Festa da música 2013 2ª edição 22 de junho 2013

Page 1


A Alliance française de Luanda apresenta A

2ª EDIÇÃO DA FESTA DA MÚSICA


2ª EDIÇÃO Sábado 22 de Junho de 2013 "Faça música, festeje a música"


A maior Festa de Celebração da Música chega a Luanda pela sua Segunda Edição. Vamos homenagear a música angolana e internacional, com artistas angolanos e franceses e muitas animações de rua.


Sábado 22 de Junho de 2013 Praça ATLANTICO, Baía de Luanda Das 18h à Meia Noite Música ao vivo, no palco e ao ar livre & Animações de rua


Que é a Festa da música? O conceito e a história da FESTA DA MÚSICA No dia 21 de Junho, a Festa da Música, grande manifestação popular e, aberta a todos os participantes amadores ou profissionais, invade as ruas e as praças das cidades do mundo, misturando numa noite todos os géneros musicais e dirigindo-se a todos os públicos. A ideia original da Festa da Música Criada por Jack Lang, ministro da Cultura da França, a Festa da Música teve início em 21 de Junho de 1982, no dia do solstício de Verão, onde a noite é a mais curta e, por isso, propícia a uma festa que dura até à manhã seguinte.


Uma festa para os músicos e o publico "Faça música, festeje a música"

A mobilização de músicos profissionais ou amadores, a abertura a todos os géneros musicais, as entradas gratuitas nos concertos e a adesão cada vez maior da população, fizeram em alguns anos da Festa da Música uma das grandes manifestações culturais francesas. O seu território privilegiado é o ar livre: ruas, praças, jardins, pátios de museus, etc. A festa oferece também a possibilidade de criar intercâmbios entre a cidade e os subúrbios, de proporcionar cultura às comunidades rurais, propor concertos nos hospitais e nas prisões, e fomentar de forma natural a democratização do acesso às práticas artísticas e culturais.


Uma festa internacional Presente nos cinco continentes

Marseille

A Festa da Música começa a ser exportada em 1985, pela ocasião do Ano Europeu da Música. Sucesso internacional e fenómeno social, a Festa, que está actualmente presente em mais de 100 países nos cinco continentes, é também portadora, no dia 21 de Junho, de novas tendências musicais, que anuncia ou que traduz: renovação das músicas tradicionais, explosão das músicas do mundo, aparição do rap e da música techno, regresso ao carnaval musical, etc.

Ecuador Mexico

Polonia


2012 A sua 1ª Edição Nos dias 21 & 23 de Junho


Em alusão ao 31° aniversário da FESTA DA MÚSICA, a Aliança Francesa de Luanda organizou diversos eventos dedicados à primeira celebração desta Festa em Angola.  Teatro e música com Christophe Amadeï, no ELINGA

TEATRO, à partir das 20h, entrada livre - 21 de junho 2012

 Música ao vivo e Noite House Music no LOOKAL São

Jorge – Ilha do Cabo em Luanda - 23 de junho 2012. Dj convidados : Demon, Alan Braxe / Live act do cantor Angolano Hélder Mendes e a sua banda


22 de Junho de 2013 – 2ª Edição OBJECTIVOS: Promover a Festa da música e lançar o conceito em Luanda, por segunda vez, é uma forma interessante de:  Valorizar a Música em sua forma mais sincera e diversificada e favorizar colaborações musicais  Proporcionar momentos inesperados e agradáveis aos espectadores , os quais se reapropriam o espaço publico e;  Oferecer aos músicos de diferentes níveis profissionais um espaço único para divulgar a sua música num palco ao ar livre.


Juntos na Celebração da música A organização da 2ª Edição da Festa da Música é a oportunidade para varias entidades públicas e privadas juntar-se para oferecer ao público um dia de celebração da Musica e da Paz num espaço único que cada cidadão irá a respeitar mais, aonde cada um está bem-vindo com a sua família, seus amigos, para homenagear a música e os músicos. Este ano, pretendemos, junto aos nossos parceiros institucionais e patrocinadores, dar um enfoco na música nacional, homenageando a diversidade da música Angolana.


Praça Atlântico – Baia de Luanda A Festa da Música oferecerá uma viagem, um passeio musical na Baia de Luanda com: -Animações itinerantes na Baia :

- Presentações musicais em vários pontos da Baia : -Palco principal na praça Atlantico, line-up principalmente nacional :


Um palco na Praça Atlântico e animações itinerantes no passeio da Baia.

Créditos Photo: http://www.sonsdoatlantico.com


Palco Principal: (A partir das 18h)  Hélder Mendes  José Kafala  Toy Sa’ Med / Gary Sinadema / Irina Vasconcelos / Aline Frazão: Vozes e violão  MCK  Jack N’kanga  MCK  Ndaka Yo Wini  Banda Smooth Wave  Médéric Collignon (França)  Angolan Master’s (com Dj Ricardo Alves e Dalú Roger) Pontos musicais na Baia: Apartir das 16 horas  -Escola de Música Mimbu  -Casa da Música  -Casa do Zouk  -Companhia de Artes Kussanguluka & Batuque Raiz  -Abada-Capoiera com demonstrações de rodas e instrumentos tradicionais  -Grupo de canto: Voz do Peco  -Grupo tradicional do músico Justino Ginzamba (demonstrações e mostra de instrumentos tradicionais)  -Kuduro com Yola Noiviada e Sacerdote  -Battles de hip-hop ao vivo com o rapista Malef E MUITO MAIS



FERIA DA MÚSICA A partir das 16 horas, acesso livre.

Aniamções de rua, performances, demonstrações de instrumentos, dança & MUITO MAIS…


CASA DA MÚSICA Temos o prazer também de contar com a presença da Casa da Música (Fundação Arte e Cultura). A Casa da Música é uma instituição sem fins lucrativos, criada com o objectivo de favorecer o desenvolvimento de novos talentos e artistas aspirantes ao mundo musical. Para o efeito o espaço foi concebido e equipado para o ensino de técnicas musicais, canto e a prática de instrumentos diversos que permitem ao estudante, um aprimoramento na modalidade por ele escolhida e que pode culminar com a gravação de uma produção discográfica. Junte-te a 2ª Edição da FESTA DA MÚSICA e venha descobrir entidades e instituições como essa que fazem e festejem a música o ano todo!


Escola de Música MIMBU Uma Escola de Música nas Ingombotas para Formar, educar, estudar, praticar e sonhar por entre a Magia do Mundo da Música. No Sábado 22, os professores e alunos irão mostrar ao publico na Baia de luanda o fruto das aulas e criações musicais que tem lugar cada dia na Escola.


ABADA-Capoeira-ANGOLA Venha assistir às rodas que os capoeiristas vão fazer na Esplanada na Baia de Luanda. Também venho descobrir os instrumentos usados para as rodas.

Aproveita também para vir ter com os instructores informar-te sobre as aulas e batizados que a ABADACapoeira_Angola propõem o ano todo.


CASA DO ZOUK Um espaço cultural de promoção, produção e divulgação do estilo musical zouk, de origem antilhana, denominado Casa do Zouk, já aberto desde há um ano, no bairro Benfica, em Luanda. O Espaço procura divulgar também outros estilos conexos como o zouk love, rumba zouk, zouk rap, kompa zouk e kizomba. Gosta do Zouk e da Kizomba, aparece este Sabado 22 de junho na Marginal de Luanda, A Casa do Zouk te convida là.


Cª de Artes Kussanguluka A Companhia conta com grupos de varias disciplinas e sempre oferece momentos inesquecíveis e inúmeros ao publico misturando dança, teatro, batuques (com o projecto Batuque Raiz), tradição, folclore e muito mais. A Cª estará là presente na Baia de Luanda a festejar a música ao som e ritmos dos batuques e percussões.


MMYETU A ª Edição da FESTA DA MÚSICA celebra também a música tradicional, com demonstrações musicais e mostras de instrumentos. Sabe tocar marimba o kissangue? Não? Epa vai la, na Praça Atlântico este Sábado e prova! Teremos o músico Justino Ginzamba e o grupo tradicional MMYETU presente a partir das 16 horas.


Hip-hop, b boy & Breakdance TambĂŠm teremos o rapista Malef TerrorSquad, para rompimento de hip hop, B-Boy/Breakdance e muito mais... NĂŁo percam! A partir das 16 horas na Marginal.


KUDURO na Marginal Com Yola Noivada & Sacerdote

Cazenga e Sambizanga a bater na festa da MĂşsica!


E MUITO MAIS… Não percam, A partir das 16 horas: Inúmeros concertos gratuitos, espectáculos, animações, mostra de instrumentos, artesanato e demonstrações para todas idades!

FAÇA A MÚSICA, FESTEJE A MÚSICA!


PALCO PRINCIPAL A partir das 18 horas, acesso livre.

MĂşsicos Angolanos & Estrangeiros a celebrar juntos a MĂşsica.


Hélder Mendes

Hélder Mendes é um cantor e compositor que apresenta um repertorio com o qual quer contribuir no enriquecimento cultural nacional com a divulgação de valores históricos do país na música que apresenta ao mercado. As musicas inscrevem-se no género musical World Music, nas vertentes Afro-pop-bit e Rock e cantado maioritariamente em línguas nacionais, como valorização e preservação das mesmas. O artista interpretará um repertório de músicas do seu mais recente trabalho discográfico que se intitula Vumbi e do seu primeiro trabalho discográfico África Okwaba. O Artista volta no palco depois duma digressão organizada pela Alliance française de Luanda, com 4 concertos na Africa do Sul e na Namíbia no mês de Maio passado.


José Kafala O trovador José Kalafa subira no palco da Festa da Música, ao som da sua guitarra. Autor dos conhecidos temas “Renúncia”, extraído da obra do Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, da emblemática canção “Muxima”, uma recolha tradicional atribuída a Liceu Vieira Dias, do Ngola Ritmos, e recordada pelo Duo Ouro Negro, o cantor irá homenagear a história da trova angolana. É uma honra contar com esta referencia da música Angolana na programação da 2ª Edição da Festa da Música.


Toy Sa’ Med / Gari Sinadema / Irina Vasconcelos / Aline Frazão


Tributo aos clássicos da música Angolana Gary Sinedima , Toty Sa’Med, Irina Vasconcelos , Aline Frazão irão apresentar uma cena musical excepcional, que já recebeu muitos aplausos do publico no Espaço Verde e no Espaço Bahia. Este é um novo encontro entre 4 músicos angolanos que partilham o mesmo "feeling" musical. Um concerto intimista, com vozes e violão sendo este um tributo aos grandes clássicos da música Angolana.. Uma nova geração nasceu... agora a história vai ser contada.


MCK MCK, MĂşsico da cena underground hip hop. Vencedor Top Radio Luanda.


Jack N’kanga Nkanga Jack fernando mais conhecido pelo seu nome de palco "Jack Nkanga" é Cantor, Compositor, Record Producer, e DIY de "Konono Soul", que tenciona lançar-se na industria musical em 2013 com uma Mixtape intitulado Oops!, Nos géneros Soul,Funk,Rock 'n Roll,disco,blues,reggae, produzido pelo próprio artista. É notório pela sua forma muito particular de fazer e viver a música que diz ser seu estilo de vida. Considera-se músico autoditacta embora tenha passado por algum tempo pela académia de música de Luanda "INFA". Tem como uso de instrumentos : voz, guitarra, Likembé. Oops é um projecto de nove músicas escríta, composta e arranjado por Jack Nkanga e cantado em português e em inglês. Este projecto tem como selo da XXIII.XII. A produtora na qual assinou com este músico depois da Mixtape virá então o momento do primeiro album de "Konono Soul" na estória da música.


Ndaka Yo Wini Cantor, Compositor e intérprete Ndaka yo Wini nasceu na cidade do Lobito, província de Benguela. Depois do rap e outros estilos musicais, Ndaka Yo Wiñi optou pelo Jazz Africano e Fusões, com as musicas maioritariamente em línguas bantu, especialmente em umbundo, sua língua materna, o artista assume-se como promotor da cultura nacional, que considera estar a ser preterida pela nova geração. A crítica social, o amor, e a exortação para a assumpção de atitudes sócias correctas, justificam o seu nome, pela importância que dá às palavras nas composições. Desde então, Ndaka Yo Wiñi não cessa de criar e de surpreender críticos e o público. Ele é visto, hoje, como uma revelação vocal no território Angolano. Seu desempenho vocal tem o poder de dar nova forma a cada uma de suas composições, além de comprovar sua íntima cumplicidade com este artefacto musical.


Banda Smooth Wave

A banda Smooth Wave acompanhará os cantores e músicos Ndaka e Jack N’kanga e tocará o seu repertorio jazz em primeira parte do concerto da banda de jazz francesa de Médéric Collignon.


Médéric Collignon França Médéric Collignon é um músico influenciado por diversos géneros musicais tais como funk, jazz-rock, emprestando a estas diversas fontes a sua própria criação no mundo do jazz. Marcado por uma educação clássica e uma grande curiosidade musical junto com uma personalidade forte, Collignon impõe a sua originalidade com o seu instrumento predilecto: a corneta de pistões e desenvolve uma grande flexibilidade da embocadura. O artista usa a voz como instrumento musical e é marcado por improvisações vocais que mistura scat (no jazz, essa técnica consiste em criar o equivalente de um solo instrumental apenas usando a voz), técnicas do beatbox (imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e outros instrumentos musicais) e vocalizações explorando registos super-agudos”. Em 2010 o artista foi premiado com a categoria “Revelação” e “Artista do Ano” numa cerimónia “Victoires du jazz” na França.


Angolan Master’s Dj Ricardo Alves e Dalú Roger Angolan Master’s é um projecto de dois Conhecidos artistas Angolanos que São , DJ Ricardo Alves e o Percurssionista Dalú Rogé. Inspirados na rica musica Africana e atentos as novas fusões Musicais, nasceu um novo conceito, Djing and Drums. Eles fazem uma mistura interessante para as pistas de Dança numa inter-açao entre o Afro house e à percussão live , acrescentando assim mais ritmo, ao show que tem uma duração aproximada de 1h30 minutos.


Juntam-se a 2ª Edição da Festa da Música CONTACTO: Alliance française de Luanda culture@afluanda.com www.alliancefrluanda.com


PatrocĂ­nio


Apoio


Organização


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.