Livre #2 : Sexualidade

Page 10

# Trocando Idéias Quando e como surgiu a idéia de fazer uma escola de sexualidade para cristãos? A idéia surgiu em 2007. A Missão Avalanche já estava desenvolvendo escolas de missões urbanas, artes e comunicação, mas sentimos a necessidade de treinar pessoas estrategicamente para atuarem na área da sexualidade. Vimos que seria impossível corresponder à demanda por palestras pelo Brasil afora e resolvemos, então, elaborar uma grade curricular para cristãos interessados em, primeiramente, se conhecerem e serem restaurados e, por consequência, serem capazes de restaurar outros. A proposta é levantar, capacitar e enviar mais pessoas para militarem pela sexualidade humana segundo a ótica de Deus.

junho2010 outubro2010

Qual a principal dificuldade em abordar esse assunto dentro das igrejas? E fora dela?

revistalivre revistalivre

10

Fotos: Amanda Oliveira

Sei que a igreja, de um modo geral, tem divulgado a idéia de “ganhar almas” para Jesus. O problema não é ganhar a alma do indivíduo. O problema é crer que o indivíduo só tem alma! Muitos crêem que uma vez se convertendo, se tornarão anjos assexuados. Nossa luta tem sido confrontar essa visão e propor outra: apresentar

o ser humano na sua integralidade - corpo, espírito e alma – e sua necessidade de se relacionar. O maior desafio para abordar o assunto fora da igreja é a visão humanista que impera em boa parte das instituições. O culto à licenciosidade e ao hedonismo faz muitos discípulos. Mas, por incrível que possa parecer, ainda existe muita abertura para se falar sobre sexualidade fora da igreja. Parte disso se deve a problemas sociais referentes a abuso, prostituição, estupro, gravidez indesejada, pedofilia, parafilias [comportamento sexual que encontra prazer em outra atividade que não a penetração], AIDS, DSTs, homofobia, androgenia, e por aí vai. Algumas instituições muitas vezes se vêem como reféns dessas questões e acabam se abrindo para quem trabalha na área. Se os cristãos tiverem algo a dizer, ótimo! São oportunidades imperdíveis para levarmos os valores do Reino de Deus para a sociedade.

A que você atribui a relação dos jovens cristãos com a sexualidade e sensualidade? Hoje os jovens tem muita informação sobre esses assuntos, mas o problema está na fonte da pesquisa. Usar site pornô, Hollywood ou literatura humanista para ser educado sobre a sua sexualidade é problema na certa. Existe falta de transparência no meio cristão. Assuntos como intimidade,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.