Relatório Social - Asas de Socorro 2016/17

Page 1

RELATÓRIO SOCIAL

Asas de Socorro


ORGANOGRAMA 2017


ORGANOGRAMA GERAL - Asas de Socorro

2015 - 2020


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016 - 2017

Planejamento Estratégico Introdução O DESAFIO Em 2016 encaramos o desafio de construir o planejamento estratégico das áreas: Desenvolvimento Socioambiental e Aviação para que fossemos capazes de desenhar os projetos e programas alinhados com a missão e os objetivos definidos no PEAS (Planejamento Estratégico de Asas de Socorro) 2015-2020. Passeando intencionalmente pela História de Asas de Socorro constatamos uma visão de van guarda na direção do NÃO ALCANÇADO. Analisamos que as atividades da organização até hoje vão de encontro com o início da nossa história, mantendo o foco em comunidades mais isoladas e de difícil acesso.


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016-2017

Conectados com a VISÃO: Ser uma referência de atuação na Amazônia segundo uma cosmovisão cristã de sustentabilidade, MAIS PRESENTE, MAIS LONGE E MAIS RÁPIDO! E MISSÃO: Somos uma organização cristã missionária comprometida com a busca pela excelência para atuar em logística aérea e humanitária, apoio e desenvolvimento socioambiental, com o propósito de servir a Deus junto a populações de difícil acesso e em situação de risco na Amazônia.


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

PLANEJAMENTO DA ÁREA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL Asas de Socorro fez e continua fazendo história no cuidado integral às comunidades rurais desde o Norte de Goiás até a Amazônia há mais de 30 anos.

OBJETIVO GERAL DO DSA: “Promover a *Cidadania às populações de difícil acesso e em situações de risco na Amazônia”.

*Cidadania • Inclusão das Comunidades; • Encurtar as distâncias para acesso às políticas públicas; • Defesa de Direitos;

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

Principais Resultados Esperados 2017-2020 1 - Projetos em desenvolvimento nos 04 Estados da Amazônia, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima por meio de uma equipe capacitada e integrada a aviação missionária, atualizados com os objetivos da organização de chegar onde há mais necessidade e onde o acesso é mais difícil e propositivos, frente às principais demandas da Amazônia de acordo com as leis e políticas públicas para a região conectados com a Agenda 2030, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)/ ONU Brasil.

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

Principais Resultados Esperados 2017-2020 2 - Projetos sendo executados com recursos suficientes, bem administrados, otimizados segundo uma concepção de mordomia cristã. 3 - Parcerias diversificadas e solidificadas em resposta a apresentação de resultados e impactos relevantes embasados em valores cristãos e que expressem o compromisso com o Reino de Deus para o público da região Amazônica.

4 - Planejamento Estratégico e Ciclo de Projetos implantados como uma ferramenta para o desenvolvimento projetos sustentáveis que causarão impactos igualmente sustentáveis nas populações de difícil acesso e situação de risco na Amazônia.

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL

2016


ANO 2016-2017 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES Asas de Socorro


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

1 - EQUIPE ALINHADA NA PERSPECTIVA DE CONTEXTUALIZAÇÃO–(ANO 2016) Progresso alcançado: Mobilização para busca de leituras dos temas e adesão a proposta de um programa de capacitação continuada (já em curso em 2017) Discussão sobre o tema contexto povos e comunidades tradicionais, com tomada de conhecimento sobre a Política Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais, Fóruns de discussão com estudo de leituras adotadas e grupos de reflexão e discussão, encontros presenciais, audição de líderes de referência e uma abertura impressionante para o diálogo entre todos. Melhor e maior colaboração dos membros na construção dos planos de ação e do PE/DSA

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016-2017

1 - EQUIPE ALINHADA NA PERSPECTIVA DE CONTEXTUALIZAÇÃO– (ANO 2017) Progresso alcançado: Programa de Capacitação continuada executado com 80% de adesão. Melhor e maior colaboração dos membros na construção dos planos de ação e do PE/DSA


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2 - SERVIÇOS PROGRAMAS E PROJETOS EXECUTADOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PRIORIZANDO A AUTONOMIA E GARANTIA DE DIREITOS DOS USUÁRIOS (ANO 2016) Progresso alcançado: Maior aprendizado no processo de Diagnóstico Participativo. Mais sistematização de aprendizagens feita e registrada pela equipe. Melhor monitoramento e avaliação das atividades. Mais planejamento voltado a resultados desenvolvidos pela equipe. Serviços planejadas de forma continuada com a colaboração dos usuários.

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016- 2017

2 –SERVIÇOS PROGRAMAS E PROJETOS EXECUTADOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE CONTEXTUALIZAÇÃO PRIORIZANDO A AUTONOMIA E GARANTIA DE DIREITOS DOS USUÁRIOS (ANO 2017) Progresso alcançado: Projeto elaborado a partir do tema de Gestão de Recursos Hidricos em parceria com a TFD para os proximos 3 anos em Pauini- (nova área de atuação). Projeto de Saúde- a Proposta de Programa de Saúde esta sendo revisada pela Vivian com o apoio de uma doutora em saúde públicaprofessora da Unievangélica e voluntária que atua com Asas de Socorro desde 1989. Assim que finalizarmos vamos adaptar todas as ações de saude ao programa. Estamos trabalhando na elaboração de um projeto na área de Advocacy (monitoramento de políticas públicas), esse vai entrar em elaboração em 2018.. Planejamentos elaborados de forma continuada com a colaboração dos usuários.


ANO 2016-2017 PROJETOS Asas de Socorro


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

1 - Comunidade do Membeca:

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

O Membeca é um lago lindo que abriga várias comunidades e fica no Grande Lago do Manacapuru. Faz parte do município de Caapiranga, AM. Neste lugar trabalhamos com duas comunidades: Nova Canaã e São Jorge. Somadas 140 famílias. Duas comunidades religiosas, uma evangélica e a outra católica. Em 2016 como já era o plano desde 2014 finalizamos a parceria. Membeca é um lugar abençoado e os anos de trabalho ali cultivaram muitas amizades. E muitos frutos..

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

Capacitação para Agentes Sociais e Lideranças Comunitárias- foram oferecidas nestes anos várias capacitações: Mobilização de Grupos para integração dos comunitários ao “Puxirum” trabalho coletivo em pró do bem comum. Desenvolvimento Comunitário baseado na Metodologia UMOJA – “estar juntos” incentivando o reconhecimento de suas necessidades e potencialidades para a conquista de objetos comuns. Claves -metodologia de prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes para educadores sociais. Oficina para Agentes Comunitários de Saúde na perspectiva de cuidados com as crianças e adolescentes e prioridades Promoção da CidadaniaOficina para Jovens- Drogas, DST/HIV. Por dois anos 2015-2016 visitamos a comunidade de São Jorge com educadores sociais especializados em conversa com jovens sobre o tema de Drogas demandas criadas pela própria comunidade angustiada com o aumento de casos de violência e uso de álcool e drogas.

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016

Crianças e Adolescentes Oficina para crianças e adolescentes- Claves-prevenção contra abuso sexual. Jogos, Brincadeiras e trabalhos manuais, Histórias , Meio Ambiente, Cuidados com o Corpo, Escolhas que fazemos. Visitas de casa em casa para conhecer a maneira de viver e compartilhar experiencias. Promoção a SaúdeComo comunidades Polo do Projeto outras 05 comunidades são alcançadas além de São Jorge e Nova Canaã


DADOS DA COMUNIDADE E ATIVIDADES COMUNIDADES ALCANÇADAS (entorno; mamoal, monte das oliveiras, uixi, taboca, santo antonio) Famílias Total de voluntários Parceiros envolvidos Promoção a cidadania Oficinas realizadas Participações nas oficinas Pessoas que part. da hig. Bucal Crianças monitoradas Adolescentes monitorados Famílias visitadas

2014 03

2016 07

81 26 03

07 140 41 04

140 54 04

09 192 111 70 122 66 120

11 220 222 111 82 37

07 295 224 114 100 31 109

Cortes de cabelo- valorização dos cuidados pessoais Semana de Ações Comunitárias de saúde Total atend. Médico Total atend. Odontológico Total proced. Odontológicos Total proced. De enfermagem

2015

143

218 118 195 343

314 126 235 514

252 194 409 640


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2 - Comunidades Rio Purus, Prainha, PA:

Da boca do rio, saindo do Amazonas encontra-se a primeira comunidade chamada São Judas. Todos os moradores estão morando na margem do Rio Puru, município de Prainha, PA. Na época de cheia o rio emenda com o Amazonas não sendo possível visualizar a terra.

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016

Essas comunidades estão na chamada área de várzea. O acesso destas para a Sede do Município de Prainha é ainda mais dificultado pelo fato de estarem localizadas na outra margem do Rio Amazonas e numa região onde o rio é extremamente largo e de navegação perigosa. Muitas vezes os comunitários preferem seguir para Monte Alegre ou Santarém porque dizem ser mais seguro. (08 horas de viagem) Em 2014 visitamos as comunidades do Rio Purus pela primeira vez. Viajamos 04 horas descendo o rio numa pequena lancha motor 80. O mesmo percurso foi feito depois de barco (barco com uma equipe de saúde) e levou 12 horas saindo de Santarém.


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016

NECESSIDADES DESSAS COMUNIDADES: Desenvolvimento comunitário- as lideranças reclamam de falta da presença do estado, falta de acesso aos serviços essenciais e uma enorme dificuldade de conviver sem água potável. Saúde- difícil acesso pela distância da sede do município e pela travessia do Rio Amazonas. O município como visto tem um IDHM baixo e dificuldades de gerir e gerar recursos para a saúde. Grandes problemas causados pela situação de consumo de água não potável. Dificuldades com soluções para a questão de saneamento.


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016

Gravidez precoce: é preciso estudar melhor esse assunto. Porém essa foi uma denúncia feita pelos comunitários. Acidentes por falta de habilitação e proteção – muitos acidentes relatados por falta de uso adequado de rabetas e pequenos motores. Há um total desrespeito as leis e muito uso de bebida alcoólica. Há registros de mortes frequentes de adolescentes. Em 2015 iniciamos os trabalhos nestas comunidades. E neste ano 2016 intensificamos o projeto com Água e Saneamento. Todas as famílias que receberam filtros foram visitadas e avaliados os resultados.


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016- 2017

No Rio Purus, município de Prainha, PA– Diagnóstico Participativo das comunidades de várzea—Representadas por Aparecida e São Judas. O objetivo inicial foi colher informações que seriam preciosas, tanto para eles, quanto para Asas de Socorro, a fim de dar a ambos um pano de fundo facilitador de ações específicas, a fim de suprir necessidades de fato prementes daquelas comunidades. Relato de partes das atividades como a Ferramenta Árvore de Problemas (relatório Mara) “No dia 8 de Março, quarta-feira, a partir das 20:0,0 foi realizada a segunda fase do diagnóstico participativo na comunidade Aparecida. Estavam presentes 55 comunitários entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. A ferramenta desenvolvida foi Árvore dos Problemas " Problemas identificados: falta de união; falta de conscientização; falta de assistência médica; falta de uma boa estrutura para saúde; água contaminada; banheiros sem fossas adequadas; falta de professores qualificados; distância para ter boa escola; saneamento básico - o problema que mais repetiu foi água contaminada e banheiros sem fossas adequadas. Sendo assim o problema trabalhado na árvore de problemas foi falta de água potável. Resultados: As ações com os filtros instalados desde 2013 já mostrou diminuição de diarreias, infecções e vômitos nas famílias os utilizam, a ponto de influenciar outros comunitários à aderirem á utilização de filtros. Potencialidades: A unidade deles foi um ponto fraco detectado por eles mesmos. Se for ultrapassado, seria possível que houvesse mudanças significativas na qualidade de vida e na potencialidade natural dos rios e da floresta amazônica, que é muito vasta por aqui ainda. Limites: Como limitação temos a falta de coesão e unidade entre eles. Temos também a limitação da natureza, por conta de enchentes e doenças tropicais. Falta de estrutura e capacitação adequada emperram o conhecimento, e por isso a tomada de atitudes.


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016

Dando continuidade as demandas dos comunitários foi realizada uma oficina de formação para Agentes de Água Limpa. O temas discutidos foram relacionados com a preservação da Amazônia, seu lugar, sua casa, lixo, qualidade da água e as dificuldades, saúde e higiene corporal neste ambiente. Foram estimulados a reproduzir as oficinas com outros grupos inclusive nas escolas com crianças e adolescentes.

Estas famílias vivem a maior parte do ano sobre as águas, onde tudo vai para o rio e tudo vem do rio.

Coletando amostra para realizar exames bacteriológicos e físico-químico para verificar a qualidade da água dos filtros


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

Filtros distribuídos para as famílias -

2016


2016 - 2017

RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro DADOS DA COMUNIDADE ATENDIDA

2014

2015

2016

2017

05

05

05

05

130

130

130

130

TOTAL DE VOLUNTÁRIOS

21

19

13

30

PARCEIROS ENVOLVIDOS

02

02

02

02

11

08

10

PARTICIPAÇÕES NAS OFICINAS

359

387

561

PESSOAS QUE PART. DA HIG. BUCAL

207

73

COMUNIDADES ALCANÇADAS (São

Judas, Aparecida, Betel, Santa Luzia, São Joaquim) FAMILIAS( das famílias de São Judas e Aparecida)

PROMOÇÃO A CIDADANIA OFICINAS REALIZADAS

CRIANÇAS MONITORADAS

73

52

ADOLESC. MONITORADOS

50

18

53

02

20

211

248

FAMILIAS VISITADAS SEMANA DE AÇÕES COMUNITARIAS DE SAÚDE TOTAL ATEND. MÉDICO

244

171

TOTAL ATEND. ODONTOLÓGICO

123

187

208

TOTAL PROCED. ODONTOLÓGICOS

459

414

789

TOTAL PROCED. DE ENFERMAGEM

323

21

214

1013

763

TOTAL DE PESSOAS ALCANÇADAS


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

3 - Comunidades São José do Araras, Lago do Araras, Caapiranga, AM A Comunidade São José do Arara, é a maior comunidade tradicional ribeirinha dentro do município de Caapiranga. Com 300 famílias, a população se aproxima a 1.500 pessoas vivendo as margens do Lago do Araras. Distantes 18 horas de barco recreio de Manacapuru.

Anualmente o rio que abastece o lago baixa e na época da seca não é possível navegar até a Comunidade. A saída e entrada do lago fica restrita as pequenas voadeiras. A Comunidade também enfrenta situações de cheias e inundações.

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

.

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

Em 2013 visitamos a comunidade e a encontramos em profunda tristeza. Impressionou porque todos falavam da mesma coisa: um assassinato. Há poucas semanas uma jovem havia sido assassinada por outro jovem da comunidade. Todos estavam assustados porque atribuíam o fato ao uso de drogas. Essa comunidade tradicional teve um crescimento expressivo. E com o aumento da população problemas nunca vividos antes. Em rodas de conversas eles expressaram seus desejos Sonhos dos Comunitários contados por suas lideranças: • “Estrada de Acesso Araras-Caapiranga; • Saneamento Básico da Comunidade; • Segurança Permanente; • Comunidade se tornar município; • Cursos de Formação Continuada; • Unidade Social da Comunidade; • Um Lixão (local apropriado para coletar o lixo, pessoas para passar fazendo esta coleta, todos os dias);

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016-2017

Visita de Coordenação e de Assessoramento em São José do Araras— Cumprindo o planejamento para o ano a primeira visita teve vários objetivos alcançados: • Reforçar o relacionamento comunidade e coordenação do projeto • Conversar e estabelecer de comum acordo a Agenda de Atividades do Ano. •Levar um advogado para propor uma assessoria técnica para organização da Associação

de Moradores já

trabalhada nos anos anteriores •Fazer um levantamento de opções para construção de uma solução para o lixo. Em todos os anos temos desenvolvido ações na área de cidadania, na saúde ações de prevenção, na defesa de direitos voltados a crianças e adolescentes temos feito também atividades de capacitação com o Claves e oficinas do Claves com crianças. Desde 2014 incluímos a comunidade no Projeto Agua Limpa iniciando com a implantação de filtros e a mobilização de Agentes da Água. Construindo a linha do tempo as ações lembradas forma: Claves, a análise da água feita em 2013 pelo professor Dione da Unievangélica, as capacitações dadas para a associação ou para a formação da mesma, e de modo geral todos mencionaram as Ações de Saúde e reforçaram bastante o fato que de 2013 pra cá a saúde em geral da comunidade mudou. Agora eles têm um dentista vindo para atuar na comunidade uma vez por mês, tem uma equipe de saúde, enfermeira e técnica e tem medicamentos. A reunião foi rica em informações e inclusive ajudou os nossos convidados a ter uma noção do trabalho feito até agora. Iniciamos a assessoria técnica para a criação formal e estabelecimento da Associação de Moradores do Araras—AMA


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016 - 2017

Continuando em São José do Araras – Assessoramento na Criação da Associação de Moradores do Araras Preparação dos comunitários para a criação da Associação de Moradores do Araras o Marco Manzano tem visitado periodicamente o grupo que esta envolvido nesta formação. Temas abordados: aspectos sobre comunicação: A importância de todos entenderem sobre o assunto que esta sendo discutido; A boa comunicação se dá pela exata compreensão do que está sendo transmitido pelo comunicador; A importância de comunicar de forma clara e sem “ruídos”; O desafio como Associação, de ter uma comunicação em todos os níveis; Gestão de Conflitos. Como haviam várias pessoas que não estiveram no dia anterior, foi necessário retomar a dinâmica das palavras, e relembrar aspectos sobre a comunicação. Os Comunitários assistiram a um filme curta metragem, que abordava estes temas, e em seguida, em grupos, foi realizada uma avaliação da dinâmica apresentada, tais como: postura pró-conflito; disposição em não colaborar com a resolução do problema; a tentativa de falar mais alto que os demais para imposição de ideias ou atitudes; humildade; soluções egoístas, etc.


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016

Assessoramento na Criação da Associação de Moradores do Araras Em Agosto uma equipe técnica do Escritório Teodoro Advocacia ... Parceiros de Asas de Socorro empreendeu a segunda viagem desta vez com o Dr. Neves Teodoro, Fellipe e Gabriel estagiários. Criada a Associação de Moradores do Araras no dia 29 de agosto de 2017. E no dia 30 de agosto registrado o Estatuto e Ata de fundação no Cartório de Registro Civil de Caapiranga.

Diretoria e Conselho Fiscal da AMA eleitos e empossados na noite do dia 29 de Agosto.

Os advogados ainda prestaram atendimento aos comunitários para esclarecimentos a 30 pessoas e ofereceram seus serviços para 22 delas em processos já protocolados. São causas de : divórcio, pensão e muitas questões de solicitação de aposentadoria.


2016-2017

RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro DADOS DA COMUNIDADE ATENDIDA COMUNIDADES ALCANÇADAS (além de S.J.do Araras, Palestina, pequena comunidade próxima e o Paranã)

2013 03

2014

*2015

03

2017 2016 03

02

250

220

03 250

250

TOTAL DE VOLUNTÁRIOS

44

37

45

28

PARCEIROS ENVOLVIDOS

03

03

03

03

08

09

08

08

PARTICIPAÇÕES NAS OFICINAS

239

399

987

562

PESSOAS QUE PART. DA HIG. BUCAL

300

222

364

229

CRIANÇAS MONITORADAS

180

118

242

229

ADOLESC. MONITORADOS

36

56

212

15

FAMILIAS VISITADAS Semana de ações de saúde(Unievangélica- Centro Universitário em Anápolis)

65

23

15

02

TOTAL ATEND. MÉDICO

362

159

373

148

TOTAL ATEND. ODONTOLÓGICO

322

118

145

120

TOTAL PROCED. ODONTOLÓGICOS

456

409

652

316

TOTAL PROCED. DE ENFERMAGEM

1359

794

TOTAL DE PESSOAS ALCANÇADAS

1224

1025

FAMILIAS( S. J. do Araras e Palestina)

250

PROMOÇÃO A CIDADANIA OFICINAS REALIZADAS

189

239 1134

1050

(*) Os dados de 2015 não estão disponíveis. Esse ano foi dedicado ao mapeamento da saúde na comunidade.


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

4– Água Limpa Para os Curumins

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

TRÊS ANOS DE PROJETOS:

A realidade encontrada nas Comunidades Ribeirinhas localizadas no Estado do Amazonas é uma realidade muito difícil. São comunidades longe das grandes cidades, sem saneamento básico, ou seja, sem acesso as água, esgoto, coleta de lixo, descarte e reciclagem e controle de doenças provenientes destas faltas. É dentro deste contexto de garantia de direitos, conscientização e cooperação mútua que a Tearfund e Asas de Socorro ajudam as comunidade do rio Tracajá, São José do Araras e Rio Purus, a terem acesso à água potável, um direito fundamental de todo ser humano, reconhecido mundialmente.

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

Meta

Indicadores

• Buscar a igualdade de oportunidades do exercício da plena cidadania pelas pessoas que vivem em comunidades ribeirinhas isoladas e remotas

Parcialmente Todas as comunidades alvo dessa proposta gozando do direito fundamental de acesso a água potável segura e capacitados para desenvolver soluções sustentáveis de saneamento.

95,4% das comunidades listadas para instalação de filtros foram alcançadas. Das 22 apenas uma não teve os filtros instalados.

Todos os grupos religiosos ou não comprometidos com o projeto e consciente do seu papel na defesa dos direitos.

Dois grupos de comunitários se formaram e estão integrados com os desafios sociais comunitários.

Progresso alcançado

Narrativas explicativas

50% das comunidades conheceram soluções sustentáveis.

Entendemos que para alcanças essa META—100% precisamos de mais 02 anos de trabalho com os mesmos grupos e de implementar algumas mudanças.

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro Objetivo Propósito(s)

Indicadores

Progresso alcançado Parcialmente

Comunidades de Santo Antonio do Tracajá, São Sebastião do Juruá, Novo Oriente, Monte das Facilitar o acesso de 85% das famílias ações de Oliveiras, Sagrado Coração de Jesus, Colônia fazendo uso de desenvolvimento Toledo Pizzo, Com de Fátima, São Benedito, agua potável. socioambiental para a Colônia Soares, Arizona, Cabeça do Cacirica, garantia do direito (terra firme) Saracura, Vila Bentes, Costa da fundamental á Água e Saneamento de famílias Água, Araçatuba e Boto (várzea), no municícpio em 20 comunidades e 03 de Parintins e Comunidade São José do Arara, no lagos onde há várias município de Caapiranga, Acrescidos(15/16) pequenas comunidades Comunidades de São Judas, São Joaquim e ribeirinhas na Aparecida no município de Prainha, PA. Amazônia, áreas remotas e de difícil Comunidades no Lago Uruapiara, acesso. Promovidas no Carapanatuba e Lago do Antonio, no gozo de sua cidadania. município de Humaitá-AM, Pacatuba, município de Careiro da Várzea, aproximadamente 780 famílias chegando a uma população total de 3.900 pessoas usufruindo de água potável segura, 780 famílias fazendo uso do filtro bio-ativo e todas as famílias com acesso ao hipoclorito. Pelo menos dois Agentes da Água atuando em cada comunidade. E todas as comunidades participando do processo por meio de seus Conselhos ou Comissões em defesa da água e saneamento.

2016

Narrativas Explicativas Foram instalados 644 filtros e 3.220 pessoas dessas famílias alcançadas tem acesso ao filtro. Nos dados levantados in loco constatamos que em média entre um local e outro, 85% das famílias estão usando o filtro. Destacamos que nos lugares onde foi investido mais tempo presencialmente com os agentes da água e pessoas interessadas o uso constante e em condições adequadas estão sendo garantidos. Em 50% dos locais onde o projeto aconteceu conseguimos estabelecer um primeiro conceito de Conselhos e Comissões. No caso de São José do Araras o grupo avançou no sentido de criar uma associação permanente.


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016-2017

Projeto estendido para + Um Ano Ponta Pé inicial do 4o. Ano de Projeto Água Limpa no Tracajá– Serão 75 Unidades Sanitárias Iniciamos fazendo visitas as comunidades Arizona, Colônia Soares, Fátima, Monte das Oliveiras, Novo Oriente, São Benedito, São Sebastiao do Juruá e Renovo do Senhor, situadas no Município de Parintins – AM. Em toda a região existem 133 famílias. O objetivo do contato com as referidas comunidades foi estabelecer os pré-requisitos para a instalação de fossas ecológicas e banheiros nessas comunidades. Aconteceram reuniões com lideranças das comunidades e levantamento do número total de famílias nessas comunidades. São 133 famílias

Comunidade Arizona

Banheiros usados

Presidente da Comunidade a esquerda


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

Capacitação aos Agentes da Água– Projeto Agua Limpa para os Curumins

2016-2017

Mudança de hábito não é algo simples e fácil de fazer e permanecer com os novos hábitos é um desafio diário, mas será que isso de fato importa? Foi sobre esse assunto que conversamos com os agentes de água limpa na comunidade do São José do Araras – AM

Durante esses encontros pudemos conversar sobre como cada um desses temas são importantes na nossa vida na vida da nossa comunidade e no nosso planeta. Será mesmo que a maneira como eu vivo e pratico minhas ações geram interferência na vida do próximo? Em muitos momentos tratamos os assuntos minunciosamente e suas curiosidades, com vídeos e dinâmicas onde discutimos cientificamente e fisiologicamente cada assunto proposto. O Objetivo destes encontros foi juntos discutirmos os assuntos e identificarmos as fortalezas e fraquezas individuais de cada um de nós e também da comunidade. Todos tiveram excelente participação colocando suas dúvidas, dificuldades seus tabus, visão, conceito e disposição para cada desafio lançado por eles mesmos na tentativa de através de seus atos e conhecimentos mudarem o seu “mundo”.


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro UMOJA—Capacitação para líderes de comunidades—Projeto Agua Limpa para os Curumins Umoja é uma palavra na língua suali do leste da África que significa " estar junto ". Umoja é uma metodologia para que grupos pequenos que representam uma comunidade possam solucionar as suas necessidades usando seus próprios recursos Como parte da proposta de fortalecer esses grupos e suas lideranças o projeto Agua Limpa viabilizou a capacitação. Assim, foram feitos contatos para convidar lideranças estratégicas de 03 comunidades: Nova Canãa, São José do Araras e Samaúma, todas estas em que Asas de Socorro esteve ou ainda está trabalhando por alguns anos no município de Caapiranga,AM. Para nossa surpresa, tivemos 41 pessoas participando e todos ficaram até o final dos trabalhos. E não apenas 03, mas 06 comunidades estiveram representadas. Alguns dos benefícios do Umoja para a comunidade: Sentimento de esperança e bem-estar, autoestima elevada, mudança sustentável, melhora nos relacionamentos comunitários, senso de propósito e auto suficiência. Fundamentalmente a capacitação Umoja visa a transformação da comunidade de forma sustentável. Foi tempo precioso de aprendizado juntos, com as pessoas surpreendendo a facilitadora, a medida da grande e efetiva participação de todos nas dinâmicas e nos trabalhos de equipe. No final, o grupo foi dividido em 3, facilitadores foram eleitos assim como um segundo facilitador, afim de que cada grupo possa mobilizar sua comunidade, levantar uma necessidade e desenvolver um projeto a ser apresentado na segunda parte da capacitação, a ser ministrada no 1º semestre de 2018. Umoja também no Tracajá para 06 comunidades e 24 participantes

2016-2017


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016


SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL

PLANO DE EXPANSÃO Asas de Socorro


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

PLANO DE EXPANSÃO

Ir mais longe, estar mais presente e mais rápido. Onde é esse lugar na Amazônia e quem vive lá? Tentando achar respostas para essas perguntas iniciamos um processo de busca de informações e hoje estamos com um MAPEAMENTO DAS COMUNIDADES RURAIS DA AMAZONIA. Em 2016 Os Primeiros estudos: Regiões de Tefé, Novo Aripuanã e Manicoré no Amazonas. A Primeira visita: Tefé, AM Levantamento das comunidade ribeirinhas da Amazônia. Posteriormente conseguimos referenciar o posicionamento geográfico das comunidades ribeirinhas de toda a Amazônia.

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

Todas as comunidades rurais da Amazônia menos o estado de Roraima ....

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

Comunidades “ditas isoladas” ....

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016-2017

PLANO DE EXPANSÃO

OS PROXIMOS PASSOS: 2017 Até final de abril – levantar indicadores sociais em quantidade e aspectos logísticos mínimos Até junho – definir e visitar as 02 primeiras áreas projetadas para 2018 Até outubro - visitar e fazer diagnóstico das comunidades nas áreas com o recorte de onde queremos começar.


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016-2017

Mapeamento no Rio Purus– Canutama, Lábrea e Pauini. Viagem de Mapeamento dos Municípios– 12 a 22 de agosto Equipe: Mara, Marco Manzano, Milton e Andres

Município de Pauini, Am. Polulação 18.000 hab Metade da população na zona rural. 90 comunidades IDHM– 0,496

Rio Purus—O Rio mais sinuoso do mundo. Comunidade ribeirinha ou seringal como são chamadas


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro Mapeamento no Rio Purus– Canutama, Lábrea e Pauini. Viagem de Mapeamento dos Municípios– 12 a 22 de agosto Equipe: Mara, Marco Manzano, Milton e Andres

SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL Rio Purus—O Rio mais sinuoso do mundo. Comunidade ribeirinha ou seringal como são chamadas

Atividades na Sede Asas de

Município de Pauini, Am. Socorro Polulação 18.000 hab Metade da população na zona rural. 90 comunidades IDHM– 0,496

2016


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro Curso Claves oferecido para as organizações sociais de Anápolis,GO

2016


SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL

Recursos Asas de Socorro


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016-2017

Recursos Humanos O quadro de pessoal é dinâmico para atender a singularidade das ações de uma entidade que desenvolve programas, projetos e serviços em Assessoramento, Defesa e Garantia de Direitos. A constituição das equipes é feita de acordo com as especificidades das ofertas previstas nos planos de ação a serem executados a cada ano. No entanto a equipe gestora encontra-se inserida na estrutura organizacional que garante a segurança, também que as ações sejam executadas e a continuidade.


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016-2017

Estrutura básica de pessoal para execução de projetos

Financeiro Coordenador

Secretaria

Técnicos

Facilitador de Área

Parceiro Local


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016-2017

Recursos Financeiros:

Os projetos e serviços acima descritos foram executados com recursos captados de doadores individuais que ao longo da caminhada de Asas de Socorro se tornaram colaboradores regulares por apoiarem o desenvolvimento de famílias e comunidades de difícil acesso e em situação de risco na Amazônia. Parceiros: Tearfund recursos financeiros em apoio a projetos, recursos aportados a partir da apresentação de propostas como é o caso do Projeto Agua Limpa para os Curumins. Unievangélica com recursos financeiros e recursos de dicentes e docentes em desenvolvimento de ações conjuntas. Missão Paranorte com equipamentos de navegação fluvial, barcos e tripulação.


SUPERINTENDร NCIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL

Publico Alvo e Territรณrio Asas de Socorro


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016-2017

Asas de Socorro atua desde o seu nascedouro em regiões inóspitas e de difícil acesso. Quase que sempre na Amazônia considerando as sua fronteiras legais. Reafirmando esse compromisso o Planejamento Estratégico (2015-2020) em execução definiu a Amazônia como foco do seu trabalho, em segundo plano as áreas de baixo desenvolvimento humano. O Planejamento da Área de Desenvolvimento Socioambiental (2017-2020) estabeleceu um plano de expansão dentro do recorte: Estados na Amazônia em que Asas de Socorro tem a estrutura de suporte de aviação em funcionamento. Público alvo: São famílias, grupos locais representativos de comunidades ribeirinhas ou temáticos como agentes sociais na defesa de direitos específicos como Contra abuso e violência sexual de crianças e adolescentes, e garantia do direito a água potável. As comunidades e seus municípios estão descritos em cada projeto.


RELATÓRIO SOCIAL - Asas de Socorro

2016

Agradecimentos a equipe que se dedicou, estudou e se aplicou para as mudanças e transformações das nossas práticas. E pela execução das múltiplas tarefas para o alcance dos resultados apresentados. Planejando 2018:

Anexos: - Planejamento DAS 2018 – Marco Lógico, Plano Gestor 2017 - Diretrizes Asas de Socorro para projetos, programas e serviços na Assistência Social. - Novo Projeto – Nova área – Projeto Agua limpa para os curumins da Amazônia - Plano de aplicação das aeronaves Eunice Bueno Cunha de Menezes- SPDSA/2017


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.