Informativo

Page 1

#umnovojeitodefazerpolitica

Informativo O primeiro mês de mandato na Câmara em resumo.

Angela Albino reforça Bancada Mandato começa com planejamento estratégico do PCdoB na Câmara Gustavo Alves - Acervo Câmara dos Deputados

Nos dias 14, 15 e 16 de novembro foi realizado o Seminário de Planejamento Estratégico do mandato da deputada Angela, que marca o esforço inaugural e coletivo de dotar o mandato de um conjunto de ferramentas que possibilitem uma ação planejada, coordenada e com foco em objetivos e metas. Além disso, o planejamento procurou sistematizar um conjunto de informações relevantes para o posicionamento e da parlamentar no período próximo. Foram de nidos 9 Resultados Esperados ao nal do mandato e 16 projetos, além de debater a linha do tempo, as marcas, os riscos e ameaças e os respectivos planos de contingências. Planejamento Estratégico é apenas o primeiro passo de um grande desa o que é dotar o mandato de uma Ação Planejada, que assegure o foco necessário, a otimização e uso racional dos recursos e, sobretudo, a Gestão do Tempo.

Entre suas prioridades, pautas relacionadas ao desenvolvimento econômico, aos direitos humanos. A catarinense Angela Albino assumiu no dia 28 de outubro o cargo de deputada federal. Após oito meses à frente da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, a parlamentar deixou o cargo para reforçar a bancada comunista na Câmara dos Deputados. Primeira comunista catarinense a ocupar uma cadeira no Legislativo federal, Angela terá como foco do mandato o desenvolvimento econômico e aos direitos humanos e dos trabalhadores. Mas alerta que o momento também é de luta pela democracia e desenvolvimento do país. Acredito que o momento agora é de garantir a aprovação de medidas que assegurem a retomada do crescimento do país, de apoio aos projetos que gerem emprego e renda a todos. Além disso, Angela ainda se dedicará às pautas que dizem respeito aos direitos humanos. Serei mais uma voz na Câmara a favor da democracia e do avanço do Brasil, em defesa das mulheres, das bandeiras LGBT e no combate ao racismo , acrescenta.

Realidade das mulheres negras pauta debates em Brasília A atual legislatura na Câmara dos Deputados conta com 53 representantes do sexo feminino. Dessas, apenas três se autodeclaram negras. A baixa representatividade das mulheres negras foi um dos temas abordados, no dia 17 de novembro, durante comissão geral realizada para debater a realidade desta parcela da população. A deputada federal Angela Albino (PCdoB/SC) participou da sessão especial e acompanhou a Marcha das Mulheres Negras em Brasília. Entendemos esta marcha como um espaço importante para avançarmos na construção de políticas públicas capazes de criar condições mais iguais. Hoje, as mulheres negras morrem mais de parto que as brancas, chegam a ganhar muito menos do que as brancas, que, por sua vez, já ganham menos que os homens. Portanto, hoje, a condição da mulher negra na sociedade é das condições mais duras que temos que enfrentar. Por isso, vamos todas às ruas!

http://instagram.com/angelaalbinosc

Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara

Durante a sessão Angela conversou sobre o assunto com a colega Benedita da Silva (PT/RJ).

https://www.facebook.com/Angela6565

https://twitter.com/angela_albino


Debate sobre Construção do Plano Nacional do Esporte acontecerá em SC

Flexão de gênero em atos o ciais da administração pública federal pode se tornar obrigatória

A Comissão do Esporte (CESPO )da Câmara dos Deputados promoverá em breve um debate em Santa Catarina sobre a Construção do Plano Nacional do Esporte e a realidade do desporto escolar no Brasil. A discussão do tema no estado foi proposta pela deputada federal Angela Albino (PCdoB/SC) por meio do requerimento 88, de 2015, e aprovada, por unanimidade, na reunião ordinária do colegiado no dia 11 de novembro. A democratização do debate em torno deste assunto é de suma importância e os pro ssionais catarinenses podem contribuir e muito com a construção do plano , destaca a parlamentar. Ao justi car a proposição, Angela evidencia a importância das atividades desportivas escolares no desenvolvimento da cidadania das crianças e jovens. A prática de qualquer modalidade desportiva proporciona o desenvolvimento dos alunos e promove a inclusão social e isso reforça a importância a importância do debate que propomos , enfatiza.

Proposta sobre a utilização dalinguagem inclusiva começa a tramitar nesta semana na Câmara Federal

Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara

O primeiro mês da deputada federal Angela Albino (PCdoB-SC) na Câmara dos Deputados foi marcado pela apresentação do Projeto de Lei 3.756, de 2015, para regulamentar a utilização da linguagem inclusiva de gênero na redação de atos normativos, editais e demais documentos o ciais no âmbito da Administração Pública, direta e indireta, de todos os Poderes da União. Conhecida por sua atuação em Santa Catarina em defesa da igualdade entre homens e mulheres, a parlamentar destaca que a exão de gênero é uma forma simples de assegurar que ambos os sexos sejam tratados igualmente inclusive nos atos governamentais. É também na linguagem que devemos assegurar a condição de igualdade entre homens e mulheres. O Poder Público deve dar o exemplo, trazendo o reconhecimento para os discursos e práticas cotidianas da Administração Pública Federal , enfatiza. Em seu paragrafo único, o PL dispõe que para os efeitos desta Lei, entende-se por linguagem inclusiva de gênero o uso de vocábulos que designem o gênero feminino em substituição a vocábulos de exão masculina para se referir ao homem e à mulher . Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara

Angela Albino defende manutenção do orçamento do Bolsa Família A possibilidade de corte no orçamento do programa Bolsa Família foi tema de pronunciamento da deputada federal Angela Albino (PCdoB-SC) na reunião deliberativa da Comissão de Seguridade Social e Família Câmara dos Deputados no dia 25 de novembro. A parlamentar catarinense aproveitou a presença do relator setorial do orçamento para 2016, deputado João Arruda (PMDB-PR), para fazer um apelo para que não haja cortes no programa. Como ex-secretária de Estado da Assistência Social sou testemunha do quanto o programa é capaz de gerar dignidade ao povo brasileiro. Sou de um estado que vive uma excelência de qualidade de vida, mas tem uma pobreza bastante signi cativa que só é alcançada com o Bolsa Família e outros programas de transferência de renda. Em nome do Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência Social (FONSEAS) e em nome dos 50 milhões de cidadãos e cidadãs brasileiras que mais precisam e hoje tem uma vida melhor por causa do programa, peço para que Vossa Excelência reveja posição a cerca do corte no orçamento , apelou Angela. Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara

Praça dos Três Poderes - Câmara dos Deputados Gabinete: 609 - Anexo: IV CEP: 70160-900 - Brasília - DF


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.