nato, ua

Page 1

e-portefólios Grupo D

Escola Básica e Secundária de Pinheiro Ano Letivo 2012/2013 Curso Profissional de Técnico de Turismo

NATO & UA Organização do Tratado do Atlântico Norte União Africana

Disciplina: Área de Integração Professora: Alice Carneiro Módulo 4: Área III – O Mundo


INTRODUÇÃO No âmbito do Curso Profissional de Técnico de Turismo, na disciplina de Área de Integração, desenvolvemos o presente trabalho sobre duas organizações mundiais: a NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a UA (União Africana). Este trabalho insere-se dentro dos conteúdos do Módulo 4: Área III – O Mundo. O que se pretende tratar neste trabalho é dar a conhecer as organizações, o contexto em que surgiram, os seus objetivos e os países que fazem parte.


NATO ou OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) Sede: Bruxelas, Bélgica Fundação: 4 de Abril de 1949 É uma Organização políticomilitar. Surgiu devido às diferenças de conceção da política mundial entre os Estados Unidos da América e as democracias ocidentais e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas com os respetivos regimes socialistas aliados sob a sua esfera de influência.


Depois da destruição da Europa, na 2ª Grande Guerra Mundial, era necessário conter a expansão do Comunismo, pela que os Estados Unidos da América, além do apoio económico e cooperação, propuseram a ajuda mutua em caso de ataque exterior. Um ataque de país externo a um dos seus membros é considerado um ataque a todos os outros. A NATO assume a defesa dos países que a integram e só ataca se for atacada. Países que fazem parte da NATO: Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal e Reino Unido; Grécia, Turquia, Alemanha Ocidental, Espanha;

Alemanha Oriental, República Checa, Polónia, Bulgária, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Letónia, Lituânia, Roménia, Albânia e Croácia.



OBJECTIVOS DA NATO Os objetivos essenciais da NATO são salvaguardar a liberdade e a segurança dos seus membros através de meios políticos e militares. Políticos – A NATO promove os valores democráticos e incentiva a consulta e cooperação em matéria de defesa e segurança para consolidar a confiança e, a longo prazo, evitar conflitos. Militar – A NATO está comprometida a dar uma solução pacífica às várias controvérsias existentes no mundo. Se os esforços diplomáticos falharem, ela tem capacidade militar necessária para realizar operações de gestão de crises.


UA (União Africana) Sedes: Etiópia (Adis Abeba) & Africa de Sul (Midrand) Fundação: 9 de Julho de 2002 É a organização que sucedeu a Organização da Unidade Africana. Baseada no modelo da União Europeia, ajuda na promoção da democracia, direitos humanos e desenvolvimento económico da África, especialmente no aumento dos investimentos estrangeiros por meio do programa Nova Parceria para o Desenvolvimento da África.


Objetivos: A União Africana tem como objetivos a unidade e a solidariedade africana. Defende a eliminação do colonialismo, a soberania dos Estados africanos e a integração económica, além da cooperação política e cultural no continente.

Membros: África do Sul; Angola; Argélia; Benim; Botswana; Burkina Faso; Burundi; Cabo Verde; Camarões; Chade; Costa do Marfim; Djibouti; Egito; Eritreia; Etiópia; Gabão; Gâmbia; Gana; Guiné; Guiné-Bissau; Guiné Equatorial; Lesoto; Libéria; Líbia; Malawi; Maurícia; Mauritânia; Moçambique; Namíbia; Nigéria; Quênia; República Centro-Africana; República do Congo; República Democrática do Congo; Ruanda; Saara Ocidental; São Tomé e Príncipe; Senegal; Serra Leoa; Seychelles; Somália; Suazilândia; Sudão; Sudão do Sul; Tanzânia; Togo; Tunísia; Uganda; Zâmbia; Zimbabwe



Órgãos: A União Africana, a exemplo da União Europeia, possui vários órgãos para regular o funcionamento das entidades e as relações entre seus membros. Assembleia Conselho Executivo Conselho da Paz e Segurança (CPS) Parlamento Pan-Africano ECOSOCC Comissão


CONCLUSÃO Com este trabalho, ficamos a conhecer estas duas organizações, o porquê do seu surgimento, os seus países membros e os seus objetivos na atualidade. Concluímos que a NATO é uma Organização Político-Militar que assume a defesa dos seus países membros. Quanto à UA ficamos a perceber que trata-se de uma Organização que tenta promover a democracia, os direitos humanos e o desenvolvimento económico da África.


Trabalho elaborado por: Ana Filipa Teixeira / nº 5 / 11º D Joana Silva / nº 15 / 11º D Jorge Pinto / nº 16 / 11º D


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.