Revista Santo Antônio de Caraguatatuba "Um esboço da História"

Page 38

O SENTIMENTO DE TRISTEZA PROFUNDA SE UNIU COM A VONTADE DE VIVER DOS SOBREVIVENTES. CHEGARAM ALIMENTOS, CAIXAS DE REMÉDIOS, GALÕES DE ÁGUA, ROUPAS, CALÇADOS E TUDO O QUE OS FLAGELADOS PRECISAVAM

38

Fotos: Arquivo Público do Município

RELEMBRANDO A HISTÓRIA Durante as semanas que antecederam o dia 18 de março de 1967, choveu na cidade o correspondente a três meses. Era sábado de aleluia. O céu escureceu mais cedo do que o normal. Por volta das quatro da tarde, o dia virou noite. Um estrondo forte foi ouvido e sentido pelos moradores. Era a primeira barreira na Serra do Mar que desmoronava. Não deu tempo de quase nada. A chuva de granizo tinha encharcado o solo da vegetação sem raízes profundas. Uma “avalanche” de árvores caídas, troncos enormes, lamaçal e muita água “rolou serra abaixo”, dizimando grande parte da cidade. A ponte do Rio Santo Antônio, próxima ao Hospital Stella Maris, acumulou os troncos e, por isso, a lama com água começou a se desviar invadindo bairros, até que a força das águas rompeu a ponte, abrindo caminho para o lamaçal chegar ao mar. A população que sobreviveu, passou sede, fome e frio nos primeiros dias após o episódio. A rodovia de acesso estava tomada pela lama e formaram-se bolsões de veículos na Serra, entre uma barreira e outra. O número oficial de mortos foi 197, mas nunca se saberá ao certo quantas pessoas perderam suas vidas com a tromba d’água. Muitos corpos foram arrastados para o mar, outros soterrados sem deixar pistas. Cerca de 3.000 pessoas ficaram desabrigadas e 400 casas desapareceram. Calcula-se a queda de 30 mil árvores e 5.000 troncos. Foi necessária a ajuda da Marinha, Exército e do Governo do Estado de São Paulo para a cidade tornar a crescer.

Por milagre, o Hospital Stella Maris não foi levado na Catástrofe

O espírito de solidariedade invadiu a cidade


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.