Monografia

Page 1

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO BACHARELADO EM DESIGN DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN ALLINY GOMES CAMELO – 2220106025 IONARA PAULINO MACIEL – 2220100860 DESIGN EDITORIAL: DESENVOLVIMENTO E CRIAÇÃO GRÁFICA DE UMA REVISTA DE DECORAÇÃO E REFORMA SÃO PAULO 2022

ALLINY GOMES CAMELO IONARA PAULINO MACIEL

DESIGN EDITORIAL: DESENVOLVIMENTO E CRIAÇÃO GRAFICA DE UMA REVISTA DE DECORAÇÃO E REFORMA

Trabalho de Graduação de Curso apresentado à Universidade Nove de Julho - UNINOVE, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Design.

Orientador: Professor Dr. Ailton Santos Silva SÃO PAULO 2022

Dedicatória

ALLINY GOMES

Não há exemplo maior de dedicação do que o da nossa família. À minha querida família, que tanto admiro, dedico o resultado do esforço realizado ao longo deste percurso. Em especial para minha mãe que me ajudou nos momentos mais difíceis e disse que eu nunca seria uma fraude.

IONARA PAULINO MACIEL

Gostaria de dedicar esta trajetória para as quatro pessoas mais importantes da minha vida, meus pais e minha irmã, meus três maiores exemplos de força e luta e meu noivo que me apoiou em todos os segundos desde o início a vocês toda a minha gratidão. Essa vitória é nossa! Obrigada!

Agradecimentos

ALLINY GOMES

Primeiramente a Deus que permitiu que tudo isso acontecesse, me ajudando a trilhar um caminho de sucesso, e não somente nestes anos acadêmicos, em todos os momentos é o maior mestre que alguém pode ter.

Agradeço aos professores que me acompanharam ao longo do curso e que, com empenho, se dedicam à arte de ensinar. Em especial quero agradecer ao João Gabriel. Você é o professor mais incrível que conheci e por isso eu quero te agradecer. Mais do que um professor que transmite conhecimento na sala de aula, você cria empatia com seus alunos!

Aos meus pais, pelo amor, incentivo e apoio incondicional, a minha irmã Andreza pelo apoio e compreensão, ao meu irmão Kaique pelo incentivo e admiração e à todos da minha família, que com seu incentivo me fizeram chegar à conclusão do meu curso e começo de uma nova carreira.

Primeiro, gostaria de expressar minha gratidão a Miguel, um amigo incrível e meu amado noivo e logo esposo, que tem sido uma grande ajuda para me apoiar durante a preparação desta tarefa. Obrigado por seus cafés, pela ajuda na limpeza de casa e por ouvir meus lamentos.

A todos que direta ou indiretamente fizeram parte de minha formação, o meu muito obrigada.

IONARA PAULINO MACIEL

Gostaria de agradecer a Deus por me proporcionar viver essa experiência desafiadora e de grande importância na minha jornada, a Deus por ter me dado as forças necessárias para chegar até este momento, foram três anos de grandes lutas ao lado dos meus colegas de sala e também ao lado da minha família. Agradeço aos meus pais que sempre lutaram da melhor maneira que puderam para que eu pudesse estudar em busca de um futuro melhor, minha mãe meu segundo maior exemplo de força e dignidade, ao meu pai que mesmo com sua luta contra o câncer nunca desistiu de viver e me deu toda a força que precisei para percorrer essas duas batalhas simultâneas, foi por você pai e por você mãe! Diante de tudo que passaram me ensinaram a não desistir de meus sonhos e lutar até alcançar a vitória novamente agradeço a Deus pela cura do meu pai e por sua vida.

Por fim, e não menos importante ao meu noivo, Bruno, obrigada por todo o apoio e por não me deixar desistir, obrigada por ser minha força nos momentos em que quase desabei grande parte deste mérito devo a você. Obrigada a todos os professores que dedicaram suas vidas para compartilharem seus conhecimentos conosco, sem vocês o futuro não existe, a educação é uma das únicas fontes de renovação da sociedade, obrigado por renovarem a minha realidade.

Resumo Abstract

O presente trabalho tem por objetivo alcançar uma melhor distribuição de informações a respeito de reformas residenciais para pessoas que desejam transformar suas casas mas não têm acesso a prestadores de serviços bons e com um acessível para sua realidade. Diante desta questão iniciamos nossas pesquisas referentes ao público alvo, tendências de decoração, revestimentos de parede e pisos, pintura e acabamentos com o intuito de auxiliá-las em suas reformas. Realizamos também muitas pesquisas voltadas à parte de criação gráfica da revista, entre elas estão os estudos de tipografias, grids, composições de textos, entre outras.

Para o desenvolvimento deste projeto utilizamos ferramentas de criação como o InDesign que foi utilizado para a diagramação da revista e da monografia, o Photoshop para o tratamento de imagens da revista e o Canva para a criação das apresentações durante o projeto.

Palavras-chave: Reforma, decoração, criação, mudança, informação.

This work aims to achieve a better distribution of information about home renovations for people who want to transform their homes but do not have access to good service providers and with an accessible service for their reality. Faced with this question, we started our research regarding the target audience, decoration trends, wall and floor coverings, painting and finishes in order to assist them in their renovations. We also carried out a lot of research focused on the graphic creation of the magazine, among them are the studies of typography, grids, text compositions, among others.

For the development of this project, we used creative tools such as InDesign, which was used to layout the magazine and the monograph, Photoshop to process the magazine’s images and Canva to create presentations during the project.

Keywords: Reform, decoration, creation, change, information.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 7

1.1 PROBLEMA 8

1.2 JUSTIFICATIVA 8

1.3 OBJETIVOS 8

1.2.1 Geral 8 1.2.2 Específico 8

2. METODOLOGIA 9

2.1 Método Munari 9

2.2 Métodologia de pesquisa teórica 10

2.3 Métodologia de pesquisa empírica 10 2.3 Matriz de metodologia de pesquisa 11

3. PESQUISA 12

3.1 REFERENCIAL TEÓRICO 12

1.2.1 Psicodinâmica das cores em comunicação 12 1.2.2 Tipografia 12 1.2.3 Grids 12 1.2.4 Artigo: A história do design editorial 13

3.2 Pesquisa empírica (de campo) com análise de resultados 13 3.2.1 Objetivo 01: 13 3.2.2 Objetivo 02: 21 3.2.3 Objetivo 03: 26

3. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 30

4.1. BRIEFING 30

4.2. Conceituação/Ideação 34

4.2.1 Personas 34 4.2.2 Mapa de Empatia 35 4.2.3 Jornada do Usuário 37 4.2.4 Pain Point 38 4.2.5 Needs statement 40 4.2.5 Painel semântico 42 4.2.5 Matriz Swot 43

4.3. Rafes/estudo/sketches 45 4.4. Detalhamento 46

5. RESULTADOS 47

5.1. Style guide 47

5.2. Específicações técnicas 48 5.2.1 Formato da revista 48 5.2.2 Especificações do Grid 48 5.2.3 Espelho da revista 49

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 55

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 56

1. INTRODUÇÃO

Umadas especialidades do design gráfico, o design editorial se dedica a criação de uma série de composições de imagens, textos e alguns elementos gráficos pré-definidos para a geração de uma identidade visual consistente. Neste meio podem ser realizados diversos produtos gráficos como jornais, folhetos e revistas.

As revistas de decoração têm focado em trazer aos seus consumidores cada vez mais tendências de decoração que são muitas vezes inalcançáveis por questão de custo para uma boa parte de seu público, pensando em uma maneira de tornar esse conhecimento mais acessível desenvolvemos este projeto. Analisando algumas informações, percebemos que grande parte da população prefere fazer reformas por conta própria, já que hoje é difícil encontrar um profissional qualificado e com um custo acessível. Diante deste fato muitas pessoas acabam partindo para o plano B, colocando a mão na massa para realizar sua reforma e transformar o ambiente com baixo custo. Nosso trabalho foi desenvolvido para proporcionar a oportunidade de transformar qualquer ambiente, trazendo de forma acessível informações que vão auxiliá-los no momento da reforma.

Começamos falando sobre as tendências e estilos de decoração nas quais o mercado vem apostando fortemente nos últimos anos. Serão apresentadas as características e peculiaridades presentes em cada estilo. Grandes marcas sempre divulgam as melhores tendências para cada ano, e com isso vamos ajudar nosso público a escolher qual mais se encaixa no seu gosto e estilo de vida.

Escolher uma paleta de cores não parece ser uma tarefa fácil, porém, isso pode ser simplificado se você aprender um método técnico com o qual é quase impossível errar. Com o uso do círculo cromático vamos ensiná-los a criar essas

composições de maneira rápida e eficaz, basta saber qual a intenção desejada para cada ambiente.

Iluminar um ambiente é de suma importância na hora de arquitetar um espaço, a ideia é trazer de forma simples dicas de iluminação, apresentar seus efeitos no ambiente e trazer algumas novidades de mercado.

Para ajudar a comprar matérias de boa qualidade e que atendam sua real necessidade, nosso objetivo é colocar um ranking de melhores marcas de tintas, revestimentos, acabamentos, para que consigam distinguir os materiais que mais atende suas necessidades e que cabem no seu bolso.

Para existir uma interação maior do público com a revista serão disponibilizados alguns checklists por temas, o intuito é fazer com que as pessoas se programem e tenham dispostas as informações necessárias no momento da compra dos produtos. Exemplo: quais medidas tirar em cada ocasião.

Nosso principal objetivo é proporcionar o conhecimento prévio de um bom material para ajudar na reforma de qualquer ambiente. Muitas das vezes as pessoas tem que pesquisar referências em redes sociais, vídeos em sites para poder a auxiliar, e com uma revista digital e impressa, que dispõe de várias informações que irão ensiná-los a criar ambientes a partir de estilos prédefinidos deve os ajudar a decidir como irão realizar suas reformas de forma mais fácil e rápida.

“Quinze anos atrás, as empresas competiam em preço. Hoje em qualidade. Amanhã em design.”

https://comunicadores.info/ praticando-stand-up-paddle-ate-noescuro/

7

1.1 PROBLEMA

Por falta de acesso a informações, muitas famílias que não tem condição de contratar os devidos profissionais na hora da reforma acabam sendo obrigadas a colocar a mão na massa para conseguir realizar o sonho de uma casa mais aconchegante e prática.

1.2 JUSTIFICATIVA

Dar a todos a chance de ter acesso a informação de forma simples e rápida para que assim possam construir um lar agradável e aconchegante com detalhes que geralmente passam desapercebidos no momento de reforma. Ajudando e dando informações de alta qualidade para que não possam se arrepender de terem colocado a mão na massa e saberem que conseguem fazer tudo com esforço e conhecimento.

1.3 OBJETIVOS

É importante definir quais os objetivos do projeto para encontrar o melhor caminho a ser seguido para a resolução do problema. Diante disso, nesta etapa apresenamos os objetivos gerais e específicos deste presente projeto.

1.2.1 Geral

Esperamos que o cliente ao ouvir o nome da nossa marca sinta segurança ao colocar em pratica as informações presentes na revista, sabendo que são informações reais, úteis e possíveis de serem realizadas mesmo que ele não tenha experiência na área, garantindo assim uma melhor qualidade de vida no seu lar.

1.2.2 Específico

Desenvolvimento de uma revista de decoração mais a criação de sua marca com identidade visual. O projeto tem como foco principal a área de editoração gráfica (a diagramação da revista).

8

2. METODOLOGIA

Metodologia

do projeto é onde nós estudamos os melhores métodos para se aprofundar no tema escolhido para o projeto, foi necessário a utilização de alguns métodos para a realização desse projeto, de inicio apresentamos a vocês o método de Bruno Munari que tem como enfoque a dissolução do problema pra sua simplificação e melhor esclarecimento, para isso, serão respondidas questões referentes ao problema que gera o projeto até que através destas cheguemos a melhor solução para o mesmo.

2.1 Método Munari

Tabela 01 – Método de Munari

P Problema

D P Definição

do problema

C P Componentes do problema

C D Coleta de dados

Famílias que não tem condição de contratar os devidos profissionais na hora da reforma;

Desenvolver uma revista com informações que facilitem a organização de uma reforma;

Disponibilizar dicas sobre reforma de casa e decoração; ajudar as pessoas a descobrirem sua real necessidade antes de comprar materiais de acabamento para sua reforma;

Através de pesquisas percebemos, que as outras marcas com a mesma ideia passam as informações através de posts de rede social, revistas em formato de sites ou blogs e também fazem suas divulgações através de campanhas de marketing unidas a marcas de produtos do ramo da construção.

A D Análise dos dados

C Criatividade

Dicas com linguagem simples para facilitar o entendimento de todos os públicos; uso de imagens para inspiração;

Uma boa diagramação com a setorização de assuntos por cores, anúncios com dicas especiais de diy.

A Revista estará disponível de forma digital e também impressa;

M T Materiais tecnologia

As páginas internas serão impressas em papel couchê com gramatura de 150g e a capa será impressa em couchê com gramatura de 230g todas as páginas serão acabadas com um verniz de máquina.

E Experimentação

M Modelo

Procurar imagens que ajudem o público a entender as dicas com mais facilidade; utilizar tipografias legíveis e cores harmônicas que não fujam do real objetivo.

Teste da revista online e só depois a impressão.

9

V Verificação

D C Desenho de construção

S Solução

Levar o pré-modelo da revista online para o público alvo, analisar sua funcionalidade e estética.

Mockups da revista para melhorar e pontuar os pontos positivos e negativos, para atender melhor o público alvo.

Uma revista impressa e digital com dicas de decoração e reforma, que traga conhecimento e ajuda para todos que estão reformando suas casas tornando-as mais aconchegantes e bonitas.

Autoria própria,2022

2.2 Métodologia de pesquisa teórica

Nesta etapa do projeto foram realizadas diversas pesquisas em artigos acadêmicos, em materiais disponíveis na internet, relacionadas ao tema escolhido, foram realizadas também pesquisas que nos possibilitasse realizar a execução do presente trabalho, como por exemplo tipografias, grids, composições de imagens com textos, escolhas de cores essa parte da pesquisa foi realizada com a leitura de livros de diagramação, de topografias e de psicologia de cores.

2.3 Métodologia de pesquisa empírica

Com o intuito de entender, melhorar e facilitar o desenvolvimento do projeto realizamos a pesquisa empírica. Através da “Matriz CSD” presente na tabela 02, foi possível realizar a separação das informações que já continham das que precisamos buscar com isso, conseguimos identificar onde estavam nossos dfts de pesquisas. A partir disso construímos nosso questionário (tabela 03) de suposições para identificarmos nossos próximos objetos de pesquisa.

Tabela 02 - Matriz CSD

CERTEZA

Dados comprovados

A maior parte do público tem preferência por revistas impressas ao invés de digital.

As pessoas ficam mais alegres e se sentem mais confortáveis em casa ao finalizar mudanças na decoração e/ou reformas nos seus lares.

SUPOSIÇÃO DÚVIDA

Acredita que sabe, mas não tem certeza

Por ser um serviço de custo elevado a maior parte do público não têm acesso a profissionais que fazem projetos como arquitetos e designers de interiores;

Algumas pessoas gostam de colocar a mão na massa para aprender coisas novas;

Autoria própria,2022

O que você não sabe e poderia descobrir?

Se a maior parte das pessoas colocam a mão na massa?

A partir de qual nível de reforma um leigo consegue agir sem que gere prejuízos?

10

HIPÓTESES

1- A maior parte das pessoas tentam colocar em prática tutoriais que encontram na internet de reforma e decoração para fazerem mudanças em casa sem gerar custos altos como pagar um profissional.

2- Os consumidores gostam de saber sobre tendências de decoração para deixar a casa sempre atualizada com o que está na moda.

3- Quando necessário uma obra mais pesada acabam contratando um só profissional para fazer tudo e geralmente fecham o serviço cobrando por empreitada ou por diária.

4- Tem dificuldade de achar um profissional que faça tudo com alta qualidade e que conclua o serviço como combinado.

5- Acabam comprando um excesso de coisas que não atendem suas reais necessidades

Tabela 03 - Hipóteses Autoria própria,2022

2.3 Matriz de metodologia de pesquisa

A matriz de metodologia presente na tabela 04 apresenta resumidamente as pesquisas realizadas referentes ao público-alvo explicitando o tipo de metodologia utilizada.

Tabela 04 - Matriz de Metodologia

Objetivo Metodologia

01- Contato inicial para conhecer e definir o público alvo

02- Compreender qual a realidade do público

03- Ganhar proximidade com o público, conhecer problemas mais específicos

Justificativa

Formulário realizado através da plataforma “Google Forms”

Resultado Esperado

Encontrar pessoas que se interessem pelo assunto tratado na revista.

Formulário realizado através da plataforma “Google Forms” Dados demográficos e obter insights mais aprofundados.

Pesquisa de campo Entrevista pessoal

Desejamos descobrir qual o perfil e opinião do público sobre o assunto

Desejamos entender com maior exatidão os dados demográficos e as experiências vivenciadas pelo público, com relação a reforma e decoração.

Nas outras pesquisas procuramos abranger os dados gerais do publico e nesta procuramos entender mais detalhes

Descobrir e comprovar dificuldades reais do público

Amostra

Alcance desejado: Mínimo de 100 pessoas Alcance total realizado: 115 pessoas

Alcance desejado: Mínimo de 100 pessoas Alcance total realizado: 17 pessoas

Alcance desejado: Mínimo de 6 pessoas Alcance total realizado: 6 pessoas

Autoria própria,2022

11

3. PESQUISA

REFERENCIAL TEÓRICO

1.2.1 Psicodinâmica das cores em comunicação

Para o desenvolvimento do referencial teórico, foram escolhidos tópicos de acordo com a revista, marca e assunto do tema, sendo entre ele, as cores, tipografia, referências de pintores, com a função de abordar e destacar todas as estratégias usadas durante o projeto. O referencial é muito importante para o projeto para que busquemos referências que já passaram pela fase do aprendizado e hoje ensinam muito.

Neste trabalho, pretendemos analisar a cor apenas em função da comunicação, focalizando as leis que regem o seu domínio, para que, ela se torne um instrumento eficaz e consequente nas mãos dos que a manejam. Consideremos as amplas possibilidades que a cor oferece. Seu potencial tem, em primeiro lugar, a capacidade de liberar as reservas da imaginação criativa do homem. Ela age não só sobre quem fruirá a imagem, mas, também, sobre quem a constrói. ((Editora Edgard Blucher Ltda. 2006, p.13)

1.2.2 Tipografia

Nos dias atuais a tipografia é muito conhecida por ser uma peça muito importante no design gráfico. A tipografia do seu projeto pode acabar indo mal se acabar sendo mal utilizada. O estudo da marca, características, conhecimento é importante para a escolha de letras, pois ela também vai se tornar parte do projeto.

Ela está em todo lugar que se vê, anda e observa, seja em placas, posters, arte nas redes sociais, tudo tem fonte e letras e com elas a tipografia, por isso é algo tão importante. Sendo assim, isso foi algo muito pensado entre o projeto para que não tivesse erros.

Ao decidir quais fontes usar, menos é mais. Ou seja, é melhor se limitar a uma ou duas fontes por projeto. Por exemplo, se você precisar de mais contraste, tente repetir suas fontes em um tamanho, peso ou estilo diferente. Esse truque é bom para criar combinações interessantes e funcionais.

1.2.3 Grids

Elementos fundamentais no design, o grid é usado para quase tudo, criação de site, cartões de visita, revistas. Ele nos auxilia porque é um esqueleto do projeto para conseguir ajudar na criação. Cada parte de um grid tem uma função e a mais importante entre elas é a organização de informações, porque auxilia o design a ter uma visão do layout dos projetos, seja elas digital ou impressa.

Como vamos trabalhar com o projeto editorial tanto impresso como digital, o grid será fundamental para a visualização do projeto e estudo, nós iremos avaliar o fluxo de leitura que queremos que o

12 3.1

nosso público tenha. Como dizia o professor "Quinze anos atrás, as empresas competiam em preço. Hoje em qualidade. Amanhã será no design." Sendo assim, é sempre bom evoluirmos, mas não esquecer dos pontos que mais importam nos nossos projetos.

1.2.4 Artigo: A história do design editorial

É de extrema importância para o desenvolvimento deste projeto ter conhecimento em design editorial pois a partir dele que são criados os conceitos para uma boa diagramação da revista.

Villas-Boas (1999), conceitua o design editorial como:

“[...] a área de conhecimento e a prática profissional específica que tratam da organização formal de elementos visuais – tanto textuais quanto não textuais que compõem peças gráficas feitas para reprodução, que são reproduzíveis e que têm um objetivo expressamente comunicacional.” Lucas Anderson 2017 p.3

3.2 Pesquisa empírica (de campo) com análise de resultados

3.2.1 Objetivo 01:

Contato inicial para conhecer e definir o público alvo.

- Metodologia seguida Formulário realizado através da plataforma “Google Forms”

- Scripts

Projeto de graduação - Revista sobre casa e decoração!

Olá! Nosso formulário tem o intuito de levantar dados para encontrar e definir nosso público alvo, nossa ideia é auxiliar a todas as pessoas que tem dúvidas referentes a decoração de casa e reforma. Suas repostas irão nos ajudar muito, obrigada por nos dedicar uma parte de seu tempo. Até logo! Este formulário contem 12 questões e leva cerca de 2 a 3 minutos para responder.

- Quantas pessoas participaram Contamos com a participação de 115 pessoas

13

Questionário

Pergunta 01: Quantos anos tem?

Figura 01 - Gráfigo da pergunta 01

Autoria própria,2022

Pergunta 02: Você está?

Figura 02 - Gráfigo da pergunta 02

Autoria própria,2022

14

Pergunta 03: Com quem você mora?

Figura 03 - Gráfigo da pergunta 03

Autoria própria,2022

Pergunta 04: Com quem você mora?

Figura 04 - Gráfigo da pergunta 04

Autoria própria,2022

15

Pergunta 05: O que gosta de fazer?

Figura 05 - Respostas da pergunta 05

Autoria própria,2022

16

Pergunta 06: Já passou por uma reforma em casa?

Figura 06 - Gráfigo da pergunta 06

Autoria própria,2022

Pergunta 07: Qual oi a maior dificuldade durante a reforma?

Figura 07 - Gráfigo da pergunta 07

Autoria própria,2022

Pergunta 08: Gosta de DIY? (Criar coisas, faça você mesmo)

Fugura 08- Gráfigo da pergunta 08

Autoria própria,2022

17

Pergunta 09: Qual foi o principal motivo de per colocado a mão na massa?

Figura 09- Gráfigo da pergunta 09

Autoria própria,2022

18

Pergunta 10: O que teria facilitado sua experiencia?

Figura 10 - Respostas da pergunta 10

Autoria própria,2022

19

Pergunta 11: Voçê gosta de revistas?

Figura 11 - Gráfigo da pergunta 11

Autoria própria,2022

Pergunta 12: Qual formato de revista voçê prefere?

Figura 12 - Gráfigo da pergunta 12

Autoria própria,2022

20

3.2.2 Objetivo 02:

Compreender qual a realidade do público; - Metodologia seguida

Formulário realizado através da plataforma “Google Forms” - Scripts

Projeto de graduação - Revista sobre casa e decoração! Pesquisa de profundidade com foco no público alvo.

Olá! Nosso formulário tem o intuito de levantar dados sobre o nosso público alvo, nossa ideia é auxiliar a todas as pessoas que tem dúvidas referentes a decoração de casa e reforma. Suas repostas irão nos ajudar muito, obrigada por nos dedicar uma parte de seu tempo. Até logo!

Este formulário contem 15 questões e leva cerca de 2 a 3 minutos para ser respondido.

- Quantas pessoas participaram Contamos com 17 pessoas até o momento.

Figura 13 - Gráfico da segunda pesquisa - pergunta 1

Autoria própria,2022

Figura 14 - Grafico da segunda pesquisa - pergunta 2

Autoria própria,2022

21

Figura 15 - Gráfico da segunda pesquisa - pergunta 3

Autoria própria,2022

Figura 16 - Gráfico da segunda pesquisa - pergunta 4

Autoria própria,2022

Figura 17 - Gráfico da segunda pesquisa - pergunta 5

Autoria própria,2022

Autoria própria,2022

22

Figura 18 - Respostas da segunda pesquisa - pergunta 6

Autoria própria,2022

Figura 19 - Gráfico da segunda pesquisa - pergunta 7

Autoria própria,2022

Figura 20 - Gráfico da segunda pesquisa - pergunta 8

Autoria própria,2022

23

F1gura 21 - Gráfico da segunda pesquisa - pergunta 9

Autoria própria,2022

Figura 22 - Gráfico da segunda pesquisa - pergunta 10

Autoria própria,2022

Figura 23 - Gráfico da segunda pesquisa - pergunta 11

Autoria própria,2022

24

Figura 24 - Gráfico da segunda pesquisa - pergunta 12

Autoria própria,2022

Figura 25 - Gráfico da segunda pesquisa - pergunta 13

Autoria própria,2022

Figura 26 - Gráfico da segunda pesquisa - pergunta 14

Autoria própria,2022

25

Figura 27 - Gráfico da segunda pesquisa - pergunta 14

Autoria própria,2022

3.2.3 Objetivo 03:

Ganhar proximidade com o público, conhecer problemas mais específicos

- Metodologia seguida Formulário realizado através da plataforma “Google Forms”

- Scripts Olá, boa tarde! Tudo bem? Obrigada pela sua atenção e ajuda. Somos Ionara e Alliny da revista RecrieCasa e estamos realizando entrevistas com uma série de pessoas com a intenção de descobrir como tem sido suas experiências com reformas residenciais, qual sua realidade sobre o assunto, para então entendermos como podemos ajudar a melhorar suas futuras experiências.

Esta entrevista leva cerca de 10 a 20 minutos. E será utilizada exclusivamente para os fins acadêmicos do nosso projeto de graduação.

Autoriza o uso dos dados informados para a pesquisa acadêmica?

Autoriza o uso de sua imagem apenas para os fins acadêmicos desta pesquisa?

- Quantas pessoas participaram Foram realizadas 6 entrevistas nessa etapa.

26

Figura 28 - Entrevista 01

Autoria própria,2022

Figura 29 - Entrevista 02

Autoria própria,2022

27

Figura 30 - Entrevista 03

Autoria própria,2022

Figura 31 - Entrevista 04

Autoria própria,2022

28

Figura 32 - Entrevista 05

Autoria própria,2022

Figura 33 - Entrevista 06

Autoria própria,2022

29

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

4.1. BRIEFING

NOME DO PROJETO: Revista RecrieCasa

Equipe: Alliny Gomes Camelo

Ionara Paulino Maciel

OBJETIVO/VISÃO

01.

QUAL O OBJETIVO DO DESENVOLVIMENTO DESTE PROJETO?

Será o projeto de lançamento da marca e dará início ao posicionamento da mesa no mercado de decoração e reforma. Esta revista deve alcançar pessoas que não têm acesso a bons profissionais da construção e da decoração por falta de uma renda que custeie este valor alto de mercado.

02. QUAL A VISÃO DO PROJETO? QUAL MENSAGEM SEU PRODUTO QUER PASSAR?

Todos têm o direito de ter uma casa bonita e aconchegante, sem que sejam enganados comprando coisas desnecessárias que não atendam suas reais necessidades; Mesmo quem não tenha como pagar por profissionais, todos têm o direito de igualdade.

03. QUAL A EXPECTATIVA PARA O PROJETO?

Este produto deve ser acessível com custo baixo para que possa proporcionar igualdade.

ATUALMENTE, QUAL A MAIOR DIFICULDADE QUE SUA EMPRESA/PRODUTO POSSUI?

.04.

Chegar ao conhecimento das pessoas, por ser lançamento no mercado.

.

30
3.

SOBRE O PRODUTO

05. QUAL É O PRODUTO A SER DESENVOLVIDO?

Revista de decoração e reforma.

06. COMO O DESCREVERIA?

Esta revista servirá como um guia de reforma e decoração.

07. É UM PRODUTO NOVO? HÁ QUANTO TEMPO ESTÁ NO MERCADO?

Produto novo mercado.

08. QUAL O PÚBLICO-ALVO E O MERCADO-ALVO?

- Faixa etária de 20 a 38 anos; - Sexo feminino e masculido; Classe social com faixa salarial:

- Classe C: faixa salarial de R$ 2,9 mil á R$ 7,1 mil; - Classe D e E: faixa salarial de até R$ 2,9 mil; Dados retirados do site Infomoney: Classes D e E continuarão a ser mais da metade da população até 2024, projeta consultoria. 26 abr 2022 Por Equipe InfoMoney

09

CITE 3 (TRÊS) ADJETIVOS PARA SEU PRODUTO

Criação Estimula a criação decorações com conceitos e tendências, Mudança Gera mudanças no lar, com consciência e custo baixo Informação Leva informação de qualidade a todos.

CITE 1-2 (UM OU DOIS) ADJETIVOS QUE NÃO CONDIZEM COM SEU PRODUTO

10.

Irresponsábilidade Informação sem responsabilidade, que torna impossível a execução da mesma.

31

11. QUAIS SEUS PRINCIPAIS CONCORRENTES?

A. CONCORRENTE DIRETO

ARQ EXPRES ( https://clubarqexpress.com.br/ )

Empresa fundada por Renata Pocztaruk, com cinco anos de mercado, contém uma série de ebooks e guias impressos que se aprofundam nos temas de reforma e decoração de ambiente.

Pontos Positivos

- Contém um guia para cada tema o que o permite um maior aprofundamento dos assuntos tratados.

- Boa identidade visual.

- Digital e impresso

Pontos Negativos

- Serviço pago com custo alto o que impossibilita o acesso a todos.

- Linguagem técnica projetual

B. CONCORRENTES INDIRETOS;

Outras marcas com a mesma ideia passam as informações através de posts de rede social, revistas em formato de sites ou blogs e também fazem suas divulgações através de campanhas de marketing unidas a marcas de produtos do ramo da construção.

Pontos Positivos

- Fácil acesso

- Os posts nos sites geram zero custo para o público.

- Boa divulgação para o produto físico que necessita de assinatura.

Pontos Negativos

- Conteúdo rápido e ralo para incentivar as pessoas a assinarem o produto completo.

- Conteúdo Final é pago

12. QUAL O DIFERENCIAL DO SEU PRODUTO EM RELAÇÃO AO SEUS CONCORRENTES?

- Dicas com linguagem simples para facilitar o entendimento de todos os públicos;

- Uso de imagens para inspiração;

- A revista estará disponível no meio digital e também no físico de maneira impressa.

- Página com Checklist disponível para que os clientes marquem as medidas necessárias para cada tipo de instalação citado na revista.

- Mesmo conteúdo disponível em todos os meios de acesso.

32

13. QUAL MENSAGEM SEU PRODUTO DEVE TRANSMITIR AOS SEUS CONSUMIDORES?

Que transmita segurança ao consumidor na hora de colocar em prática as informações presentes na revista, sabendo que são informações reais, úteis e possíveis de serem realizadas mesmo que ele não tenha experiência na área, garantindo assim uma melhor qualidade de vida no seu lar.

SOBRE A MARCA/LOGO/RÓTULO

14. QUAL O TEXTO (ESCRITO CORRETAMENTE) QUE DEVERÁ VIR NO LOGO/RÓTULO?

RecrieCasa

15. POSSUI PREFERÊNCIA DE CORES A SEREM USADAS NA MARCA/LOGO/RÓTULO?

- Preto e Branco

16. POSSUI ALGUM ESTILO, QUE TENHA PREFERÊNCIA, OU ALGO QUE DESEJA QUE FAÇA PARTE DA COMPOSIÇÃO?

Minimalista

17. ONDE A MARCA/LOGO/RÓTULO IRÁ SER USADA?

Capa da revista.

PRAZO

20. Qual o prazo disponível para criação do projeto?

4 meses para o desenvolvimento e execução do projeto.

33

4.2. CONCEITUAÇÃO/IDEAÇÃO

4.2.1 Personas

Figura 34 - Persona nº 1

Autoria própria,2022

Figura 35 - Persona nº 2

Autoria própria,2022

34

Figura 36 - Persona nº 3

Autoria própria,2022

4.2.2 Mapa de Empatia

Figura 37 - Mapa de empatia persona nº 1

Autoria própria,2022

35

Figura 38 - Mapa de empatia persona nº 2

Autoria própria,2022

Figura 39 - Mapa de empatia persona nº 3

Autoria própria,2022

36

4.2.3 Jornada do Usuário

Figura 40 - Jonada da Persona nº 1

Autoria própria,2022

Figura 41 - Jonada da Persona nº 2

Autoria própria,2022

37

Figura 42 - Jonada da Persona nº 3

Autoria própria,2022

4.2.4 Pain Point

Figura 43 - Pain Point da Persona nº 1

Autoria própria,2022

38

Figura 44 - Pain Point da Persona nº 2

Autoria própria,2022

Figura 45 - Pain Point da Persona nº 3

Autoria própria,2022

39

4.2.5 Needs statement

Figura 46 - Needs Statement da Persona nº 1

Autoria própria,2022

Figura 47 - Needs Statement da Persona nº 2

Autoria própria,2022

40

Figura 48 - Needs Statement da Persona nº 2

Autoria própria,2022

41

4.2.5 Painel semântico

Figura 49 - Painel semântico

Autoria própria,2022

42

Tabela 05 - Analise Swot parte 1

INTERNO EXTERNO

S(Forças)

- Digital e impressa o que facilita uma maior distribuição da informação; - Disponibiliza o mesmo conteúdo em toda as plataformas de acesso; - Páginas com check list para uma maior interação do cliente com o produto, - Custo baixo de mercado;

W(Fraquezas)

- Por ser nova no mercado não é tão conhecida pelo publico.

- Baixo poder aquisitivo

O(Oportunidades)

- Com o cenário atual da pandemia a um aumento considerável na busca por produtos relacionados a reforma e decoração de casa; - Tendência de DIY, a ideia de “faça você mesmo” tem movimentado este mundo da decoração cada vez mais as pessoas têm procurado por dicas de decoração fáceis de se produzir sozinho.

T(Ameaças)

- Concorrência super conhecida e bem estabelecida no mercado com material mais aprofundado nos assuntos de decoração.

- Custo baixo pode gerar uma visão de desvalorização do produto, dificultando a criação da real credibilidade do produto.

Autoria própria,2022

43
4.2.5 Matriz Swot

S x O

Aproveitando as oportunidades

- Com as dicas rápidas é mais fácil atrair a atenção destas pessoas que querem renovar seus lares com detalhes simples; -A descrição das tendências ajudam as pessoas a decidirem qual o estilo que mais se adequa a sua realidade e gosto pessoal.

S x T

Neutralizando as ameaças

- Uma apresentação com um design de qualidade tornando o produto esteticamente lindo desde a capa até o seu interior deve cair nos encantos do público para que o preço seja apenas um bônus a ser pago.

-As informações de maneira que os concorrentes não trazem, por exemplo, muitos dos concorrentes que estão bem estabelecidos no mercado apenas trazem ambientes perfeitos e surreais que são quase impossíveis de serem recriados até mesmo pelo seu público alvo que geralmente se destinam a pessoas de alto poder aquisitivo.

O x W

Melhorando nossas fraquezas

- Com tanta busca por este tipo de informação no mercado através de boas campanhas de divulgação pelas redes sociais que não geram um custo alto, logo a revista se estabelecerá melhor no mercado, com maiores vendas é melhorado seu potencial de custo e investimento.

W x T

Ideias para crescimento

- Melhorar a divulgação para assim aumentar as vendas do produto gerando um maior poder aquisitivo para a revista. - Iniciar campanhas que gerem uma maior fidelização de clientes com brindes como canetas estilizadas da marca junto da revista para a utilização na mesma.

Tabela 06 - Analise Swot parte 2 Autoria própria,2022

44

4.3. RAFES/ESTUDO/SKETCHES

Figura 50 - Sketches iniciais

Autoria própria,2022

Figura 51 - Sketches de marca

Autoria própria,2022

Figura 52 - Estudos iniciais de marca e capa da revista

Autoria própria,2022

45

4.4. DETALHAMENTO

Figura 53 - Estudos iniciais de marca e capa da revista

Todos os estudos a seguir são de autoria própria,2022

RECRIECASA

R

ECRIE CASA

R ECRIE CASA

R ECRIE CASA

R ECRIE CASA

R ECRIE CASA

46

5.1. STYLE GUIDE

5. RESULTADOS

Figura 54 - Style Guide

47

5.2. ESPECÍFICAÇÕES TÉCNICAS

5.2.1 Formato da revista

Formato: 210 mm x 280 mm Material da capa: Papel couchê brilho 150g/m² Impressão: Quatro cores. Acabamento: Realizado com laminação. Material do miolo: Couchê 115g/m² Impressão: Quatro cores, frente e verso Acabamento do miolo: Colado Quantidade de páginas: 46 páginas Formato de arquivo: PDF Distribuição: Bancas de jonal e disponivel na plataforma ISSUU Valor: R$15,90 reais

5.2.2 Especificações do Grid

Tamanho de página: 210 mm x 280 mm Margem superior: 21,1 mm Margem inferior: 21,1 mm Margem externa: 10 mm Margem interna: 12 mm Número de colunas: 6 colunas Largura da medianiz: 5 mm

Figura 55 - Grid

48

5.2.3 Espelho da revista

49

Figura 53 - Marca definida

50

CONSIDERAÇÕES FINAIS

6.

Assim, para chegar às considerações finais deste trabalho, é preciso resgatar o problema de pesquisa inicial, as experiências frustradas dos consumidores com suas reformas residenciais, o quanto as pessoas gastam na esperança de tornar os ambientes de suas casas mais bonitos e aconchegantes da maneira que sempre sonharam a acabam desapontados com suas realidades pós-obras, seja por excesso de gastos com materiais, móveis, decorações desnecessárias para suas realidades ou em grande maioria por falta de mão de obra com preço acessível e de qualidade. Diante de tantas diversas situações que chegaram aos nossos conhecimentos durante as pesquisas, chegamos a conclusão de que uma revista centrada no foco de auxiliá-los neste período de mudança apresentando uma alta qualidade de informações referentes ao assunto e com custo acessível para todos os públicos seria de grande importância para a inclusão social das famílias de menores rendas e um grande diferencial de posicionamento de mercado quebrando tabus com relação ao mundo decorativo, que atualmente aparenta ser de uso exclusivo apenas para classes de rendas superiores. Ao finalizar este projeto, temos grande satisfação em saber que conseguimos alcançar os objetivos traçados inicialmente.

55

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://www.freepik.com/

http://novidades.decibal.com.br/2017/04/19/papeis-de-parede-como-aplicar-decorare-encantar-o-seu-lar/

https://www.google.com/search?q=materiais+usado+em+uma+dec ora%C3%A7%C3%A3o+classica&rlz=1C1MKZV_itBR968BR968&oq=materiais+u sado+em+uma+decora%C3%A7%C3%A3o+classica&aqs=chrome..69i57j33i10i160.72 28j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Reportagem/noticia/2016/04/tu do-o-que-voce-precisa-saber-sobre-persianas.html

https://mybest-brazil.com.br/18479

https://www.elo7.com.br/mesa-de-prancha-de-madeira-de-demolicao-peroba-2-50metros/dp/10A0AED

https://www.pexels.com/pt-br/foto/parede-de-tijolo-marrom-1227515/

https://lumilandia.com.br/produto/pendente-metalico-retro-industrial/

https://athelierdotapete.com.br/produto/sisal-natural-trama-f/ https://www.ecompletocdn.com.br/i/fp/1926/1079621_1_1565727559.jpg

https://mespacio.com.br/produtos/luminaria-pendente-bambu-fibra-natural/ https://fotos.habitissimo.com.br/foto/revestimento-com-pedra-tozeto-de-mole do_1895044

https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=ri&ogbl https://casa.abril.com.br/decoracao/decoracao-minimalista/

https://finger.ind.br/blog/minimalismo/

https://moveisdobem.com/estilo-industrial-conheca-a-suaorigem/#:~:text=Ape sar%20de%20ter%20nascido%20na,adeptos%20ao%20redor%20do%20mundo. https://www.pregoemartelo.com.br/blog/dicas/como-fazer-uma-decoracao-de-esti lo-industrial

https://lumilandia.com.br/produto/pendente-metalico-retro-industrial/ https://blog.inovepapeisdeparede.com.br/melhor-cola-para-papel-de-parede/ https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/cola-para-papel-de-parede/

56 7.

https://blog.inovepapeisdeparede.com.br/3-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-opapel-de-parede-lavavel/#:~:text=O%20papel%20de%20parede%20vin%C3%ADli co%2C%20como%20j%C3%A1%20vimos,fino%20que%20o%20vin%C3%ADlico%20 e%20bem%20menos%20resistente.

https://blog.inovepapeisdeparede.com.br/papel-de-parede-vinilico-o-que-e/

https://blog.inovepapeisdeparede.com.br/melhor-cola-para-papel-de-parede/

https://revistadintbr.com.br/wp-content/uploads/2022/01/RevistaDIntBR-AnoII-nume ro8-jan-fev-mar-2022.pdf

https://pt.calameo.com/read/00539735858709aa3f0d4

https://issuu.com/kschiavolin/docs/monografia_pagina_substituir

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/classes-d-e-e-continuarao-a-ser-mais-dametade-da-populacao-ate-2024-projeta-consultoria/

https://www.margraf.com.br/tipos-de-papeis-para-revistas/#:~:text=Os%20 pap%C3%A9is%20mais%20comuns%20para,isso%20absorve%20melhor%20a%20tinta. https://printstore.com.br/blog/os-4-tipos-de-acabamentos-graficos-mais-usados-na-produ cao-de-livros/

57
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.