Os Romanos

Page 1

A Gazeta da História - Entrevista a um romano, o Sr. Dominu

Jorge - Olá Sr. Titus, como passou? Sr. Titus - Olá Jorge – O que tens feito? Jorge – O Sr. pertence ao exército romano? Sr. Titus – Sim, eu sou um Legado. Um Legado comanda numa província com apenas uma legião, os legionários. Também sou o governador provincial. Sabes em províncias com várias legiões, cada uma delas é comandada por um legado e todas estavam sujeitas ao governador. Jorge – Sr. Titus, pode mostrar-me fotos de um legionário romano? Sr. Titus – Jorge, vem comigo, vou mostrar-te…

Legião romana ao ataque


Sr. Titus - Inicialmente, só os cidadãos do Império Romano podiam pertencer ao exército. Tinham de ter, pelo menos, 1, 70 de altura e alistavam-se por um período de vinte anos. O exército romano foi o grande responsável pela construção do Império. A sua principal característica era a forte disciplina, que tornava os seus membros combatentes ferozes. Para além das batalhas, os soldados participavam também na construção de pontes e estradas. Chegavam a caminhar 20 a 30 quilómetros por dia, carregando um pesado equipamento e montando armas poderosas, como as catapultas. O exército romano organizava-se em legiões que tinham entre 4 000 a 8 000 soldados e que, por sua vez, se dividiam em grupos mais pequenos. Os soldados romanos ganhavam bastante bem e muitos deles, quando acabavam por ficar nas províncias do Império e casar com mulheres locais. Jorge – Obrigada pelas informações. Sr. Titus – Foi um prazer, Jorge.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.