ANTRO POSITIVO ED.03

Page 40

“criar uma ambiência de trabalho é fundamental para a assessoria de imprensa”

40

outra parte mais em forma de abatimento fiscal. Nem todos os artistas que contratam um assessor de imprensa para representar o projeto ou a si mesmo entendem haver uma dinâmica de rodízio, por exemplo, nos guias semanais, frente a necessidade de trocar a divulgação gratuita à cada anúncio surgido de última hora. Ainda é muito difícil a compreensão do que venha a ser um plano de ação. A maneira como Tuca constrói sua assessoria tem a ver com o tratamento e o respeito que aplica ao artista. Ele escreve os próprios releases, contramão da maioria dos assessores que pedem para os artistas os textos prontos e apenas os adequam. Isso significa estar também na sala de ensaio, e não apenas no escritório, para acompanhar o desenvolvimento do trabalho, do processo de construção das ideias. E vai além. Pois ali permanece. Acompanha as apresentações, recebe o público e convidados, passa no camarim antes do terceiro sinal, corre pelas coxias e se arruma entre a plateia para assistir, para confirmar, para entender mais. Essa postura não permite que tenha muitas peças em cartaz simultaneamente. E para dar conta de bons projetos que apareçam ao mesmo tempo, convive de maneira generosa com uma troca saudável e cúmplice com outras assessorias, como a Morente Forte, Arte Plural, Verbena, Flávia Fusco... Portanto, não se surpreenda ao encontrar um na plateia do outro.

Diferenciando ontem e hoje, descreve as etapas de uma divulgação, quando ainda se mandava para os jornais e revistas cromos e fotos impressas pelo correio, e recebia de volta uma matéria de lançamento com o release, a visita do fotógrafo do jornal para a produção de imagens exclusivas e a crítica. Agora, via email, é fundamental ligar pessoalmente para cada jornalista, resenhista, crítico e editor de cada veículo, reapresentar a proposta e refazer o convite. Questionando, no entanto, o descompasso entre a produção teatral e os meios de comunicação, afirma ser São Paulo a segunda cidade com a maior quantidade de espetáculos, atrás, apenas, de Nova York. “Se há tanto espaço para que essa quantidade de criação exista, como é possível que os meios só se interessem por anúncios pagos?”, e, ainda assim, limitados a uma quantidade mínima, que pouco retrata a diversidade existente. Com a difusão e o crescente acesso aos meios virtuais, a divulgação ganhou novamente mais rapidez e eficiência, sobretudo no que se refere às redes sociais. No entanto, a disponibilidade para o reconhecimento do material apresentado é muito menor. Se, antes, os releases apresentavam o conceito e cada um dos artistas envolvidos, agora é preciso condensar tudo em três parágrafos curtos e ficha técnica. E, mesmo assim, ninguém lê, conclui.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.