Indústrias Químicas e o Meio Ambiente

Page 212

212

entanto, para muitas sociedades indígenas, ver a imagem de alguém ou a sua própria é ver a alma desse alguém e fazê-lo perder a identidade e a vida, de modo que a percepção de um espelho ou de uma fotografia pode ser uma percepção apavorante; xi) A percepção nos oferece um acesso ao mundo dos objetos práticos e instrumentais, isto é, nos orienta para a ação cotidiana e para as ações técnicas mais simples; a percepção é uma forma de conhecimento e de ação fundamental para as artes, que são capazes de criar um “outro” mundo pela simples alteração que provoca em nossa percepção cotidiana e costumeira. xii) A percepção não é uma idéia confusa ou inferior, como julgava a tradição, mas uma maneira de ter idéias sensíveis ou significações perceptivas; xiii) A percepção está sujeita a uma forma especial de erro: a ilusão.

Egler e Silva (2007) evidenciam a presença da multidisciplinaridade nos estudos que tratam sobre percepção quando revelam que a compreensão dos campos da percepção não é tarefa de um único campo do conhecimento. Para as autoras, as teorias sobre percepção encontram-se em diversas áreas e possuem enfoques diferenciados sobre o que venha a ser percepção. Para Egler e Silva (2007), a percepção nos permite formar idéias, imagens e compreensões do mundo que nos rodeia, conceito que se aproxima da definição da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente (1991) a qual considera que a percepção é a maneira pela qual o homem sente e compreende o meio ambiente, natural ou criado por ele. Para Egler e Silva (2007, p. 3), a concepção de percepção na visão dos fenomenologistas é formada por dois mecanismos que se complementam: os sentidos e a cognição, os quais são influenciados por fatores externos e internos aos indivíduos. Como forma de ilustrar esta concepção, Egler e Silva (2007, p. 3) citam que: [...] um cego não pode possuir percepções do mundo igual a uma pessoa que detém a visão, até por que os estímulos externos são captados pelos sentidos audição, visão, tato, olfato, paladar. Não que um cego, por isso, possua uma percepção reduzida, mas dado a sua dificuldade de visualização ele poder utilizar outros sentidos, que o permitirá ter outras sensações da realidade e por isso interpretá-la de um outro modo.

Desta forma, Egler e Silva (2007, p. 3) consideram que:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.