Catavento 12 2014 2015

Page 1

Jornal do Agrupamento de Escolas de Borba

Catavento N.º 12 Série II 2014/ 2015 1.º Período

Índice Editorial …………..…………… 1 Festa da Vinha e do Vinho …………………………………………… 2

EDITORIAL

O Departamento de Educação Especial ……….… 3

o CANTo da Terra Bibliotecas Escolares de Borba em viagem & homenagem ao CANTE ALENTEJANO

Eu gosto muito de ouvir Cantar a quem aprendeu. Se houvera quem me ensinara, Quem aprendia era eu!

Saúde Escolar …..……….…… 4

As «modas» são estruturas poéticas de diversa arquitectura que, no Canto às Vozes, são interpretadas de forma interpolada com quartetos oriundos da tradição ou da produção de poetas populares, assim como poesia mínima que circula popularmente.

Projeto “Memo e Kelembra nas Escolas” ……………………. 5

Esta lírica mínima é denominada por «versos», «letras» ou «cantigas». «Versos» e «moda» são, pelos cantadores, denominados por «moda».

Intercâmbio com o Instituto El Brocense ….. 7

O formato de interpretação possui um cânone: um solista inicia, denominado por «ponto», e canta um quarteto, a «cantiga»; quando este termina, um outro o substituí, denominado por «alto», que inicia a parte da «moda» propriamente dita, cantando um verso desta, após o qual todo o coro se lhe junta.

Maratona fotográfica Elvas ……………………………..…. 8

Fazer uma homenagem à recente notícia da classificação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO é algo que não necessita grandes palavras. Bastará, talvez, ir à fonte beber água: inteirarmo-nos de todo o processo daqueles que apresentaram a candidatura do Cante. Ser alentejano passa, também, por não perder o ímpeto do estar alerta. O repto que vos queremos deixar neste editorial é apenas este: LEIAM, VEJAM, INTEIREM-SE do que se passa à nossa volta. Faremos nós ideia do trabalhão que dá ser reconhecido pela UNESCO? Um bem-haja ao grande empenho do Município de Serpa. Procuremos, portanto, as fontes: http://www.unesco.org/culture/ich/ index.php?lg=en&pg=00581 - neste link podemos aceder, em três línguas, aos documentos da referida candidatura. Siga-se a ordem alfabética e procure-se o P de Portugal: encontrar-se-á o nº 1007. Aqui fica a fundamentação do pedido. E porque a voz coletiva ainda continua a ter a sua força, acreditemos mais em nós! … alentejanos, portugueses.

Drogas e Toxicodependência ……….. 6

Visitas de Estudo ………..… 9 Oficina de Escrita …. 10/11 Curso Vocacional em Ação …………………………………………. 12 A Aventura do Barbo Mascote …………………….….. 13 Vidas de Sempre: Dr. Armando Verão .. 14/15/16 Crescer em Segurança .. 17 IX Feira do Livro ………... 17 Galeria de Fotos ………….. 18 A Arte da Pesca Desportiva de Competição …………………………………………. 19 Planeamento Estratégico (anexo) ………………………….. 20

NOTA DE RODAPÉ & sugestões de leitura para o Natal 2014: veja-se o documentário Alentejo, Alentejo, filme premiado, de Sérgio Tréfaut: https://www.youtube.com/watch? v=r8ksK23HbB0 ; leia-se… requisite-se na Biblioteca Escolar a obra PORTUGAL de Miguel Torga, Alentejo (pp.119-129, 5ª Ed.). Composto e impresso no Centro de Recursos do Agrupamento de Escolas de Borba

https://sites.google.com/site/escolasdeborba/

1


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.