Projeto Santu Paulu

Page 1

IL CINEMA E LA CULTURA PUGLIESE SBARCANO IN

BRASILE

Entidades proponentes: Legambiente Puglia Legambiente Circolo di Bari Projeto Santu Paulu – São Paulo/Brasil Parceiros técnicos: na Itália: Apulia Film Comission

PROPOSTA Permitir ao paulistano o acesso a produção audiovisual produzida na região Puglia e também a memória ítalo-paulistana. O momento propício para tal é o do evento que envolverá o Brasil e a Itália ente 2011 e 2012 intitulado Momento Italia Brasil promovido pelos governos federais dos respectivos países. A proposta do projeto “Incursione Mediterranee” é: Promover uma semana com uma programação cultural cujo eixo é o festival de cinema "Cineturismo e il turismo sostenibile in Puglia" apresentando as atividades da Apulia Film Commission na cidade de São Paulo. O festival de cinema deverá ser acompanhado por manifestações expressivas do cenário cultural pugliese e paulistano integradas : concertos musicais ( grupo Ariacorte e o grupo Cupuaçu ), peformances e workshops de teatro ( Cooperativa Kokopeli ), mostra multimedia intitulada “mar de memória” e festival enogastronômico ( com sommeliers de azeite de oliva, vinho pugliese e culinária). As atividades mencionadas serão integradas e estão propostas para o período entre 24 de setembro e 1º de outubro de 2011. Durante uma semana o paulistano viajará no território cultural pugliese que nada mais é do que herança partilhada e memória dos seus milhares de descendentes na cidade. A mostra fotográfica citada terá duração de 1 mês com abertura prevista para 24 de setembro de 2011.

santu paulu • angela di sessa

1 de 6


CINETURISMO E O TURISMO SUSTENTÁVEL NA PUGLIA "La Puglia è tutta da girare" ( Puglia: cenários a se explorar). É com esta frase que a campanha publicitária da “Apulia Film Commission” se coloca para atrair produções cinematográficas, cineastas, interessados em audiovisual e estimular o turismo e a produção cultural no território pugliese. Há vários motivos que justificam o slogan: devido à sua luz especial, suas paisagens naturais e às suas tradições culturais milenares, a configuração do território pugliese se apresenta como um set cinematográfico natural e a céu aberto. Não é difícil conhecê-la partilhando o olhar dos maiores produtores do cinema italiano de Pasolini a Monicelli, de Wertmuller a Salvatores e Rubini, sobre as paisagens da Puglia. Outro motivo é que, a Puglia é atualmente o principal pólo de produções cinematográficas locais e estrangeiras, depois de Cinecittà em Roma. Estes dados são suficientes para justificar uma semana inteiramente dedicada à produção cinematográfica pugliese na cidade de São Paulo. Ma existe outro. Porque ligar São Paulo à Puglia Há vínculos afetivos que ligam São Pauo à Puglia que foram gerados pelo processo migratório italiano no Brasil. O histórico imigratório de puglieses, ou melhor dos “polignaneses” na cidade de São Paulo - que já na metade do século passado possuía mais cidadãos do que a cidade pugliese de Polignano a Mare - criou uma memória comum entre os dois territórios. Em São Paulo, os imigrantes puglieses vieram em sua maioria da cidade de Polignano a Mare, foram os primeiros comerciantes do Mercado Municipal, primeiros jornaleiros, os fundadores da Bolsa de Cereais de Sao Paulo ( futura Bolsa de Valores) e, sendo assim, responsáveis pelo impulso comercial da cidade. Nas atividades culturais os puglieses também se destacaram através de descendentes como a atriz Myriam Muniz, o maestro Callea, ou com a difusão literária através da rede de livrarias Laselva. No setor gastronômico, Pasquale Nigro por 4 últimos anos consecutivos vê sua cantina considerada como a melhor da cidade. Evidentemente que as duas festas dedicadas a São Vito no bairro do Brás, cuja origem comum se reporta a 1919, são a expressão mais genuína dos laços existentes até hoje entre os dois países. Porém, a Puglia nunca foi uma referência clara ao seu descendente em São Paulo e as manifestações típicas não viabilizam a aquisição plena desta sua faceta identitária. Propõe-se então, para reevocar a memória da cidade como organismo vivo e assim reconhecer sua pulsação hoje, um evento/festa do qual farão parte:

Festival de cinema

santu paulu • angela di sessa

Festival gastronômico

Concertos / performances

2 de 6

Exposição multimídia


Festival de Cinema Com apoio curatorial da Apulia Film Comission a Legambiente Circolo di Bari apresentará no festival uma série que representa a produção contemporânea pugliese durante uma semana. São estes os filmes: •L'altra Metà (2009, 12')di Pippo Mezzapesa •Mine Vaganti (2010, 110') di Ferzan Ozpetec •Il Passato è una terra straniera (2008, 120')di Daniele Vicari •Nicola. Cozze, Kebab & Coca-cola. (2010, -)di Antonio Palumbo •La passione del miracolo (2004, 9')di Edoardo Winspeare •Il Miracolo di Edoardo Winspeare (2003, 93') •Focaccia Blues (2009, 82') di Nico Cirasola •'Uerra (2009, 16')di Paolo Sassanelli •Il primo incarico (2010) di Giorgia Cecere Ainda se agregará uma sessão intitulada “Puglia nel’identità e na memoria” com curta metragens relacionando o Brasil e a Puglia com os seguintes filmes: •Mimmo, Mimino e Mimì, ossia Domenico Modugno •I giardini di Luce (2009) di Davide e Lucia Pepe •Non so stare (2008, 17') di Gialuca Sportelli •Notturno stenopeico (2009, 8’) di Carlo Michele Schirinzi Poderão ser visualizados seus trailers na página http://web.me.com/angeladisessa3/mediterranee/nuovafrontiera.html A seleção de filmes citados poderá ser atualizada com lançamentos contemporaneous à mostra proposta.

Festival Gastronômico Pugliese: contemporâneo há séculos ! É impossível falar de memória afetiva de uma cidade sem a sua vivência mais genuina, assim como, falar da Puglia sem a sua outra marca identitária mais forte: a sua culinária mediterrânea ancestral. Há uma expressão corrente na referida região hoje que diz “Culinária pugliese: contemporânea há séculos !”. Não casualmente a Puglia tem 4 cidades certificadas pelo movimento “Slow Food”. Para manter este patrimônio cultural vivo ocorrerão degustações de azeite de oliva e vinho, além do workshop de culinária pugliese/paulistana. Os hábitos culinários desta região e dos seus primeiros imigrantes em São Paulo são a expressão de uma necessidade contemporânea: o não desperdício e a sustentabilidade. Partilhar este saber nos propicia reconhecer as potencialidades dos produtos locais e transformar a produção culinária num exercício de criatividade e consciência ambiental. Nossas convidadas culinaristas serão as “mammas” baresas da cidade de São Paulo, a Sra.Lisena Montanaro, Gina Labate, entre outras, que trabalham na Festa de São VIto. Há consciência, por outro lado, que sem manutenção das tradições culinárias mantidas por essas "mammas", a Festa de São Vito poderá ser condenada a uma manifestação comercial caricata no lugar de ser reconhecida como patrimônio cultural da cidade de São Paulo. santu paulu • angela di sessa

3 de 6


Concertos/Peformances O ritmo provocante dos “tamburelli” pugliese invadirão a cidade tocando seus pontos vitais acompanhandos de peformances. Desta vez os pandeirões maranhenses terão espaço através do “sotaque” do grupo Cupuaçu que em 2011 comemora 25 anos em São Paulo. Nesta “mistura fina” tão característica serão realizados workshops de percussão e concertos musicais com os convidados especiais: o grupo Compagnia Aria Corte e, o grupo performático Kokopeli. Compostos por 10 artístas cada um deles, os grupos pesquisam as tradições locais, se reapropriam dela e devolvem uma produção contemporânea com a profundidade das raízes arcaicas de sua terra. Propõe-se o encontro de repertórios com o grupo Cupuaçu, que deverá gerar os espetáculos. Se apresentarão em 3 concertos e realizarão no mesmo local workshops apresentando as artes cênicas, a percussão e a dança popular tradicional da região Puglia.

Exposição multimídia “Mar de Memória “Mar de memória” é uma exposição multimídia que articula o acervo reunido pelo Projeto Santu Paulu em mais de 15 anos de trabalho. Sua estruturação básica é a de construção de um labirinto cujas paredes serão nichos formados pelo agrupamento de caixas de frutas ( usadas no Mercadão de São Paulo) com suas superfícies tratadas no processo fotográfico cianótipo. Seu "tingimento" conferirá uma cor de azul irregular que deverá mudar durante a mostra dada a sua fotosensibilidade. Este agrupamento de nichos conterá imagens, telas com vídeos e objetos de memória referente aos imigrantes e descendentes de Polignano a Mare e Puglia em São Paulo. Uma especial atenção será dada aos descendenes que realizam a Festa de São VIto, que em futuro próximo completará 100 anos, fato que a coloca como patrimônio da cidade de São Paulo. Seu percurso labiríntico levará à uma área central onde haverá uma mesa de refeições com sua superfície igualmente trabalhada em cianótipo, que será um enorme fotograma com a silhuetas de uma refeição ( pratos, copos, talheres, guardanapos, toalhas de centro, etc) que terá seus vestígios registrados. Sobre a referida mesa e, em torno dela, haverão "Chuveiros de som" que reproduzirão os depoimentos editados da mais de 90 horas de história oral captada pelo projeto de descendentes puglieses em São Paulo. Um mar de vozes simultâneas poderá ser ouvido individualmente sob os mesmos santu paulu • angela di sessa

4 de 6


remetendo ao vozeirio de uma família italiana em torno da mesa. A mesa de refeição central também será o lugar no qual posteriormente ocorrerão as degustações de óleo de oliva e vinho, propostas neste projeto, portanto, uma área interativa destinada aos workshops.

santu paulu • angela di sessa

5 de 6


PROGRAMAÇÃO Evento

Data

Local

•Festival de cinema

De 25 de setembro a 02 de outubro de 2011

Cinemateca Brasileira

•Festival Gastronômico Degustação de óleo de oliva e produtos puglieses

De 24 a 29 de setembro de 2011

Cinemateca Brasileira, restaurantes convidados, centros educacionais

•Festival Gastronômico culinária baresa em São Paulo

De 25 a 27 de setembro de 2011

Cinemateca Brasileira e centros educacionais

•Festival Gastronômico Degustação de vinho

De 28 a 1º de outubro de 2011

Cinemateca Brasileira e centros educacionais

•Concertos e performances Concerto Compagnia Aria Corte com Grupo Cupuaçu

24 de setembro e 02 de outubro de 2011 ( abertura e fechamento do evento )

Cinemateca Brasileira

•Concertos e performances Grupo Kokopeli

De 25, 27 e 29 de setembro de 2011

Pontos da cidade como Mercado Municipal, Edifício São Vito, bancas de jornal, Museu do imigrante, etc.

•Exposição Mostra multimedia “Mar de memoria”

De 24 de setembro a 30 de outubro de 2011

santu paulu • angela di sessa

Cinemateca brasileira

6 de 6


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.