ÍSIS SEM VÉU - VOL.III

Page 288

bem da Humanidade.

concessões demais foram feitas ao lado emocional da história.

o

que o mun-

do precisa é uma concepção menos exaltada, porém mais fiel, de uma personagem por cuja adoração aproximadamente metade da cristandade destronou o Todo-

Poderoso. Não contradizemos o erudito mundialmente famoso, quando em sua vida de Jesus, aduz com afirmações históricas. contestamos apenas umas poucas asserçóes injustiÍicáveis e insustentáveis que o narrador emotivo deixou escapar nas págrnas, por outro lado tão belas, de sua obra uma vida construída sobre meras probabilidades, mas de alguém que, se aceito como personagem histórica, tem maiores direitos ao nosso amor e à nossa veneração, falível como é em toda a sua gtandeza, do que se o representamos como um Deus onipotente. É apenas neste último caráter que Jesus pode ser visto por todo espírito reverente como um fracasso.

Náo obstante a escassez das obras filosóficas de que agora dispomos, poderíamos apresentar inúmeros exemplos da perfeita identidade entre as máximas pitagóricas, as hindus e as do Novo Testamento. Náo há dúvidas a esse respeito. o que é necessário é um púbüco cristão que examine o que lhe for mostrado, e que dê seu veredicto de maneira honesta. A fraude já teve sua hora, e cometeu o que havia de pior. "Nâo devemos nos assustar" , díz o prof. Müller, "se descobrirmos traços de verdade, traços mesmo da verdade cristã, entre os sábios e os legisladores de outras nações."

1

29

Após a leitura dos seguintes aforismos filosóficos, quem poderá acreditar que filósofos gregos e indianos?

Jesus e Paulo jamais leram os

MÁXIMAS DE SEXTo, o PITAGÓRICO, E DE oUTRoS PAGÁoS

1. "Possui

apenas^as coisas que ninguém te

possa roubar."

131

VERSÍCULOS DO NOVO TESTAMENTOl30

l, "Não

2. "É melhor queimar uÌÌvì parte do corpo do que deixá-la no estado em que esú, assim como é melhor para Ìl4q homem depravado morrer do que viver." 32 "Tendes em vós algo sernelhante a Deus; portanto,^considerai-vos como o templo de Deus." 133 "A melhor honra que se pode prestar a Deus

t9).

2. "E se tua mão te escandalizar, cofta-ai

4.

é conhecê-lo

5, "O

6.

"

;-i15-1o."

13a

(Manu).

5.

8. "Só a purezz da mente pernite ver a Deus"

8.

India.

2m

.

vosso .) sede perfeitos como

vosso Pai que está

no

céu é perfeito

(Mateus, V,45-8). "Fazei ao próximo o que desejais que o próximo vos faça."

6. "Ele faz mscer o 7.

ainda hoje uma máxima popular na

em vós?"

4. "Deste modo vos tornareis filhos de

aqueles

-

sabeis que sois um templo de Deus, e

o Espírito de Deus habita

(lCointios,III,16).

que roubam" (1áü.).

\bid.')

(Marcos,IX,43).

que

o

que não desejo que os homens me façam,

7. "Dá-se àqueles que dão; rouba-se

etc.

3. "Não

Pai que está no Cóu (.

eu também não faço para os homens" (Anabtos de Confúcìo, cap. V, XV; ver Max MÍiller, Chips,I, pp. 304 e s.). "A Lua brilha mesmo na casa do pecador"

ê,

melhor para ti entrares m:utrlado para avüa, do que, tendo duas mãos, ir para o infemo",

1

3.

ajunteis para vós tesouros na terra,

onde a traça e o caruncho os destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam" (Mateus,yI,

seu Sol igualmente sobre maus e bons, e cair a chuva sobre justos e injustos" (Mateus, Y, 451. "Pois àquele que tem, lhe será dado (. . .) ao que náo tem, mesmo o que tem lhe será tirado" (Mateus, XIII, 12). "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus" (Mateus,Y ,8).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.