Global Summit Telemedicine & Digital Health APM 2023 - 20/11

Page 1

Destaques do primeiro dia - 20/11

Rumo à transformação digital da Saúde, começa o

Global Summit APM 2023

Começou hoje, (20) no Centro de Convenções Frei Caneca, a 5ª edição do Global Summit Telemedicine & Digital Health APM, promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM), com o tema central “Saúde para Todos”. A cerimônia de abertura, realizada à tarde, contou com as presenças de José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM; Antonio José Gonçalves, presidente eleito da APM; Antonio Carlos Endrigo, copresidente do GS APM; Jefferson Gomes Fernandes, presidente do Global Summit APM; e Flávia Queiroz, gerente de Produto. Amaral lembrou quando, há cinco anos, a entidade começou a organizar o evento e desde sua primeira edição, o GS APM quebrou paradigmas ao abordar assuntos que envolvem a Telemedicina e a Saúde Digital. Gonçalves disse que a tecnologia permite que

mais pessoas tenham acesso aos cuidados, mas que a atenção à relação médico-paciente nunca pode ser esquecida. Endrigo pontuou que evento é um espaço para o debate das questões pertinentes que envolvem a transformação digital, com o diferencial de ter uma programação de alto nível. Flávia ressaltou as oportunidades de negócios e networking que o GS APM proporciona, além do aprimoramento do conhecimento. Fernandes destacou que: “A Saúde Digital continua em evolução e a transformação digital do setor envolve todo espectro dos cuidados à Saúde. Desta forma, e com base nas evidências científicas, os três dias de evento serão oportunidades de avançar nessas temáticas para ofertar melhores cuidados às pessoas”.


Estratégias em Saúde Digital para a qualidade de vida nas organizações

O painel promovido em parceria com a Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) discutiu a Saúde Digital no ambiente de trabalho e apresentou cases premiados no Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV) que utilizam tecnologia avançada. As novas tecnologias têm o potencial de inovar e melhorar o acesso aos cuidados de saúde, a qualidade da atenção e a eficiência do setor, de acordo com Alberto Ogata (ABQV). A Saúde Digital é reconhecida como uma importante aliada para promover o bem-estar nas organizações. Antes mesmo da pandemia de Covid-19, Carolina Junqueira (Oracle) já trabalhava com serviços de Saúde Digital, com o objetivo de atingir um público mais amplo e áreas onde a presença física era limitada. A telemedicina permitiu o gerenciamento remoto de recomendações e atestados médicos, aproximando-se dos funcionários no dia a dia.

2

Presente e Futuro da Regulação em Saúde Digital

O setor da Saúde é altamente regulado e o processo de transformação digital não poderia ficar de fora, afirmou Renata Rothbarth (Escritório Machado Meyer). Ela explicou que os órgãos reguladores e os atores dos sistemas público, privado e suplementar devem atuar juntos para que a transformação digital da Saúde possa aprimorar a jornada do paciente. Assim, como Maurício Craveiro Huptmann (Google Cloud Brazil), que disse que inteligência artificial generativa é uma tecnologia avançada que tem potencial de revolucionar a medicina e a assistência à Saúde, a partir de soluções inovadoras para diagnóstico, tratamento e pesquisa no campo de forma eficiente à população.


Deputada Adriana Ventura afirma: “Saúde Digital veio para ficar” A deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP), presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde Digital, ressaltou que precisamos dar conta de tornar o Sistema Único de Saúde (SUS) sustentável e que a tecnologia pode ajudar muito a superar esse desafio, inclusive até os interesse políticos. A autora do projeto que deu origem à lei nº 14.510/2022, que autoriza e disciplina a prática da Telessaúde em

todo território nacional, ainda explicou que a Saúde Digital veio para ficar e trará enormes benefícios à população. Mas, alertou que o Brasil não pode ser o primeiro País a engessar o debate mundial de algo tão necessário para o bem-estar das pessoas. “A Saúde e a tecnologia andam juntas. Vamos unir esforços para que que avancemos também no debate da transformação digital do setor”, concluiu.

Experiências: Continuidade do cuidado e redes de apoio na era digital Regina Maura, secretária de Saúde de São Caetano do Sul - SP, destacou as iniciativas de transformação digital implementadas desde 2018. A primeira delas foi a implantação do prontuário eletrônico em todo o sistema de saúde, integrando unidades, exames, consultas e cirurgias. Essa medida foi pioneira na região do ABC Paulista. No ano seguinte, em 2019, foi criado o programa “Remédio em Casa”, que se mostrou extremamente útil durante a pandemia. Além disso, foi desenvolvida uma ouvidoria online, oferecendo atendimento 24 horas por profissionais de saúde. Em 2022, foi criado um serviço de telemedicina que já realizou mais de 41,5 mil atendimentos. Em setembro de 2023, foi lançado o programa Diabetes Sob Controle, que tem como

objetivo fornecer informações ao longo do dia para médicos, auxiliando no tratamento de crianças de 7 a 14 anos com diabetes. Atualmente, o município está implantando a plataforma de receita com certificação digital, utilizando o prontuário eletrônico como base.

3


Saúde baseada em dados de gamificação Dados gerados por gamificação têm o potencial de revolucionar o mercado, de acordo com Andreas Keck. Durante o painel internacional “Harnessing the games of video games: a novel source for healthcare to generate high-tech quality real World data”, Keck destacou o interesse global das empresas por essas informações nos últimos três anos. A gamificação é uma abordagem extremamente relevante para a obtenção de dados na área da saúde digital. Esses dados são essenciais para o desenvolvimento contínuo de produtos, mas ainda são escassos, assim como os estudos clínicos. A gamificação oferece uma forma mais eficaz de engajar os pacientes e realizar estudos clínicos, já que a maioria dos pacientes não está disposta a participar de estudos tradicionais. Além disso, os jogos podem ser ferramentas valiosas para a indústria farmacêutica, pois ao disponibilizá-los para download, é possível obter dados não apenas dos usuários, mas também dos concorrentes. Essa mudança terá um impacto significativo no mercado, que está crescendo rapidamente.

Diagnóstico rápido traz vantagens para pacientes e prestadores de serviços Marcin Burda esteve à frente do painel “Allowing financially sustainable, privacy-preserving and scalable collaboration between NHS and pharmaceutical industry” e abordou que 90% de 7 mil pacientes são não diagnosticados ou estão em situação de diagnóstico complicado. Da perspectiva dos fornecedores de serviços de saúde é sabido que tratar pacientes com doenças em estágio avançado é mais caro do que tratar quando a doença é rapidamente diagnosticada. “Uma das principais vantagens do que desenvolvemos é ajudar os médicos a terem insights mais rapidamente, pois sabemos que o responsável desses profissionais é escasso. Eles chegam às respostas em apenas três cliques”, explica Burda.

4


Avanços na Telemedicina e na Saúde Digital farão evoluir os cuidados de Saúde

Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital para o Estado de São Paulo

Durante o painel “Digital Transformation of Healthcare after Covid-19 Pandemics: Predictions for the Future”, Dale AIverson afirmou que o ser humano ganha da inteligência artificial quando falamos em criatividade e nível de consciência, mas o computador pode ampliar o que nosso cérebro pode fazer. O monitoramento remoto permite acompanhar por mais tempo dados vitais dos pacientes, claro sem sobrecarregar médicos com informações, pois elas serão filtradas por algoritmos. “A telessaúde integrará saúde física e mental. Sabemos que uma afeta a outra. Vamos usar essas informações para análises preditivas integrando também sistemas de informação geoespacial para mapear população de paciente, isso permite observá-los de maneira mais focada”, conclui.

Cristina Balestrin, assessora da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, pontuou que há desafios em conectar digitalmente todo o sistema de saúde do Estado, mas que há caminhos que possibilitam uma solução satisfatória, pelo menos por enquanto, até que mais serviços sejam oferecidos à população. Entretanto, prontuários eletrônicos e atendimentos remotos têm se mostrado efetivos para agilizar a prestação de serviços. Um dos exemplos de soluções é o TeleUTI, ação iniciada em março de 2023 no Conjunto Hospitalar do Mandaqui, localizado na Zona Norte da capital paulista. Com a iniciativa, a permanência média de pacientes nos leitos caiu de dez para cinco dias, além de queda na taxa de mortalidade de 28% no período de implantação do programa para 7% até a primeira semana de julho deste ano.

Congresso promove cursos de Telemedicina e inteligência artificial para capacitar profissionais

Na manhã de hoje (20), o GS APM 2023 promoveu capacitações com o objetivo de trazer informações introdutórias para os participantes do evento que ainda não possuem domínio do sistema de Saúde Digital e ampliar o conhecimento básico sobre as novas tecnologias para o setor. Os cursos são direcionados aos profissionais de Saúde, gestores de hospitais, clínicas e instituições de Saúde, consultores e profissionais de Tecnologia da Informação (TI) e estudantes e pesquisadores que buscam compreender as implicações da IA no setor. Os cursos de Telemedicina e Telessaúde são coordenados pelo gerente médico do Centro de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein e presidente da Saúde Digital Brasil, Carlos Pedrotti. Já o treinamento sobre inteligência artificial tem coordenação do head de Inovação Médica em Hospitais da Dasa, Victor Gadelha. 5


Expositoras compartilham conhecimentos e inovações As empresas Medilar e ToLife, expositores do GS APM 2023, promoveram apresentações especiais durante o evento. A Medilar abordou o “Telemonitoramento: a ferramenta do futuro da assistência domiciliar”. Como se sabe, esta é mais uma possibilidade que a inovação proporciona na melhoria da qualidade da assistência e dos serviços de Saúde prestados à população. Já a ToLife versou sobre “Pronto atendimento físico e digital: Os benefícios da integração em uma única plataforma”. Em média, 70% das pessoas que vão ao pronto atendimento são de baixo risco e poderiam ser atendidas por telemedicina, por exemplo.

1ª competição de startups para fomentar e difundir o conhecimento de soluções tecnológicas na Saúde A 5ª edição do Global Summit APM é palco da primeira GS Competition & Award 2023, cujo objetivo é fomentar e difundir o conhecimento de startups em soluções tecnológicas existentes no setor. A proposta da ação é divulgar as inovações relacionadas ao uso da Telemedicina e da Telessaúde, que buscam aumentar o acesso e a equidade, com qualidade, aos serviços de Saúde, tanto do sistema público como do suplementar no Brasil, em consonância com o tema central do evento deste ano: “Saúde Digital para Todos”. A competição é resultado da parceria entre a APM e a FIAP – centro de excelência de educação em tecnologia –, e é voltada a startups legalmente constituídas, ativas, atuantes e residentes no Brasil. Se apresentaram hoje as empresas Avatar da Saúde, Dr. Tis, Emmi e Agiliza Med. Amanhã (21) mais quatro empresas participarão do pit e na quarta-feira serão conhecidas as três vencedoras.

6

Congresso ABCIS 2023 debate tecnologia como principal alavanca de transformação no setor Começou nesta segunda-feira o Congresso ABCIS – Associação Brasileira CIO Saúde, que será realizado durante os três dias do GS APM 2023, tendo como tema central “A Tecnologia como Principal Alavanca de Transformação da Saúde”. Vitor Ferreira, presidente da entidade, explica que desde a fundação da instituição, se promove o intercâmbio de conhecimento e práticas em Tecnologias da Informação na Saúde, sendo um agente ativo de transformação digital para a melhoria do setor em todo o território brasileiro. “Integramos gestores de TI em Saúde, promovendo programas de treinamento e educação, especializações e certificações. Formamos alianças estratégicas com importantes associações da Saúde para ampliar a representação de temas de tecnologia em discussões no setor. Exatamente como estamos fazendo com a parceria com o Global Summit e com a APM”, afirma.


ACESSE AS FOTOS DO EVENTO GLOBAL SUMMIT APM 2023


Global Summit Telemedicine & Digital Health APM globalsummit@apm.org.br +551131884200 Direitos autorais ©2023. Todos os diretos reservados. Expediente O GLOBAL SUMMIT TELEMEDICINE & DIGITAL HEALTH APM é uma iniciativa da Associação Paulista de Medicina (APM) Esta é uma publicação produzida por:

Dehlicom – Soluções em Comunicação Empresarial Jornalista Responsável: Deborah Rezende (MTb 46691) Edição: Júlio Matos Redação: Fabiane de Sá, Carolina Gonçalves e Thiago Ronza Bento Editoração: Cecil Rowlands e Vanessa Borjuca


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.