Informativo Semanal da Bancada - 12

Page 1

Informativo Semanal da Bancada do PSB na Assembleia Legislativa - Maio 2022/12

Deputado Dalciso prestigia Salão Internacional do Couro e do Calçado, em Gramado

O deputado estadual Dalciso Oliveira participa nesta segunda-feira (23) da abertura do Salão Internacional do Couro e do Calçado – que acontece até o próximo dia 25 de maio, em Gramado. Em sua 29ª edição, a feira é nacionalmente a mais relevante do segmento, pois comercializa a temporada primavera/verão em calçados e acessórios, responsável por cerca de 70% das vendas setoriais no país. Além de movimentar o mercado doméstico, a feira terá importadores de quatro continentes. No final do mês abril, o parlamentar e o diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch Neto, acompanhados de lideranças do setor calçadista, entregou ao governador Ranolfo Vieira Júnior convite para abertura do evento. "Este é um momento importante de retomada dos grandes eventos que movimentam a economia gaúcha, fomentando novos negócios", reforçou Dalciso que na Assembleia Legislativa é vice-presidente da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. A feira é uma realização da Merkator em parceria com os Sindicatos das Indústrias de Calçados de Igrejinha, Sapiranga, Três Coroas, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti e Parobé. Também participaram do encontro com o governador: João Batista Vargas de Souza, presidente do Sindicato de Três Coroas e os diretores Joel Brando Klippel e Márcio Port dos Santo, Erno Luis Feyh, presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha E Juliano Mapelli, também do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

Projeto de Weber que valoriza Rota Romântica avança na Assembleia O Projeto de Lei 26/22 que institui o roteiro turístico Rota Romântica no Estado, de autoria do deputado Elton Weber, avançou naterçafeira (17) com a aprovação do parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça da ALRS. A proposição segue agora para a análise da Comissão de Turismo. Composta por 14 municípios entre a Planície do Vale do Sinos e o Planalto da Serra Gaúcha, a Rota existe desde abril de 1996, mas não é reconhecida oficialmente no Estado. O projeto objetiva segurança jurídica para ampliar o fomento, a orientação e promoção do turismo regional e inclui a possibilidade de apoio público a projetos. Pelo texto, o Poder Público fica autorizado a firmar parcerias com universidades, entidades do terceiro setor e com a iniciativa privada para apoiar atividades do Roteiro.

O PL, solicitado pela Associação dos Municípios da Rota Romântica, foi entregue à presidente Terezinha Marina Kuhn Haas (foto) em recente evento da Associação.

Demos mais um passo na valorização do turismo regional. É um roteiro que preserva a cultura de etnias como a alemã, já bastante consolidado entre os gaúchos, e que agora poderá abrir portas para aprimorar o trabalho feito ao longo de décadas.


Deputados e entidades tratam de pleitos da agricultura familiar em Brasília

V

O deputado Elton Weber estará em Brasília nos dias 24, 25 e 26 deste mês para tratar de problemas encaminhados por entidades à Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha e à Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular da Assembleia Legislativa. Presidente de ambos os colegiados, Weber acompanha representantes de associações, federações, confederações, e o deputado Heitor Schuch, presidente da Frente da Agricultura Familiar do Congresso Nacional e articulador das audiências.

Visitas da Semana

A pauta inclui a continuidade do Programa Selo Social Biodiesel no Ministério da Agricultura e a desestruturação do INSS a ser tratada com o presidente do INSS, Guilherme Serrano. Weber aproveitará a presença em Brasília para participar de audiência sobre o Novo Plano Safra, com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Soria.

Diante da ameaça de alterações do Programa Selo Biocombustível Social, em documento conjunto a Frente Parlamentar Agropecuária Gaúcha, juntamente com diversas entidades, se posiciona pela continuidade do Programa; adoção de política contra a importação; fortalecimento da produção nacional e ampliação da mistura de biodiesel ao combustível para até 20% da mistura. No INSS, serão encaminhadas sugestões embasada em levantamentos da Contag e Fetag-RS, que apontam falta de servidores e peritos, agências fechadas, indeferimento de benefícios, demora e falhas na análise de processos e ineficiência de atendimento pelo 135. “Temos urgência de recursos para a infraestrutura do INSS, criação de agências para atendimento presencial e perícias médicas, concurso público e condições adequadas de trabalho para os servidores, com capacitação e valorização”, resume Weber.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.