Chamada de Artigos A PALA re-vista 02

Page 1

CHAMADA DE ARTIGOS “A PALA re-vista” nº 02 Prezados (as) colaboradores (as) de A PALA re-vista A Pala re-vista ISSN 2177-7373, no uso de suas atribuições vem divulgar a chamada de artigos para o número 02 (dois), com publicação prevista para o primeiro semestre de 2012 sendo que os artigos propostos podem abarcar as mais variadas temáticas. O período para encaminhamento de proposições de artigos e textos livre é de 06 de Setembro a 16 de Novembro de 2011, de acordo com as Normas de Publicação e a Política Editorial (Editorial do primeiro número da revista) abaixo indicadas. Maiores informações sobre a A Pala re-vista estão disponíveis em: www.apalarevista.blogspot.com

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO 1. Os artigos deverão ser enviados através do e-mail, endereço: apalarevista@gmail.com.br, em arquivo anexado em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5 e corpo do texto justificado. Os textos enviados deverão ser inéditos, máximo de 15 laudas, contando notas de rodapé e os espaços em branco. Os originais deverão conter título, em caixa alta e centralizado, nome do autor e filiação institucional (universidade ou escola, por exemplo) resumo de no máximo 10 linhas, na mesma fonte do texto, mas com o tamanho reduzido para 10, acompanhado de três palavras-chave. 2. A modalidade de publicação não acadêmica

1

é o texto livre e deverá conter no máximo

duas laudas e mínimo de uma, contendo título e nome do autor. Nesta modalidade de texto o autor tem a liberdade de versar sobre temas da cultura, crítica literária, cinematográfica e e.t.c., podendo ser publicada uma imagem, poesia letra de música entre outros. 3. Referências bibliográficas completas deverão constar em nota de rodapé (e não ao final do texto), obedecendo a seguinte formatação: 4.1 Livros: SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Cidade: Editora, ano de publicação. 4.2 Capítulos de livros: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, nome (org.). Título em negrito. Cidade: Editora, ano de publicação, página citada.

1

Será sempre reservado o espaço de um texto livre por número da revista.


4.3 Artigos de periódicos: SOBRENOME, Nome, Título do artigo. Nome da revista em negrito, Cidade, v.(volume), n.(número), pagina citada, mês e ano de publicação. 5. As citações de outros textos, no corpo principal dos artigos, deverão se feitos entre aspas duplas e a referência bibliográfica correspondente deve ser colocada em nota de rodapé. Se tal citação exceder três linhas deverá destacada do texto para baixo, recuada 4 cm em relação à margem, o espaçamento deverá ser simples e a fonte diminuída para tamanho 10.

EDITORIAL - Nº 01 Apresentamos aqui A Pala re-vista. Neste primeiro editorial descrevemos, brevemente, seu projeto ressaltando os objetivos e política editorial. Indicamos o compromisso com a produção de novas interpretações da História. Definimos a política de distribuição da revista. Por fim, encaminhamos alguns apontamentos sobre os artigos publicados neste número. Antes de tudo, explicitamos o significado de A Pala. Originalmente é uma expressão utilizada nas ruas, uma gíria, e como tal é carregada de possibilidades interpretativas. Para nós significa tipos específicos de comportamento contra hegemônico popular. É a fala carregada de contestação de um sujeito que teima em incomodar a normalidade. Portanto, é a partir desta inspiração, que pretendemos construir A Pala re-vista enquanto um órgão de informação experimental, dinâmico e que ofereça novas leituras e interpretações sobre a cidade de Feira de Santana, sobre a História e a sociedade em seus diversos aspectos. Nossa política editorial prioriza os textos que relatem de forma crítica as lutas e resistências dos sujeitos e grupos sociais; a denúncia dos poderes e domínios bem como suas formas e tecnologias; os debates sobre a memória suas construções, desconstruções e disputas; debates sobre teoria e ou historiografia que contribuam para avanço da luta contra o conservadorismo que hoje é hegemônico dentro dos cursos de História e Ciências Sociais. A princípio, a revista manterá sua preferência para textos produzidos pelo corpo discente do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, podendo, eventualmente e de maneira interdisciplinar, estender-se a qualquer discente dos inúmeros cursos da UEFS ou de outra instituição, desde que o trabalho esteja condizente com as prioridades editoriais descritas acima.


Em conformidade com nosso projeto, objetivos e política editorial, informamos ao leitor que a distribuição desta revista é totalmente gratuita e não-comercial. Explicitamos ainda, que a mesma será distribuída em escolas, bibliotecas e associações públicas e ou comunitárias de Feira de Santana. Defendemos o sentido público e popular da educação e não aceitamos qualquer tipo de mercantilização e restrição do conhecimento. Neste exemplar, você leitor, encontrará artigos sobre múltiplos temas. Um artigo que analisa o “Poema da Feira de Santana” de Godofredo Filho discutindo urbanização e memória. Diálogo entre história e literatura latino-americana está presente no artigo sobre o realismo maravilho na obra de Alejo Carpentier. Outro artigo analisa o discurso da revista Veja sobre o MST. Mais dois artigos que tratam da temática de gênero e mulher: um sobre o processo de inserção do voto feminino na sociedade baiana, em particular na feirense; e o outro que analisa através das poesias de Aloísio Resende a manifestação do simbolismo androcêntrico em Feira de Santana nas primeiras décadas do século XX. O sexto artigo identifica e discute o papel dos agentes sociais e meios utilizados para produzir o consenso necessário ao desenvolvimento do projeto de industrializar Feira de Santana. Temos ainda uma seção de textos livres em que publicamos uma entrevista com Muniz Sodré sobre comunicação, mídia e contra-hegemonia. Por fim, um texto sobre história, memória e patrimônio histórico defendendo a luta pela preservação do Palácio do Menor em Feira de Santana. Nesta primeira edição, extraordinariamente, os textos publicados foram produzidos por autores convidados. Entretanto, para a próxima edição será aberto edital público para seleção dos artigos e do texto livre. Nesse sentido, convidamos todas/os estudantes que se interessam em debater história, filosofia ou ciências sociais a produzir textos para o próximo número. Coletivo Editorial A Pala re-vista.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.