Segurança pública

Page 1

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ

GABINETE DO DEPUTADO

AUGUSTO PANTOJA LÍDER DO PPS

_______________________________________________________________ REQUERIMENTO Nº

/2014

Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, Senhores Deputados,

É assustador como mesmo com tantas fontes de informação é praticamente impossível saber o que aconteceu realmente em Belém, na noite desta terça-feira (04). Medo foi o sentimento comum de milhares de moradores dos bairros periféricos da capital de nosso estado, afinal uma verdadeira guerra fora deflagrada, após o assassinato do ex. policial militar, Antônio Marcos da Silva Figueiredo, de 43 anos, morto a tiros na noite de ontem, na Rua Augusto Corrêa, no bairro do Guamá, em Belém. Após o crime, outros oito homicídios foram confirmados. Em nota oficial postada no perfil da Polícia Militar no Facebook, a corporação esclarece que as mortes serão investigadas pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil. Circulam nas redes sociais vários vídeos de abordagens policiais, bandidos andando armados e troca de tiros. Áudios e fotos também estão sendo compartilhados e o material provocou pânico, principalmente entre os moradores dos bairros do Guamá, Terra Firme, Jurunas e Canudos, onde alegam terem ocorrido à maior parte desses confrontos e execuções. Após acompanhar esta madrugada de barbárie e terror recordei-me de um ensinamento do professor Agostinho Ramalho Marques Neto: “uma vez perguntei: quem nos protege da bondade dos bons? Do ponto de vista do cidadão comum, nada nos garante ‘a priori’, que nas mãos do Juiz estamos em boas mãos, mesmo que essas mãos sejam boas.”


ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ

GABINETE DO DEPUTADO

AUGUSTO PANTOJA LÍDER DO PPS

_______________________________________________________________ Esperemos e queremos Paz para nossa Belém! A violência deve ser combatida de forma efetiva e firme, mas com responsabilidade e respeito ao cidadão de bem. Como vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos desta Assembleia Legislativa, fiquei preocupado com a veiculação de matérias em nível nacional, que apontavam para uma possível chacina. Elencando perfis de algumas vítimas: No bairro da Terra Firme, o cobrador de ônibus Bruno de Souza Gemaque, de 20 anos, foi assassinado na Rua São Domingos. Na passagem Brasília, a vítima foi um adolescente de 16 anos e, na passagem Gabriel Pimenta, Jefferson Cabral Reis, de 27 anos, também foi executado friamente. Jefferson era deficiente físico e trabalhava como servente em um supermercado de Belém. Desta forma, é necessário esclarecermos para o povo do Pará o que realmente é verdadeiro ou não nesta grandiosa onda de boatos. Por este motivo, REQUEIRO EM CARÁTER DE URGÊNCIA, nos termos regimentais, a convocação do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Daniel Borges Mendes, para prestar esclarecimentos acerca da megaoperação realizada na noite desta terça-feira em Belém.

Palácio da Cabanagem, 05 de novembro de 2014.

Augusto Pantoja Deputado Estadual


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.