Revista Viver Bethânia - Edição Setembro/Outubro 2015

Page 1

COMUNIDADE BETHÂNIA |SETEMBRO E OUTUBRO DE 2015 | EDIÇÃO 8


Palavra do Padre Vicente, bth

EDITORIAL

Biografias que iluminam

“Façamos o elogio dos homens ilustres nossos antepassados através das gerações. O senhor manifestou uma imensa glória... Falemos dos homens de bem, pois seus gestos de bondade não foram esquecidos; eles permanecem com os seus descendentes... A descendência deles mantém-se fiel às alianças... Seus corpos estão sepultados em paz e seu nome dura através das gerações. Os povos proclamarão a sua sabedoria e a assembleia vai celebrar o seu louvor” (Ec 44, 1a-2a.10-11a.12a.14-15). A sabedoria ancestral do Eclesiástico lembra que há pessoas que se tornam exemplares pela vida construída e pelas escolhas que fez. Nossa Família Bethânia celebrando 20 anos de história tem a grata satisfação de poder olhar para seus fundadores, Pe. Léo e Juscélia. Os dois juntos constituem para nós as duas asas de um pássaro chamado Bethânia que voa altivo na direção segura de onde Deus nos mandar. Pe. Léo é a força carismática, a moeda rara, e, de extraordinário valor. É verdade! Contemplo Deus como um numismático, que o colocou em sua raríssima coleção. Ao observar, a moeda de perto, encontramos numa face, a fé, na outra, a alegria. Na primeira, a certeza de uma confiança inabalável em Deus transbordante em acolhimento total ao Cristo desfigurado. Na segunda, uma evangelização atual, prazerosa e totalmente marcada pelo riso. O mensageiro da alegria ensinou que por ser amor, Deus só pode ser humor. Se jogamos a moeda para cima, de um lado ou de outro, ele sempre nos surpreende e desafia. Juscélia, cujo nome significa, “direito do Céu”, foi tesoureira e diretora de patrimônio da obra em seus primeiros anos. Mulher firme e decidida recorda que devemos cuidar de nossas estruturas, de nossas construções, da legislação que orienta o trabalho frente à sociedade, enfim, de toda dimensão técnica que envolve o acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mulher de execução e trabalho, de entrega e serviço. Acostumamos a vê-la sentada diante de uma prancheta para projetar nossas casas, mas igualmente colocando um avental, e, indo para a cozinha lavar pratos e esfregar o chão do refeitório nas casas por ela projetadas. Mãe acolhedora antecipava-se às situações dos recantos, dos consagrados e dos filhos. Ao celebrar 20 Anos, olhamos para os dois e discernimos com entusiasmo o caminho a seguir. Tomaremos como nosso, o lema de ordenação do Pe. Léo: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me consagrou para servir...” (Lc 4,18). Acreditamos que este lema, fundem Pe. Léo e Juscélia, os retratam e os sintetizam. Nós, que tantas vezes os vimos trabalhando juntos aqui na terra, temos certeza, de que continuam juntos, intercedendo por nós no Céu. Não tenhamos medo. Eles olham por nós, e, Deus sempre cuida. Rendendo louvores a Deus, agradeço aos que contribuíram ao longo destes anos na construção de Bethânia. Abraço você, consagrado e consagrada de Vida e Aliança, cada vocacionado, os amigos e amigas, e cada benfeitor. Estamos juntos!

Nossos retiros

Testemunho Por Schirley e Ramon Sá

Ser amigo de Bethânia é ter o privilégio de servir a comunidade com a certeza de ser preenchido. É uma experiência que nos torna melhores e mais humanos, pois toda ação em prol do nosso irmão preenche nosso coração e nos aproxima do Senhor. Bethânia é um lugar que nos traz a paz e nos ensina. Temos orgulho de viver momentos especiais e ser tão bem acolhidos pelos filhos, consagrados, discípulos e vocacionados! A casa de Bethânia é o lugar favorito de Jesus, projeto de Deus iniciado por Padre Léo em São João Batista que nos dá a grande oportunidade de contribuir na obra do Senhor.

2

www.bethania.com.br


“Na Trilha da Cura” celebra 20 anos de Bethânia Por Fran Lima

www.bethania.com.br

Na pregação ministrada por Ney e Fátima, consagrados de Bethânia, o amor de Deus e a sua infinita misericórdia foram sustento e remédio para muitas pessoas. O casal partilhou sobre a sua história na comunidade e também sobre seus testemunhos de vida. Levaram os que ali estavam a compreender como Deus age em nossas vidas afirmaram que: “A cicatriz no teu coração é remédio no coração do teu irmão. Deixe- se curar por esse amor misericordioso”. O Diácono Nelsinho Correa recordou histórias inéditas com o padre Léo. “Ele serviu a Deus com muita intensidade”, exclamou. A Santa Missa presidida pelo Pe. Lúcio Tardivo, um agradecimento especial à Nossa Senhora de Aparecida padroeira de Bethânia e a noite de adoração conduzida por um dos primeiros consagrados de Bethânia, Ideraldo Paloschi, findaram o segundo dia do encontro “Na Trilha da Cura”.

GERAL

O encontro “Na Trilha Da Cura” com a Comunidade Bethânia na Canção Nova foi preparado especialmente para levar as pessoas a terem um momento pessoal com Jesus na celebração dos 20 anos da Comunidade. A programação, composta por pregações, adoração, missa e muito louvor, proporcionou o sinal da presença de Deus aos amigos e benfeitores de Bethânia. Na sexta-feira, abertura do encontro, padre Vicente de Paula Neto, Moderador Geral da Comunidade, presidiu a Santa Missa exortando os fieis a pedirem a graça de um novo olhar. “Peçamos ao Senhor a cura do nosso olhar, para que caiam as travas que, muitas vezes, nos impedem de viver o amor, um amor cristão”. No Evangelho, tirado do capítulo 6 de São Lucas, o evangelista explica o que significa estar diante de alguém. Com isso, Pe. Vicente convidou a todos a acolher e amar o próximo. “O outro tem que deixar de ser um estranho, precisamos acolhê-lo e trazê-lo para perto de nós, retirando todos os pré-conceitos e fazendo com que caiam as barreiras que nos impedem de acolher. O meu coração se enche de alegria e satisfação, porque estamos celebrando 20 anos de comunidade Bethânia. Deus plantou esta comunidade no coração do padre Léo”, explicou. O sábado iniciou com a oração da manhã conduzida pelos consagrados e aspirantes da Comunidade que clamaram a presença do Espírito Santo sobre todas as histórias e atividades realizadas pela Comunidade. Na sequência, o Professor Felipe Aquino, que possui uma grande relação com Bethânia e era amigo próximo de Pe. Léo conduziu uma pregação sobre: “A misericórdia de Bethânia em tempos de Papa Francisco”. Demonstrando uma afeição pela Comunidade Bethânia e toda sua história Professor Felipe salientou o trabalho incansável realizado pelo Pe. Léo e esse sonho que nasceu do coração de Jesus. “Pe. Leo fez o dom de si para Deus, entregou toda sua vida ao Senhor, não era mais dono de si. Quando você entrega o coração para Deus ele entrega o Seu coração para você. Por isso que a Comunidade Betânia aconteceu”. Completando ressaltou: “E o importante para Deus não é fazer grandes obras, é apenas entregar o coração e deixar que Ele faça o resto. O Papa Francisco veio no Brasil e foi visitar exatamente as casas que acolhem essa gente: casa de dependentes, drogados e tantas outras pessoas menos assistidas. Exatamente isso que é ser Bethânia”.

“Padre Léo comunicador da Boa Nova” “Quem tem a palavra de Deus na vida, na expressão, não morre. Escolha viver no amor. padre Léo escolheu viver no amor”, disse Padre Joãozinho em sua pregação. O tempo todo o sacerdote expressou através de suas palavras a gratidão e o amor que sentia pelo seu amigo. Padre Joãozinho acompanhou boa parte da trajetória, foram colegas no seminário. Segundo ele, o Fundador da Comunidade Bethânia, sempre se diferenciou pela ousadia e dedicação em tudo o que fazia. “Ele sempre comunicou a todos o que sentia e o que vivia. Era verdadeiro em tudo. Foi um grande incentivador das boas obras”, disse. O Moderador Geral da Comunidade Bethânia, Padre Vicente, foi quem finalizou o encontro. Para ele, Pe. Léo gastou-se para fazer-se cumprir um sonho que nasceu do Coração de Jesus: Bethânia que comemora 20 anos de Fundação. “O Léo vivia cada dia como se fosse único. Ele sempre deixou-se ser conduzido pelo Espírito Santo. Tudo o que fazia era por ação e mover do Espírito”, expressou.

Monsenhor Jonas Abib ressalta amizade com Padre Léo

A Santa Missa de encerramento do Encontro “Na Trilha Da Cura” na Canção Nova foi presidida pelo Monsenhor Jonas Abib no Santuário Pai das Misericórdias. Durante a celebração ele testemunhou a sua amizade com padre Léo. “Padre Léo, eu preciso dizer: “muito obrigado pela sua vida, muito obrigado pela sua morte. O senhor foi um excelente exemplo, obrigado por Bethânia. Imagino quantas coisas, o senhor e sua mãe, estão falando no céu. Rogue por nós, por Bethânia, pela Canção Nova, por todos aqueles que são tocados por suas pregações. Padre Léo, o senhor já está no céu, Deus quis assim e nós um dia vamos nos encontrar, esta é a certeza. Somos irmãos. Padre Léo, nossa amizade é sólida porque é solidificada pelo encontro pessoal com Jesus e o batismo no Espírito Santo”, finalizou o Monsenhor Jonas Abib. No final da celebração, padre Vicente, entregou ao Monsenhor Jonas um exemplar da Biografia Padre Léo escrita por Marlon Arraes.

3


CENTRAL

4

www.bethania.com.br


CENTRAL

www.bethania.com.br

5


RECANTOS

Italva/RJ Recanto mobilizado em ações e espiritualidade Por Rejane Carvalho Nunes Com o intuito de movimentar o recanto com atividades de espiritualidade e ações concretas de arrecadação, em Italva, alguns eventos e projetos são colocados em prática. Com isso, a mobilização é realizada, para que os planos de Deus sejam concretizados. “Com quatro anos de existência, estamos rezando e sonhando muitas possibilidades para nosso recanto”, comenta uma das consagradas, Rejane Carvalho Nunes. Na parte espiritual, um dos encontros que promoveram um momento de profunda intimidade com o Sagrado Coração de Jesus foi o Kairós de Bethânia “Pertencemos a Deus”, conduzido pelo padre Elinton Costa, bth. Além disso, toda quinta-feira, o recanto contou com missas celebradas pelo Padre Assis abertas à comunidade. “São momentos de intimidade com o Senhor, que vem para fortalecer nosso recanto em todos os sentidos”, disse Rejane.

Lorena/SP Ermida Padre Léo é inaugurada Por Fran Lima

Um espaço destinado para acolher a todos como o próprio Cristo e realizar momentos de espiritualidade que aproximem do Coração de Jesus. Este será o objetivo da “Ermida Padre Léo”. A estrutura inaugurada em Lorena, foi edificada por meio da providência de Deus em suscitar no coração de benfeitores e amigos de Bethânia a iniciativa de colaborar com esta obra. A Ermida vai receber caravanas e contemplar os filhos de Bethânia, além da comunidade que irá usufruir da estrutura em momentos de oração e entrega pessoal a Jesus Misericordioso. O Bispo de Lorena, Dom João Inácio Muller, ressaltou a impor-

6

Em atividades paralelas de arrecadação para os investimentos no recanto de Italva, a comunidade contou com o “Arraiá de Bethânia”, em Itaperuna, um evento que mobilizou a todos. Para angariar recursos destinados a construção de uma área onde será feito uma padaria, o recanto realizou um almoço, em Cimento Paraíso e Italva. “Sempre confiando na providência de Deus, acreditamos que as coisas vão acontecendo segundo a sua vontade”, ressaltou. Atualmente, o recanto Italva está executando o projeto: “Ajude a Nossa Casa, tendo pão na sua mesa”, no qual todos os finais de semana são vendidos pão e dondocas (biscoitos) nas Paróquias, na cidade de Itaperuna, Italva, Boaventura e São João do Paraíso, toda a renda adquirida é revertida para a construção de uma nova residência.

tância da Ermida na Missa de inauguração. “É uma alegria estar neste lugar abençoado. Que cada um de vocês seja a Ermida, não deixe este Deus de amor, acolhedor, sair de dentro dos seus corações. Vamos nos permitir colher tudo o que o Padre Léo nos deixou de ensinamentos”, disse. O espaço tem como proposta levar as pessoas a um encontro pessoal com Jesus onde terão a oportunidade de experimentar em encontros e retiros a cura interior que liberta. Padre Léo em suas pregações sobre cura interior dizia que: “ A cura interior é um processo que exige 100% do ser humano para acolher 100% da graça de Deus. A cura interior não tem nada a ver com uma oração mágica. Somos chamados a trabalhar com Deus, e Deus é tão bondoso que em sua infinita grandeza quis contar conosco”. Para o Moderador Geral da Comunidade Bethânia, Pe. Vicente, a providência de Deus se cumpriu mais uma vez na concretização deste projeto. “Tivemos a oportunidade de ver a ação do Espírito Santo e da providência divina se realizar novamente em Bethânia. Para construir este espaço contamos com muitas pessoas, muitos benfeitores e amigos de Bethânia. Só temos a louvar a Deus pela vida de cada um, muito obrigado a todos os consagrados, filhos e tantos outros que se emprenharam para que este projeto saísse do papel”, comentou.

www.bethania.com.br


E os próximos 20 Anos? Pe. Lucio Tardivo, bth

1. 2. 3.

Trabalharemos intensamente para transformar cada Recanto Bethânia, num lugar de amor acolhedor, capaz de gerar restauração e cura interior nos corações que se aproximarem para buscar espiritualidade e vida plena.

NOSSOS RECANTOS

CONSAGRADOS E CONSAGRADAS

Através de formação sólida e permanente, consagrados de Vida e Aliança, serão para o mundo, verdadeira “oferta de amor”, fiéis servidores da restauração, especialistas em acolhimento e misericórdia, atentos pais e mães que se dispõem a educar em tempo integral.

FILHOS E FILHAS

Os que vêm até nós são realmente o Cristo tantas vezes marginalizado e desfigurado (cf. Mt 25,34-40). Portanto, serão amados e acolhidos do jeito de Bethânia, com cuidado e festa. Todo dia 4 de cada mês recordaremos esta certeza.

4. VOCACIONADOS

5. 6. 7. 8. 9.

FORMAÇÃO

Chegamos aos 20 Anos. Temos muito que louvar e agradecer a Deus. Não nos cansamos de dizer: muito obrigado, Senhor! Claro, tudo é graça, tudo é dom de Deus. Com a Palavra, dizemos que “até aqui nos ajudou o Senhor”! Contudo, coloquei-me a pensar: e agora? E os próximos 20 anos? Para onde iremos? Olhando para o caminho trilhado, podemos traçar algumas metas para nossa Família Bethânia, não esquecendo-nos que antes de qualquer coisa, estamos nas mãos de Deus, confiando na Sua Divina Providência, e procurando ardentemente Sua Vontade.

Foi profetizado para Bethânia um “tempo de fecundidade”. Testemunharemos um período rico em vocações. Delas cuidaremos com atenção e esmero. Educar para tirar de dentro o melhor do outro, e, chegar antes como verdadeira prevenção é missão. Destacamos a educação no CEJU, os Colóquios, Congressos, Simpósios, visitas a Colégios e Meios de Comunicação Social.

EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO

Nossa espiritualidade é uma profecia para o mundo de hoje. Continuaremos o legado do Pe. Léo, promovendo retiros espirituais, encontros e pregação da Palavra e dos ensinamentos da Igreja de forma incansável.

RETIROS E PREGAÇÃO

Cresce em nossos recantos, principalmente em São João Batista e Lorena, o afluxo de pessoas que vem de longe conhecer a espiritualidade de Bethânia e a vida do Pe. Léo. Nos prepararemos bem para acolher e evangelizar.

TURISMO RELIGIOSO

Queremos de maneira intensa trabalhar pela evangelização da Juventude e das Famílias. Fomentaremos “Jovens Sarados” e “Famílias Restauradas”.

JUVENTUDE E FAMÍLIA

NOVAS COMUNIDADES

10.

Bethânia é uma nova comunidade suscitada pelo Espírito nesta hora da história. Juntos às demais comunidades novas, em fraternidade, testemunharemos esta “verdadeira primavera do Espírito”. Bethânia é uma obra eclesial. Em todas as dioceses e paróquias onde estivermos, seremos promotores de comunhão. Viveremos as diretrizes de nossa Igreja, principalmente a orientação de nosso bispo de Guarapuava-PR.

NA IGREJA

Estes são direcionamentos de Deus para Bethânia, colhidos em nossa própria história. Cabe a nós trabalharmos para que não sejam apenas intenções, mas se realizem. Que venham outros 20.

Recordando Pe. Léo Trecho do livro Seja feliz todos os dias Pe. Léo, scj Todos conhecemos a frase: “Com o tempo passa”, ou “Depois da casado sara”. Até parece que estes chavões são consolo para quem está sofrendo. No entanto, o tempo não cura absolutamente nada. O tempo pode até mesmo anestesiar um pouco a dor, mas os dias passam e a agonia continua. O tempo pode jogar o sofrimento para o seu subconsciente ou inconsciente, fazendo-o crer que o problema foi superado. Na realidade o tempo não cura. Basta um acontecimento qualquer para, de repente, fazer a dor antiga voltar à superfície. Ainda que o tempo nada possa curar, Deus pode curar com o tempo. No poder do Espírito Santo, Deus pode curar o coração ferido, pode dar vida novamente a um casamento, pode livrar o sofredor de suas penas.

www.bethania.com.br

É claro que no pior momento da dor é importante partilhá-la com alguém de confiança. É importante também aceitar a ajuda oferecida por amigos, profissionais da saúde psíquica, moral e espiritual. Compreensão, consolo e apoio podem trazer alívio em momentos difíceis. O mais importante é curar as raízes e causas do sofrimento. E isso é possível pela Cura Interior, que acontece quando deixamos Deus agir em nós. Portanto precisamos descobrir e tomar posse do infinito amor que Deus derramou e continua derramando sobre a humanidade. Do Coração de Jesus nasce o homem de coração novo, nasce a possibilidade da Cura Interior, porque Jesus nos leva a crer e experienciar que Seu amor é infinitamente maior que nossas misérias e pecados.

7


Nossa Senhora tem grande valor para os filhos e consagrados de Bethânia. Muitos são os devotos conquistados pela mãe nos recantos espalhados Brasil afora. Não é por menos, que Padre Léo decidiu fundar a Comunidade exatamente no dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. Bethânia desde seu nascimento já é consagrada à padroeira do Brasil. Nossa Senhora cumpre, especialmente em Bethânia, o papel de mãe para cada filho. Um sentimento de amor talvez nunca experimentado antes por aqueles que chegam destruídos pelo pecado, pelas drogas e pelas coisas que o mundo oferece. E diante disso, a mãe apenas os acolhe nos braços com sua ternura, formando um elo direto ao Coração de Jesus. Neste mês a Comunidade está em festa. Já são 20 anos de vida, mas a maior celebração é saber que durante 20 anos Nossa Senhora Aparecida esteve caminhando junto à comunidade, auxiliando e intermediando a graça de Deus para a salvação de muitas almas.

Viva Nossa Senhora Aparecida! Viva nossa mãe! Olá, amigo de Bethânia! Neste mês especial de Nossa Senhora Aparecida, queremos fazer um desafio divertido a você. Abaixo temos duas imagens de Nossa Senhora aparentemente iguais, porém uma delas possui algumas diferenças em relação a outra. Seu objetivo é encontrar os 7 erros. Vamos lá?


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.