Rio Tavares 11

Page 1

Nº 11 | Julho e Agosto de 2017 | Distribuição Gratuita | Rio Tavares, Campeche, Porto da Lagoa e Sul da Ilha

TRÂNSITO AINDA CONTINUARÁ LENTO MESMO COM NOVA PISTA NO TREVO Obra servirá para liberar a pista atual, onde será colocado o pilar central do elevado. O local ainda passrá por escavação arqueológica, para dar continuidade ao trabalho de recuperação de vestígios das ocupações. Julho Azul: Equipe de Saude da Fazenda em parceria com Conselho de Saúde, realizando ação educativa com os pescadores do Rancho Cultural do Campeche.

DELIVERY NO SUL 99160-4851 DA ILHA

Se o publico masculino não vem a saúde, a saúde vai até o público masculino

ELEIÇÃO NO CONSELHO COMUNITÁRIO DA FAZENDA DO RIO TAVARES EM AGOSTO Venha conhecer o novo Empório!

Bebidas, Lanches e Porções Das 16h às 3h da manhã. Rod. SC 405. 1259 - Campeche - Fone 3307.4240

(48) 3338-7380

Rod Antonio Luis Moura Gonzaga 2283 Rio Tavares - (48) 99115-3201


Página 2

JORNAL RIO TAVARES

Curtas

Julho /agosto de 2017

Fotografia

ÚLTIMA HOMENAGEM

O

corpo do empresário José Dário da Cunha, 59 anos, proprietário do Zeca Bar e Restaurante, foi velado na capela

mortuária do campeche. A família através das redes sociais agradeceu “a todos pelas palavras, abraços e gestos de carinho, isso nos dá muita força!!!” A morte ocorreu acientalmente em uma caçada no dia 3 de julho. A caça para o Zeca, era um hoby, o qual estava acostumado a compartilhar com amigos. O restaurante funciona desde a década de 80 na beira da praia do Campeche, no final da av Pequeno Príncipe.

Conselho Rio Tavares divulga reforma Foto: Amanda Lopes / Arquivo pessoal

alexandreluzsc

Ônibus cai em barranco para evitar choque frontal

C

onselho Comunitário Rio Tavares divulgou fotos no seu facebook, da conclu-

são de pequenos, mas importantes reparos: - manutenção do muro; - colocação de novo suporte para o ramal de entrada de energia; - recuperação da parede do pátio interno; - manutenção das fossas; - limpeza do pátio interno. Ainda foram feitas: manutenção da parede interna do hall de entrada, rejunte de piso e manutenção do forro de PVC do hall de entrada, limpeza da área externa e de colocação de novas portas no banheiro masculino.

EXPEDIENTE JORNAL RIO TAVARES

Núcleo Editora. ALEXANDRE LUZ FONE: (48) 999.26-16.21 COMERCIAL LUANA CORDEIRO (48) 998.37-43.84 ANDRÉ TRINDADE (48) 9 8868-1881

FACEBOOK: JORNAL DO RIO TAVARES JORNAL DO RIO TAVARES JORNALDORIOTAVARES@GMAIL.COM

R

ibeirão da Ilha - Cerca de 10 pesssoas ficaram feridas e pas-

sageiros tiveram que continuar viajem em outro ônibus da empresa. O

consórcio Fênix deve apurar as causas do acidente através das informações do GPS instalado no veículo. O Fato é que está cada vez pior andar em ônibus.

Obras de postos de saúde do Campeche e Canto serão retomadas

O

prefeito Gean Loureiro anunciou a retomada das obras nos centros de saúde

da Capital, paradas desde a gestão passada. O investimento será de pelo menos R$ 4 milhões em recursos próprios para o retorno das obras das novas unidades do Campeche e do Pantanal e de reforma e ampliação dos centros de saúde da Lagoa da Conceição, Abraão e Canto da Lagoa. Também está prevista no pacote a construção de uma nova unidade no Alto Ribeirão. A expectativa é de que a retomada das obras ocorra no segundo semestre deste ano. Para construção do novo centro de saúde no Alto Ribeirão, uma antiga reivindicação da comunidade local, além dos recursos do município, está prevista verba do Ministério da Saúde, de R$ 400 mil, obtida a partir de emenda parlamentar. Grande parte das obras estavam paradas por problemas com as empreiteiras contratadas na administração anterior – algumas delas desistiram das obras e,

em outros casos, houve atraso na entrega sem a conclusão do serviços. Todas as situações estão sendo analisadas pela Procuradoria para que sejam tomadas as medidas judiciais cabíveis. “Temos ouvido os conselhos locais de

saúde e visitado as unidades e sabemos da necessidade de atender ao pleito dessas comunidades para dar conforto e qualidade aos pacientes”, afirma o secretário de Saúde Carlos Alberto Justo da Silva.


Julho / agosto de 2017

JORNAL RIO TAVARES

Decreto que permite ligações de água e luz em imóveis clandestinos pode ser revogado MPSC recomendou ao Prefeito de Florianópolis a revogação do Decreto Municipal que ignora exigências previstas em legislação federal, a fim de não estimular o crescimento urbano desordenado e a construção clandestina em áreas de preservação ou de risco, como encostas e margens de cursos d'água.

Página 3

Especulação x meio ambiente Considerado como uma consolidação da especulação imobiliária da indústria ilegal, crescendo sob os olhos da fiscalização, moradores legalizados convivem com constantes faltas de luz e água que afetam todos os bairros do Sul da Ilha. A prefeitura não identifica o local dessas edificações, nem se estariam em situação irregular por terem sidoconstruídos em áreas de preservação ambiental.

30 mil imóveis

Decreto regularizou 30 mil imóveis, construídos clandestinamente.

461 mil habitantes Praia no Campeche, no sul de Florianópolis, uma das áreas que teria construções clandestinas regularizadas pelo decreto.

O

Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou ao Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, a revogação do Decreto Municipal 17.603/2017, que altera e flexibiliza as normas para autorização o fornecimento de água potável e energia elétrica às residências unifamiliares irregularmente construídas. A Instituição também encaminhou ofício à CASAN e à CELESC alertando que, em cumprimento à legislação federal, à decisões judicias e acordos anteriores, não podem efetuar ligações em imóveis irregulares. As recomendações foram assinadas pelo dois Promotores de Justiça da área do meio ambiente da Comarca de Florianópolis, Alceu Rocha e Rogério Ponzi Seligman, e pelo Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPSC, Promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli, e objetivam evitar que o Decreto Municipal sirva de estímulo ao crescimento urbano desordenado e à construção clandestina em áreas de preservação ou de risco, como encostas e margens de cursos d'água. Os Promotores de Justiça ressaltam que a Medida Provisória 759/2016, do Governo Federal, estabelece critérios que não podem ser ignorados, como foram n a edição

do Decreto Municipal. Segundo a Medida Provisória, somente após o início do procedimento de regularização fundiária urbana no Município - que compreende a definição da área urbana consolidada a ser regularizada e a confecção do diagnóstico socioambiental, pode-se cogitar a ligação de água potável e energia elétrica. Já o Decreto Municipal exige apenas a legitimidade da posse; o zoneamento compatível; a consolidação da edificação até dezembro de 2016 e que esteja situada em via oficial regulamentada pelo Município; e o cadastro do imóvel para efeitos de cobrança de IPTU. Para o Ministério Público, conforme reforça na recomendação, a ligação de água e energia fora das hipóteses previstas na legislação federal "é tanto um estímulo às ocupações clandestinas e irregulares como também um desprestígio à própria fiscalização dos órgãos da Prefeitura, cujo poder de polícia, obrigação municipal, se vê enfraquecido¿. Além disso, alertam os Promotores de Justiça, a instalação de água e luz para imóveis irregulares implica condescendência para o uso e ocupação de edificações cuja habitabilidade e segurança não foi aferida, fazendo surgir para o poder público a responsabilidade civil, por

omissão, pelo dano subsequente. O Ministério Publicou ressaltou, ainda, nos ofícios encaminhados à CELESC e à CASAN, que a ligação deve ser precedida da comprovação que os imóveis obedecem às normas técnicas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e às condições estabelecidas pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) e pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS). Salienta, ainda que a CELESC deve cumprir decisão judicial que condiciona a ligação de energia para novas construções à apresentação de alvará, não podendo o imóvel estar em área de preservação permanente, e que a CASAN assinou acordo irretratável e irrevogável com o Município de Florianópolis no qual se compromete a só executar a ligação de água mediante a anterior regularização. O prazo estabelecido pelo Ministério Público para reposta do Prefeito e das concessionárias de fornecimento de água e energia sobre o acatamento ou não da recomendação é de cinco dias, a contar do recebimento dos ofícios, nos quais alerta, também, que o desrespeito às exigências da legislação federal pode configurar ato de improbidade administrativa.

Florianópolis tem 461 mil habitantes segundo o IBGE.

250 mil imóveis

250 mil imóveis conforme último balanço em 2014, da SMDU (Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

50 mil clandestinos

50 mil imóveis clandestinos haviam diso construídos até 2008 (20% do total em 2014).

200 novas ruas

O Ministério Público de Santa Catarina investiga a criação de 200 ruas entre 2013 e 2014, indicando a Câmara de Vereadores a não criar mais ruas

54,72% do esgoto Florianópolis ocupa a 11ª posição entre as capitais, com 54,72% do esgoto tratado conforme o Instituto Trata Brasil. O Plano de Saneamento em Florianópolis, feito em 2011, previa atender à população com redes de esgoto pelo menos em 75% das casas em 2016.


Página 4

JORNAL RIO TAVARES

Safra da Tainha frusta pescadores do Campeche

C

onforme os pescadores que dividem o Racho do Seu Getúlio, esse ano não foi bom para a pesca da Tai-

nha no Campeche, ficando longe das 6 toneladas pescadas na temporada passada. A prática do surf estará liberada novamente após dia 15 de julho nas praias de Florianópolis.

Lixo em obra do posto no trevo do Rio Tavares

U

ma pilha de lixo está se formando atrás da lixeira do posto de combustível, que fica no trevo do Rio

Tavares. A obra paralisada junto ao lixo pertence ao posto, que pretendia construir uma hamburgueria no local e deveria ser reponsável pela limpeza do local.

Exposição no Campeche

Foto: Hortência Vieira Brandão

A

próxima exposição na Recanto do Pães, na Avenida Pequeno Príncipe, está marcada para iniciar dia 1 de

agosto com as fotos da Maratona Fotográfica de 2017. Estarão à mostra as imagens selecionadas entre mais de duas mil registradas em Florianópolis pelos participantes da Maratona.

Julho /agosto de 2017

Audiência final do Plano Diretor deve ser em setembro Revisão do plano de Florianópolis deve ser concluída até o final do ano

A

Prefeitura de Florianópolis e o MPF (Ministério Público Federal) não chegaram a um acordo para conclusão do processo participativo do novo Plano Diretor, na última audiência de conciliação A Justiça entende que foram colocadas minutas posteriormente pela prefeitura, o que fere o direito a participação da população e determinou que o município esclareça quais pontos do texto foram colocados sem consenso popular. Dos 520 artigos que compõe o documento, cerca 40 foram modificados sem a discussão com a comunidade e a participação do Nucleo Gestor. O juiz determinou, também, prazo de 30 dias para realização de audiência geral com o Núcleo Gestor para finalizar o Plano Diretor sob pena de multa de R$ 10 milhões à prefeitura pelo descumprimento do prazo. Com total de 60 dias

para que a uma nova data seja marcada, com ampla divulgação, para a participação da população na última votação. Ainda conforme o juiz, o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) “confessou ter inserido no texto de outubro de 2016 ideias e sugestões que teriam surgido após as audiências, ou seja, que não foram deliberadas nas audiências ou consensuais”. “O município não está cumprindo com a decisão do TRF4, que determinou a participação popular. A prefeitura está em mora há muito tempo, este processo deveria ter começado em 2015, mas as audiências foram realizadas só em 2016 e nós temos uma minuta sobre questões que não foram debatidas em audiências públicas. O Ipuf não pode promover alterações sem que justifiquem ilegalidades ou erros técnicos”, comentou a procuradora Analúcia Hartmann

Plano Diretor de Florianópolis Outra decisão do Juiz Federal Marcelo Krás Borges, foi de afastar o Sinduscon da discussão do Plano Diretor de Florianópolis, alegando que a entidade tem provocado “tumulto processual através de recursos e medidas procrastinatórias”. Não há entendimento entre 40 entidades, órgãos públicos e representantes da sociedade civil, que compõem o Núcleo Gestor. Para o Sindicato da indústria da Construção “é preciso fazer o rebatimento com o núcleo gestor dos 522 artigos do plano.” A prefeitura quer entregar o documento em setembro. ” Consideram o plano ruim para a cidade. Entre 2013 e 2016, a construção civil encolheu 136% na Capital, enquanto que a queda no país foi de 15%. No entendimento do município, sem definição, ficaria a cargo da Câmara de Vereadores a redação final nos casos dos dissensos.


Julho / agosto de 2017

A

JORNAL RIO TAVARES

VEREADORES DEBATEM REGULARIZAÇÃO DE VIAS

tualmente na Capital existem quase mil ruas à espera de regularização. Há também cerca de 30 mil unidades habitacionais solicitando ligação de luz, o que permite estimar que cerca de cem mil pessoas vivem em imóveis irregulares no município. Os dados foram apresentados hoje à tarde em audiência pública realizada pela Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo, por solicitação do vereador Pedrão (PP). Ele e o vereador Lino Peres (PT) são autores da proposta de emenda à Lei Orgânica que pretende impedir que a Câmara denomine vias e/ou extensões de vias não incorporadas ao patrimônio público municipal por meio do devido procedimento administrativo de parcelamento do solo. O debate, que se estendeu por mais de três horas, tratou do “es-

gotamento” da cidade onde existem inúmeras localidades com loteamentos e aglomerados urbanos irregulares e, por causa disso, sem qualquer infraestrutura para as comunidades que neles vivem. Desordem, caos, ineficiência e inexistência de fiscalização foram apontados como causas e consequências da atual situação. Planejamento e o debate sobre a função social da cidade e da propriedade foram apontados como caminhos para enfrentar o problema. Ao final da audiência pública, diversos encaminhamentos foram aprovados como a realização de um seminário para discussão com as Universidades, que já desenvolveram projetos com este foco. A criação de uma força-tarefa é outra medida que deverá reunir, além dos vereadores, o prefeito e representantes do Ministério Público para analisar e resolver todos os pedidos de regularização

de vias em tramitação na prefeitura e, ainda, a construção de um Pacto Social que viabilize o planejamento da cidade, com base num plano diretor abrangente, com regras claras e que, de fato, vise à qualidade de vida da população. Participaram da audiência pública o engenheiro do IPUF Carlos Eduardo Medeiros, empresários da construção civil e os vereadores Fábio Braga (PTB), presidente da Comissão de Viação, João Luiz da Silveira (PSC), Lela (PDT), Renato da Farmácia (PSOL), Dalmo Meneses (PSD), Maikon Costa (PSDB), Marcelinho da Intendência (PP), Rafael Daux e Celso Sandrini, do PMDB, e Afrânio Boppré (PSOL), além de Pedrão e Lino Peres. Representantes do Ministério Público do Estado foram convidados, mas não compareceram e a ausência foi fortemente cobrada pelos vereadores.

Demarcação das áreas de marinha na Ilha de Santa Catarina é discutina em Brasília

D

epois do Supremo Tribunal Federal (STF), decidir que as ilhas sedes de município também possuem os chamados terrenos de marinha, agora segue no âmbito político a busca por uma definição para os moradores quanto a posse de seus imóveis e dos pagamentos de taxas. Desde maio de 2015, a nova demarcação das áreas de marinha feita pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) vem trazendo apreensão aos donos 40 mil imóveis da capital apesar da demarcação ainda não ter sido homologada. A demarcação dessas áreas levou mais de cinco anos para ficar pronta, tendo iniciado em 2008. 4.802 moradores da Ilha já pagam a taxa anual para União. Ministério do Planejamento, é o órgão que controla a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), responsável pelas cobranças aos ocupantes dos terrenos de marinha. Negociações para a extinção dos terrenos de marinha Uma Proposta de Emenda à Constituição 39 (PEC 39/2011), do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) pretende tratar de

diferentes formas a cessão com mudanças na legislação. A extinção dos terrenos de marinha é o mais esperado mas também é possível a criação de um fundo de investimento imobiliário para gerir o patrimônio da SPU. A as principais consequências decorrentes da aprovação da PEC sobre o patrimônio imobiliário da União será para os municípios e cidadãos. Terreno de Marinha Por definição, o terreno de marinha é medido a partir da linha das marés altas no ano de 1831 até 33 metros em direção ao continente ou ao interior das ilhas costeiras com sede de município. A essa definição somam-se os acrescidos de marinha e os aterros, além das margens de rios e lagoas que sofrem influência das marés. A demarcação desses terrenos tem sido feita, pela União, considerando estudos técnicos com base em plantas, mapas, documentos históricos, e dados de marés. Até o momento, foram demarcados 4.625 km e resta demarcar outros 15.261 km. Taxas e foros Os foros ou taxas de ocupação são

devidos quando há utilização privada de terreno pertencente total ou parcialmente à União, como é o caso dos terrenos de marinha e de seus acrescidos. Trata-se de uma retribuição pecuniária pelo uso particular de um bem público. A retribuição depende do regime de ocupação. Há dois tipos de regime: - Ocupação: é um regime precário de ocupação de um terreno 100% pertencente à União. Nesse caso, a retribuição denomina-se “taxa de ocupação”, deve ser paga anualmente, e corresponde a 2% do valor do terreno, excluídas as benfeitorias. - Aforamento: trata-se de uma relação contratual entre o particular e a União, na qual o particular detém 83% do terreno e a União detém 17% do terreno. Nesse caso, a retribuição, também anual, intitula-se “foro” e corresponde a 0,6% do valor do terreno, excluídas as benfeitorias. O pagamento dos foros e taxas de ocupação é realizado por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e é recolhido à Conta Única do Tesouro.

Página 5

Conselho Faz Rio Tavares

E

leição do Conselho Comunitário da Fazenda do Rio Tavares, biênio 2017/2019! Participe! reuniões todas as quartas-feiras às 19h na sede social do Conselho Co-

munitário da Fazenda do Rio Tavares. Os diretores do Conselho Comunitário que se reúnem voluntariamente para tratar assuntos da comunidade. Convidamos você que queira participar das reuniões para opinar e ajudar a fazer uma comunidade melhor!

ELEIÇÕES NA AMOCAM

A

Associação dos Moradores do Campeche (Amocam) já tem data marcada. Serão no dia seis de agosto de 2017. No último dia 13 de junho, a comunidade

se reuniu em assembleia geral e escolheu uma comissão eleitoral que receberá as chapas e conduzirá o processo. Ouça a entrevista com Glauco Marques, da comissão eleitoral e veja o regimento das eleições divulgado pela comissão.

Mutirão Rádio Campeche

A

rádio comunitária Campeche está construindo seu novo estúdio num lindo trabalho coletivo e com uma técnica tão antiga quanto o mundo: o adobe. Projeto de

Márcio Holanda, construção da comunidade viva e organizada. No último dia 8 a comunidade foi convidada para preparar uma bela massa para fazer tijolos de adobe e outra para terminar a parede de pau-a-pique em mais um mutirão de BioConstrução e Apoio para a continuação do novo Estúdio na Rádio Comunitária Campeche.


Página 6

JORNAL RIO TAVARES

Julho /agosto de 2017

Nova pista no elevado do Rio Tavares

A

Prefeitura de Florianópolis iniciou, há duas semana, as obras de terraplenagem para construção de nova pista permanente para tráfego de mão dupla (sentido Sul da Ilha-Centro-Sul da Ilha), na altura do Elevado do Rio Tavares. Com a nova pista, será possível desviar o trânsito que trafega atualmente no local onde será construído o pilar central do elevado. A nova pista de pavimentação asfáltica, de 80 metros de extensão,

começou a ser construída sobre o terreno onde funcionava uma madeireira, que foi recentemente desapropriada. Antes da construção do pilar, deverá ser feita a escavação arqueológica, na segunda fase de recuperação dos vestigios das ocupações do local. Esse processo não deve ser rápido, pois o procedimento necessário é naturalmente lento. No local poderá haver mais vestígios de ocupações pré coloniais na região.

Mirante do Morro das Pedras fechado

O

Romão, os assaltos ficaram mais frequentes há 4 anos, chegando nos últimos meses em uma média de dois por semana.

Infelizmente têm acontecido muitos assaltos no Mirante, e dois assaltos à mão armada fizeram com que os proprietários tomem essa providência. Segundo a coordenadora Edinéia

Edinéia diz que só vai reabir o espaço se o Poder Público disponibilizar policiamento. “As rondas da polícia são eventuais. É uma pena termos que fechar. As pessoas sobem, ligam e tocam o interfone, só querem a oportunidade de contemplar a vista daqui. Lamentamos, mas por enquanto o acesso fica fechado”, afirmou. A Prefeitura informou em nota que não havia recebido ainda

mirante do Morro das Pedras, um dos pontos turísticos mais visitados do Sul da Ilha chegando a 25 mil visitações durante o verão, está fechado por tempo indeterminado, por motivo de segurança. O acesso só está liberado para as pessoas que vão para trabalhar na Casa de Retiro ou se hospedar no local.

História

nenhum comunicado por parte dos proprietários solicitando ajuda na segurança, e garantem que entrarão em contato com os responsáveis do local para tomar as providências necessárias. Agora inicia-se a época de visitação das Baleias, que já circulam pela praia do Rosa, e em breve estarão nas praias do Morro das Pedras, Armação e Caldeirão, infelizmente perderemos a bela vista deste lindo mirante que atrai turistas e moradores todos os anos para contemplar a beleza natural da região. Fonte: G1

Texto: Hugo Adriano Daniel – Professor/Historiador - profhugoadriano@gmail.com

O RITUAL DO LUTO NA HISTÓRIA DA COMUNIDADE AÇORIANA DO CAMPECHE Quando alguém morria a primeira ação era procurar o coveiro que imediatamente tocava o sino avisando a comunidade sobre o ocorrido. O sino era o único meio de comunicação de massa: anunciava a morte, a festa, a missa. Para cada anúncio a toada era diferente e a comunidade identificava a mensagem. A partir do toque do sino iniciava-se a preparação para o velório, denominado de essa. A denominação essa é atribuído a base em que o caixão é colocado até o traslado para a Igreja e o cemitério. O defunto era velado na casa da família, em cima de tábuas até que o caixão fosse construído sob medida. Os carpinteiros seu Zé Bernardinho e o Seu João Antônio eram os encarregados da função. Provavelmente haviam outros. O Caixão era de pínus

revestido por um tecido preto. Quando se tratava de uma criança o caixão era branco ou azul. As crianças eram enterradas em uma parte separada no cemitério O traslado do defunto era feito por carro de bois que para não emitir seu som característico, lavava-se o eixo tirando qualquer resquício de banha ou sebo. O traslado era feito em absoluto silêncio. Não existia capela mortuária. O defunto era conduzido até a igreja, onde se faziam as orações e os presentes eram chamados para benzê-lo, utilizando uma bacia com água benta e um galho de pitangueira. Não havia carneiras. O enterro era feito cavando-se um buraco de sete palmos de profundidade na fina areia do cemitério. Seu Emílio Serafim da Silva e João Batista Pires eram os coveiros

que realizavam a tarefa com um profundo sentimento de respeito. Mais uma vez a comunidade participa. Cada um faz o sinal da cruz depositando sobre o caixão três pás de areia. Após o fim deste ritual o coveiro escrevia o nome do defunto no monte de terra para identificá-lo até a família fincar uma cruz definitiva com seu nome e a data de nascimento e morte. Nos dias seguintes a família se recolhia em casa para receber as visitas de pêsames. Outra forma de mostrar sentimento de perda estava na forma de se vestir, o chamado luto. As mulheres da família usavam roupas pretas por um longo tempo se estendendo por meses. Os homens demonstravam luto costurando no bolso da camisa uma faixa de tecido preto, denominado fumo.

A bebida mais servida em todo esse ritual era o chá da folha de laranjeira que servia para acalmar os nervos (medicina popular). Por fim, as roupas deixadas pelo falecido (coberta) eram doadas a uma pessoa da comunidade es-

colhida pela família que deveria usá-las na missa de sétimo dia. E Hoje ? Bem, hoje é tudo diferente. Muitos não são mais sepultados e sim cremados. O sino perdeu a importância e o anúncio se dá pelo facebook..... Foto reprodução


Seu Tavares - Positividade na esquina da praia

H

á exatamente um ano, em julho de 2016, uma atitude propositiva mudou para sempre a rotina do Rio Tavares. Nesse momento nascia, para presentear o bairro, a primeira vila gastronômica da ilha de Florianópolis. Inspirada na Vila Madalena, bairro boêmio de Sampa, a proposta do Seu Tavares é juntar, em um ambiente totalmente seguro e 100% pavimentado, cultura,

esporte e lazer, além de oferecer aos clientes e amigos, comida e bebida de qualidade, numa variedade, que agrada a todos. Para quem gosta de música de qualidade, as sextas e sábados rola uma sonzera ao vivo com algumas das melhores bandas da ilha. Quem ainda não passou por lá, está perdendo tempo e se surpreenderá com o ambiente positivo, aconchegante e familiar. Quem por lá passou, com certeza aprovou e voltou.

Vila Natural: Sabor + Saúde no RTMF

E

ntre as novidades para o segundo ano de atividades, destacamos o restaurante Vila Natural, uma excelente opção de almoço para quem busca qualidade e preço justo. O buffet é servido das 11:30 as 15hs, de segunda a sexta, e, das 12 as

16hs, aos sábados. Vale dar um confere e confirmar, no sabor e variedade oferecidos, o slogan do restaurante: “acreditamos em comida de verdade”. Ah, o cardápio tem excelentes opções, tanto para veganos, quanto para carnívoros. Muito top!

2016, o ano que mudou nosso bairro

A

s novidades não param por aí, além de wifi, câmeras de segurança e mobilidade para todos, o Seu Tavares conta com espaço kids e, em breve, inaugura uma montanha russa virtual, novidade tecnológica que promete adrenalizar os clientes. Para o segundo ano de operação a Vila veio com nova cobertura, proteção lateral para os dias de muito vento e aquecedores para facilitar a passagem do inverno, enquanto aguardamos a volta do verão. Jogos de futebol, UFC, cam-

peonatos de surf e festas tradicionais (carnaval, festa junina, dia dos namorados etc), tudo isso é motivo para reunir os amigos e celebrar a vida, cercados de gente bonita, música boa e muito carinho. Na próxima sexta (14/7) tem festa para comemorar o aniversário da Vila e o presente para os clientes, é um show com a banda Tow In que promete sacudir as estruturas do bairro e tocar o melhor da surf music. Imperdível, nos vemos por lá !! Por Xandão Barros

- 14/07 - Banda Tow In - 15/07 Damassa - 21/07 Ye Camara - 22/07 Ton Rock - 28/07 Duo Xarás - 29/07 Michel de Moraes


Anota aí

Restaurante Bali Bar

Dia 29 será o lançamento da Don Felix, uma cerveja cappucino porter, estilo Brown porter, na Eden Beer.

A

s primeiras menções históricas à cerveja Porter remontam ao início do século XVIII na Inglaterra.O nome Porter foi escolhido para homenagear os trabalhadores portuários, pessoas que bebiam este tipo de cerveja. A Eden Beer fica na rua Pau de Canela, 1649 Fones (48) 9900 0964

NA LATA - Caldo de cana, pastel e açaí

O restaurante Bali Bar tem o compromisso de servir o melhor da comida caseira com um delicioso churrasco. Va conhecer você também. Aberto diariamente das 11h às 16h, com buffet livre e a quilo. Rod. Dr. Antonio Luiz de Moura Gonzaga, 1674. Rio Tavares. (48) 3364.3283

Chef’s Burgers

C

omer um hambúrguer com os amigos é um programa que todo mundo gosta! Um lanche que é super prático, e que também é uma delícia de apreciar. No Quintal de Casa os hambúrgueres além de serem feitos com carinho e dedicação, são artesanais. E sendo assim, hoje é dia de falar sobre o “Chefs Burgers” Food Truck!

Av. Peq. Príncipe, 1549 - Campeche Food Park

A

gora em um ambiente mais amplo e aconchegante, Na Lata - Caldo de Cana, Pastel e Açaí, está em novo endereço, no Campeche Food Park. Pastéis feitos com massa artesanal, super recheados, fechados e fritos na hora, acompanhados de um refrescante caldo de cana. Nosso açaí é cremoso e orgânico e servido com deliciosos acompanhamentos.

Avenida Campeche, 2860. Quintal de Casa

Yalla - Culinária Árabe

A

ntes de comer, como diz o velho ditado, ”é preciso comer com os olhos”, e uma comida bem apresentada é a comida árabe! Cheia de cores, e claro, sabores! No Quintal, você se depara com a diversidade gastronômica de Food Trucks. E hoje, apresentaremos o “Yalla Culinária Árabe”. Avenida Campeche, 2860. Quintal de Casa

Asian Food

P

romoção no mes de julho com bonus de R$ 2, 00 para qem trazer o anuncio. Sempre temos chá de cortezia. Das 18/hrs as 23. De segunda a domingo na v. Peq. Príncipe, 1549 Campeche Food Park

Rich Food Truck

U

m trailer que busca trazer alguns lanches feitos pensando em pratos muito apreciados da culinária brasileira, como o delicioso carne louca, um lanche feito de carne de panela incrementado com três queijos, ou então o delicioso A Parmegiana, os tradicionais pernil e linguiça campeira e outros. Vá conferir! "

Baixe o aplicativo da Rich Food Truch no QR ao lado

Av. Peq. Príncipe, 1549 Campeche Food Park


www.rotagourmetsuldailha.com.br

BALI BAR - Restaurante e Petriscaria Rod. Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 1674 - Rio Tavares, Fone: (48) 3364-3283 KENTARO SUSHI Festival, Combos e tele entregas de Sushi, sashimis Rod. Ant.Luiz Moura Gonzaga, 3602 Fone:: (48) 3209-3244 Facebook: Kentaro Floripa II FOGÃO GASTRONOMIA Restaurante Natural e Orgânico Serv. dos Artistas, 35 Rio Tavares Face: @fogao.gastro (48) 9160-0444

SÓ AÇAI Açai na Tijela e lanches Rod. Dr. Antonio Luiz Moura Gonzaga, 4051 Rio Tavares (lado do Centro Com. Rio Tavares)

PIZZARIA ESTRELA Pizzaria e Tele entrega Rodovia SC-405, 3611 Campeche Telefone: (48) 3234-0800 18h30 até as 23h30

PIZZANETO Pizzaria - Vila Gast. Seu Tavares Pizza tamanho individual EDEN BEER CERVEJARIA Chope Delivery Rua Pau de Canela, 1649 F. (48) 3030.0885 C. (48) 9.9900.0964 www.edenbeer.com.br

BAR E RESTAURANTE Almoço e happy hour Av. Campeche, 3733, em frente a Lagoa Pequena - Telefone: 3338-2227

FACEBOOK E INSTAGRAN @BEEFFHAMBURGUERIA

BEEFF HAMBURGUERIA SC 405 nº 2859 anexo ao posto Ipiranga Av : Peq. Príncipe n° 47, anexo ao posto Ipiranga TODOS OS DIAS 19 H ÀS 00 H DELIVERY (48) 99160-4851

PRAÇA DA TERRA Produtos orgânicos Rodovia Antônio Luiz Moura Gonzaga, 1725 Rio Tavares

O MELHOR DO DIA Food truck Burger Rod. Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 2283 Seu Tavares Vila Gastronômica Face: omelhordodiafoodtruck

ESPETTARIA Espetinhos Gourmet

VILA NATURAL Restaurante Endereço: Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 2283 - Rio Tavares, Seu Tavares Vila Gastronômica

End. Servidão Elpídio da Rocha, 40 - Rio Tavares (48) 3307-8142

CASA DAS PIZZAS Pizzaria delivery no Porto da Lagoa. Atendemos de segunda a sábado das 18:00 a 00:00. 98405-1482 - Face:@kzapizzas

QUINTAL DE CASA um ambiente que reúne lazer, cultura e gastronomia num aconchegante clima de férias. Avenida Campeche, 2860. Novo Campeche.

CHEF’S BURGERS Avenida Campeche, 2860. Novo Campeche. Quintal de Casa Whats 984621122

CONTÉM JANTINHA Av. Peq. Príncipe, 1549 Campeche Food Park Facebook: @contemjantinha Fixo: (48) 4009-2090 WhatsApp: (48) 999994004 - iFood

RICH FOOD TRUCK Av. Peq. Príncipe, 1549 Campeche Food Park Facebook: @contemjantinha Fixo: (48)

YALLA FOOD TRUCK Culinária Árabe Avenida Campeche, 2860. Novo Campeche. Quintal de Casa (48) 9128-1661

NA LATA - CALDO DE CANA, PASTEL E AÇAI Av. Peq. Príncipe, 1549 Campeche Em frente à CEF Telefone e Whatsapp (48)999699399 Facebook: /nalatacaldopastel Instagram: @caldonalata Seg à Sab - 14hs às 23hs2h. ASIAN FOOD Av. Peq. Príncipe, 1549 Campeche Food Park Facebook: @contemjantinha Fixo: (48)


Página 10

JORNAL RIO TAVARES

Julho /agosto de 2017

Sustentabilidade N

essa primeira sessão do Jornal Rio Tavares sobre sustentabilidades, buscaremos abordar temas que tenham relevância para economia de recursos do planeta. Como jornal impresso em papel temos nosso desafio que é neutralizar nossa pegada ecológica. Como primeira ação criaremos uum serviço diferenciado para clientes pessoas físicas oferetarem quando podem pagar por um determinado espaço do jornal. Acreditamos que assim estaremos contribuindo enquanto buscamos novas formas de compensar o planeta e as pessoas fazendo nossa parte. Sustentabilidade é um conceito onde são relacionados aspectos: Sociais, culturais, econômicos e ambientais. A ação sustentável, deve ser: Ecologicamente correta;

Culturalmente aceita; Justa perante a sociedade. Sustentabilidade: relação com o Meio Ambiente A sustentabilidade não trata apenas de não esgotar os recursos do planeta! Ela também promove ações que permitem que a sociedade desenvolva meios de suprir as necessidades das gerações sem que esses recursos se acabem. 03 ações sustentáveis 1 – Carona Para diminuir a emissão de CO2, outra opção é oferecer carona quando algum amigo ou vizinho vai para o mesmo lugar que você. Além de ajudar o Meio Ambiente, é muito mais divertido ter uma companhia para conversar durante o trajeto. E dependendo da periodicidade das caronas, vocês podem até rachar a gasolina.

2 – Descarte de óleo de cozinha O óleo de cozinha costuma ser descartado de modo errado (na maioria das vezes jogado na pia da cozinha). Esse mau descarte faz com que ele seja um dos principais causadores das mortes em Rios, além de trazer diversos ratos e baratas para a cidade. Por isso a preocupação com o que fazer com o óleo de cozinha deve ser grande. 3 – Separe o lixo O ideal é que o lixo seja separado em Vidro, Plástico, Metais, Papéis e Orgânicos, porém se isso for uma tarefa difícil para você, ao menos separe o seu lixo em reciclável e não-reciclável. Essa atitude já ajuda muito o meio ambiente. Que você possa ajudar o meio ambiente com ações e que consuma de empresas mais conscientes.

SEOVE promove bazar de elétros e roupas Atividade que obtem recursos para a instituição é saída sustentável para consumo

A

SEOVE é uma sociedade civil de carácter filantrópico de assistência social, sem finalidade econômica. Fundada em 10 de fevereiro de 1972, tem como eixo principal de atuação o acolhimento a idosas em situação de vulnerabilidade social, 24 horas por dia e 365 dias por ano. A entidade atua também em diversos seguimentos em prol da

comunidade. A Missão do Seove ha 40 anos é acolher isosas em condições de vulnerabilidade e/ou risco social, oferecendo-lhes assistência multiprofissional para garantir-lhes qualidade de vida e dar também apoio à comunidade. Atualmente acolhe 27 idosas acima dos 60 anos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. O lar tem o compromisso de ga-

rantir às idosas acolhidas qualidade de vida, dignidade e bem-estar. Na atualidade, é considerada a Instituição modelo de Longa Permanência para Idosas de Florianópolis , pelo Conselho Municipal do Idoso. Situa-se na Avenida Pequeno Príncipe, 721, no bairro do Campeche – Florianópolis-SC, em uma gleba de terra com bela arborização, abriga idosas em prédio bem construído com conforto, segurança , onde recebem carinho, atenção, boa alimentação, roupas de uso pessoal, calçados, acompanhamento médico, remédios e tudo mais que for necessário ao seu bem-estar. Também lhes é proporcionado lazer e entretenimento. Av. Pequeno Príncipe, 721 – Campeche facebook.com/seove Site - www.seove.org.br 48) 3237-4123 ou (48) 8461-1031 contato@seove.org.br

SEOVE - Bazar de Móveis e Eletros Segunda 9.30 - 11.50 , 13.30 17.00 horas, terça a sexta: 9.00 - 11.50 , 13.30 - 17.00 horas. Avenida Pequeno Príncipe, 721 - Campeche

Recíclemo-nos

PARQUE DA LAGOINHA DO LESTE

O

chefe do departamento de implantação e manejo de unidades de conservação da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), Mauro Manoel da Costa, apresentou a proposta do novo parque aos presentes. Mauro explicou que o Parque Municipal da Lagoinha do Leste foi criado em 1992. Porém, com a criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), em 2000, as áreas de conservação já existentes precisaram ser revisadas. Para isso foi criada uma comissão com profissionais da FLORAM e do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF). Essa comissão determi-

nou novos limites para a área de conservação da Lagoinha do Leste em conjunto com a comunidade e o prefeito encaminhou o projeto à Câmara. Ao final da audiência, o presidente da Comissão de Viação e Obras, vereador Fábio Braga (PTB) informou que o projeto será encaminhado ao Departamento de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Casa para análise. Além dos representantes de organizações de defesa do meio ambiente, associações de moradores e da prefeitura, estavam presentes na audiência pública os vereadores Fábio Braga (PTB) e Lino Peres (PT), membros da Comissão de Viação e Obras, Maikon Costa (PSDB) e Renato da Farmácia (PSOL).

FRENTE PARLAMENTAR EM PROL DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO É INSTALADA

F

oi instalada hoje (21/6), na Câmara, a Frente

Parlamentar em Prol das Unidades de Conservação. De acordo com o estatuto, também aprovado hoje, a Frente vai unir esforços para realizar diagnósticos, debates, estudos e propor medidas para indicar ao Executivo políticas públicas e ações para melhorias nas unidades de conservação do município, dentre outros objetivos. A Frente Parlamentar atuará no período da atual legislatura, até 2020, e realizará reuniões quin-

zenais. Os próximos encontros já estão marcados para os dias 05 e 19 de julho, às 15 horas. Integram a Frente os vereadores Pedrão (PP), que será o presidente, Marcelo da Intendência (PP), Lino Peres (PT), Dinho e Rafael Daux, ambos do PMDB, Lela (PDT) e Marquito (PSOL). Outros parlamentares poderão aderir ao grupo. Além deles, também fazem parte da Frente Parlamentar representantes da Floram, do IPUF, do ICM Bio, do Instituto Saracura e do Coletivo UC da Ilha.


Julho / agosto de 2017

JORNAL RIO TAVARES

As Hortas Urbanas de Floripa Nós últimos anos foram criadas várias hortas urbanas na ilha de Santa Catarina: a Horta Comunitária do Pacuca, a Horta Comunitária das Garças, das Areias, a Amojac, o Quintal Comunitário do Córrego, a Hortaluz, a Horta da Moradia Estudantil da UFSC, além das hortas desenvolvidas em repúblicas e condomínios. Todas essas hortas estão assentadas em princípios semelhantes, como a cooperação, a sustentabilidade, a valorização da diversidade. Em tempos atuais de crise política, econômica e social, as hortas urbanas se destacam como uma forma diferente de pensar a cidade e as relações humanas. Horta Comunitária do Pacuca Na horta do Pacuca, localizada no Campeche, são cultivados alimentos orgânicos que podem ser colhidos por qualquer membro da comunidade. A ideia é de que as pessoas participem, de maneira voluntária e coletiva, para dar continuidade ao projeto, ajudando a regar, a arrancar ervas daninhas, a plantar sementes e mudas. Muitas das sementes plantadas no Pacuca foram doadas pela EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural) e com elas foram produzidas mudas. Também há pessoas que levam mudas de casa para transplantar na Pacuca. Lá já cresceram temperos, hortaliças, verduras, legumes, árvores frutíferas, plantas nativas e até mesmo as chamadas PANCs (plantas alimentícias não convencionais).

O resgate de plantas nativas, já adaptadas ao clima, é uma das formas inteligentes de poupar trabalho e recursos, já que elas precisam de menos cuidados para crescerem, fazendo-se desnecessários adubos especiais ou utilização de agrotóxicos. Uma das moradoras do Campeche e participantes da horta, Margareth McQuade, conta que os pesticidas utilizados são naturais, provenientes das próprias plantas. A infusão de alho e cebola, por exemplo, pode ser borrifada na plantação. Espécies como a novalgina e o alecrim, só de estarem plantadas, espantam muitos animais devido ao cheiro forte. Segundo Margareth, é importante deixar que algumas plantas sirvam de alimento para os bichos: “muitos insetos são polinizadores, não queremos atrapalhar a teia alimentar”. O uso de agrotóxicos nas plantações no Brasil é muito recorrente, desde 2008 somos considerados o país que mais consome agro-

tóxicos no mundo. De acordo com o Dossiê Abrasco publicado ano passado, 70% dos alimentos in natura possuem agrotóxicos. Desses, 28% contêm substâncias não autorizadas, conforme a Anvisa. O principal problema do uso de agrotóxicos está na intoxicação do homem, dos animais e do meio ambiente. Segundo relatório de 2012 do Instituto Nacional do Câncer (Inca), os agrotóxicos estão entre os principais grupos de agentes cancerígenos relacionados ao trabalho. Os agrotóxicos também são responsáveis por contaminar o solo, os lençóis freáticos, os lagos e rios. Além disso, muitos pesticidas químicos contribuem com o empobrecimento do solo, pois matam os micro-organismos que realizam a fixação de nitrogênio, criando a necessidade do uso de adubos e fertilizantes. Trechos do texto de Daiane Nora e Miriam Amorim projeto de extensão para novos fomatos em jornalismo

Acreditamos numa forma natural e ética de vida, num mundo onde todos os que compartilham a água, a terra e o ar tem direito à saúde e à felicidade ao se alimentar. Num mundo onde ninguém precisa sofrer para comer ou servir de comida. Num mundo onde a ética guia as relações, inclusive a nossa relação com a comida. Nossa comida é artesanal sem nenhum aditivo de sabor ou conservante artificial. Não utilizamos carne em nosso cardápio porque acreditamos que há insumos animais demais na nossa vida. Preferimos utilizar produtos locais para cozinhar e respeitamos a sazonalidade deles. Ainda não temos uma opinião formada sobre os benefícios reais x custo dos alimentos orgânicos e para não errar onerando nossos produtos com algo que pode não trazer nenhum benefício, optamos por nos certificarmos que os produtos que usamos são os melhores e por utilizar técnicas que minimizam o efeito dos agrotóxicos neles. Tudo que a gente pode fazer para ter uma alimentação melhor, uma vida mais cheia de cor e sabor está em nossos produtos

Página 11

DOM EKO ORGÂNICOS Quer receber a lista atual de produtos orgânicos no seu WhatsApp? É só nos dar um oi, que a Dom Eko adiciona você na sua lista de transmissão e pronto. Sem grupo, você conectado individualmente com eles. De segunda a sábado super informado organicamente.

PRODUTOS ORGÂNICOS DO BRASIL

Já é SUCESSO!!!! As lascas de côco super frescas e assadinhas, uva passa, flocos crocantes...hummm deliciosa do começo ao fim sem exagero! # À Granola da Lulu, ela foi criada especialmente para as crianças, com ingredientes naturais, adoçada com melado rico em ferro e açucar mascavo e sem nenhum tipo de conservante. Vc encontra ela e nossos outros produtos lá @ domekoorganicos

A casa é sua!!!! Olha que bacana gente, que tal realizar seu Social Dinner totalmente intimista e da maneira que deseja?!?! Isso mesmo, o @fogao.gastro abre as portas da casa para o seu evento...Entre em contato e conte mais sobre seu momento especial e eles irão adorar fazer parte, com você e seus convidados. Informações: 3236-7796 | 99168-4919 | contato@fogaogastronomia.com.br


Pranchas sustentáveis de madeiras são produzidas no Rio Tavares

Celebridades do esporte são presença no Kentaro

Cursos permitem que cada participante tem a oportunidade de desenvolver a própria prancha

Celebridades do esporte marcaram presença nomelhor sushi da

ilha. Na foto o multicampeão lutador do UFC Mauricio Shogun Rua com seu irmão, a lenda Murilo Ninja Rua

Sábado dia 15/07 em tubarão Vinicius Kummer estará representando Florianópolis na copa Santa Catarina de boxe.

D

esde a época dos reis e primeiros surfistas hawaiianos, fazer a própria prancha era uma prática tradicional, eles acreditavam que ao construir, passavam todas as energias positivas para ela. Com o passar dos anos e a industrialização no mundo do surf, construir uma prancha tem sido privilégio para poucos. Agora, esta incrível experiência não está mais fora dos seu alcance. Claro que realizar uma verdadeira obra de arte funcional não é uma tarefa fácil, mas com ajuda certa o shaper David diz que os aventureiros que quiserem encarar o desafio de fazer por conta própria, a prancha dos sonhos, é possível! “Todo surfista deveria experimentar pelo menos uma vez na vida construir sua própria prancha, e ainda melhor se for uma prancha de madeira, leve, sustentável, e que pode durar para sempre.” Engenheiro profissional, shaper desde 2008, quando começou a fazer pranchas de materiais convencionais, como EPS e PU. Desde então, já tinha a ideia de construir pranchas de materiais alternativos, que pudessem reunir sustentabilidade, tecnologia e arte, e foi assim que encontrou a madeira como o material mais nobre que poderia ser utilizado, o mesmo das primeiras pranchas do passado, mostrando um novo caminho para o futuro. Nos últimos anos, tem se dedicado integralmente ao desenvolvimento de novas pranchas, melhorando os processos construtivos e shapes. Nessa busca o grande desafio tem

sido construir pranchas de madeira que sejam leves, para que assim possam ser realmente obras de arte funcionais, pois no surf não é possível deixar de lado a performance, que nas ondas significa diversão. Para chegar ao seu método, David Weber adaptou várias técnicas de construção naval que resultaram num processo limpo e silencioso. A construção é otimizada ao máximo, para obter pranchas leves e resistentes no menor tempo possível, para que assim possam ser feitas em quatro dias nos workshops, curso prático em que compartilha esse conhecimento.

Telefone | WhatsApp: +55 (48) 98402.961 Site: davidweber.com.br

"PARABÉNS ESPORTE CLUBE MOVIDO" 39 anos de fundação, com muitas histórias a contar e conquistas ao logo destes anos. “Há muitos sonhos a se realizar, mais hoje é DIA DE FESTEJAR esta data especial, onde parabenizamos a TODOS QUE FIZERAM OU FAZEM PARTE DESTA ASSOCIAÇÃO. MOVIDO 39 ANOS.”

Gravações do Floripa Skate Bowl no Rio Tavares

Foto dos bastidores das gravações do Floripa Skate Bowl no Esporte Espetacular, com Pedro Barros, Vi Kakinho e Murilo Peres com a apresentadora Glenda Kozlowski usando peças originais da época. (Foto: Marcella Dottling) Veja a reportagem completa com vídeo dos bastidores da gravação. no http://globoesporte.globo.com


Compre no comércio local. Valorize seu bairro. EMPRESAS DO RIO TAVARES E REGIÃO

Suporte Smart inaugura primeira franquia em Santa Catarina A loja de Florianópolis apresenta soluções em manutenção e reparos para smartphones e tablets além de uma linha completa de acessórios No último dia 1 de julho, a Suporte Smart inaugurou em Florianópolis sua primeira franquia. Presente nas principais capitais do país a loja funciona dentro do novo Hiperbom Rio Tavares e incrementa o mix de serviços que disponibiliza aos milhares de clientes que visitam diariamente o supermercado. Mais do que uma rede de franquias de sucesso a Suporte Smart é uma marca do grupo iService Soluções, empresa com mais de 40 colaboradores e apoio de grandes marcas.

“A proposta é oferecer serviço de qualidade, com foco na agilidade e garantia do serviço prestado, afirma o franqueado Douglas Martins dos Anjos. A loja está bem localizada e deve atender a necessidade do cliente que não deseja se deslocar até o centro da cidade.”

Todo o serviço é executado na loja por técnicos treinados em Curitiba no Centro de soluções em iphones, smarts e tablets. Além disso, uma variedade em acessórios e outras novidades também estarão disponíveis. “No estoque, todas as peças são certificadas e previamente testadas justamente para garantir a segurança do aparelho afirma o franqueado, que também é consultor de franquias.

Fachada da nova loja da Suporte Smart no Hiper Bom do Rio Tavares A loja funciona de segunda a sábado das 9 as 20 horas. Realiza assistência técnica em todas as marcas de celulares e é especializada Apple. Dispõe de uma número de whatts para quem deseja realizar orçamentos. Fone 48 9 98402476

Diversificada linha de produtos da Suporte Smart

PEIXARIA CIA DO MAR ROD SC 405, 290 - RIO TAVARES TELE ENTREGA (48) 3237-4257

Proprietários: Cristiane Luiz e Douglas Martins dos Anjo

VINAGRE DE MEL PEDIDOS WHATSAPP 48 999987879 Florianópolis - SC


Instituto de depilação feminina e masculina

Depilarte instituto de depilação feminina e masculina com método espanhol com cera quente com técnica única e indolor personalizada. Trabalhamos também com massagem e drenagem linfática, relaxante e modeladora/redutora. Venha nos visitar. Para mais informações consulte nosso site. Ambiente confortável e climatizado no coração do Campeche. Tel:. 3304-2165/ 99688-5215. Horário de funcionamento terça a sexta 9:30/19:00. Sábado 9:30/14:30

CANECAS PERSONALIZADAS A estampa que você escolher

Universo das Canecas - Personalizamos a estampa que você quiser com o melhor preço do mercado, basta escolher uma imagem ou foto e pronto logo estará com sua caneca!!! Uma ótima opção para presente de aniversário, casamento e formatura. Super recomendado para brindes também! Entre em contato e faça já seu orçamento através do telefone (Whats)(48)988036423-EntregasemFlorianópoliseRegião. Formas de pagamento: Dinheiro, Cartões: Visa - Master Elo, Boleto.

PARCELAMENTO DE LINHA PESADA DA AGRO CAMEU DÍVIDAS DO MEI Programa segue até 02 de outubro Os microempreendedores individuais (MEIs) com boletos atrasados poderão solicitar o parcelamento das dívidas com a Receita Federal. O prazo para fazer o pedido termina no dia 2 de outubro. É a primeira vez, desde a criação do MEI, em 2009, que o governo abre um programa de parcelamento de débitos. As dívidas acumuladas até maio de 2016 poderão ser parceladas em até 120 prestações, que deverão ter valor de pelo menos R$ 50. Para débitos de boletos vencidos após maio de 2016, o parcelamento será de, no máximo, 60 meses. A Buchner Contabilidade desenvolve trabalhos nas Áreas: Contábil, Fiscal, Pessoal e Societária para empresas de pequeno, médio e grande porte. Atendemos clientes dos mais variados segmentos.

NO CLIMA DO FRIO

Decor Artesanato aquece e inspira no frio

A cada estação gelada, os tecidos coloridos, tapetes quentes e clima de friozinho ganham espaço na loja da Decor Artesanato. Veja que belas imagens. O frio chegando, com artigos para sua lareira. O novo número de telefone é (48) 30180269.

Produtos para animais de grande porte

Agora está mais fácil para criadores de animais pesados, como equínos e bovinos. Agora a Agro Cameu, disponibiliza no Rio Tavares linhas de produtos que antes sõ se encontrava no Ribeirão ou Costeira. Medicamentos, e ração de diversas marcas. Mas não são apenas os animais grandes tem seu espaço garantido, pois na Agro Cameu também há gaiolas e comidas de passáros, além das linhas de pets para cães e gatos. Confira.

PROMOÇÕES NA MOTO MAX Capacete San Marino R$ 149,90 à vista Pneu CG Titan colocado, a partir de R$ 100,00 Relação - aço 1045 - colocado R$ 85,00

Imagem ilustrativa. Modelos de capacete sob consulta

BARBA, CABELO E CERVEJA Clima descontraído atrai o público Não pense que ir ao barbeiro é o programa tédio de antigamente. A Velho Marujo Barber Shop tem um ambiente descontraído com uma decoração maneira. Jogos para crianças ou uma cerveja para os adultos é apenas um aperitivo das coisas legais que você desacobrirá quando estiver sentadinho lá naquela cadeira maneira. Rod. Dr. Luiz Antonio Moura Gonzaga / 1779 - Rio Tavares . Seg. à Sex. 09h às 19h - Sab. 10h às 15h

Endereço: Rodovia SC 405, 472 - Rio Tavares, Telefone: (48) 3226-7436


Julho / agosto de 2017

JORNAL RIO TAVARES

Página 15

ACTUALLE ACUPUNTURA MÉDICA Acupuntura Médica, Psiquiatria, Psicoterapia, Osteopatia e Terapia Crâniossacral Rod. Dr. Antô. Luiz Moura Gonzaga 3126, Sl.1/2 F. (48) 3065-5988 C. (48) 98870-8668

BUCHNER CONTABILIDADE Assessoria Contábil Rod. SC 405, 2519 - Rio Tavares F. (48) 3226.1286 (48) 3226.1437

TREVO DISTRIBUIDORA Gás e Água F. (48) 3237.2104 F. (48) 3232.6422 C. (48) 99914.4415 (48)98463-3799 whats

MERCADO FERRARI Endereço: Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 27 - Rio Tavares, Fone: (48) 3226-8429

MERCADO DEPILAÇÃO CELULARES BARBER SHOP

NOVA CAMPECHE Nacionais e Importados Rod. SC 405, 1472 Campeche F. (48) 3234-5055 (48) 3234-3437 C. 99980.1917 - Emergência Guincho 24h

MERCADO ASSUNÇÃO Mercado, açougue e padaria Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 1232 Rio Tavares Tel: (48) 99187-2345

DEPILARTE Serviço de Depilação Avenida Pequeno Príncipe, 1277 Campeche Fone (48) 99688-5215

SUPORTE SMART Assistência técnica em todas as marcas de celulares e é especializada Apple. Hiperbom Rio Tavares whatts Fone 48 9 98402476 Velho Marujo Barber Shop Barba e Cabelo Masculino Rod. Luiz Antônio Moura Gonzaga, 1779 - Rio Tavares Fone: 48 30659945 / 48 991297784

CANECAS

DEEP’CAR Lavação Automotiva Ecológica Rod. Dr. Antô. Luiz Moura Gonzaga, 4117 C. (48) 8492.6378 Whats Agende seu horário Leva/Traz

PARA FAMÍLIA

LAVANDERIA CHIM Lavanderia Rodovia Dr. Antô. Luiz Moura Gonzaga, 1779 F. (48) 3233-4475 C. (48) 99680.0069 Whats

REFRIGERAÇÃO

LAVANDERIA GÁS E ÁGUA

SUL TELHAS Telhas e Revestimentos Cerâmicos Rodovia SC 405, 2008 - Rio Tavares, F. (48) 3338-0814

MERCADO

CARTÓRIO TELHAS E REVEST. MECAN. MOTOS

CARTÓRIO CAMPECHE Escrivania de Paz Rod. SC 405, 499 Campeche F. (48) 3334.3468 cartoriocampeche@ gmail.com

CONTABILIDADE

MÉDICA CLÍNICA

DECOR ARTESANATO Móveis de Eucalipto Vime - Cipó - Palha - Sintéticos preço de fábrica Rod. SC 405, 2381 - Rio Tavares F. (48) 30180269. C. 99104.7120 Whats

LAVAÇÃO

Agro Cameu - Agripecuária Tudo para seu animal de estimação Rod. Dr. Antô. Luiz Moura Gonzaga, 1720, Rio Tavares - Fone(48) 3234-3415

AUTO MECÂNICA

TREVO UTILIDADES PARA O SEU LAR Variedade de produtos Rododovia SC 405 SC 405, 82 Trevo do Rio Tavares, F. (48) 3338.2003

CONSTRUTORA

DECORAÇÃO

AGROPECUÁRIA

UTILIDADES

ESSAS EMPRESAS VALORIZAM O BAIRRO. DÊ VALOR A ISSO VOCÊ TAMBÉM.

MIX ROCHA Produtos para toda família Rod. Dr. Antô. Luiz Moura Gonzaga, 1895 - lj 3 Próx. a Pedrita. Rio Tavares F. (48) 3234.6569

REFRIGERAÇÃO PINGUIM Refrigeradores máquinas de lavar e ar condicionado - Peças e acessórios Rodovia SC 405 1930 - F. (48) 3226-5048


Página 16

U

JORNAL RIO TAVARES

Julho /agosto de 2017

10 LEIS POLÊMICAS DE FLORIANÓPOLIS

m levantamento de um gabinete de vereador de Florianópolis para criação da Comissão de Revogação de Leis, identificou mais de 200 leis que considerou absurdas feita por seus pares. Aqui nesta lista, você confere 10 delas:

bém obriga a “utilização de sinal de proibição nos locais públicos onde for comum a presença de estrangeiros e analfabetos.”

1. Proíbe sal na mesa de bares e restaurantes A lei municipal 10.011/2016 proíbe em Florianópolis “os estabelecimentos que comercializam alimentos preparados para consumo” de “expor nas mesas recipientes que contenham cloreto de sódio (sal de cozinha)”. Para aqueles que gostam de ter sal na comida, a lei abre uma exceção: “O cloreto de sódio poderá ser disponibilizado ao cliente que solicitar.”

3. Obriga o nome dos funcionários nas obras A lei 9941/2015 obriga todas as obras municipais a terem “placa específica a ser fixada em local visível.” com o nome de todos os trabalhadores que participaram da obra. A lei não especifica se participariam da placa os trabalhadores terceirizados, fornecedores de material de construção, rede elétrica, água, esgoto, revestimento, tinta, ou até mesmo os trabalhadores que pagam impostos no município e financiaram a obra. De todo modo, sabemos que esta placa pode sair maior do que o planejado.

2. Proíbe celular no cinema e obriga placa para dizer isso A lei complementar 121/2003 proíbe o uso de celulares em todas as casas de espetáculo, teatros, palestras, conferências entre outros. Também fica obrigada pela lei a colocação de placa com os dizeres: “É proibido o uso de aparelhos de telefone celular ou de emissão sonora pessoal” E tam-

4. Obriga frase sobre cuidados de parcelamento A lei ordinária 9510/2014 obriga todos os estabelecimentos comerciais a divulgarem a frase “O parcelamento em excesso poderá ocasionar o comprometimento da sua renda familiar”. Se os políticos de Florianópolis acreditam que os cidadãos precisam de uma frase deste tipo, qual frase você acha que os políticos

precisam? Deixe sua sugestão nos comentários. 5. Obriga palitos e canudos a serem guardados individualmente A lei complementar 551/2016 obriga todos os canudos, palitos de dente, sal e açúcar a serem embalados individualmente nos restaurantes e bares de Florianópolis. Caso os restaurantes tenham açucareiros, por exemplo, após serem advertidos por escrito, podem receber multa de R$ 500,00 em caso de reincidência. Então, se você vir um açucareiro, um porta-canudos, saleiro ou paliteiro em Florianópolis, já sabe: é proibido por lei (alerta de ironia). 6. Proíbe a venda de cigarro avulso e obriga placa para dizer isso A lei complementar 592/2015 proíbe qualquer estabelecimento comercial de Florianópolis de comercializar cigarros avulsos. Também fica obrigada pela lei a afixação de placas nos estabelecimentos para divulgar a nova proibição. Pensando em comprar apenas um cigarro em vez da caixa inteira, para reduzir o uso de nicoti-

na? Lembre-se: em Florianópolis, só é permitido levar a caixa inteira. 7. Obriga hotéis a distribuir preservativo e colocar placa sobre isto A lei municipal 8700/2011 obriga estabelecimentos de hospedagem a distribuir gratuitamente preservativos masculinos a seus clientes. A lei obriga também a colocação de placa, de tamanho de 15cm x 21cm com este “direito” garantido por lei. Sabemos que não existe camisinha grátis, mas cara mesmo é a multa de R$ 1000,00 prevista em lei caso o hotel desrespeite a lei e não distribua “gratuitamente” a camisinha ao cliente. No final, sabemos que a hospedagem ficará mais cara ao cliente, mesmo aqueles que não usam preservativo. 8. Obriga médicos a terem letra de forma A lei 8739/2011 obriga os médicos que atendem no Município de Florianópolis a expedirem seus atestados, laudos e receitas “digitadas, datilografados, ou escritas manualmente com letra preferencialmente de forma”. Apesar da lei não estabelecer

qualquer multa para o descumprimento, obriga tanto os estabelecimentos públicos quanto os privados de fiscalizarem a letra de forma de seus médicos. 9. Obriga a instalar chips em animais A lei complementar 383/2010 obriga todos os cães, gatos, mulas e burros a serem registrados eletronicamente no órgão municipal mediante inserção “subcutânea de um microchip”. Além da taxa de registro eletrônico, os proprietários dos animais estão sujeitos à intimação pelo agente do órgão sanitário e multa, caso não registrem com microchip os seus pets junto ao Município. 10. Cria o Dia do Saci Acredite se puder, a lei municipal 9984/2016 criou em Florianópolis o Dia do Saci. Comemorada no dia 31 de outubro, os objetivos desta data “através da figura do Saci” é o de disseminar os mitos da cultura brasileira. E você, concorda? Qual destas leis de Florianópolis você achou mais absurda?


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.