População brasileira

Page 1

População é o número de habitantes de um determinado local. Entender como a população se distribui no espaço em que vive traz informações preciosas para compreender a dinâmica e a produção desse espaço.

População absoluta o primeiro censo brasileiro foi realizaPOPULAÇÃO DO BRASIL (MILHÕES DE HABITANTES) I~ do em 1872. De lá para cá, a população 200 teve um aumento significativo. /' O Brasil é o quinto país mais populoso /' do planeta. Pelo censo de 2010, o Brasil 150 tem 190755799 habitantes. Sua popula/ ção absoluta, ou seja, o total de habitan100 tes do país, está abaixo de apenas quatro ./ países: China, Índia, Estados Unidos e In50 ,....... donésia. ••.•.... No continente americano, apenas os o Estados Unidos têm uma população mais 1872 1890 1900 1920 1940 1950 1960 1970 1980 1991 2000 2010 numerosa. Fonte de pesquisa: 18GE. Disponível em: <http://seriesestatisticas.ibge. Abrigar uma grande população repre- gov.brlseries.aspx?vcodigo=CD90&sv=32&32&t=população·presente·e· senta muitos desafios para o país. É pre- residente>. Acesso em: 18 ago. 2014. ciso produzir elevada quantidade de alimento e tornar disponíveis serviços essenciais, como educação, saneamento básico, saúde e transporte para grande número de pessoas. A população numerosa também leva a aumento da mão de obra disponível e do mercado consumidor potencial.

V

_

V

"..

A Ásia concentra metade da população mundial Dos dez países mais populosos do planeta, seis localizam-se na Ásia: China, Índia, Indonésia, Paquistão, Bangladesh e Japão. Veja o mapa. Em algumas áreas da Ásia, a aglome- • PAÍSES MAIS POPULOSOS ração populacional intensa forma enor""' mes "formigueiros humanos", ou seja, áreas densamente povoadas. Entre elas destacam-se as grandes metrópoles, como Pequim e Xangai (China), Mumbai e Nova Délhi (Índia), Tóquio (Japão), Karachi (Paquistão) e Dacca (Bangladesh).

Fonte de pesquisa: IBGE Países@. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/paisesaVmain.php>. Acesso em: 18 ago. 2014.

42

(2010)

••.•. "'"

,.,.


População relativa

o Brasil tem

uma população numerosa, ou seja, é um país populoso. Mas será que é um país bastante povoado? Para responder a essa pergunta precisamos conhecer a população relativa do Brasil. População relativa é a medida da população em relação à área do país. Para saber a população relativa, usamos a densidade demográfica, que nos fornece a média de habitantes por quilômetro quadrado (hab.Zkm"). Para calcular a densidade dernográfica, divide-se a população absoluta pela área: População absoluta do Brasil Área territorial

do Brasil

190,7 milhões de habitantes 8514876

22,4 hab./km'

km'

Densidade demográfica em países selecionados Alemanha Bangladesh

230 hab./km' 1 142 hab./km' 9 hab'/km'

Bolívia

3 hab'/km'

Canadá

141 hab./km'

China Estados Unidos

32 hab./km'

fndia

369 hab'/km'

Japão

336 hab'/km'

México

56 hab./km'

Suécia

21 hab./km'

Fonte de pesquisa: IBGE Pafsesã'. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ paisesatlmain.php>. Acesso: 18 ago. 2014.

Assim há, em média, 22,4 habitantes por km2 no Brasil. Essa densidade demográfica é considerada baixa se comparada à de outros países. Logo, o Brasil é pouco povoado. É importante saber que não há correspondência direta entre a densidade demográfica e o nível de desenvolvimento dos países. Entre aqueles muito povoados encontram-se países desenvolvidos, como o Japão, e subdesenvolvidos, como Bangladesh. O mesmo acontece no caso dos poucos povoados, que podem ser desenvolvidos, como o Canadá, ou subdesenvolvidos, como a Bolívia.

'''!-i. Nas imagens acima, Serra da Saudade (MG), 2011, e São Paulo (SP), 2011, respectivamente.

Nelas podemos

observar

uma área pouco

ocupada e outra bastante adensada. Os edifícios permitem que um grande número de pessoas ocupe um mesmo terreno.

43


População mal distribuída

o

território brasileiro é o quinto maior do mundo em extensão. Algumas áreas são mais povoadas do que outras, isto é, a população brasileira não é distribuída igualmente pelo espaço. Das cinco regiões brasileiras, as mais populosas são a Sudeste e a Nordeste. Juntas abrigam mais de 70% do total da população. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados mais populosos. O Distrito Federal, o Rio de Janeiro e São Paulo são as unidades da Federação mais povoadas. O mapa a seguir apresenta a densidade demo gráfica no território nacional. Podemos perceber que a concentração populacional se estende pelas áreas litorâneas do Nordeste até o Sul, passando pela Região Sudeste, onde a área densamente ocupada se alarga em direção ao interior. Sabe-se que a ocupação do território brasileiro começou pelo litoral. Até hoje, as áreas com menor concentração demográfica estão no interior do pais, nas regiões Norte e Centro-Oeste. Atualmente, o avanço da agricultura e da pecuária (expansão da fronteira agrícola) que acontece no Norte e principalmente no Centro-Oeste tem atraído muitos migrantes para essas regiões. No período de 1980 a 2010, a população das regiões Centro-Oeste e Norte mais que dobrou.

r t

c 1

g 1] Vista geral, em 2011, da cidade de Palmas (TO) a partir do Palácio Araguaia, sede do governo estadual. A capital foi fundada em maio de 1989, logo depois da criação do estado do Tocantins.

.. q d n PB

m

srs

OCEANO ATLÂNTICO

20·$

Habitantes

por kmJ

O

DMenos de 1 O Mais de 1 até 10 •

Mais de 10 até 25 Mers de 25 até 100

3O"S

f--+---'!~ -...••• ~!'!If-------f--------"=

_.::S;:::l:::::::::::.._.J.J:-_..1::....J Mais de 100

Fonte de pesquisa: IBGE. Censo demográfico Acesso em: 2 set. 2014.

44

mapa ao lado mostra a

distribuição

.J~::.:~:::=__ 455

910 km

1cm-455km

2010. Disponível em: <httpJ/www.ibge.org.br>.

da população

brasileira.

Observe que a maior concentração populacional está próxima do oceano Atlântico. À medida que seguimos em direção ao interior do território, essa população vai se tornando cada vez mais escassa.

~

20 20

pE


PopuLação ruraL e urbana Em 2010, o Brasil possuía 5 565 municípios, que são as menores unidades políticas do país. Dentro dos municípios temos a zona rural (o campo) e a zona urbana (a cidade). A maioria das pessoas que vivem no campo costuma trabalhar na agricultura ou na pecuária. Os moradores da cidade geralmente trabalham na indústria ou no setor de comércio e serviços. Muitas vezes, também trabalham nas áreas rurais. Até a década de 1960, a maioria da população vivia na zona rural. Isso acontecia porque a maior parte dos empregos estava no campo: as pessoas trabalhavam na roça, plantando ou criando animais. O Brasil não era um país muito industrializado, portanto não eram gerados tantos empregos nas cidades.

Ocupação de militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em fazenda de Eunápolis (BA). Na foto, de 2009, os trabalhadores erguem seus instrumentos de trabalho.

Cidades, indústrias e urbanização No Sudeste foi criado o maior número de indústrias, principalmente a partir da década de 1950. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro desenvolveram-se bastante e tiveram um aumento crescente da população: os empregos urbanos atraíam moradores do campo, que se mudavam para a cidade. Essa migração do campo para a cidade denomina-se êxodo rural. Com o passar do tempo, a industrialização desenvolveu-se também em outras regiões. Ao mesmo tempo, máquinas como tratores e colheitadeiras passaram a ser utilizadas no campo, o que deixou muitos trabalhadores rurais desempregados. Esses dois fatores - maior industrialização na cidade e mecanização no campo - intensificaram o êxodo rural em todo o Brasil. No começo da década de 1970, a população urbana já era maior do que a rural. No fim da década seguinte, a população urbana total era mais que o dobro da rural. O rápido e intenso crescimento urbano, associado a uma forte concentração de renda, gerou falta de moradias, de saneamento básico (rede de água e esgoto) e de transporte público, além de piorar o trânsito nas grandes cidades. Desse modo, o crescimento das cidades foi acompanhado de uma série de problemas urbanos. Além disso, o número de empregos não acompanhava o crescimento das cidades, o que trouxe também o problema do desemprego. O êxodo rural continua acontecendo no Brasil. O censo de 2010 mostrou que 84% dos habitantes do Brasil viviam em zonas urbanas, o que significa que mais de oito em cada dez pessoas moravam em cidades.

Verifique o que aprendeu

~

1, O que é população absoluta?

2. O Brasil é um país populoso? resposta.

Justifique

sua

3. Como se calcula a densidade

demográfica?

4. O Brasil é um país densamente

povoado?

5. Por que dizemos que a população do Brasil é irregularmente

distribuída?

6. O Brasil é um país urbano ou rural? Justifique resposta.

sua

45


ATIVIDADES 1. Observe a tabela na página 43 e identifique o continente no qual se localizam os três países mais povoados. 2. Por que há áreas tão pouco povoadas no Brasil? 3. Quais são os empregos mais comuns na zona rural? E na zona urbana? 4. Explique as causas do êxodo rural no Brasil. 5. Analise o gráfico a seguir.

I~

BRASIL - EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA E RURAL (1940-2010) %

população

urbana

população

rural

100r------------------------------------------------------------------, 80~--~6~9~~~6------------------------------------~~---60 40 16

20 1940

1950

Fonte de pesquisa: IBGE. Disponível

1960

1970

1980

1990

2000

2010

em: <http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?vcodigo=POP122&sv=33&t=taxavisual iza.php?id_noticia= 1866&id_

de-urbanizacao> e <httpJ/www.ibge.gov.brlhome/presidencia/noticiaslnoticia_ paginael », Acesso em: 13 ago. 2014.

a) Quando a população urbana ultrapassou a rural? b) Que relação se pode estabelecer entre a urbanização da população e o desenvolvimento industrial do país? 6. Junte-se com um colega e observe a foto. Descrevam no caderno os principais elementos retratados. Com base no que vocês aprenderam, redijam um texto apontando as causas do surgimento desse tipo de paisagem urbana.

"

Vista aérea da favela Dona Marta. no bairro de sotatoço,

46

no Rio de Janeiro.

2011.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.