Fpacu news 2 º semestre

Page 1

semestre 2014 n.º 2 Federação Portuguesa de Associações Centro e Clubes2.º UNESCO

edição: animepaf

News Rua de Vilar, 54 4050-625 Porto Portugal

www.fpacu.pt

Presidente: Jorge Oliveira (jorge.oliveira@fpacu.pt) Secretaria Executiva: Filomena Costa (filomena.costa@fpacu.pt) Tesoureiro: Aires Carvalho (aires.carvalho@fpacu.pt) 1ª Vogal: Inês Gil (ines.gill@fpacu.pt) 2ª Vogal: Liliana Dias (liliana.dias@fpacu.pt) Assessor de Comunicação: Francisco Reis (comunicacao@fpacu.pt)

Clube UNESCO de Vila Real

Centro UNESCO de Braga

Cinema Documental e Transmédia

Juventude e Inclusão Social

Exposição de Aires Torres – “O Homem, o Revolucionário, o Poeta” decorreu de 20 de outubro a 7 de novembro 2014 e foi visitada por 156 pessoas. No Dia Internacional do Património Audiovisual – 27 de Outubro – foi feita uma Projecção da obra de Aires Torres – e assistiram 60 pessoas.

Comemoração do “Dia da UNESCO e da Tolerância” no IPDJ de Braga A Direção Regional do Norte do Instituto Português da Juventude de Braga, através do seu Centro UNESCO Braga – Juventude e Inclusão Social em parceria com a Casa da Juventude de Guimarães, dinamizaram uma série de atividades destinadas a assinalar o Dia da UNESCO e da Tolerância, no distrito de Braga (mais concretamente nas cidades de Braga e Guimarães). Em Braga realizou-se uma tertúlia sobre os Direitos Humanos e uma visita à Exposição “NO HATE” (patente ao público de 17 a 28 de novembro); e em Guimarães realizou-se “Torneios Desportivos” em parceria com diversas Associações de Estudantes das Escolas de Guimarães. Estas iniciativa contou com a participação de 1725 jovens (Braga e Guimarães).

Clube UNESCO de Bragança Clube UNESCO Desertificação do Mundo Rural A Direção Regional do Norte do Instituto Português da Juventude de Bragança, através do seu Clube UNESCO Desertificação do Mundo Rural desenvolveu a iniciativa designada por “Rotas da Leitura”, que se realizou no período compreendido entre julho e agosto de 2014. Esta iniciativa, que tinha como objetivo facilitar e promover redes sociais garantindo a cidadania ativa dos cidadãos, promovia a leitura em voz alta para grupos de crianças, jovens e adultos, seguida de diálogo sobre os livros da escritora Lurdes Prior, proporcionava a animação e dramatização de histórias e dava apoio à realização de concursos e jogos de leitura.

2.º semestre 2014

1


Federação Portuguesa de Associações Centro e Clubes UNESCO

Clube UNESCO de Viana do Castelo Cidadania e Participação Jovem A Direção Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do seu Clube UNESCO – Cidadania e Participação Jovem de Viana do Castelo levou a efeito a 2ª edição de “Novembro Branco: Ecos de Igualdade 2014”. Trata-se de uma iniciativa que tem por objetivo assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres – 25 de Novembro e que se apresenta como um conjunto de eventos recreativos, culturais e de sensibilização a desenvolver que pretendem sensibilizar e consciencializar a comunidade jovem e civil vianense para a importância de uma atitude proactiva e de não legitimação da Violência Doméstica, considerada como uma “grave violação dos direitos humanos e um obstáculo à concretização dos objetivos de igualdade”. Exposições de trabalhos de alunos das escolas secundárias e profissionais, Decoração de montras, com motivos alusivos ao laço branco, um mega-evento (ação de sensibilização) no auditório do Centro Cultural de Viana do Castelo. dirigido à comunidade juvenil, no âmbito da prevenção da violência no namoro e a construção de uma moldura humana onde se representou o símbolo contra a violência: o laço branco, foram algumas das atividades programadas e realizadas no âmbito do Novembro Branco: Ecos de Igualdade 2014 as quais contaram com a participação de 1400 jovens de Viana do Castelo.

2.º semestre 2014

Clube UNESCO do Porto Ética no Desporto Inaugurado no dia 20 de Maio de 2013 Realizou-se no dia 26 de Setembro de 2014, no Auditório da Escola Fontes Pereira de Melo, no Porto, uma Conferência/ Debate subordinada ao tema “A Ética e Tu”, dirigida aos alunos e professores do curso de gestão desportiva, numa parceria com a Associação Juvemédia. Tendo como orador principal o Professor Doutor Manuel Serrão, personalidade ligada à medicina, mais concretamente à Anatomia Patológica e à Bioética, especialista em Ética da Vida e membro da Academia Pontifica para a Vida, junto do Papa. Este evento, vivo e participativo, permitiu a divulgação dos valores inerentes à prática desportiva no âmbito do PNED e do Clube Unesco-Ética no Desporto contribuindo para o enriquecimento e atitude cívica dos jovens presentes.

2


Federação Portuguesa de Associações Centro e Clubes UNESCO

Clube UNESCO da Maia

Clube UNESCO da Educação Artística

Relatório do segundo semestre de 2014

O Clube UNESCO de Educação Artística continua o Projecto que desenvolve e aprofunda a introdução das Expressões Artísticas em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico com resultados inquestionavelmente positivos, resultados esses que foram apresentados num Livro editado pela Fundação Calouste Gulbenkian e cujo lançamento teve lugar na sede daquela Instituição no pas-sado dia 13 de Novembro de 2014. Este Livro para além de plasmar o trabalho desenvolvido no terreno por especialistas das várias áreas artísticas em escolas do 1º ciclo, pretende chamar a atenção de toda a comunidade escolar e órgãos de decisão política da importância, cada vez maior, da inclusão das Artes no Sistema Educativo. Consideramos surpreendente que na 1ª metade do século XXI se continue a assistir, em Portugal, ao progressivo desinvestimento na Educação Artística, e ao preocupante alheamento da importância das Artes na educação das nossas crianças e dos nossos jovens. Daí que o 2º semestre de 2014 para além das actividades normalmente realizadas em Escolas do 1ºciclo com crianças e Professores, e das Conferências no Centro Nacional de Cultura com personalidades como o Professor Doutor Sampaio da Nóvoa e o Professor Rui Vieira Nery, entre outros, o Clube UNESCO de Educação Artística se tenha empenhado na concretização do Livro editado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Consideramos que este Livro é um testemunho do trabalho realizado, no terreno,(entre 2009 e 2013) pelo Clube UNESCO de Educação Artística assim como um “guia” metodológico para quem, como nós, queira contribuir no seu âmbito de acção –A ESCOLA para uma melhoria sistemática e comprovada do nosso Sistema Educativo.

Conquanto consideremos os eventos do clube, de grande importância, solicitamos a leitura do nosso site que regista parte significativa da programação e consequente execução no ano de 2014. Embora seja um truísmo elencar aqui essas acções programáticas, vamos, para efeitos mediáticos, enumerá-las, salientando as que merecem registo especial: Em 2014, o clube Unesco da Maia trabalhou para concretizar o seu plano de actividades aprovado em Assembleia Geral e enviado à Comissão Nacional da UNESCO par a apreciação. Todas as actividades inseriram-se na tríade: informação, formação e acção. Consideramos pertinente relevar a publicação do primeiro volume de “As memórias dos Tempos Idos” na festa do nosso quarto aniversário e a do segundo em dezembro na igreja matriz de Vila Nova da Telha e o anúncio do terceiro no quinto aniversário do clube no próximo mês de abril. Datas significativas: 20-12-2014 - Mestre Albino José Moreira. Conferência e exposição de pinturas de mestre Albino. 13-12-2014 - Festa de Natal. A alegria de uma data simbólica. 05-12-2014 - Lançamento do 2.º volume das Memórias de Tempos Idos.

Convite do lançamento do Livro

14-11-2014 - S. Martinho, Castanhas e Vinho. 25-10-2014 - Conferência sobre Maria Peregrina de Sousa. 03-09-2014 - Tomada de posse dos corpos sociais para o biénio de 2014- 2016.

2.º semestre 2014

3


Federação Portuguesa de Associações Centro e Clubes UNESCO

Clube UNESCO Espaço t

O Espaço t celebrou a 14 de Novembro vinte anos de existência, a trabalhar a arte como processo terapêutico promovendo a aceitação da diferença! Foram organizados diversos eventos para assinalar essa data, dos quais destacamos: Inauguração da Casa da Felicidade Porque distribuímos felicidade desde 1994, trabalhando a arte como processo terapêutico, decidimos simbolicamente dar este nome à sede do Espaço t, como forma de celebrar a Felicidade. Para tal foi criada na “Casa da Felicidade” uma exposição permanente com objetos simbolizadores da Felicidade oriundos de todos os países do mundo. Para inaugurar esta exposição contamos com a presença do Vereador da Cultura do Porto o Dr. Paulo Cunha e Silva. Nesta inauguração foram expostos os dois primeiros objectos simbolizadores de felicidade enviados pela Presidente da República da Argentina – Cristina Kirchner e pelo Presidente da República da Croácia - Ivo Josipovic para a Casa da Felicidade. Esta iniciativa inseriu-se nas comemorações dos 69 anos da UNESCO, assinalados a 16 de Novembro.

Exposição Coletiva DOCE FELICIDADE O projeto “Tons da Felicidade”, financiado pelo INR – Instituto Nacional para a Reabilitação I.P., conta com o apoio do IPDJ Instituto Português do Desporto e Juventude e da Câmara Municipal do Porto e consistiu num conjunto de atividades desenvolvidas entre Setembro e Dezembro que tiveram como fim a participação artística e cultural dos alunos do Espaço t promovendo a inclusão pela arte. O culminar deste projeto resultou na apresentação da exposição “Doce Felicidade” inaugurada a 20 de Novembro pelas 18:30h, no Palacete Pinto Leite – Porto, que consistia em mais de 1000 obras dos nossos alunos. Este projeto contou com a coordenação artística de Albuquerque Mendes e curadoria de Fátima Lambert. O Meu País no Teu - exposições e workshops O projeto O Meu País no Teu – Espaço Intercultural compreende a realização de iniciativas e eventos que visem a promoção da interculturalidade, usando a arte, linguagem universal, como instrumento de integração. Para tal são realizadas na Galeria Espaço t(eu), exposições inauguradas a cada dois meses de trabalhos artísticos de pintura, escultura, vídeo, fotografia, instalação ou performativos de cidadãos oriundos de países fora da União Europeia. Este espaço pretende assim ter uma programação que dissemine arte contemporânea intercultural, apresentando trabalhos de artistas, grupos ou colectividades das mais diversas bases (backgrounds) culturais, possibilitando ainda a participação e o envolvimento do público em workshops artísticos, realizados periodicamente, dedicados às diferentes artes e culturas dos países presentes nas exposições.

Exposição UNESCO “DIREITO À EDUCAÇÃO” Inaugurou a 21 de Novembro, pelas 16:00h, na Casa do Pinheiro Grande, no Bairro do Cerco, sede do projeto desenvolvido pelo Espaço t no âmbito do Programa Escolhas - Cercar-te E5G, a exposição de cartazes sobre a temática “Direito à Educação”. Esta exposição realizou-se no âmbito do Clube UNESCO Espaço t e pretendeu sensibilizar a comunidade para a temática da Educação para Todos, tendo estado patente até 31 de Dezembro de 2014.

2.º semestre 2014

4


Federação Portuguesa de Associações Centro e Clubes UNESCO

Clube UNESCO Anime Projecto de Animação e Formação Florestar Portugal 2014 Pelo segundo ano consecutivo cumpriu-se a Ação Florestar Portugal no Concelho de Sesimbra no futuro Parque Ecológico da Várzea situado na Quinta do Conde. Contámos com a participação de 97 pessoas oriundas do agrupamento de Escuteiros 718, do grupo 232 do AEP, trabalhadores da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, colaboradores do grupo de ambiente da Autoeuropa e diversas famílias que generosamente se voluntariaram. Em comparação com o ano anterior, foram plantadas menos espécies, tendo sido considerada a manutenção das 160 árvores plantadas no ano passado que resultaram numa taxa de 98% de sobrevivência, uma vez que se perderam dois exemplares. Este evento contou com as intervenções do gestor do projeto Hortas Solidárias, Paulo Pires que informou os participantes acerca dos trabalhos, do Presidente da Junta de Freguesia, Vítor Antunes que falou da importância do projeto e participação ativa da sociedade civil e sensibilização ambiental. No final da ação contámos com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora, que veio reforçar a ideia de esta ação ajuda a dinamizar o plano de valorização do Corredor Ecológico da Quinta do Conde iniciado há 6 anos com diversas infraestruturas criadas tais como: Parque da Vila, Skate Parque, Parque da Ribeira, Hortas Solidárias e o Parque Ecológico da Várzea. É de grande importância que as gerações mais novas compreendam a manutenção e conservação de espécies com caraterísticas únicas tão importantes para a biodiversidade local e nacional. Compete-nos a nós inverter o rumo através da reflorestação com a contribuição de todos, refletindo que este é um património a preservar por todos nós. Queremos agradecer o apoio prestado por todas as organizações que aderiram a este evento e a todos os voluntários que nos ajudaram a concretiza-lo.

2.º semestre 2014

Seminário ‘Agricultura Familiar e Circuitos Curtos’ No passado dia 30 de outubro decorreu o Seminário Agricultura Familiar e Circuitos Curtos no Cineteatro Municipal João Mota em Sesimbra. O Evento contou com a presença de diversas entidades representadas por diversas personalidades destacando a intervenção de Hélder Muteia, representante da FAO (Nações Unidas) que falou sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar e as principais reflexões sobre este tema. Ao longo do dia, a sessão foi dividida em quatro painéis que abordaram os seguintes temas que foram amplamente debatidos: Agricultura Familiar: o que é?; Os circuitos curtos como oportunidade para agricultura familiar; Casos práticos e Projetos em curso. Neste último painel, foi apresentado o projeto Hortas Solidárias da Quinta do Conde no qual a Anime está integrada e foi demonstrado em números o seu balanço após termos atingido o primeiro ano desde a sua implementação. Este seminário foi organizado em conjunto com a Associação de Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal (ADREPES), a Animar, a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, o Instituto Superior de Agronomia, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e no final, a Câmara Municipal de Sesimbra e o projeto Hortas Solidárias da Quinta do Conde. O balanço foi bastante positivo por terem sido partilhadas diferentes realidades e apresentados os diversos projetos que estão a decorrer. As práticas agrícolas de cariz familiar ocupam cerca de 18% da população rural em território nacional e a sua importância abre caminhos para uma resposta duradoura e esperançosa num futuro promissor para a satisfação de necessidades económicas e alimentares nas populações.

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.