Prestação de Contas do Deputado André Lazaroni

Page 15

MEIO AMBIENTE

15

DEPUTADO ESTADUAL I PRESTAÇÃO DE CONTAS

André Lazaroni busca soluções para o Aterro Sanitário de Itaoca em São Gonçalo Fotos: Divulgação CDMA

Bolsas de sangue, agulhas descartáveis, material cirúrgico armazenados de forma irregular e muito chorume desaguando em rios que desembocam na Baía de Guanabara. Este foi o cenário encontrado pelo deputado durante vistoria ao lixão de Itaoca, em São Gonçalo. “Constatei uma grave situação que põe em risco a vida dos moradores que vivem nas proximidades: o lixo hospitalar está sendo armazenado como lixo comum. Este lixão não poderia estar funcionando. Os resíduos hospitalares devem ter destino final adequado e o chorume nunca desaguar nestes córregos”, afirmou André Lazaroni. Ele se reuniu com a prefeita de São Gonçalo na tentativa de encontrar novo local para instalação do aterro sanitário na cidade e promoveu também uma Audiência Pública com a concessionária que administra o atual aterro.

“Solicitei à Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca) que tomasse providências em relação ao tratamento do lixo hospitalar e até mesmo multasse a concessionária que administra o aterro”, revelou.

Vistorias da CDMA e do IBAMA interditam caldeira na Parmalat O deputado André Lazaroni vistoriou durante alguns dias os municípios de Itaperuna, Cardoso Moreira, Italva, Natividade, Porciúncula, Miracema e Santo Antônio de Pádua. A CDMA que preside, com o IBAMA e policiais do Batalhão Florestal do Estado, verificou denúncias contra a indústria de laticínios Parmalat, localizada em Itaperuna. O IBAMA multou a empresa Biomac em R$ 50 mil por

descumprir o artigo 60 da lei 9605. A empresa, que é responsável pela caldeira a vapor da indústria Parmalat, permaneceu interditada durante uma semana. Na época, o deputado também solicitou à Secretaria Estadual do Ambiente todas as licenças de operação das indústrias daquela região, o manifesto de resíduos de cada uma delas, além do PROCON - Ar e PROCON - Água.

Selo Verde certifica responsabilidade ambiental As empresas que promoverem o destino final adequado para produtos plásticos poderão receber o Selo Verde. Com o certificado, as indústrias de polímeros serão incentivadas a promover a reciclagem, desde que sejam observadas as proibições e restrições legais. O uso de selos certificadores está se difundindo no país, por conferir credibilidade aos produtos

que ganham a preferência dos consumidores. O Estado estará dando condições, mediante o incentivo do Selo Verde, à despoluição continuada e crescente por recipientes plásticos. Assim, tanto as empresas como a sociedade civil poderão participar desse processo, cujo resultado será a preservação ambiental a ser desfrutada por nós e pelas futuras gerações.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.