todos os sentidos, especialmente o paladar. O cardápio serve duas pessoas. Aproveite!

26

Prato principal Crocante de Salmão ao Molho de Espumante com Purê de Cará Ingredientes para o salmão:

2 pedaços de filé de Salmão sem pele (150g cada); 1 ovo; 100g de farinha de trigo; 200g de farinha Panko; Sal e pimenta a gosto; óleo para fritar. Modo de preparo: Tempere o salmão com sal e pimenta, passe na farinha de trigo e no ovo batido com a clara e um pouco de sal e, por último, passe na farinha Panko. Frite na hora de montar o prato. Ingredientes para o molho de espumante: 10g de

Entrada Creme de Cabutiá ao Perfume de Gengibre Ingredientes: 500g de

moranga cabutiá; 50g de cebola picada; 20g de alho picado; 50g de gengibre descascado; Sal e pimenta a gosto. Modo de preparo: Cozinhe a moranga com um pouco de sal e o pedaço de gengibre. Em outra panela, refogue a cebola e o alho e reserve. Quando a moranga amolecer, retire o gengibre e acrescente o refogado, cozinhando por mais alguns minutos, para realçar os sabores. Passe no liquidificador. Tempere com sal e pimenta. Sirva em um prato fundo e decore com folhas de manjericão.

manteiga; 25g de farinha de trigo; 200ml de caldo de peixe reduzido; 50ml de espumante brut; 50ml de creme de leite fresco; sal e pimenta a gosto. Modo de preparo: Derreta a manteiga e coloque a farinha de trigo devagar, mexendo sempre. Quando ferver, adicione devagar o caldo de peixe. Deixe ferver por alguns instantes. Coloque o espumante e deixe ferver mais um pouco. Em seguida ponha o creme de leite, o sal e a pimenta. Ingredientes para o purê de Cará: 900gr de cará (raiz de

origem brasileira, encontrada em supermercados); 100ml de leite quente; 70g de manteiga; 50g de castanhas de caju tostadas e picadas. Modo de preparo: Descasque os carás, corte em rodelas e cozinhe até ficarem bem macios. Passe em um espremedor. Acrescente a massa de cará às castanhas e à manteiga e mexa sempre, acrescentando o leite aos poucos. Acerte o sal e deixe em fogo baixo até ganhar consistência homogênea. Montagem:

Posicione uma boa porção de purê no centro do prato e coloque por cima o salmão recém-frito. Regue o peixe com o molho de espumante aquecido e decore com cebolinhas inteiras.

Sobremesa Cilindro de Chocolate com Calda de Frutas Vermelhas Ingredientes para o cilindro de chocolate: 150g

de chocolate meio amargo picado; 25g de margarina; 75g de açúcar; 1 ovo. Modo de preparo: Em banho-maria, derreta o chocolate e a margarina. Quando estiverem líquidos, mexa com uma colher para que fique tudo bem homogêneo. Bata a gema com o açúcar até obter um creme fofo e depois junte, em fio, o chocolate derretido. Bata a clara em neve bem firme e junte ao creme de chocolate, mexendo devagar. Forre o fundo de um cilindro metálico com plástico filme e coloque a massa de chocolate. Leve à geladeira por algumas horas. Ingredientes para a calda de frutas vermelhas:

500g de frutas vermelhas (morangos, mirtilos, framboesas); 150g de açúcar. Modo de preparo: Derreta o açúcar e logo coloque as frutas vermelhas, deixe cozinhar e depois passe no liquidificador. Reserve na geladeira. Montagem:

Retire o filme do cilindro e posicione no centro de um prato fundo. Com o auxílio de uma faca, descole o chocolate com cuidado. Decore com morangos em volta do chocolate e, em seguida, coloque a calda resfriada em volta. Finalize com um ramo de hortelã.


A


FOTO JM RAFTING

>> TURISMO <<

AVENTURAS NA SERRA GAÚCHA Reportagem Patrícia Lima O que combina mais com baixas temperaturas do que a Serra Gaúcha? E o que combina mais com Serra Gaúcha do que... esportes radicais? Sim, você leu certo. A nova onda é praticar esportes de aventura nos caminhos da região. Depois de ultrapassar limites e vencer desafios, a mordomia está liberada para os bravos aventureiros. A Serra oferece aventura e adrenalina em várias medidas. Para os mais corajosos há opções de tirar o fôlego como o canyonismo (montanhismo em cânions), escalada, rafting com alto grau de dificuldade, cascading e trekkings de até quatro dias. Para os aventureiros-mas-nem-tanto há opções em quase todas as modalidades, só que em versões light. Os oásis dos esportistas são as cidades de Canela e Bento Gonçalves, na Serra, e Cambará do Sul, na região dos Cam-

28

pos de Cima da Serra. Nesses locais é possível praticar quase todas as modalidades de esportes de aventura com o auxílio de guias e instrutores e com os equipamentos necessários inclusos nos pacotes. As modalidades secas, praticadas fora da água, são as mais procuradas no inverno em função do frio. Isso não impede, no entanto, que todas as opções estejam disponíveis nos cardápios das agências especializadas nesse tipo de turismo. Sabendo de tudo isso, preparamos um roteiro repleto de aventuras, para quem quer conhecer a Serra Gaúcha de um jeito diferente e muito emocionante. Não importa se você tem a aventura no sangue ou só quer sentir um friozinho na barriga.

COMEÇO LEVE Chegar à Serra Gaúcha já é uma espécie de desafio. As rodovias que levam às cidades serpenteiam a Serra Geral e oferecem as últimas porções de Mata

Atlântica e da Floresta de Araucárias, que corre risco de extinção. Da janela do carro, aproveite para apreciar. Em Canela, um complexo resume o que pode ser a aventura por ali. No Alpen Park, localizado no Vale do Quilombo, comece com um passeio de trenó. Importado da Alemanha, a engenhoca parece uma montanha-russa instalada, de fato, na encosta de uma montanha. Você pode ainda testar o equilíbrio nas trilhas de arvorismo montadas em eucaliptos centenários. Ou quem sabe um salto de tirolesa para descer o morro mais rápido? Tudo isso fica na parte central do parque, pertinho da lanchonete e do estacionamento. Rápido, seguro e muito divertido. Depois de esquentar as turbinas, ainda dentro do Alpen Park, experimente uma voltinha de quadriciclo. O veículo movido a gasolina é uma mistura de moto com jipe, tracionado para enfrentar qualquer tipo de terreno. Uma trilha


HAJA CORAGEM! Depois dessa prévia, há opções secas e molhadas com dose extra de adrenalina. O rapel é uma das mais requisitadas. A Serra Geral tem picos de inclinações e alturas variadas, para experientes ou montanhistas de primeira viagem. O esporte pode ser praticado tanto nas montanhas menores, que circundam Canela e Bento Gonçalves, como nos grandes paredões dos cânions, em Cambará do Sul. E tem o rapel em cachoeira (cascading), pouco procurado no inverno, mas ainda

congelante nessa época. Felizmente, uma boa roupa de neoprene resolve o problema do frio. É só pegar os remos e esquentar o corpo rio abaixo.

Saiba mais sobre aventuras na Serra Gaúcha em: www.atitude.tur.br www.apoema.tur.br www.canionturismo.com.br www.agenciadacolina.com.br www.caa-ete.com.br

FOTO ANIBAL TONELOTTO

mais emocionante, já que o esportista é chicoteado pela queda d’água enquanto está pendurado pelos cabos. E há ainda o pêndulo, uma espécie de bunge jump nas pontes que têm mais de 40 metros de vão. É só estar bem amarrado e pular. Ufa... coisa de louco. Para os amantes da bicicleta, há trilhas abertas no meio da mata e na borda dos cânions. Os passeios podem ser leves, com duração de algumas horas em terrenos planos, ou levar dias, em picadas na floresta. Depende da coragem do ciclista. Você também pode trocar os pedais pelos arreios e estribos e desbravar a região no lombo de um cavalo. É possível programar uma viagem galopando, com acampamento e tudo, ou ter somente uma palhinha durante duas horas. Algumas das melhores trilhas equestres estão em Cambará do Sul, com passeios pelos Campos de Cima da Serra e pela borda dos cânions. Na volta, a maioria das fazendas oferece roda de chimarrão e jantar ou almoço campeiro aos cavaleiros. E, para quem tem nervos de aço e uma temperatura corporal realmente alta, o rafting ou o ducking são as opções mais radicais para os meses de inverno. Primeiro, por que nos rios Paranhana e Caí estão cheios, em função das chuvas, e oferecem corredeiras emocionantes. Segundo, por que precisa ser meio anfíbio para aguentar a temperatura da água, que costuma ficar

FOTO PATRÍCIA LIMA

FOTO PATRÍCIA LIMA

de quatro quilômetros pelo meio do mato oferece ladeiras, atoleiros, lama, pedras e buracos. E o melhor: é muito fácil pilotar o quadriciclo, não precisa nem saber dirigir. E, se por acaso você conseguir cair, levará apenas uma roupa suja de lama de lembrança. Ainda na versão light, nada melhor do que caminhar para a observação atenta da natureza peculiar da região. Os parques da Cascata do Caracol e da Ferradura, em Canela, ou as trilhas abertas nos cânions Itaimbezinho e Fortaleza, nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral são as opções de trekking mais famosas e procuradas da região. Fáceis e seguras, elas podem durar algumas horas ou o dia inteiro. A recompensa em qualquer uma das opções é o contato íntimo com a flora e fauna ainda abundantes na região.

29


A


PRA VER

RETROSCÓPIO – Da descida do homem na Lua à eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, muito nanquim correu pela caneta do cartunista gaúcho Santiago. Tendo como critério a relevância histórica dos acontecimentos, o autor reuniu desenhos que registram 40 anos de história recente. Fatos como a abertura democrática do governo Geisel, a tortura, a anistia, as privatizações do período FHC, a queda das Torres Gêmeas e a eleição de Lula são retratados com o humor e irreverência nas 171 charges que cobrem o período entre 1969 e 2009.

ESTAMOS JUNTOS - O filme

do diretor Toni Venturi que estreou nos cinemas brasileiros em junho conta a história de uma talentosa médica, vivida pela atriz Leandra Leal, que tinha uma vida independente em São Paulo, ao lado do amigo DJ Murilo (Cauã Reymond), e longe da cidade provinciana de onde veio. Seu cotidiano de trabalho e estudos também se divide entre uma aventura amorosa com um músico argentino e a intimidade com um homem misterioso. No entanto, quando sintomas de uma grave doença surgem, a vida dela se transforma para sempre.

GIGANTE -

PERVERSAS FAMÍLIAS

– O romance do escritor portoalegrense Luiz Antonio de Assis Brasil, é o primeiro dos três volumes da série Um castelo no pampa, relançado com nova capa, nova ortografia e revisão do autor. O livro conta a história de amor entre um homem e uma mulher. Através desta paixão, surge o sonho de construir um castelo no meio do pampa gaúcho. Perversas famílias põe por terra as contradições do projeto latifundiário-pecuarista e, como sugere o título, disseca as mentiras e hipocrisias que rondam as relações entre pais, filhos e irmãos.

PRA OUVIR

Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim de 2009 e muito aplaudido em vitrines do cinema latino como o Festival de San Sebastián, o filme uruguaio Gigante é uma prova da força do cinema dos nossos hermanos. O diretor Adrián Biniez conta a história de um solitário vigia que se apaixona por uma funcionária do supermercado onde trabalha operando câmeras de segurança, em Montevidéu. Com o tempo, a paixão vira uma obsessão. O filme também recebeu os Kikitos de melhor roteiro e melhor filme da crítica, no Festival de Cinema de Gramado.

PRA IR ALEMÃES DO SUL – No interior

AOS OLHOS DE QUEM VISITA – É o

EU SOU ASSIM – Formado

primeiro CD da cantora tradicionalista Aninha Pires e apresenta músicas nativistas e regionalistas em português e espanhol. São treze canções com ritmos mesclados do folclore gaúcho e latino-americano, como chamamé, chacarera, zamba, milonga e chamarra. Entre elas, destacam-se canções como “Jardim em flor” e “A mim me basta”. A produção do CD contou com o patrocínio das Farmácias Associadas.

há mais de seis anos em Porto Alegre, o grupo Pura Cadência prova que a gauchada sabe fazer pagode. Tanto que já tem muitos sucessos consagrados: “Me Enganou”, “Quatro Meses”, “Menina Louca” e “Já Deu (Te Liga)”. Gravado ao vivo no Clube Tradição, em Canoas, em 2009, o DVD tem participações especiais de Gustavo Lins e Diego Cimirro e apresenta os principais momentos da carreira dos meninos que fazem shows em todo o Estado e também fora daqui.

NOTAS CULTURAIS

PRA LER

de Nova Petrópolis, nas comunidades de Linha Imperial e Nove Colônias, as belas paisagens completam o cenário onde os imigrantes alemães aportaram. No roteiro, é possível refazer os passos dos Boêmios, imigrantes germânicos oriundos de uma região que fazia parte do Reino Austro-Húngaro. Não deixe de visitar o Museu da Família, o Moinho e a Serraria datados do século 19, a Casa de Pedra e o Armazém Rosa Mosqueta. Mais informações você encontra no site www.alemaesdosul.com.br.

PORTO ALEGRE RURAL – Você sabia que Porto Alegre não é apenas uma metrópole, cheia de prédios, asfalto e correria? A capital dos gaúchos guarda em seu interior uma zona rural cheia dos costumes dos gaúchos antigos, onde ainda é possível vivenciar as lidas do campo e curtir a vida de um jeito mais calmo e lento. As pequenas propriedades localizadas na Zona Sul da cidade têm, na sua base, a agricultura familiar e ecológica, produzindo cerca de 1,6 mil toneladas de frutas por ano. Para conhecer o roteiro que percorre os caminhos rurais da cidade, você pode ir de carro, ônibus ou com as agências receptivas. Mais informações em www.caminhosrurais.tur.br.


>>TÁ NA REDE<<

www.redeassociadas.com.br Fique ligado no que acontece no Portal das Farmácias Associadas e no mundo da internet Por dentro da Marca Própria Todas as novidades sobre a nossa marca própria, com preços e a descrição dos produtos você encontra no nosso site. Além dos cosméticos Revitart, você também pode conhecer outros produtos que levam o nosso selo, como a linha ambulatorial.

Sem dúvida

Os perigos do tabagismo

Você pode entrar em contato com a nossa farmacêutica de plantão para tirar dúvidas sobre interações medicamentosas, formulações e usos de cosméticos e outros assuntos relacionados à sua saúde. Basta acessar o site e preencher o formulário.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de 5 milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Saiba mais sobre essa realidade e ganhe um estímulo para parar de fumar acessando o portal do Ministério da Saúde, numa área dedicada exclusivamente ao tema. http://portal.saude.gov.br/portal/saude

Direção certa Infância Melhor O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) integra a política do governo gaúcho de ação socioeducativa voltado às famílias com crianças de zero a seis anos e gestantes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é orientar as famílias para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças. Você pode participar desse programa aí na sua cidade. Visite www.pim. saude.rs.gov.br e saiba como.

Encontre a Farmácia Associadas mais perto da sua casa ou do seu trabalho. Basta clicar no ícone “Localize” e faça a busca na cidade onde você mora. Simples assim.

Quer uma dica? Sobre beleza, moda, cabelos, estilos e até poesia? Ah, e sobre todos os detalhes dos cosméticos Revitart? Então acesse o Blog Beleza Revitart, que está hospedado no nosso site. Basta clicar e navegar pelo conteúdo que produzimos com muito carinho especialmente para você. Aproveite e deixe um comentário para a gente.

Você concorda? A Câmara Técnica de Medicamentos recomendou à Anvisa o cancelamento do registro da sibutramina e dos demais inibidores do apetite (femproporex, anfepramona, mazindol) comercializados no Brasil. Segundo o órgão, os riscos desses medicamentos para a saúde do paciente superam amplamente os benefícios esperados do seu uso no tratamento da obesidade.Você concorda? Acompanhe a discussão em um hotsite elaborado pelo governo brasileiro para ampliar o debate sobre o assunto: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/ anorexigenos/index.html

32 Participe da elaboração da revista. Ela é sua. Mande sua sugestão, crítica e material para divulgação para o email informativo@redeassociadas.com.br


A


>>EU SOU ASSOCIADO<<

SONHOS CONSTRUÍDOS COM DETERMINAÇÃO

Desde que entrou para a faculdade de Farmácia na Ulbra, em Canoas, José Vinícius de Lima já sabia que queria ter o próprio negócio ao concluir os estudos. Depois da formatura, no entanto, ainda não era possível conquistar esse desejo - faltava dinheiro e experiência. O farmacêutico recém-saído da sala de aula foi então aprender mais sobre a profissão em Arroio dos Ratos, onde atuou como farmacêutico contratado em uma empresa local. Foram 22 meses até que o sonho virasse realidade na forma da Farmácia Florata, em Charqueadas. Hoje, onze anos depois da formatura, o sucesso se multiplicou, com a abertura da primeira filial, na cidade de Butiá. A fórmula que José Vinícius elaborou para garantir o sucesso do negócio recém-aberto foi bem simples: conquistar a confiança do cliente, mantendo um contato próximo com a comunidade e, principalmente, nunca

34

descuidar da qualidade e da seriedade na manipulação. Com esses ingredientes, o pessoal da recém-inaugurada Farmácia Florata foi logo conquistando o povo da região. O começo dessa história foi em 2002, quando uma pequena farmácia de pouco mais de 45 metros quadrados foi aberta para manipular fórmulas. Natural de São Jerônimo, José Vinícius percebeu que Charqueadas oferecia um mercado com muito espaço para crescer e mudou-se para uma das principais cidades da chamada Região Carbonífera. Depois de dois anos, havia chegado o momento de expandir. A loja ganhou mais espaço, ampliou o quadro de funcionários e o setor administrativo da empresa foi profissionalizado. Nesse período, José Vinícius e a esposa, Alessandra, perceberam que seria positivo abrir uma drogaria para comercializar medicamentos convencionais.

Com a drogaria, veio também o desejo de integrar uma rede associativista. “Entramos no time em 2009 pois percebemos que parceria é fundamental no nosso negócio. Assim podemos oferecer um atendimento ainda melhor aos nossos clientes”, afirma José Vinícius. Hoje, a matriz da Florata em Charqueadas já funciona em prédio próprio, com 250 metros quadrados, em um disputado ponto da região central da cidade. Além da área de atendimento ao cliente, que foi valorizada, o laboratório de manipulação também foi ampliado. Neste ano, foi aberta a primeira filial, em Butiá. Com a nova farmácia, já são 18 funcionários - 14 em Charqueadas e 4 em Butiá. E se você aparecer por lá, vai perceber que aqueles elementos que fizeram o sucesso da Florata no começo dessa história, como integração com a comunidade e excelência no atendimento, continuam em alta.


A


A


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.