Mídia e Direitos Humanos

Page 138

União promissora 137

pela econômica. É preciso que o jornalista observe não só as propostas para o crescimento econômico do País, mas o que elas propiciam para o desenvolvimento. Uma demonstração desse desenvolvimento são os indicadores sociais e seus avanços ou retrocessos – tema que abordamos em uma das aulas. Tratamos também a questão da análise orçamentária e de políticas alternativas de desenvolvimento. O curso quis municiar os jornalistas para o debate eleitoral e para comparação entre governos. Um jornalista mais preparado para cobrir as eleições vai observar os aspectos sociais.

IMPACTOS DA MACROECONOMIA Nesse debate, o papel do Estado deve avançar, portanto, para além da obrigação de respeitar (ou seja, de não violar) os Direitos Humanos. É fundamental que a sociedade compreenda que os atores estatais têm a obrigação de promover, proteger e, sobretudo, realizar os Direitos Humanos. Para Paulo César Carbonari, secretário-executivo da plataforma DhESCA, organização da sociedade civil que monitora a efetivação dos Direitos Sociais no Brasil, e membro da coordenação nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos, existem entraves, sobretudo, para o debate político em torno dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (Desc), pois eles provocam um impacto coletivo. E o processo de redução desse impacto mexe, obrigatoriamente, com as estruturas políticas e econômicas. Na opinião de muitos analistas, a estratégia que vem sendo adotada pelo Brasil nos últimos anos, de garantir superávit primário cortando investimentos em todas as áreas, é um dos principais obstáculos para a implementação desses direitos de forma integral. “Para que os Direitos Humanos sejam respeitados, essa política precisa ser mudada por completo. Em primeiro lugar, devem vir as metas sociais (saúde, educação, reforma agrária etc.). Além disso, os mais ricos devem ser os principais financiadores do Estado, por meio do pagamento de tributos que hoje recaem sobre a classe trabalhadora e sobre os consumidores, penalizando acentuadamente os mais pobres”,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.