Indústrias Químicas e o Meio Ambiente

Page 119

119

demonstrou tão preocupada em desenvolver técnicas de cálculo de risco, com o objetivo de produzir uma infinidade de medidas compensatórias para uma população à mercê de um mundo cada vez mais incerto. Para o autor, ao desenvolver este instrumental para o enfrentamento das incertezas, muitas delas acabaram por incorporar o cálculo de risco28 em seu processo de tomada de decisão. Além disso, Demajorovic (2003) menciona que diversas empresas já são obrigadas pela regulação ambiental a apresentar estudos de risco, destinados a reduzir a possibilidade de ocorrência de acidentes industriais que afetem seus funcionários, a população e o meio ambiente. A ampliação das exigências exercida sobre as organizações pelas novas regulamentações e pela sociedade confirmam a existência dos riscos. Para Demajorovic (2003) diferentemente dos riscos da fase inicial de industrialização, os atuais riscos químicos, nucleares, ecológicos e de engenharia genética apresentam três características fundamentais: não podem ser limitados no tempo e espaço, dificultam a identificação do nexo causal entre o problema gerado e a sua origem e muitas vezes não podem ser compensados. De acordo com Beck citado por Demajorovic (2003) é impossível calcular os riscos gerados para os indivíduos que ainda não nasceram e que serão afetados pelo desastre de Chernobyl. Assim como Beck, Demajorovic (2003) considera que nada é mais representativo do que o posicionamento assumido pelas empresas de seguro em relação ao risco. Segundo o autor, as várias seguradoras que vislumbraram grandes oportunidades de negócios na década de 1980 em função do aumento das regulamentações ambientais, optando por incorporar o seguro ambiental em seus serviços tradicionais, rapidamente perceberam que a multiplicação dos acidentes revelava que a administração dos novos negócios não era tão simples. Diversas seguradoras, preocupadas com os bilhões de dólares destinados ao pagamento das indenizações em virtude do aumento das reclamações por problemas ambientais, as quais ameaçavam a própria solvência do

28

De acordo com Shrivastava citado por Demajorovic (2003) este tipo de cálculo procura avaliar exclusivamente os riscos financeiros, ou seja, detectar a possibilidade de retornos monetários para o investimento realizado, considerando a volatilidade dos mercados financeiros, as flutuações da taxa de inflação, as mudanças tecnológicas, entre outros.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.