Ler em português - Dia Mundial da Língua Portuguesa

Page 1

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

LER EM PORTUGUÊS SUGESTÕES DE LEITURA


“Quando o Dr. Simão Bacamarte, médico psiquiatra, homem da ciência, constrói um asilo em Itaguaí, nada faria prever os acontecimentos que lhe sucederam. "Eram furiosos, eram mansos, eram monomaníacos, era toda a família dos deserdados do espírito." Mas quem eram, afinal, os loucos? Neste conhecido conto da literatura brasileira, Machado de Assis reflete sobre a fronteira


entre a sanidade e a loucura, ao mesmo tempo que constrói um retrato crítico da sociedade da época.”

Machado de Assis é filho de pai mulato carioca e mãe açoriana. O escritor brasileiro nasceu no Rio de Janeiro em 1839 e morreu em 1908. Autodidata e ambicioso, tornou-se um clássico da língua portuguesa.


“Mil-Homens recebe do pai a missão de apanhar o gato-vampiro que aparece, à noite, em casa dos Perestelo e monta a "Operação chouriço sem alho", que terá resultados surpreendentes. Entretanto, a Dentinho, ou antes, a detective Dentinho, entra em acção e vai descobrir de quem é realmente a alma da casa, aquela luzinha branca que tanto os tem ajudado. Por sua vez, Valentim passeia om a Diana na Foz do Douro, entre o mar e o céu que tanto a interessavam, mas alguém aparece, de repente, e …”


Álvaro Magalhães nasceu no Porto, em 1951, e publicou o seu primeiro livro em 1982. A sua obra para crianças e jovens, que integra poesia, conto, ficção e textos dramáticos, repartindo-se por mais de 120 títulos, caracteriza-se pela originalidade e invenção, quer na escolha dos temas quer no seu tratamento. Foi várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo Ministério da Cultura.


“Vinte anos após o fim de uma longa viagem (física e interior) pelo Sahara, uma fotografia antiga motiva Miguel Sousa Tavares a escrever No Teu Deserto. Tantos anos depois dessa primeira publicação, este livro continua a marcar os leitores pela belíssima homenagem ao silêncio e à imensidão do deserto, à amizade e à vida.”


Miguel Sousa Tavares nasceu no Porto. Depois de se ter licenciado em Direito, exerceu advocacia durante 12 anos, atividade da qual abdicou para se dedicar em exclusivo ao jornalismo, uma paixão

que

lhe

tem

valido

diversos

prémios.

[…],

Miguel Sousa Tavares tem vários livros publicados, de crónicas a contos, romances, livros de viagem e infanto-juvenis


“No

século

XVII,

durante

a

Guerra

da

Restauração

da

independência de Portugal, soror Mariana Alcoforado apaixonou-se por um oficial francês. As cartas de amor que lhe escreveu transformaram-se num símbolo da literatura romântica universal. Trezentos anos depois, Alice, uma jornalista, revisita esta história e aprende com Mariana a vencer a tristeza de um amor perdido. e alcançar a paz, sem negar os seus sentimentos mais profundos.”


Margarida Rebelo Pinto é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas. Publicou o seu primeiro livro em 1999 e desde então tem construído uma sólida carreira como escritora. A sua obra, publicada em Portugal e no estrangeiro, já vendeu mais de 1 milhão de exemplares.


O Alquimista relata as aventuras de Santiago, um jovem pastor andaluz que abandona a sua terra natal e viaja pelo Norte de África em busca de uma quimera — um tesouro enterrado sob as pirâmides. Uma cigana, um homem que diz ser rei e um alquimista irão ajudá-lo na sua busca. Ninguém sabe exatamente o que é o tesouro nem se Santiago conseguirá ultrapassar todos os obstáculos da sua travessia do deserto. Alquimista recria um símbolo intemporal que nos recorda a importância de seguir os nossos sonhos e de ouvir a voz do coração.”


“Um dos autores mais lidos e respeitados em todo o mundo, Paulo Coelho tem a sua obra publicada em mais de 170 países e traduzida em 81 idiomas. ssico dos nossos tempos, O Alquimista, considerado o livro brasileiro mais vendido de sempre e que atingiu já mais de 427 semanas ininterruptas de presença na lista dos livros mais vendidos do New York Times.


“Esta é a história comovente de Zezé, um menino de seis anos nascido no seio de uma família muito pobre. Zezé é inteligente, sensível e criativo, mas muito endiabrado. Carente do afeto que não encontra junto do pai e da mãe, mais preocupados em sobreviver a cada dia, o menino perde-se nas ruas, onde só lhe dá para inventar travessuras […].

Tendo aprendido demasiado cedo a dor e a

tristeza, Zezé acaba por usar o mundo da sua imaginação para fugir da realidade da vida Xururuca e ao qual revela os seus sonhos e desejos. “


José Mauro de Vasconcelos nasceu no Rio de Janeiro em 1920 e faleceu em São Paulo em 1984. Descendente de portugueses, o autor teve vários empregos durante a adolescência, viajando depois por todo o Brasil e por vários países europeus. […] Em 1967, recebeu o Prémio Jabuti de Romance, o mais importante prémio literário brasileiro.


“[...] A aparente simplicidade da linguagem de Maria Judite de Carvalho não pode deixar de ser perturbadora. Uma linguagem pouco ornamentada, essencial, depurada, torna-se o lugar da interrogação do real, questionando-o, inscrevendo assim já a mudança neste tempo. Mas não evidenciará também esta contenção uma resistência ao tempo? que desaparece, para mais


tarde renascer nesse lugar onde a libertação do Homem se inscreve. [...]”

Maria

Judite

de

Carvalho

(1921-1998)

foi

uma escritora

portuguesa, unanimemente considerada uma das vozes femininas mais importantes da literatura nacional do século XX. É autora de contos, novelas, crónicas, assim como de uma peça de teatro e de um livro de poesia. Trabalhou nos periódicos Diário de Lisboa, Diário Popular, Diário de Notícias e O Jornal.


Trabalho realizado pelos alunos do 9ºA, sob supervisão das professoras Carla Nunes e Ana Fontes, em colaboração com a BE. As informações sobre livros e autores foram transcritas do site WWW.WOOK.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.