Revista Viver Bethânia - Edição julho/agosto

Page 1

COMUNIDADE BETHÂNIA | JULHO E AGOSTO DE 2014 | EDIÇÃO 1


EDITORIAL

Palavra do padre Vicente, bth A Comunidade Bethânia nasceu da inspiração divina no coração do Pe. Léo e desembocou em singular estilo de vida onde transpira o essencial, e se levanta como profecia a denunciar os exageros de nosso tempo e anunciar o caminho pra uma vida plena. São 19 anos de história repleta de rostos e vozes a testemunhar valores dos quais sentimos saudades e temos necessidade. Com a Bethânia Bíblica, aprendemos a arte de acolher os últimos e viver o essencial. Nossos recantos e diversas famílias bebem da mesma fonte. Somos agraciados com um estilo de vida próprio marcado por um dom especial que nos une e nos habilita a contribuir com a vida da Igreja e dos irmãos. Viver Bethânia é fazer experiência constante do amor gratuito de Deus, e responder a este amor, acolhendo quem vem até nós como o próprio Cristo! (cf. VB p. 43). A mística que nos anima é “amor acolhedor”! Realizamos no mundo um “amor acolhedor” que nos leva a abraçar o próprio Cristo que vem até nós, em especial os “leprosos” de hoje, os dependentes químicos, nossos filhos e filhas. Queremos dar a eles vida plena, pois, almejamos vida plena. A vida em abundância que queremos não é apenas para os moradores de Bethânia. Não! Temos consciência, como ensinou

A nova marca de Bethânia, e um tempo novo na comunicação Para trabalhar em prol da instauração do reino do Coração de Jesus no coração das pessoas, a Comunidade Bethânia inicia uma nova plataforma de evangelização. A aposta é o lançamento da revista Viver Bethânia, o novo veículo de comunicação da Comunidade. Um novo meio de difusão social rápido e eficaz, que traz para os leitores um esclarecimento dos objetivos e notícias que circulam na Comunidade. A revista será bimestral, trazendo conteúdos diversos como textos memoráveis do inesquecível fundador, Pe. Léo; matérias sobre os recantos pertencentes à Comunidade; formações sobre doutrinas e dogmas da Igreja; assuntos de importância social, como dependência química entre outros. E sempre direcionada pela palavra saudosa do atual presidente, Padre Vicente. Em sua primeira edição, a revista busca trazer maior aproximação do leitor com a Comunidade. Entendendo dessa forma, a maneira e o modo de viver Bethânia. Com uma nova transmissão social, a revista vem como peça fundamental para a propagação da cultura de encontro nos meios articulados da comunicação. A todos, uma abençoada leitura!

2

o Pe. Léo que a proposta é maior. Bethânia é destinada a todos, principalmente aos desejosos de famílias restauradas. Bethânia é para você e sua família. Na verdade, somos chamados a ser para o mundo uma verdadeira profecia de retomada de valores em busca de “vida plena” (Jo 10,10). Bethânia procura um retorno à radicalidade dos valores do Evangelho. Os irmãos da Bethânia Bíblica, Marta, Maria e Lázaro nos inspiram. Marta resignifica o trabalho e a relação com as coisas; diz não a todo ativismo e correria. Maria fala da supremacia de Deus e a escuta do discipulado que aprende com Jesus. Lázaro representa a superação das limitações e a busca de relacionamentos saudáveis feitos de amor e amizade. Eis um estilo de vida provocador. Tornamos visível uma vida de escolhas simples baseadas no essencial. Destacamos cinco elementos: alimentação saudável, sono restaurador, atividade física, relacionamentos saudáveis e espiritualidade encarnada. Juntas, provocam uma revolução diante do mundo moderno. É profecia de anúncio e denúncia que alcança milhares de corações. Pe. Léo, profeta do nosso tempo faz ressoar esse grito, e, continuamos na mesma trilha: “Viva Bethânia”!

Ajude essa obra Venha ser e viver Bethânia concretamente, ajudando nossa Comunidade a acolher os excluídos, aqueles “que dão trabalho”, aqueles que “não tem mais jeito” e devolver-lhes a dignidade de filhos e filhas amadas do Pai. Transformar cada oração em ação para melhoria da vida de todos. Buscar soluções reais para os problemas que vivemos em sociedade. “Desde os inícios dos nossos trabalhos em Bethânia, a comunidade tem um grande apreço e recebe uma importante colaboração de diversos benfeitores, especialmente alguns casais amigos. Para nós essa integração é fundamental. Além da ajuda financeira, esses benfeitores se unem ao projeto Bethânia de uma forma muito mais profunda e singular.” Pe Léo, scj, livro Viver Bethânia.

www.bethania.com.br


Livro: “Pertencemos a Deus” Por Pe. Elinton Costa, bth

GERAL

Entre 23 e 24 de agosto, juntamente com a Canção Nova, nós da Comunidade Bethânia, vivenciaremos um tempo de muitas graças. Neste final de semana teremos o nosso encontro “Na Trilha da Cura”, onde será lançado o último livro que o Pe. Léo escreveu, enquanto lutava contra o câncer. Incansável em sua ânsia de viver segundo o Espírito Santo, como eficaz instrumento nas mãos de Deus, Pe. Léo enfatiza neste livro a necessidade de termos claro dentro de nós a quem pertencemos. Pois, se acreditarmos que nós somos de Deus, todos nós seremos imitadores de Cristo. O título do livro é, “Pertencemos a Deus”, e diz por si só. Mesmo sofrendo dores terríveis e com todas as dificuldades provocadas por essa doença cruel, Pe. Léo, em sua sabedoria nos deixa esse presente reafirmando nossa pertença total a Deus. O título nos faz refletir: “A quem pertencemos?”. Pe Léo é enfático e não nos deixa dúvidas, responde por meio de exemplos concretos, tirados do nosso cotidiano, usando de uma linguagem profunda, às vezes polêmica, mas sem deixar de lado a alegria e a irreverência que lhe são próprios.

Como aperitivo, alguns desses trechos para você se deliciar: “A pior injustiça do ser humano é trocar a verdade de Deus pela mentira, adorando e servindo a criatura, em vez do Criador”. Ressalta que o encardido está a nossa espreita tentando fazer a verdade de Deus mentira e a mentira verdade de Deus. E corremos o grande perigo de nos acomodarmos a essas ilusões. “Ah, se for da vontade de Deus eu vou parar de fumar... O que tem de mais fumar? Eu aprendi assim, fumava com a minha avó, porque papai fumava, mamãe fumava, meu irmão fumava”. É pecado mortal fumar. Primeiro porque mata nosso corpo, com as substâncias químicas que contém. É mortal também porque nos leva a obedecer ao encardido todos os dias. Ao comprar um maço de cigarros, pagamos o dízimo ao encardido. O encardido vive recolhendo os restos de nossos cigarros e mostra para o Senhor: “Olhe, pagou para mim. O ser humano é obra sua, mas me pertence”. Com isso, Pe. Léo, conduz sua reflexão ressaltando a necessidade de imitarmos a Deus, pois nossos gestos e palavras, atitudes, ações reproduzem o que somos e a quem pertencemos. Diz padre Léo, que todas as vezes que desobedecemos a Deus reproduzimos o homem terreno e deixamos de lado o homem celestial que é Jesus. Por isso ele é firme: “Pecar é imitar o encardido. Reproduzimos as feições do homem terreno quando reproduzimos violência, palavrões, quando acendemos um cigarro. Como o artista na televisão. E em tantas outras situações: ao tomar aquele copinho de cachaça, fumar um baseado, ao encher a vida de pornografia e prostituição. Em tudo isso reproduzimos as feições do homem terreno”. A luz das afirmações trazidas pelo querido Pe. Léo podemos nos perguntar: “O meu modo de conviver em casa reproduz Deus para minha família? O meu jeito de falar com meus amigos reproduz Deus a eles? Minha presença no meu trabalho reproduz Deus aos meus colegas de trabalho? A quem eu imito? Se alguém olhar para o que sou e o que faço conseguirá ver que sou de Deus?” Se pertencemos a Deus, temos sua marca em nosso coração e em nossa vida. Por isso, tenhamos a coragem de viver como verdadeiros filhos e filhas de Deus. Não perca a oportunidade de declarar com todas suas forças que você “Pertence a Deus”. Contamos com você!

Encontro de Bethânia na Canção Nova: Na trilha da cura Por Pe. Lúcio, bth

Acontece, entre os dias 23 e 24 de agosto, na Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), o encontro anual de Bethânia. Este é um momento de muitas bênçãos para toda Comunidade Bethânia, pois reúne num final de semana todos os que estão envolvidos neste projeto de restauração de vidas. Padres, consagrados de vida e de aliança, amigos, filhos de Bethânia e todos que simpatizam com o ideal que Deus um dia despertou no coração do nosso amado Pe. Léo. Em cada ano, a Comunidade Bethânia procura trabalhar um tema da sua espiritualidade. Neste ano de 2014, o tema a ser refletido será “Pertencemos a Deus”, baseado no último livro escrito por Pe. Léo. Além de divulgar o carisma da Comunidade, este encontro visa partilhar, por meio da Rede Canção Nova de Comunicação, toda herança deixada pelo Pe. Léo, que ainda hoje, depois de sete anos de falecimento, é lembrado por meio de suas pregações e principalmente de sua obra, que conta

www.bethania.com.br

com sete recantos espalhados pelo Brasil. O encontro, “Na trilha da cura”, sela também uma sólida parceria entre a Comunidade Bethânia e a Comunidade Canção Nova, assim vamos percorrendo os caminhos que Deus um dia colocou no coração do Pe. Léo e hoje continua realizando por meio das suas obras. A Comunidade Bethânia convida você e toda sua família a fazer parte deste momento de partilha, oração e reflexão. Você é nosso convidado especial nesta trilha da cura, pois todos nós pertencemos a Deus!

3


CENTRAL

A Comunidade nasceu de um desejo que o Espírito Santo colocou no coração do Pe. Léo, scj, a partir de sua própria experiência como dependente químico, e como sacerdote, trabalhando no Colégio São Luiz, em Brusque. Lá, atendia também os dependentes químicos e demais pessoas necessitadas. Neste período se tornou impossível o atendimento apenas no Colégio, logo, em resposta aos problemas acerca das drogas, Pe. Léo com a ajuda de alguns benfeitores, em 14 de março de 1995, fundou a Comunidade Bethânia. O nome Bethânia vem do hebraico e significa: casa do pobre. Segundo a Sagrada Escritura, Bethânia era um dos lugares preferidos de Jesus (Mt 21,17). Lá moravam seus grandes amigos, Lázaro, Marta e Maria (Lc 10,38; Jo 11,1). Em Bethânia é o lugar onde se podem refletir dois aspectos da vida cristã: tempo para contemplar Deus por meio dos acontecimentos da vida e coragem para ver o rosto de Jesus que está estampado nos olhos avermelhados de um jovem drogado, ou no coração machucado de um soropositivo. Desta forma, Bethânia não é um centro de recuperação de drogados e nem uma clínica onde se internam pessoas para tratamento. Bethânia é a “comunidade de acolhimento”. A vida e o trabalho da Comunidade são embasados em uma visão integral do ser humano. A pessoa é vista na sua totalidade: físico, psico-afetivo e espiritual. Bethânia sugere cinco grandes motivos iluminadores de ação: “1- Nosso carisma é acolher a cada um como ao próprio Cristo. Este é o primeiro passo para a vida na Comunidade. 2- Queremos como Jesus gritar aos “Lázaros” que estão presos nos sepulcros das drogas, do álcool, da prostituição, da violência e de toda contaminação: Vem para fora! Vem para a vida! 3- Com Marta percebemos a necessidade de

4

transformar o mundo e de se transformar. 4- Com Maria queremos aprender a nos sentar aos pés do Mestre. Espiritualidade é aprender a viver segundo o Espírito, é aprender a viver como Jesus viveu. 5- A cura interior (psíquica, afetiva, emocional) é decorrência de relacionamentos sadios e curadores, segundo o jeito de se relacionar do próprio Jesus de Nazaré.” (Livro Viver Bethânia). Uma grande inspiração para a Comunidade, é a espiritualidade e missão da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, fundada na França pelo Pe. Leão João Dehon, que recebeu a graça e a missão de enriquecer a Igreja com uma comunidade viva mediante a sua inspiração evangélica. Pe. Dehon é o grande apóstolo do Coração de Jesus. Desde o início, ele quis partilhar a sua vida de espiritualidade com outras pessoas, querendo que todos se inspirassem no seu carisma e se unissem a sua vida à doação reparadora de Cristo ao Pai pelos homens. O jeito de viver a união com Cristo propõe uma espiritualidade viva, dinâmica e progressiva. Mergulhados na vivência com nossos filhos dependentes químicos, só conseguiremos perseverar se nos alimentarmos com uma vida de união ao Senhor. A união pode ser vivida também na disponibilidade e no amor para com todos, em especial vivendo o carisma do acolhimento dentro da Comunidade Bethânia. É dessa forma que vive Kamily Peixer Gatis, 30 anos, consagrada como membro de Aliança e assistente social na Comunidade Bethânia, em São João Batista/SC. Para ela, a busca do resgate das pessoas é o principal objetivo enquanto consagrada e assistente da Comunidade. “A missão da Instituição é minha também. É restaurar vidas que foram desfiguradas pela dependência química; é resgatar o potencial. Cada um tem, mas a dependência acabou apagando.

www.bethania.com.br


É buscar um novo estilo de vida, por meio da convivência social, da espiritualidade e do trabalho. Fazer parte da Comunidade Bethânia é crescer como pessoa, como profissional. É viver também um novo estilo de vida, é viver Bethânia!”, afirma. E quanto à vida dos consagrados, “é por meio da contemplação ao coração rasgado na cruz, que somos fortalecidos em nossa vocação. Somos, com efeito, chamados a inserir-nos nesse movimento de amor redentor, doando-nos aos irmãos, com Cristo e como Cristo. “Nisto conhecemos o amor: Ele deu a vida por nós. E nós também devemos dar a nossa vida pelos irmãos” (1Jo 3,16).” (Livro Viver Bethânia) . Como membros da Comunidade Bethânia, todos são chamados a buscar e a viver a Igreja, como única e necessária, uma vida de união e doação total à Cristo. “Fazemos do convite do Pe. Dehon de “reproduzir em nosso coração a santidade do Coração de Jesus”, nosso caminho de amor revelado no coração transpassado de Cristo.” (Pe Léo, scj). A espiritualidade da Comunidade se da pela vivência do carisma. Ao mesmo tempo, “é a espiritualidade que alimenta o carisma. Espiritualidade significa o nosso jeito de ser segundo o Evangelho. Procuramos viver a espiritualidade do amor. É preciso reco-

www.bethania.com.br

CENTRAL

Lugar de vida plena nhecer e experienciar o amor íntimo e profundo que Deus tem por nós. Eis onde que surge nossa missão mais importante que é a consagração em si. A espiritualidade que vivemos é a nossa missão fundamental.” (Livro Viver Bethânia). Bethânia é uma inspiração que surgiu com Pe. Léo e está viva e atuante. Atualmente resguardada pelo Padre Vicente, bth, o qual aprendeu desde o muito tempo com Pe. Léo, a sensibilidade de ir ao encontro das pessoas que precisam ser acolhidas. A Comunidade está espalhada em sete recantos pelo Brasil: São João Batista (SC), onde está localizada a casa mãe; Curituba, Irati e Guarapuava (PR); Lorena (SP); Italva (RJ) e em Uberlândia (MG). Encontre mais informações no site www.bethania.com.br, entre em contato e agende uma visita. A Comunidade é canal de graça na vida de muitas pessoas. Por meio dela muitos são restaurados e inseridos novamente na sociedade. Padre Léo sonhou, Deus quis, Bethânia, de fato, aconteceu!

5


RECANTOS

São João Batista/SC Amigos de Bethânia

Bethânia é a casa dos amigos de Jesus, lugar de vida plena, onde o amor se faz solidariedade e acolhida. Com base nesta Bethânia bíblica que a nossa Comunidade mantém um grupo de amigos que compartilham deste mesmo ideal evangélico. Por Padre Lúcio, bth Em cada um de nossos recantos temos um grupo de pessoas que se reúnem mensamente para partilhar a vida e beber da espiritualidade deixada a nós por Pe. Léo. Suas atividades são as “Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro” (Ec mais variadas: ajudam nas necessidades da Comunidade, pre6,14) param momentos para nossos filhos e são, acima de tudo, uma A amizade é um grande presente de Deus em nossas vidas. presença amiga para os padres, consagrados, filhos e voluntáQuando encontramos um amigo, nosso coração se enchePor dePadre Elinton Costa rios dos nossos Recantos. alegria, pois encontramos alguém muito precioso que nos fala, Você também está convidado a fazer parte deste grupo. Bassem muitas palavras, do amor de Deus por nós. ta procurar em cada um dos nossos recantos informações sobre Jesus tinha um grupo de amigos onde ele encontrava acono “Grupo de Amigos de Bethânia”. chego e carinho. Era a casa de Marta, Maria e Lázaro. Lá, o MesJuntos podemos fazer acontecer a grande obra que nosso tre se sentia em “casa”, acolhido. Em Bethânia, Jesus nos mostra amado Pe. Léo nos deixou. Contamos com você! Venha ser um que necessitamos de verdadeiros amigos que nos acolham e “amigo de Bethânia”! que nos aceitam como somos.

Lorena/SP Ermida da Cura Interior

Curitiba/PR Centro Vocacional Bethânia

Por Padre Elinton Costa, bth

Por Padre Elinton Costa, bth

Com auxílio da providência de Deus, no Recanto de Lorena, estamos construindo a Ermida do Pe. Léo, para proporcionar a todos que nos visitam uma experiência profunda do amor acolhedor e restaurador de Deus. Um dos maiores legados que o Pe. Léo nos deixou é o caminho de cura interior. Conhecedor da miséria humana, Pe. Léo, sabia que muitas vezes nossa história de vida não é um conto de fadas e na maioria das vezes apresenta-se repleta de traumas e ressentimentos oriundos daquilo que fizeram conosco, ou ainda, do nosso próprio pecado. Tal processo dói e muito, contudo, fugir dele não é o caminho. Pe. Léo ensina que precisamos acolher nossa história e colocá-la totalmente nas mãos de Deus. Neste processo, Deus, em sua infinita misericórdia, volta Sua face para nós e Se compadece, cura, liberta e transforma nossa vida. Porém é preciso coragem, decisão e sacrifício para declaramos Jesus como Senhor da nossa vida. A Ermida Pe. Léo é para você! Venha com sua caravana em peregrinação. Esperamos você! Agende sua visita!

Você já se perguntou o que Deus quer de você? Qual é a sua vocação? Em Bethânia você pode encontrar essa resposta. Já sentiu no seu coração a vontade de viver seguindo o Evangelho de forma mais intensa e concreta? Em Bethânia somos Comunidade de Vida e Aliança, que em família, procuramos acolher o próximo que vem a nós como o próprio Cristo que bate a nossa porta, para mostra-lhe que é possível encontrar vida plena. A exemplo dos nossos aspirantes, venha conhecer melhor nossa comunidade e fazer uma experiência de vida e fé que se constrói na simplicidade do dia a dia. Entre em contato conosco e agende uma visita pelo contato vocacional@bethania.com.br ou pelo telefone (41) 3286-9966.

Por meio de uma experiência vocacional, muitas pessoas tornaram-se consagrados de Bethânia e hoje vivem o evangelho por meio da Comunidade de Vida e/ou Aliança

6

www.bethania.com.br


Santa Marta de Bethânia Por Mons. Rhawy Chagas Ramos, bth

Recordando o padre Léo Trecho do Livro: Seja Feliz todos os dias – Pe. Léo, scj Algumas pessoas têm verdadeiro pavor de tatuagens. Lembro-me de um amigo de Barretos, em São Paulo, que veio até mim apavorado porque seu filho de 15 anos estava usando brinco e tinha feito uma grande tatuagem nas costas. Para aquele pai preocupado, homem jamais poderia usar brincos, deixar os cabelos compridos e muito menos usar tatuagens.

www.bethania.com.br

FORMAÇÃO

Ó Santa Marta, patrona de nossa Comunidade Bethânia, ensina-nos a acolher Jesus na hospitalidade e no serviço ao irmão que é a própria figura de Cristo. Esta figura bíblica é tão marcante e presente, de modo particular, na nossa comunidade. Afinal, em Bethânia é que moravam os grandes amigos de Jesus, ou seja: Lázaro, Marta e Maria (cf. Lc 10,38ss; Jo 11,1ss). Com Marta percebemos a necessidade do trabalho como modo de transformar o mundo e de se transformar. O saudoso e querido fundador Pe. Léo, scj, já dizia em sua obra Viver Bethânia que: “Com Marta precisamos aprender a confiar no amor providente do Senhor. Viver da providência precisa ser um dos pontos fundamentais de nossa espiritualidade e de nossa mística, pois significa abandonar-se inteiro em Deus. Com Marta devemos aprender também a importância do trabalho, do empenho por um mundo novo, um mundo que precisa ser construído com a colaboração efetiva de cada um de nós”. A experiência de Deus é o último fundamento do ser consagrado e da espiritualidade que nos sustenta em Bethânia. Tal vivência só é autêntica se brota da experiência de Deus, se for vivida como experiência de Deus e estiver orientada tal experiência, tanto àqueles que acolhemos como a nós mesmos, no exemplo de Marta que faz, mas o faz numa oração constante. É desta experiência que brotam as convicções de fé, as motivações do âmago, as opções, os valores e as atitudes que dinamizam o viver da vida consagrada, dando-nos inspiração e força para o trabalho eclesial. Afinal, somos uma comunidade e, uma comunidade de comunidades, sempre em unidade com a Igreja local e com todo o mundo. O Senhor Jesus mesmo nos ensina como devemos rezar. Ele é a palavra criadora que podemos receber, no silêncio do nosso coração e no solo fértil da nossa vida de consagrados. Escutemos, com atenção, tudo o que Ele nos disser. Sejamos rápidos em cumprir o que Ele nos pedir. Nossa oração torna-se um privilégio, alimentando nossa experiência de Deus. Só que não basta rezar. É necessário trabalhar. Porquanto, o ser Marta de nossa consagração nos estimula a não perder jamais o nosso ser no fazer, é um alerta constante e vibrante em nossas vidas. Mas o

ser Marta nos proporciona valorizar a mesa partilhada, fazer com o outro. Uma vez que providência divina não é total, mas sempre 50 a 50, Deus nos dá, mas cada um de nós tem que colocar também o nosso ser e a nossa contribuição constante e firme a cada instante. O homem deve lutar pelo seu sustento, no suor de seu trabalho. Não é diferente com o consagrado de Bethânia. Marta nos mostra que a cura se faz por meio do movimento. Cura é movimento! Portanto, não há cura estagnada, é preciso que haja reciprocidade e iniciativa de quem quer ser curado. Jesus cura, sem dúvida. No entanto cada um deve ir ao encontro do que Ele propõe. Marta nos ensina a repensar sempre a missão, a superar a visão redutiva da missão identificada como as obras apostólicas. A missão é a nossa vida, colocada a serviço e à disposição do projeto de Deus, como fez Marta ao aprender não com um puxão de orelha, mas numa correção necessária e fraterna de Jesus. Só se corrige quem tem esta intimidade. Afinal Jesus não pode e não é visita em nossas vidas! Com efeito, cada consagrado de Bethânia e cada um que queira viver esta espiritualidade e o ser Marta, no seu contexto e à luz do carisma, é convidado, pessoalmente, a contemplar Marta, pois ela nos precede e guia no seguimento radical de Jesus.

Tudo isso veio à mente quando meditei as palavras do profeta Isaías acerca do amor materno de Deus para conosco: “Eu te levo tatuado na palma de minhas mãos” (Is 49,16). De fato, o profeta é fantástico ao falar sobre o amor de Deus. Ele o compara a uma mãe que jamais se esquecerá do filho que gerou (Is 49,15); ou a um jovem enamorado que faz a tatuagem do nome de sua amada em algum lugar de seu corpo. Tatuar significa gravar na epiderme o nome de alguém, seu rosto ou algo que possa lembrar o ser amado. É um sinal permanente. Torna-se um estigma. E é isso mesmo que o profeta quer nos mostrar acerca do amor de Deus. Temos em nós a marca, a tatuagem do amor de Deus. Porque me ama, Deus me tem gravado em seu coração. Tenho em Deus que grita e dança de alegria por mim! Basta ler o livro de Sofonias, quando nos diz: “Teu Deus, poderoso salvador, está no meio de ti. Ele grita de alegria por ti. Renova-te com seu amor. E baila por ti com gritos de júbilo” (Sf 3,17).

7


“Sou realizado por saber que estou no lugar certo, estou em casa.” Olá, querido amigo(a), me chamo José Gentil. O Pe. Léo gostava de me chamar de “o mais gentil dos Josés”, e para quem perguntar “quem é o José Gentil?” Costumo responder que sou o homem mais feliz de toda a terra. Feliz, porque tenho a graça de ser consagrado de Bethânia, e pai de uma multidão de “filhos” e “filhas” que Deus nos envia todos os dias. Feliz, porque sou um homem realizado, não a realização estática, que é aquela impressão de ter chegado a algum lugar, ou ao topo de alguma coisa. Realizo-me diariamente no encontro com Deus e com o outro que acontece geralmente no ordinário da vida. Também sou realizado por saber que estou no lugar certo, estou em casa. Estou dentro dos meus sapatos. Hoje é difícil imaginar que esse homem feliz, possui uma história que tinha tudo para dar errado. Diante do olhar puramente humano eu estava destinado ao fracasso. Sim, porque se você olhasse para mim há onze anos, mal vestido, barbudo e cabeludo, me drogando debaixo de um viaduto ou escondido em uma construção abandonada, talvez arqueasse a sobrancelha e cortasse o caminho como muitos fazem. Como todo dependente químico que vai ao fundo do poço. Durante dezessete anos usei cocaína injetada na veia. Fugi de casa, e nas ruas tive a experiência da prostituição, morei debaixo de pontes e viadutos, pedi esmola em sinal de trânsito, e... contraí o HIV. Humanamente falando, eu era a típica pessoa derrotada, que esperava ansiosamente pela morte. Mas quando tudo parecia perdido, Jesus veio em meu socorro (Ele sempre vem). Em 2003, tive a graça de chegar à Comunidade Bethânia, esse lugar de vida plena que me acolheu e me amou, curou as minhas feridas, me evangelizou, e na pessoa do Pe. Léo e de cada consagrado, me apontou Deus. Por José Gentil, bth


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.