ÍSIS SEM VÉU - VOL.III

Page 172

O "filho de Deus" é o espírito imortal atribuído a todo ser humano. É esta entidade divina que é o "homem único", pois o escrínio que contém a nossa alma, e a própria alma, são semi-entidades e, sem o seu obscurecimento, o corpo e a alÍrìa astrar'S não são senão uma Díada animal. É preciso a Trindade para perfazer o "homem" completo e permitir-lhe continuar sendo imortal a cada "renascimento", ol revoluüo, através das esferas subseqüentes e ascendentes, cada uma das quais o aproxima do reino refulgente da luz eterna e absoluta. "O PRIMOGÊNITO de Deus, que é o 'Véu sagrado', a 'Ltz das Luzes', é aquele que envia a revolutio do Delegatus, pois ele é o Prímeiro Poder", diz o cabaListaTe.

"O pneuma (espírito) e a dynamis (poder), que vêm de Deus, não devem ser considerados como nada menos que o Logos, qtue é nmbém [?] o Primogênito para Deus", responde um cristão80. "Os anjos e os poderes estão no céd." du Justinosl, dando assim expressão a uma doutrina puramente cabalista. Os cristãos adotararn-na do Zohar e das seitas heréticas e, se Jesus as mencionou, não foi nas sinagogas oficiais que aprendeu a teoria, mas diretamente nos ensinamentos cabalistas. Nos livros mosaicos, elas sáo mencionadas raramente e Moisés, que estava em comunicação direta com o "Senhor Deus", preocupa-se muito pouco com elas. A doutrina era secreta e considerada herética pela sinagoga ortodoxa. Josefo lembra os hereges essênios ao dizer: "Aqueles que foram admitidos entre os essênios devem jurar não comunicar suas doutrinas a ninguém, a menos que essa pessoa as tenha recebido como eles, e também preservar os livros peftencentes à sua seíta e os nomes dos anjos"B2. Os saduceus náo acreditavam em anjos, tampouco os gentios não-iniciados, que limitavam o seu Olimpo aos deuses e aos semideuses, ou "espíritos". Apenas os cabalistas e os teurgos aderiam a essa doutrina desde tempos imemoriais e, em conseqüência, Platão e Fílon, o Judeu, depois dele, seguido primeiramente pelos gnósticos e depois pelos cristãos.

Assim, se Josefo nunca escreveu a famosa interpolação a respeito de Jesus, forjada por Eusébio, por outro lado, ele descreveu, nos essênios, todas as características principais que encontramos nos nazarenos. Para orar, eles procuravam a solidão83. "Quando tu orares, entra no teu aposento (.. ,) e ora a teu Pai que está em segredo" (Mateus, VI, 6). "Tudo que foi dito por eles [pelos essênios] é mais forte do que um juramento. Eles se abstêm de prestar juramenle"s+. "Mas eu vos digo que não presteis nenhum juramento (. . .) Que vossa palavra seja sim, sim, não, não" (Mateus,V,34-7). Os nazarenos, bem como os essênios e os terapeutas, acreditavam mais nas suas próprias interpretações do "sentido oculto" das Escrituras mais antigas, do que nas leis mais recentes de Moisés. Jesus, como vimos antes, sentia uma veneração muito pequena para com os mandamentos do seu predecessor, com quem Irineu tanto ansiava compará-lo. Os essênios "entram nas casas daqueles que eles nunca víram anteriormente como se fossem seus amigos íntimos"8s. Esse era incontestavelmente o costume de Jesus e de seus discípulos.

Epifânio, que situa a "heresia" ebionita no mesmo nível da dos nazarenos, também observa que os nazários se situaviìm logo após os ceríntios86, tão injuriados por lrineu87. 174


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.