Anime.PAF Manual de Bordo + Relatório de Atividades 2018

Page 1

2018

1


2


Como foi este ano

?

Este ano foi um ano positivo, criativo e fluído para a equipa da ANIME.PAF. Procurámos centrar o foco das atividades nos eixos considerados estratégicos e essenciais para consolidar o trabalho que temos vindo a desenvolver, seja na intervenção sócio-cultural, ambiental ou de promoção do desenvolvimento local. Salientamos o início dos projetos de Horticultura de Palmo e Meio e de Momentos com Histórias que este ano tiveram uma visibilidade e adesão significativas na comunidade e ainda a realização da 3.ª edição do Festivárzea. Pretendemos dar continuidade à missão da ANIME. PAF de forma sustentável, garantindo a consistência nas iniciativas, do trabalho em rede e participativo, contando para isso com o apoio fundamental por parte dos voluntários internacionais. Agradecemos a todos os nossos parceiros, em particular à CM de Sesimbra, aos colaboradores, voluntários, clientes e participantes por terem co-construído este ano recheado de atividades e impacto. Um Bem-haja.

A Presidente da Direção Liliana Dias

3


4


Breve Cronologia Estratégia Competências Organizacionais

Animação

Intervenção Sociocultural

Formação

Facilitação e Consultoria Social

Voluntariado

Internacional, Nacional e Local

Projetos

Desenvolvimento Local, Ambiente e Cidadania Ativa

Plano de Comunicação Internet

Destaques 2018 Livraria Digital e Estatísticas

Quadros Síntese Quadro Comparativo

Organização Biénio 2019-2021

Parceiros

Nacionais, Internacionais

Contactos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Ficha Técnica

6 7 8 9 12 15 20 24 25 26 27 28 30

5


Breve Início dos Projetos Horticultura de Palmo e Meio e Momentos Com Histórias.

2013

2018

Chondrostoma lusitanicum na Ribeira de Coina.

2014

2008

Campos de Férias em Ovar, Serra da Estrela e em Almada em parceria com a C.S. Palmela.

2001

6

Percursos Pedestres da Ribeira de Coina. Lançamento do Guia de Campo das Árvores do Parque da Vila.

2012 2011 Visita e reconhecimento do Presidente da República, classificando o PIPA como um projecto de boas práticas juvenis. Medalha de Mérito Municipal Grau Bronze. Criação da Marca Astroanime. Lançamento do PUNKARTE.

Expedição ao Annapurna, Nepal. Projecto PIPA apresenta a produção “Vamos Fazer uma Ópera” no Anfiteatro da Boa Água.

2007

Entidade convidada pelo IV Congresso das Associações Juvenis dos Açores, em Ponta Delgada. Participação no SOHO 2 0 0 2 Internacional.

Expedição “Marrocos 2000 Desertos”. Exploração das Minas de São Domingos em Mértola (recolha de amostras da água).

2000

2016

2015

Criação do Mercado Jovem - Loja de apoio ao empreendedorismo e à criação artística juvenil. Abertura do CIPA - Centro de Inovação e Participação Associativa.

Lançamento do Livro SVE - A Experiência Portuguesa.

Renovação da imagem PIPA e abertura da loja no mercado municipal da Quinta do Conde.

Abertura da Guesthouse Anime | Cultural Seeds for Inclusion & Solidarity. Lançamento da Oferta Educativa.

Parcerias no Parque da Ribeira e no Parque Ecológico da Várzea*. Projeto Hortas Solidárias ‘Talhão Escola’

Lançamento do Guia de Recursos das Organizações da Sociedade Civil da Quinta do Conde.

2009

2017

Nascimento do Clube Unesco Anime.

Lançamento do Livro de BD “Quinta do Conde, Uma Aventura no Tempo”.

Lançamento do Livro “Da Arrábida ao Tejo Um Corredor Ecológico para Conhecer”. Projeto CINEArte no Cineteatro João Mota, Sesimbra.

Dinamização do *PEV: Ecoférias e FESTIVÁRZEA Festival da Terra, Artes e Bio-Diversidades.

2010

Projecto “O Céu é para Todos” e Projecto PIPA em protocolo com a C.M. Sesimbra. Projecto “Centro de Educação à Participação”.

Participação no intercâmbio na Polónia. Participação no programa “Muda de Atitude e Mexe-te”. Primeira participação no programa AV.

Redesign da Imagem Anime.PAF

Projecto PIPA apresenta a produção “Cubo Romântico” no Anfiteatro da Boa Água.

2006 2005

Participação no Learning Forum for EVS Trainers em Weimar, Alemanha. Raid Aventura em caiaque na Serra da Arrábida, Sesimbra.

Nascimento do PIPA | Pojecto de Inclusão pela Arte.

2004

2003 Intercâmbio Internacional. Subida ao Monte Olimpo, na Grécia, com 14 jovens do Distrito de Setúbal. Formação Intercultural e Integração Social no âmbito S.V.E. Mais 80 jovens europeus passaram por estas formações.

1999

Formação Nacional em Relações Humanas e Comunicação para Guardas e Vigilantes da Natureza 1998 (I.C.N.).

Ano da fundação da Anime Projecto de Animação e Formação.

1997


estrategia

visão

missão

Ser referência na inovação social, na qualidade dos serviços prestados e na relevância social da sua atuação.

valores

Melhoria da qualidade de vida dos cidadãos promovendo o associativismo e a participação cívica através de atitudes e práticas colaborativas.

de solidariedade e de equidade como um processo formativo de homens e mulheres livres e participativos, fomentando atitudes e comportamentos não discriminatórios. de educação intercultural como expoente da relação entre povos e culturas, respeitando as diversidades culturais.

crescimento sustentado

de defesa e preservação do meio ambiente, como atitude de vida geradora de futuros sustentados e inclusivos.

• Desenvolver a pesquisa e a educação ambiental; • Expandir seletivamente a área de intervenção, através da investigação e produção de conhecimento científico que fomente contextos de mudança; • Integrar estrategicamente a experiência internacional no desenvolvimento de oportunidades com a comunidade local.

qualidade • Desenvolver o modelo de organização e de gestão com padrões adequados: efetividade, confiança e capacidade de resposta; • Promover continuamente a qualidade da formação e ações desenvolvidas; • Rever e atualizar permanentemente os projetos pedagógicos e de intervenção;

sintonia social

• Desenvolver o conhecimento através de boas práticas comunitárias; • Fortalecer o trabalho em parceria, rentabilizando os recursos associativos da comunidade local; • Intensificar a atuação nacional e internacional.

• Qualificar o quadro permanente de colaboradores.

7


competencias voluntariado

Org. de Acolhimento Erasmus + SVE; Org. de Envio Erasmus + SVE; Org. Coordenadora; Formação de Voluntariado.

Voluntários

consultoria social

Público

3.º Setor

Autarquias

Estudos; Diagnósticos; Capacitação e Intervenção Organizacional.

Agências

3.º Setor

animação

Performativa e Artística, Desportiva e Aventura, Científica e Cultural

Público

facilitação não formal

Privado

Produção de recursos pedagógicos; Formação à medida; e-books; Job shadowing.

formação Permanente e por Medida

voluntariado

Internacional, Nacional e Local

áreas de intervenção animação

8

Intervencão Sociocultural

projetos

Desenvolvimento Local, Ambiente e Cidadania Ativa


Animação Intervenção Sociocultural pre na de novos projetos itinerantes, sem ção ida sol con e es açõ itas mu de Num ano Escola ‘CineArte’ destacamos a Companhia Teatro óptica da educação de públicos, artes performativas ‘Momentos com das s avé atr ura leit a ve mo pro e o projeto que Histórias’.

Animações de Educação Ambiental na Quinta Velha Queijeira Abertura de Loja para trabalhos artísticos e vendas de materiais handmade Participação no ZBIGENS - Fórum Municipal de Juventude Observações do Sol Participação no Evento ‘Kids for Guernica’ Participação nas Reuniões do Movimento Associativo Momentos com Histórias Festa da Família e das Tradições Verão na Fortaleza Jantar de Natal AEBA Participação em Comissão Alargada da CPCJ

c rti

pa

229

õe

s

ipantes

5263

9


O CineArte é uma Companhia de Teatro Escola, para a infância e juventude que surge no âmbito da promoção da cultura e da formação de novos públicos, vem com o intuito de promover a arte na educação. O projeto, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Sesimbra e a Anime.PAF, desenvolve atividade desde 2014.

2281 es açõ

10

146

n tes cipa rti

pa


pelos Um projeto que visa fomentar o gosto pela leitura, em especial mala contos, uma contadora de histórias e cantigas faz sair de uma ação de viagens muitas histórias que despertam os sentidos e a imagin as de todos quantos participam. Ao ritmo das canções e com as palavr viagem contadas, crianças, jovens ou adultos são transportados numa ção media da so imaginária. É um projeto itinerante, que se insere no univer cas entre o livro, a leitura e a educação pelas diferentes expressões artísti e artes performativas.

2477 es açõ

40

n tes cipa rti

pa

11


Formação Facilitação e Consultoria Social

ito específicas de pequeno formato, em áreas mu Este ano privilegiou-se as ações ão e envolvemos, permitindo a aquisiç des que s jeto pro aos res nta me e comple m articulamos, dos agentes e parceiros com que desenvolvimento de competências Ecológico da Várzea com os alunos que Par do s ida olv env des es açõ destacamos as ponsáveis I) e a ação de formação de res (CE ual ivid Ind fico ecí Esp lo rícu de Cur mo e meio. educativos da horticultura de pal

c rti

Estágios Profissionais; Formação Linguística “Português Básico para Estrangeiros”; pa Consultoria Social | Implementação de do sistema de avaliação de desempenho no CCQC; Currículos Específicos Individuais + Plano Individual de Transição; Workshop de Papel Reciclado; Ação de Formação de Responsáveis Educativos da Horticultura de Palmo e Meio; Workshop de Costura ‘Dress A Girl For Africa’; Workshop de Pinturas Faciais; Workshop de Marionetes de Fio; Workshop de Costura Criativa; Estágio Académico no âmbito do Mestrado de Psicologia Social e das Organizações.

55

õe

12

s

ipantes

198


Testemunhos

ao longo lho desenvolvido ba tra o e qu os sertivo. “Consideram diversificado e as te an st ba i fo o com um do ano letiv avam-se sempre ici in o lh ba tra atividades As sessões de da explicação das ém al ra pa e qu cionados briefing, em sobre temas rela ão aç rm fo in ía itia uma a realizar, inclu ntífica, que perm cie m de or de , as com as mesm os associados.” nsão dos fenómen melhor compree

Individual (CEI) Os alunos de Currículo Específico estudos horas têm contemplado no seu plano de er determinadas de estágios que visam desenvolv is. No presente competências em contextos labora eu-se através ano letivo este processo desenvolv o Anime.PAF e de uma parceria da Associaçã hel Giacometti o Agrupamento de Escolas Mic ico da Várzea, e decorreu no Parque Ecológ semanalmente. s 9 alunos e a Inicialmente, estiveram envolvido partir do 2.º período 7. aspetos muito Este estágio permitiu trabalhar , tais como o importantes do perfil destes alunos de adaptação e desenvolvimento de capacidades uma facilidade de mudança que se caraterizam por ionais. de integração em contextos profiss

13


rticultura No âmbito do projeto piloto Ho e ano no de Palmo e Meio, realizou-se est Várzea Centro Agrícola e Ambiental da técnicos, uma ação de formação para iliares e professores, educadores, aux anham voluntários, que promovem e acomp aborativo esta metodologia de trabalho col e inovador.

14

conhecimento possível adquirir i fo o et oj pr te e sustentável “Com es rta bem sucedida ho a um r ia cr o produção de com de métodos de ão aç iliz ut da através biológicos.” o organizar o passada foi, com tra ul ira rre ba or m utilizar “A mai o que manter se e r ta an pl e qu o talhão, s.” produtos químico to da equipa nte o envolvimen rta po im te an st conhecimentos “Foi ba da transmissão de l ve ní ao o up gr com o teiras, charco).” e práticas (semen


Voluntariado Internacional, Nacional e Local

diferentes experiencias entre voluntários de de a tilh par e ão raç inte a ir mit Per divulgar junto da comunidade al), Loc e al ion Nac al, ion nac ter programas (In voluntária e o papel relevante da participação iais soc es içõ titu ins e em jov is ma deste ano. nto e educação cívica foi o desafio sua importância do desenvolvime lusion” e Erasmus+ “ Cultural Seeds for Inc do s jeto pro os ano e est os am Destac da Várzea. za e Florestas” no Parque Ecológico “Voluntariado Jovem para a Nature

Erasmus+ Serviço Voluntário Europeu; Cultural Seeds for Inclusion and Solidarity; Citizen CAN | SVG; Do IT |CS; SHAPE YOUR LIFE | CS; Cultural Seeds Nature Inclusion; 256 Multicultural Day - Encontro Intercultural Voluntários Erasmus+ Serviço Voluntário Europeu no PEV; 40 EVS School Trip; Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas - Voluntariado no PEV; Mentoria Social - Voluntários Erasmus+; Entrevista Radio Sesimbra FM - Divilgução do SVE Voluntários Erasmus+ na Quinta do Conde; Visita Preparatório APV; Meeting of Erasmus+ Volunteers in Setubal -Seixal, Visita cultural “Roteiro da Arrábida”; Workshop/convivio de comida tradicional de Portugal, Polónia, França, Magreb; Visita à Escola Michel Giacometti - aula de projeto SELF

Acreditação | PIC no.943225188

15


ide plant and grow cultural seeds ins The project main objective is to build cation and social activities to Quinta do Conde using arts, edu this e iev s cultural identity. We will ach and strengthen Quinta do Conde’ and visual arts, environment education objective using music, plastic and a to bring the parish together using er ord in , tion duc pro nts eve al cultur ere to w who we are, we will know wh strong social message: “If we kno go!�

16


Testemunhos ième expérience «C’est ma deux du volontariat dans le domaine arity Vegetable et le projet Solid rès moi, un bon Garden est d’ap r responsabilité moyen de concilie ainsi que le environnementale beaucoup appris lien social. J’ai découvrir énoret continue de es sur la nature mément de chos .» grâce à ce projet

gunda expe“Esta é a minha se voluntariado riência no campo do Solidariedae o projeto Horta da ão, uma boa de é, na minha opini responsabilimaneira de conciliar social. Aprendade ambiental e o a descobrir di muito e continu reza através muito sobre a natu deste projeto.”

MARIA França

dczenie, o amowite doświa es ni j ie dz ar jb zmienia „EVS to na tariat naprawdę on ol W ić! os pr m dystansu jakie mogła z świat i uczy cię as eg rz st po ki ja sposób, w śpiechu.” w codziennym po el que eu poderia

ncia mais incrív a “O SVE é a experiê te muda a maneir en m al re do ia ar nt uma pedir! O volu ensina você a fazer e do un m o vê cê como vo diária.” distância na correria ADRIANNA

Polónia

17


jovem, A atividade de voluntariado ovada e decorreu de uma candidatura, apr J, quatro apoiada financeiramente pelo IPD idades de jovens desenvolveram várias ativ s, rega, manutenção, limpeza, plantaçõe ufa e do visitas guiadas, tratamento da est zea. viveiro do Parque Ecológico da Vár

18


a Tenho vindo a colaborar com es mes ns algu há de ANIME.PAF des po para cá quando me juntei ao gru uma u ece ofer me Cinearte, que visão muito mais substancial do que era verdadeiramente o teatro. Fiz duas peças dentro deste âmbito, e conheci pessoas fantásticas o i tire que o Ach . nso diverti-me ime me para a tinh jeto pro melhor que o ensinar. À parte disso, tenho feito s”, alguns “Momentos com História r lora exp a do leva o que me tem mite per me e tivo cria um lado mais o. interagir com um público mais nov Eugénia Patrício

19


Projetos Desenvolvimento Local, Ambiente e Cidadania Ativa as escolhas e O Ambiente e a educação para uma vida mais consciente com para sustentaopções que fazemos dia a dia, contribuindo de forma inequívoca os, assim volvid bilidade e regeneração foi o grande objetivo dos projetos desen oportunidades como uma grande atenção para a inclusão de jovens com menos local. no desenvolvimento e participação dos projetos de desenvolvimento

Percursos Pedestres no Parque Ecológico da Várzea e Parque da Ribeira; Percurso Pedestre Longo da Ribeira de Coina; Gestão e Manutenção do Talhão-escola (HSQC); Horticultura de Palmo e Meio; Trees Of The World - Plantação com o CNE; 1932 Semana da Primavera Biológica 2018; Comemoração dos 10 anos 232 AEP; 79 Oferta e Plantação de 20 Sobreiros com o CAEH; Chama da Solidariedade; Ecoférias (Páscoa, Verão, Grupos e Natal); Dia do Associativismo Jovem pelo Ambiente; X Caminhada Solidária Seis Patas; Planeamento e leyout das agendas mensais das atividades no PEV; Oferta Educativa | Visita HPM EB1 n.º 3 da Quinta do Conde; Oferta Educativa | Visita HPM EBI da Quinta do Conde; Oferta Educativa | Visita Pedagógica EB1 JI Casal do Sapo; FESTIVÁRZEA - III Festival da Terra, Artes e Bio-Diversidades; Recolha de amostras de água no PEV; Recolha de Vetores no PEV; Conselhos Eco-Escolas; World Cleanup Day - Limpar Portugal 2018; Receção à Comunidade Educativa 2018; HPM – Limpezas das hortas e Plantações de inverno; Florestar Portugal

20


O projeto “Horticultura de Palmo e Meio Ambiente, Agricultura e Alimentação”, surgiu com o objetivo de estabelecer uma maior proximidade entre os jovens, a terra, o meio que os envolve, a sustentabilidade e a alimentação. O “Palmo e Meio”, estimado em cerca de 30 centímetros, que estabelece o nome e conceito do projeto, assenta em três premissas: os circuitos curtos (proximidade entre o local de produção alimentar e o local de consumo); a relação de proximidade Intergeracional, tendo em vista a transmissão de práticas de vida sustentáveis; a profundidade da camada de solo utilizada pela maioria das culturas hortícolas, que corresponde aproximadamente a um palmo e meio (30 centímetros).

21


300 participantes 277 espécies autóctones plantadas. Ação conjugada dos três agrupamentos do CNE do Concelho de Sesimbra, Anime.PAF, CM Sesimbra e JF da Quinta do Conde.

22


Ecoférias

Páscoa, Verão, Natal e Grupos

23


Internet

homepage www.animepaf.org

issuu.com/animepaf.org Blogosfera

Redes Sociais

www.facebook.com/Animepaf

www.facebook.com/Mercado-Jovem historicoanime.blogspot.pt/ www.facebook.com/groups/161032563932768

projectopipa.blogspot.pt/ www.facebook.com/eufuisve

projetos

www.facebook.com/groups/203234483137644/

projects www.facebook.com/musicarteanime

animenatura.blogspot.pt/ www.facebook.com/punkarte astro-anime.blogspot.pt/ https://www.facebook.com/groups/970609516348766/

mercadojovemqc.blogspot.pt/

24

clubeunescoanime.blogspot.pt/

twitter.com/animepaf

www.youtube.com/user/animepaf


2018

Patrímónio Cultural de Sesimbra

Versões traduzidas pelos voluntários Erasmus+ SVE

estatísticas 7329 88791 18 Leituras

Impressões

Seguidores

18

54

158

Likes

Partilhas

Ligações

25


Síntese Áreas

Ações

Participantes

Animação

229

5263

Formação

55

198

Voluntariado

40

256

Projetos

79

1932

403

7649

Intervenção Sociocultural

Facilitação e Consultoria Social

Internacional, Nacional e Local

Desenvolvimento Local, Ambiente e Cidadania Ativa

Totais:

Subvenções

Locais de Intervenção Quinta do Conde, Sesimbra, Alfarim, Lisboa, Azeitão, Seixal, Palmela, Setúbal, Almada, Sertã

9

Programa Erasmus+ Câmara Municipal de Sesimbra Instituto Emprego e Formação Profissional Instituto Português do Desporto e Juventude

............... ............... ............... ...............

31.102,39 25.000,00 3.438,11 700,00

€ € € €

Quadro Comparativo

26

Anos

Receita Total

2018

66.802,56 €

60.240,50 €

6.562,06 €

2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011 2010 2009 2008 2007

97 105.76 37 047.71 50 150.04 24 453.18 39 362.40 168 732.70 135 700.00 134 416.00 162 770.00 136 015.00 101 479.00

84 861.86 33 183.71 33 733.99 20 881.63 14 361.00 155 050.00 135 238.00 128 805.00 155 966.00 114 978.00 67 279.00

12 243.90 3 864.00 16 416.05 3 571.55 25 001.40 13 681.70 427.00 5 611.00 6 803.00 21 037.00 34 199.00

Legenda:

€ € € € € € € € € € €

Subsídios

comparação de valores entre anos

Outros Proveitos

€ € € € € € € € € € €

€ € € € € € € € € € €


Biénio 2019 - 2021

Direção

Equipa de Colaboradores

Liliana Dias Lic. em Psicologia Clínica e Mestre em Gestão de R.H.

Isabel Ferreira Lic. em Contabilidade e Finanças

António Mourão Lic. em Química

Patrícia Reis Lic. em Animação e Intervenção Sociocultural

Rui Camoesas Lic. em Desporto e Mestre em Gestão do Desporto e das Organizações Desportivas

Assembleia geral David Cordeiro Lic. em Eng.º Agrónoma

Rita Machado Lic. em Serviço Social Eugénia Patrício Estudante de Filosofia

Conselho fiscal Pedro Pereira Lic. em Química Ana Castro Pereira Eng.ª Agrónoma e Mestre em Energia e Bioenergia Francisco Magro Lic. em Psicologia Social e das Organizações

Fernando Pinto Lic. em Design e Tecnologia das Artes Gráficas Clara Pinto Lic. em Psicologia

Júnior Wagner Músico

Paulo Pires Lic. em Psicologia e Mestre em Psicologia Social e das Organizações Adrianna Sypniewska Voluntária Erasmus + Serviço Voluntário Europeu Maria Attoumani Voluntária Erasmus + Serviço Voluntário Europeu

Equipa de Apoio aos Projetos Kristina Leong Lic. Biologia Cristina Duarte Lic. Biologia Pedro Oliveira Eng.º Aeronáutico Lara Almeida Lic. em Psicologia Criminal Augusto Figueira Lic. em Direito Vicente Camelo Lic. em Psicologia Renato Mirão Artesão José Carlos Técnico de Animação

27


Com quem colaboramos

este ano

Financiadores

Nacionais

28

?


Internacionais

29


Ficha Técnica Direção Liliana Dias, António Mourão, Rui Camoesas Design Gráfico Fernando Pinto Gestão Executiva Paulo Pires ISBN 978-989-97978-4-0 © 2019 animepaf.org

Contacto GUESTHOUSE | ESCRITÓRIO | OFICINA Rua Rio Ardila, Lt 388 Boa Água 1 2975-135 Quinta do Conde - Sesimbra Telef.: 210 809 666 Tm.: 928024068 Tm.: 962 517 700 E-mail: anime.paf@gmail.com

30

MERCADO JOVEM Mercado Municipal da Quinta do Conde Telef.: +351 211 818 093 Horário: de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00

CAAV - Centro Agrícola e Ambiental da Várzea Parque Ecológico da Várzea da Quinta do Conde Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 às 13h00


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.