Ferramentas de Carpintaria e Marcenaria: como se chamam. para que servem. [Book Preview]

Page 1



FERRAMENTAS CARPINTARIA E MARCENARIA COMO SE CHAMAM PARA QUE SERVEM


Ficha Técnica: Autoria, textos e investigação técnica: Alice Bernardo Composição e design gráfico: Maria Helena Silva Revisão Linguística: Marta Pessanha Mascarenhas Editor: Saber Fazer / www.saberfazer.org Data de impressão: Dezembro de 2014 Nº de exemplares: 50 Impresso no Porto ISBN: 978-989-99111-0-9


Índice: O que é?

4

Ferramentas de suporte e fixação

5

Ferramentas de medição e desenho

9

Ferramentas de corte

15

Ferramentas de desbaste e moldagem

27

Ferramentas de percussão

39

Ferramentas auxiliares

43

Índice remissivo

45

Ilustrações e Bibliografia

46


O QUE É ? Este pequeno livro é fruto de uma investigação que fiz durante meses a propósito do trabalho desenvolvido no Roteiro Oficinal do Porto, realizada para me ajudar a mim própria enquanto visitava diversas oficinas que trabalham a Madeira. A informação disponível sobre este tema é abundante mas também contraditória e pouco rigorosa, o que não é de grande utilidade quando se torna necessário esclarecer dúvidas simples. Por isso, este prontuário foi escrito para quem, tal como eu, quer conhecer de forma directa e estruturada as ferramentas básicas utilizadas nos ofícios da carpintaria e da marcenaria. Tomei a opção de utilizar imagens recolhidas de catálogos de ferramentas do século XIX porque, não sendo possível representar todas as versões da mesma ferramenta que existem em cada oficina e no mercado actual, era necessário encontrar uma representação que ilustrasse o essencial de cada uma. Na sua simplicidade, achei que as ilustrações desta época preenchiam esse requisito, além de terem um valor estético que aprecio bastante.

Alice Bernardo

•4•


FERRAMENTAS DE MEDIÇÃO E DESENHO: MEDIÇÃO E DESENHO

Metro Nível de bolha de ar Esquadro de carpinteiro Meia esquadria Suta Graminho de marcação Graminho duplo Graminho de corte Compassos Cintel

•9•


FERRAMENTAS DE MEDIÇÃO E DESENHO

Metro: Ferramenta de medição geralmente constituída por 5 réguas de 20cm ligadas entre si, que se dobram, facilitando o seu manuseamento.

Nível de bolha de ar: É constituído por uma caixa encerrada que contém um líquido cuja posição da bolha de ar, visível do exterior, indica se uma superfície está horizontal, vertical ou a qualquer outro ângulo que se pretenda.

• 10 •


FERRAMENTAS DE MEDIÇÃO E DESENHO

Esquadro de carpinteiro: É constituído por duas réguas de espessura diferente dispostas entre si em ângulo recto, ficando a mais delgada embutida na mais grossa de modo a deixar uma saliência de cada lado da primeira, que permite fazer correr o esquadro ao longo da superfície que se trabalha. É utilizado para traçar ângulos rectos e linhas paralelas e perpendiculares.

Meia esquadria: É constituída por duas réguas posicionadas com um ângulo fixo entre si, geralmente de 45º, que permite cortar peças a meia-esquadria, de forma a criar juntas.

Suta: É constituída por uma régua de madeira com uma caixa aberta na sua espessura e no sentido do comprimento, onde se articula uma lâmina recta delgada, que pode formar com a régua qualquer ângulo e que permite o seu fácil transporte. É utilizada para traçar ângulos de qualquer medida.

• 11 •


FERRAMENTAS DE MEDIÇÃO E DESENHO

Graminho de marcação: É constituído por uma peça quadrangular de madeira, a guia, que corre ao longo de uma pequena viga que possui um espigão metálico na ponta oposta. É utilizado para traçar linhas paralelas na madeira, sendo possível ajustar a distância da guia ao espigão.

Graminho duplo: É semelhante ao graminho de marcação, mas possui dois espigões paralelos de distância ajustável entre si. Serve para marcar linhas paralelas, geralmente destinadas a envaziados para encaixes.

Graminho de corte: É semelhante ao graminho de marcação, mas possui uma lâmina que permite cortar materiais pouco espessos, em vez do espigão.

• 12 •


FERRAMENTAS DE MEDIÇÃO E DESENHO

Compassos: Servem para descrever arcos de círculo ou tomar e transferir medidas em situações em que não é possível utilizar uma régua. Existem em diversos tamanhos e com algumas variações que lhes permitem executar diferentes tarefas.

Cintel: Compasso de grande dimensão, composto por uma régua sobre a qual deslizam duas peças terminadas por pontas de ferro e que se podem fixar em qualquer ponto da régua. É utilizado para traçar círculos de grande raio.

• 13 •



FERRAMENTAS DE CORTE:

• 15 •

CORTE

Serrote de arco Serrote de arco metálico Serrote sem costas Serrote de costas Serrote de ponta Serrote de rodear Serrote de cabelo Machado Enxó Formão liso Formão biselado Bedame Goivas Escopro Arco de pua Berbequim manual Puas Trado Verruma Caixa de meias esquadrias Esmeril



Índice Remissivo:

• 45 •


Ilustrações: As ilustrações são provenientes do The Sheffield Illustrated List de 1888, publicado pela Pawson & Brailsford Ltd e de catálogos de ferramentas produzidos pelas seguintes empresas: William Gilpin, Senr. & Co, William Hunt & Sons, The Brades, Ltd., Richard Melhuist Ltd., Stanley Rule & Level Co., Ward&Payne Ltd., Buck&Ryan Ltd., Goldenberg&Cie, William Marples & Sons Ltd., Alexander Mathieson & Sons Ltd., Isaac Nash & Sons Ltd., Stahlschmidt Tool Co. Ltd.

Bibliografia: — SALAMAN, Raphael, Dictionary of Woodworking Tools - revised edition. Astragal Press, New Jersey, 1997. — HACK, Garret, The Handplane Book. Taunton Press, Newtown, 1999. — AA. VV., Faça Você Mesmo, Vol I. Selecções do Reader’s Digest, Porto, 1977. — CORREIA, Carlos Alberto, Carpintaria I - Iniciação Profissional. Empresa Nacional de Publicidade, Lisboa, 1931.

• 46 •


F

I

M

• 47 •

.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.