Educomunicação em Língua Portuguesa e Artes

Page 1


Contextualização do Projeto Dimensões da aprendizagem (Jacques Delors) Capacidades (Bernardo Toro) Sete saberes (Edgar Morin) Inteligências Múltiplas (Gardner, Machado, Sinole e Goleman) Interdiscursividade (Bakhtin) Sociointeracionista (Vyghoksti) Paradigmas (Física, Química, integração das novas ciências, das ciências do ser humano, educação holística mundo dos negócios, biologia molecular, biopedagogia, ciências sociais, literatura.) Motivações para educar (Francisco Gutiérrez) Educomunicação (Núcleo de Comunicação e Educação-USP)

Sistema Preventivo Cidadão planetário


Prioridades  Construção do conhecimento de maneira coletiva;  Metodologia participativa  Formação de cidadãos planetários que contemplem o mundo a partir da intencionalidade  Relacionalidade  Linguagem


Objetivos  Dar aulas utilizando-se da mediação tecnológica para levar aos alunos à construção coletiva dos conteúdos trabalhos numa visão cidadã;  Dar aulas utilizando-se da mediação tecnológica para levar aos alunos à construção coletiva dos conteúdos trabalhos numa visão cidadã;

 Desmistificar o que está por trás dos programas dos meios de comunicação através da edição de imagens.  Formar um cidadão para um novo mundo fundamentado na dinâmica dos novos paradigmas humanos.  Estudar os meios de comunicação (de maneira especial, rádio, jornal, internet) como meios de expressão do ser humano e como objeto de leitura crítica dos mesmos .


Justificativa  Geração @;  Interdisciplinaridade x Intertextos

 Aprende-se em todo lugar mas o educador é mediação educativa


Ações Previstas Artes Os conteúdos de Artes estão organizados em eixos capazes de levar os alunos a uma construção ativa e efetiva no desenvolvimento de suas capacidades. Os conceitos básicos partem da observação das obras de arte, da cultura regional, de técnicas artísticas, de artes visuais e de artes midiáticas.


Ações Previstas Língua Portuguesa Desde as séries iniciais é trabalhado o desenvolvimento de capacidades cognitivas, lingüísticas e discursivas para que o educando possa ter uma participação social como cidadão num universo dialógico, presencial e virtual.

Textos visuais, icônicos, plásticos, gráficos, verbais, não-verbais, a expressão oral, escrita e artística como recurso indispensável ao mundo atual, rico de efeitos sonoros, visuais e eletrônicos.


Conteúdos Vamos trabalhar, de maneira interdisciplinar, os conteúdos dos livros de Língua Portuguesa e Educação Artística, adotados pela escola. São planejados em anexo, um tema para cada bimestre com dez atividades sugeridas para trabalho em conjunto entre Língua Portuguesa e Artes; e quando possível, reunir outras disciplinas. Os temas e atividades serão construídos no decorrer do ano pelos educomunicadores, envolvidos com as séries mencionadas.


Metodologia Os conteúdos serão trabalhados em forma de miniprojetos ligados a um projeto maior, de acordo com a série e a escolha da turma. Todos os textos serão encarados como espaço de criação, estimulando os educandos à escrita, à leitura, à representação, etc.

A dinâmica circular, de construção coletiva, parte do princípio de que as redes são construídas através de ‘nós’ intencionais que se agrupam para promover intercâmbio, diálogo, colóquios, reflexão, produção, oficinas... Isso é o mesmo princípio que os educadores do Madre Marta querem vivenciar ao longo desse projeto.


Culminância Inicialmente, pensamos em realizar a culminância geral em dois dias de oficinas, preparadas pelos próprios alunos assessorados por seus professores; uma no primeiro semestre e outra no segundo. Esse dia mensal para análise crítica da televisão, rádio e internet a partir de um tema específico eleito pelos alunos e preparado por eles, em oficina. A análise começaria a partir da possibilidade de expressão e seguiria para uma leitura crítica dos mesmos. O resultado da discussão poderá ser transformado em documentário-relatório, de apoio aos demais trabalhos pesquisados e construídos.


Aliados e Responsáveis A coordenadora de educomunicação da insPAZ e coordenadora local de educomunicação, juntamente com a coordenadora pedagógica são as principais responsáveis por esse projeto. Essas precisam formar uma equipe com os professores ministrantes das disciplinas para estudo, execução e avaliação do percurso da caminhada.

São aliados do projeto a Ecosam – equipe interamericana de comunicação da América-FMA e o professor Ismar de Oliveira Soares, chefe de departamento do NCE-USP.


Níveis de Participação Os professores participaram do esboço do plano (texto mártir) até encontrar caminhos de possível execução.

Num segundo momento, os alunos interagirem com a proposta, criticando, sugerindo, suprimindo e acrescentando o que for entendido como interessante para o aprendizado autêntico da turma. Portanto, o trabalho pode ser diferente de uma turma para outra e deverá ser construído ao longo do ano escolar.


Critérios de Avaliação Semanalmente, os professores envolvidos no processo, vão fazer avaliação, programação dos conteúdos e estudos de temas afins. Com os alunos, o processo avaliativo será no decorrer de cada projeto construído e assumido. A partir desse trabalho, queremos avaliar o nosso trabalho, partindo sempre de questões como as seguintes: “O que queremos com um novo ser humano? Formar para o mercado de trabalho? Ou queremos que o novo individuo esteja orientado à construção, à preservação, ao fortalecimento do novo ser, de sua sociedade, de sua vida e da vida do planeta? Qual o perfil desse cidadão planetário?”


Tempo de realização O presente projeto está previsto para o ano letivo de 2003, mas com desejo de se tornar uma prática na Escola Madre Marta Cerutti, em Barra do Garças-MT.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.