Indústrias Químicas e o Meio Ambiente

Page 61

61

as populações biológicas; é uma categoria sociológica (e não biológica), relativa a uma racionalidade social, configurada por comportamentos, valores e saberes, bem como novos potenciais produtivos. Neste sentido, o ambiente do sistema econômico está constituído pelas condições ecológicas da produtividade e regeneração dos recursos naturais, bem como pelas leis termodinâmicas de degradação de matéria e energia no processo produtivo.

Apesar do reconhecimento da condição restritiva apontada por Branco (2005) em relação à utilização do termo “meio ambiente”, da recomendação de pesquisadores para a adoção do termo “ambiente” e do reconhecimento que a melhor expressão para retratar o ambiente natural é “ambiente” ou “natureza”, optou-se conscientemente pela aplicação da expressão “meio ambiente” como denominação da variável utilizada para o desenvolvimento deste estudo, como forma de facilitar a interpretação dos profissionais de indústrias químicas com relação à proposta de pesquisa. Esta decisão foi tomada em razão da consagração obtida pela expressão nos meios acadêmicos e empresariais e por estar presente no senso comum da sociedade como definição para um ambiente mais abrangente. 2.2.2. Reflexões sobre a Relação Ser Humano e Natureza Com o processo de franca expansão da sociedade, o significado de natureza viva tal como é entendido pelas culturas primitivas, cedeu espaço ao conceito de natureza dominada, passando a ser identificada por muitos, de forma reducionista, apenas como aquela que provê as matérias-primas necessárias para a subsistência do ser humano. Sheldrake (1993) considera que desde a época de nossos mais remotos antepassados até o século XVII, admitia-se como certo o fato de que o mundo da natureza era vivo. Segundo o autor, os filósofos gregos já haviam desenvolvido uma sofisticada concepção da natureza como um organismo vivo, na qual, apesar dos debates a respeito dos detalhes, o animismo ocupava posição central. De acordo com Collingwood citado por Sheldrake (1993), os grandes filósofos acreditavam que o mundo da natureza fosse vivo devido ao seu movimento incessante. Acreditavam que pelo fato deste mundo possuir movimentos regulares e ordenados, que ele “[...] não só era vivo como também inteligente, um animal imenso com uma alma e uma mente


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.