Degusta Vaticinus

Page 1

Seu primeiro livro Cidade Nua, Ed. Protexto, 2009, reuniu poemas, crônicas e poesias escritos durante a sua juventude e foi concluído após 20 anos de trabalho. Seus livros são o resultado de um trabalho desenvolvido nos últimos anos. Carregados de uma intensa paixão pela vida, ao mesmo tempo em que celebram a vida de todas as formas, desde o mais simples desabrochar de uma rosa, até a mais complexa criação do ser humano. Para acompanhar os trabalhos do escritor, acesse: http://adalbertoscardelai.blogspot.com Adalberto Scardelai é Acadêmico da Academia de Artes e Literatura de Fortaleza.

Capa Vaticinus completa.indd 1

Ana fica no aeroporto até ver pela vidraça o avião da Alitalia levantar voo e desaparecer por entre as nuvens. Neste momento, sente uma tristeza enorme dominar seu corpo, sente-se fraca e impotente. Fica ali por alguns instantes olhando para o nada, imaginando o nada, atordoada e desesperada por ter perdido a oportunidade de dizer ao seu homem o quanto lhe ama e lhe deseja. Mas, como num estalo, Ana volta à realidade e percebe que talvez ainda haja esperança, “quem sabe na volta, quem sabe?”. Esboça um leve sorriso e sai em direção ao estacionamento do aeroporto, onde no caminho, cruza com um casal que caminhava em sua direção. Os dois estavam felizes juntos, e essa foi à imagem que faltava para que Ana percebesse a burrada que fez.

A cerca de sete mil pés de altura, Gabriel se ajeitava na poltrona tentando ainda lembrar a última imagem de Ana. Lembrou por um momento daquele sorriso lindo que ela sempre fazia, mas subitamente veio o terrível medo que sempre sentia em viajar de avião. Percebeu que mesmo após tantos voos, ainda continuava com um pânico incontrolável que o fez esquecer, pelo menos por um instante, a imagem da doce Ana.

Estava com um livro sobre a história de Roma nas mãos, quando começou a pensar em como havia parado naquele voo. Percebera que realmente poderia falar não, afinal havia Charles e Eduardo que estavam dispostos a fazer esta viagem. Mas lembrou-se de que foi graças aos seus conhecimentos com o Padre Francesco — que além de um grande estudioso sobre o texto do Apocalipse, e atualmente Diretor da Biblioteca do Vaticano — que o permitiu ser o escolhido. Pensou: “às vezes o conhecimento demasiado nos traz inúmeras razões das quais não podemos jamais esquecer”.

Adalberto Scardelai

Adalberto Scardelai nasceu em Catanduva/ SP, em 1962. Em 1964, mudou-se para a capital. Estudou no Colégio N. S. Consolata até concluir o primário. Para a conclusão do ensino médio, transferiu-se para a Escola Estadual Prof. Oswaldo Quirino Simões. Aos 23 anos, iniciou seus primeiros esboços poéticos e participou do Concurso Literário da Editora Crisalis, RJ. Foi classificado e teve o seu primeiro poema intitulado “Cactos” publicado na coletânea. No mesmo ano, sua primeira crônica, intitulada “Crônica dos Longínquos Espaços”, teve destaque e foi publicada no jornal A Tribuna, da cidade de São Carlos/SP. E nunca mais parou de escrever, embrenhando-se, mais tarde, no universo dos romances.

Adalberto Scardelai

VATICINUS foi uma aventura literária. O início do livro deu-se em 2007, por um bate papo informal entre amigos e alguns fatos ocorridos na época. O desafio em escrever um livro com uma temática tão abrangente, envolveu, de forma involuntária, uma série de pesquisas de fatos históricos, para que os personagens pudessem passear por eles e, ao mesmo tempo, contar estes fatos de uma maneira mais aprazível. Foram dois anos de trabalhos intensos de uma navegação quase que diária na internet, em busca de fontes confiáveis e de material histórico que pudesse enriquecer o texto. Um trabalho muito prazeroso de fazer e realizar, pois envolveu, de certa forma, um conhecimento maior sobre a própria história da Igreja, a história da humanidade e suas terríveis consequências que podem, no futuro, acarretar no fim de nosso mundo. VATICINUS é um thriller com muito suspense e questiona alguns aspectos polêmicos não somente da Igreja, mas também do surgimento do cristianismo, do surgimento da fé. O livro procura trazer de forma histórica e romanceada, os textos mais polêmicos da Bíblia, seus mitos e questionamentos. VATICINUS é o resultado de um trabalho intenso de pesquisa, que espero, sinceramente, que o leitor aprecie, questione e embarque nesta prazerosa viagem desde a.C. até os tempos atuais.

6/1/2013 23:00:48


Vaticinus 14 x 21.indd 2

6/1/2013 22:54:03


Vaticinus 14 x 21.indd 1

6/1/2013 22:54:02


Vaticinus 14 x 21.indd 2

6/1/2013 22:54:03


Adalberto Scardelai

Vaticinus 14 x 21.indd 3

6/1/2013 22:54:03


Copyright © 2012 by Adalberto Scardelai Todos os direitos desta edição reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida por qualquer processo eletrônico ou mecânico, fotocopiada ou gravada sem autorização expressa do autor. ISBN: 978-85-8255-009-0 Projeto gráfico: Aped - Apoio e Produção Editora Ltda. Editoração eletrônica: Thiago Ribeiro Revisão: Aped - Apoio e Produção Editora Ltda. e Ana Carolina Vicenzi Capa: Lucas Justino

CIP-Brasil. Catalogação-na-Fonte Sindicato Nacional dos Editores de Livros – RJ S297v Scardelai, Adalberto Vaticinus / Adalberto Scardelai. - Rio de Janeiro : APED, 2012. ISBN 978-85-8255-009-0 1. Ficção brasileira. I. Título. 12-9029.

CDD: 869.93 CDU: 821.134.3(81)-3

10.12.12 13.12.12

041415

Aped - Apoio & Produção Editora Ltda. Rua Sylvio da Rocha Pollis, 201 – bl. 04 – 1106 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro – RJ – 22793-395 Tel.: (21) 2498-8483/ 9996-9067 www.apededitora.com.br aped@wnetrj.com.br

Vaticinus 14 x 21.indd 4

6/1/2013 22:54:04


Para aquelas pessoas que acreditam na busca de uma vida melhor, que vale a pena se arriscarem e se enveredarem pelo desconhecido, para a descoberta de novas vivĂŞncias materiais e espirituais, dedico este livro. Especialmente com carinho para Sueli, Leonardo, Larissa e LetĂ­cia, cĂşmplices eternos do meu constante aprendizado. O Autor.

Vaticinus 14 x 21.indd 5

6/1/2013 22:54:04


Vaticinus 14 x 21.indd 6

6/1/2013 22:54:05


Prefácio

F

oi com surpresa que recebi o convite de Adalberto Scardelai para prefaciar a sua obra. Digo surpresa, pois, apesar de ser editora, normalmente recebo o prefácio pronto, vindo de um grande amigo ou personalidade ligada aos autores. Senti-me muito lisonjeada, principalmente por ser desta obra, da qual me orgulho de ter escolhido para lançar pela Editora Aped. Vaticinus não é somente um romance, é um thriller instigante, maravilhoso e cheio de nuances. Aliás, o romance é apenas um pano de fundo para toda a trama desenvolvida por Adalberto, onde insere o grande império do Vaticano, tão repleto de mistérios e mitos, e esmiúça-os de forma a colocar em cheque vários dogmas já tão entranhados na humanidade. Dogmas esses que se questionados colocam em risco todo um “sistema” utilizado para manter a paz no mundo. Salvadora e ao mesmo tempo vilã, a Igreja Católica e seu império construído em Roma guardam segredos até da própria instituição. É nesse terreno que Adalberto percorre com maestria e total domínio dos fatos. 7

Vaticinus 14 x 21.indd 7

6/1/2013 22:54:05


Então, em quem confiar? Esta é a pergunta feita constantemente por Gabriel, protagonista da história, que se vê num tabuleiro de xadrez, ora caçando ora sendo caçado. Em cada capítulo uma aventura, uma descoberta, um suspense. Sem dúvida, um livro que é difícil de fechar e parar de ler. Foi assim comigo, e tenho certeza de que será assim com cada leitor que adquirir esta obra tão densa. Adalberto Scardelai soube, através de Vaticinus, deixar a sua marca de maneira ímpar para todo apreciador de uma boa literatura. Não é para menos que Scardelai é membro da Academia de Artes e Literatura de Fortaleza.

Zélia de Oliveira Editora da Aped

.

Vaticinus 14 x 21.indd 8

6/1/2013 22:54:05


Apresentação

Q

uando se começa a ler um livro, o que o leitor mais espera são as situações que o personagem principal irá enfrentar, os seus medos, aflições, descobertas. Ao ler Marca D’água — Contos de Amor e Morte, a impressão que tive foi de estar ouvindo as histórias, e não lendo. Sua forma de escrever nos faz entrar no mundo dos personagens, fazendo qualquer um imaginar— se na pele dos protagonistas da história. Este livro, Vaticinus, com certeza reserva a seus leitores uma história cheia de surpresas, reviravoltas e muito aprendizado. É uma honra ter sido uma das primeiras pessoas a ler um livro como este. Apaixonada por literatura, minha vontade sempre foi de um dia ter a oportunidade de fazer parte deste mundo, diretamente. E agora sei que o que diziam é verdade. Quando você faz parte de um projeto, você começa a analisar tudo de outra maneira. Li este livro não como leitora assídua que sou, mas como participante da história. E não só da história do Professor Gabriel, mas daquela existente por trás deste projeto. Agradeço ao autor pela oportunidade a mim concedida, e tenho apenas mais um aviso para os leitores: ao começarem a ler, estejam confortáveis em algum sofá. A narrativa irá te prender do 9

Vaticinus 14 x 21.indd 9

6/1/2013 22:54:05


Adalberto Scardelai

início ao fim. O mistério é grande e merece toda a sua atenção. O clímax de Vaticinus não tem explicação; sua mente vai lhe fazer viajar para outro mundo. Descubra-o. O final é inesperado e, com certeza, bem diferente do que você vai pensar que seja a princípio. Ótima leitura! Ana Carolina Vicenzi Revisora

10

Vaticinus 14 x 21.indd 10

6/1/2013 22:54:05


Sumário

Capítulo i — A Aula • 13 Capítulo ii — A Partida • 21 Capítulo iii — A Chegada • 25 Capítulo iv — A Reunião • 31 Capítulo v — O Jantar • 37 Capítulo vi — A Visita • 47 Capítulo vii — A Basílica • 55 Capítulo viii — O Tradutor • 63 Capítulo ix — O Telefone • 67 Capítulo x — A Oficina • 71 Capítulo xi — A Jerusalém • 75 Capítulo xii — O Encontro • 79 Capítulo xiii — A Revelação • 83 Capítulo xiv — O Museu • 87 Capítulo xv — A Busca • 91 Capítulo xvi — O Cairo • 97 Capítulo xvii — A Mesopotâmia • 103 Capítulo xviii — O Herodium • 107 Capítulo xix — O Profeta • 113 Capítulo xx — O Pacto • 121 11

Vaticinus 14 x 21.indd 11

6/1/2013 22:54:05


Adalberto Scardelai

Capítulo xxi — O Vaticinus • 127 Capítulo xxii — A Visão • 137 Capítulo xxiii — O Hospital • 141 Capítulo xxiv — O Vaticano • 145 Capítulo xxv — A Praia • 151

12

Vaticinus 14 x 21.indd 12

6/1/2013 22:54:05


Capítulo i — A Aula

P

odemos dizer que todos estavam ansiosos para assistir a mais uma aula de teologia do professor Gabriel, pois nesta aula em particular, ele faria um relato de estudos realizados durante sua última estada no Vaticano. Naquele momento, além de ansiedade, também se presenciava uma comoção nunca antes vista pela turma. Todos estavam ansiosos pelo conteúdo da aula, mas, também, para saber em voz alta e bom tom, aquilo que há meses desconfiavam desde as primeiras aulas. Sentiam certo frio na barriga de descobrir em mais alguns minutos se todos aqueles meses de estudos foram para nada, ou se realmente a teoria estava comprovada após a explanação de Gabriel. Um breve silêncio tomou conta da sala de aula quando o professor entrou e cumprimentou a todos com aquele velho olhar de reprovação à baderna que ali reinava. — Senhores e senhoras, um pouco de silêncio, por favor! — Esbravejou Gabriel tirando do bolso um pequeno bloco de anotações surrado e abrindo uma pasta com diversas transparências, se posicionando ao lado do retroprojetor. Um silêncio inundou a sala e todos, sem exceção, olharam para Gabriel, imponente, na frente daquela turma de malucos, alguns ali presentes demonstraram certa angústia para ouvir suas palavras. 13

Vaticinus 14 x 21.indd 13

6/1/2013 22:54:05


Adalberto Scardelai

— Obrigado pela recepção calorosa. Gostaria de lhes dizer que estou muito feliz em estar aqui com vocês após estes dois meses de afastamento, mas, infelizmente o que tenho a dizer e mostrar não é algo tão revelador como muitos de vocês esperam, mas... — Talvez esteja nos subestimando, professor. — Grita Eduardo lá do fim da sala com ar de ironia. — Não creio, aliás, vejo que continua sendo o São Tomé da turma. Acho que já deveria ter me acostumado com suas gracinhas... — Vejo que o professor não mudou nada, mesmo estando em Roma. Continua o velho rabugento de sempre, até achei que viraria padre... — Todos riem contidamente, pois conhecem bem o professor Gabriel. — Vamos deixar o professor falar! — Esbraveja Charles diante de tanta bagunça. — Obrigado Charles, vejo que é o único com bom senso. — Diz Gabriel, olhando-o com um sorriso. — Mas, professor, diga logo o que tem para nos contar, estou ansiosa... — Fala Patrícia delicadamente. — Vejamos. Todos aqui sabem que de acordo com a Igreja Católica, o Vaticano é: “o território entre a margem direita do rio Tibre entre monte Mario e Gianicolo (Janiculum) conhecido na antiguidade como o Ager Vaticanus e, propriamente, por seu caráter pantanoso, a parte mais baixa desse distrito era conhecida por ter uma reputação sujeita a doenças. A origem do nome Vaticano é incerta, alguns entendem que o nome vem de uma desaparecida cidade Etrusca chamada Vaticum. (Ager em latim significa terra ou região). — Isso nós sabemos, caro professor! — Retruca Eduardo. — Sim, mas também sabem que a palavra Vaticano tem sua origem da derivação em latim de: VATES, VATIS = profeta, profetiza VATICANUS, A, UM = pertencente ao monte Vaticano VATICANUS, I = Vaticano, Deus dos Romanos, que presidia a primeira fala dos meninos 14

Vaticinus 14 x 21.indd 14

6/1/2013 22:54:05


Vaticinus

VATICINAN, ANTIS = adivinha, profetiza, que prediz o futuro. VATICINATIO, ONIS = vaticínio, profecia, predição VATICINIUM, II = vaticínio, prognóstico, predição, oráculo VATICINOR = (verbo) predizer, adivinhar VATICINUS, A, UM = pertencer à profecia — Notem todos vocês que há sete palavras acima contendo o prefixo VATIC e todas elas estão relacionadas com profecias. A palavra vatic e suas associações com profecia é um fato que pode ser observado até no dicionário Aurélio, da língua portuguesa. Também temos como exemplos as palavras: vaticinação, vaticinador, vaticinante, vaticinar, vaticínio. Outro detalhe interessante pode ser encontrado no dicionário latino-português: ANUS, US. f. = mulher velha ANUS, A, UM = (adj.suf.) usado como sufixo em muitos nomes, tais como: URBANUS = da cidade ROMANUS = de Roma — Lá vem outra aula chata... — Diz Charles tentando descontrair, e todos riem. — Como dizia, antes de ser interrompido pelo meu aluno inquieto, a palavra Vaticanus surge então como a combinação de VATIC+ANUS, assim como Romanus é a combinação de Roma+anus, portanto, colinas do Vaticano significam COLINAS DA PROFECIA, a palavra Vaticano é um aportuguesamento da palavra Vaticanus. — Mas, de onde vem à palavra Vaticano e o que ela significa? — Pergunta Patrícia, do meio da sala. Gabriel corrige os óculos e continua lendo suas anotações: — Patrícia, procure no dicionário palavras derivadas do latim Vates, e verificará que elas têm uma significação relativa a “conhecimento do futuro”. O nome Vaticano é dado ao lado oeste do rio Tibre, em Roma, por causa dos adivinhos que diariamente 15

Vaticinus 14 x 21.indd 15

6/1/2013 22:54:05


Adalberto Scardelai

ficavam enfileirados apregoando os seus serviços aos passantes na rua. Isto ocorria no décimo quarto século quando o Papado retornou para Roma, voltando do período em que a Igreja Católica teve sua sede na cidade de Avignon (França). Atualmente, a palavra Vaticano passou a se referir ao enclave em Roma que se tornou a residência dos Papas e a sede administrativa da Igreja Católica Romana. Patrícia abre o dicionário na página mencionada pelo professor Gabriel. Todos ouvem com atenção quando ele retira do bolso uma pequena Vulgata e lê o texto em voz alta: — Vejam aqui um versículo encontrado na “Vulgata”. Neh 6:12 et intellexi quod Deus non-misisset eum sed quasi vaticinans locutus esset ad me et Tobia et Sanaballat conduxissent eum. Que traduzindo seria como: Neh 6:12 “Então percebi que não era Deus quem o enviara, mas que ele tinha profetizado contra mim porque Tobias e Sambalate o haviam subornado.” Todos se entreolham extasiados. Gabriel continua lendo em voz alta. — Agora observem as moedas emitidas na cidade do Vaticano — coloca as transparências no retroprojetor —, as moedas contém a inscrição em Italiano “Cittá del Vaticano”, que nós acabamos de demonstrar, significa Cidade da Profecia. — Retira do bolso um pedaço de papel com as fotos de moedas antigas.

Papa Pio XII — 1958 16

Vaticinus 14 x 21.indd 16

6/1/2013 22:54:05


Vaticinus

Papa João XXIII — 1959 Cittá del Vaticano — Cidade da Profecia

Fotos: moedas com o Papa Paulo VI — 1963

— Notem. — Diz o professor, abrindo e apontando um texto na Bíblia, que todos ficam curiosos em saber o que diz. — Apocalipse 17:18 “E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.” Charles extasiado diz: — Olhem, há também uma mulher no outro lado da moeda, e a seus pés o título Fides que significa FÉ. Então esta mulher é um símbolo da fé Católica Romana, ou seja, a Igreja Católica? — Talvez, — responde, gabriel tirando do bolso uma foto. — Observem esta foto. Esta estátua decora o monumento ao Papa Clemente IX e foi colocada na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em 1671. É muito interessante que o sufixo anus em 17

Vaticinus 14 x 21.indd 17

6/1/2013 22:54:05


Adalberto Scardelai

latim também significa “mulher velha”. Logo, Vaticanus é uma combinação de duas palavras que resultam em “A Velha Mulher da Profecia”. Essa mulher talvez tenha se tornado o símbolo da Igreja Católica.

From a photo by Gabinetto Fotographico Nazionale

— Vejo que estes dois meses em Roma não foram em vão — ironiza Eduardo —, até aprendeu a fazer mágicas. Não para mais de tirar papeis e anotações dos bolsos. — Se considerarmos o que está dizendo — diz Patrícia interrompendo Eduardo —, então na escritura uma mulher é usada simbolicamente para representar a Igreja, e a Igreja é descrita como a noiva de Cristo! — Excelente! — exclama Gabriel — Foi o que também pensei. Leia este texto para todos — aponta para um trecho da Bíblia na tela. Patrícia lê para todos: “2 Cor 11:2 Estou zeloso de vós com zelo de Deus. Tenho-vos preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.” — Gabriel aponta para outro texto. Patrícia continua. — Apocalipse 19:7 “Regozijemo-nos e exultemos e demos glória! Pois são chegadas às bodas do cordeiro e já sua noiva se aprontou” e Apocalipse 19:8 “E foi-lhe dado que vestisse de 18

Vaticinus 14 x 21.indd 18

6/1/2013 22:54:05


Vaticinus

linho fino, resplandecente e puro; o linho fino são os atos de justiça dos santos...” — Então a mulher descrita em Apocalipse 17 representa uma Igreja apóstata, diretamente oposta à verdade e a Igreja Fiel representada em Apocalipse 12! — Charles retruca. — Acho que, muito embora a Igreja Católica Romana, prontamente e de boa vontade, procure se identificar como a mulher de Apocalipse 12, e como sendo a noiva de Cristo, na realidade ela está precisamente descrita em Apocalipse 17 como a apóstata. — Gabriel complementa e olha para Patrícia. — Leia o que diz em Apocalipse 17:3. — Apocalipse 17:3 “Então o anjo me levou em espírito a um deserto, e vi uma mulher montada numa besta escarlate, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.” A mulher de Apocalipse 17 cavalga uma besta simbólica. — explica pacientemente Gabriel. — A besta nas escrituras é o símbolo de um império ou estado. Um exemplo disso está em Daniel sete, onde um leão representa Babilônia, um urso representa o medo e um leopardo representa a Grécia, portanto a mulher de Apocalipse 17 cavalgando a besta é o símbolo de uma combinação de poderes. É o poder eclesiástico cavalgando o poder estatal, ou seja, um poder eclesiástico dirigindo um poder estatal. Charles entusiasmado lê: — Apocalipse 17:18 “E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.” — Resumindo — diz Gabriel — a cidade do Vaticano é o assento da Igreja Católica Romana, e desde o Tratado de Latrão de 1929 é também um estado independente, ou seja, uma Igreja e um Estado combinados. Na verdade, a mulher que representa à Igreja é todo o mistério que envolve o Vaticinus. Um silêncio irrompe no ambiente, todos se entreolham e resolvem fazer uma pausa nas discussões. Gabriel se afasta de todos e diz: — Quinze minutos para o café. Ok? 19

Vaticinus 14 x 21.indd 19

6/1/2013 22:54:05


Adalberto Scardelai

Ana, sua noiva, o espera na porta da sala em pé, recostada no batente, olhando-o com ternura. Professor Gabriel a vê e fica surpreso: — Você aqui! — Gabriel, chegou este telegrama de Roma agora pela manhã, achei que era urgente. — Vejamos meu amor. Gabriel pega o telegrama da mão de Ana, abre e faz uma pausa, respira fundo e fala: — Terei de retornar a Roma amanhã. O Santo Padre pede minha presença. — Mas como? Você retornou sábado! — Sei que queria ficar comigo querida, mas haverá tempo para isso, agora preciso que me ajude. Faça as reservas para o voo de amanhã à noite. Por favor! — Vai fugindo assim? Estou morrendo de saudades, você estava fora há dois meses, e já vai partir de novo... — Querida, é importante! Por favor! — Faz um carinho em Ana. — Está bem, sabe que faço tudo por você. — Responde Ana triste. — Quando eu voltar, prometo que ficaremos mais tempo juntos. Prometo. — Promessas, promessas, sempre as mesmas promessas... — resmunga Ana —, vai lá, seus alunos estão esperando, vou fazer as reservas e te pego mais tarde. — Obrigado! — Dá um beijo em sua noiva. — Te amo! — Diz Ana. — Também te amo! — Responde Gabriel. Gabriel retorna a sala animadamente. Ouve-se uma algazarra tremenda, muitos risos e vez ou outra a voz do professor ralhando com seus animados alunos.

20

Vaticinus 14 x 21.indd 20

6/1/2013 22:54:05


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.