1º Anuário Biomassa e Energias Renováveis 2012

Page 85

te, como metano. A composição do biogás é difícil de ser definida, pois depende do material orgânico utilizado e do tipo de tratamento anaeróbio que sofre. Contudo, em linhas gerais, o biogás é uma mistura gasosa composta principalmente por: • Metano (CH4): 50 – 70% do volume de gás produzido. • Dióxido de carbono (gás carbônico, CO2): 25 – 50% do volume de gás produzido. • e traços de outros gases: o Hidrogênio (H2): 0 – 1% do volume. o o o o

Gás sulfídrico (H2S): 0 – 3% do volume. Oxigênio (O2): 0 – 2% do volume. Amoníaco (NH3): 0 – 1% do volume. Nitrogênio (N2): 0 - 7% do volume.

• A digestão anaeróbia é um processo fermentati- Representação esquemática da Digestão Anaeróbia em três etapas (IPCC, 2011). vo em que matéria orgânica complexa é degradada a Poder Calorífico compostos mais simples. A degradação ocorre através da ação de diversos grupos de microorganismos que interagem simul- O poder calorífico é “a quantidade de calor transferida da câtaneamente, até a formação dos produtos finais, metano e gás mara durante a combustão ou reação a temperatura constancarbônico. te.

Anuário 2012/2013 | 85


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.