Educação Inclusiva e Diversidade Cultural

Page 1

Educação Inclusiva e Diversidade Cultural conhecer e compreender para intervir


Atualmente, o recurso a estratégias de educação intercultural, já experimentadas, pode constituir um desafio à criatividade do professor no sentido de desenvolver pedagogias mais adequadas às especificidades dos seus alunos. A compreensão dos alunos e daquilo que trazem para a aula exige dos professores uma reflexão acerca das suas próprias opiniões, perspetivas, conceções e sentimentos.


A educação intercultural e o papel do professor Ao professor cabe a tarefa de promover estratégias e métodos de aprendizagem capazes de favorecer mudanças consideradas fundamentais, através da alteração de práticas educativas, de forma a responder à heterogeneidade dos contextos educativos.


Como potenciar sentimentos de amizade, partilha e cooperação entre todos os alunos da turma, numa perspetiva de inclusão e respeito pela diversidade cultural, existente na escola?

-


Um caminho ...

entre muitos

Objetivos: • Valorização da diversidade através da construção de sentimentos de solidariedade, amizade, partilha e cooperação.

• Promoção do desenvolvimento pessoal e social dos alunos através da interação, partilha e aprendizagem colaborativa.


Participantes: - Alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos, abrangidos pelo Regime Educativo Especial – E.B. 1 das Paivas

Calendarização: - 3º período 2017.2018


O elemento de motivação

I parte • Conto de Luísa Ducla Soares “Ovos Misteriosos”

O seu conteúdo remete para aspetos da vida animal, com a originalidade de se tratar de uma família sui generis no que respeita à sua constituição, embora os diferentes elementos mantenham as suas características próprias e aceitem a sua diversidade.


Desenvolvimento do trabalho (Perspetiva interdisciplinar)


Organização do trabalho


O produto final

( a perspetiva do trabalho colaborativo entre pares)


II parte do trabalho … no âmbito da Cidadania Da história inicial … às vivências interculturais na escola

O desafio… •

Criação de um cartaz que espelhe as atitudes e os comportamentos dos alunos face ao conceito de “Uma escola para Todos”.

• Apresentação do trabalho efetuado à turma.


O trabalho do grupo (numa perspetiva de reflexĂŁo e de partilha)


O conhecimento da escola e do meio em que esta se insere, deve ser dos primeiros passos para uma educação inclusiva, onde a informação relativa aos alunos dessa escola possa ser utilizada na organização da mesma, valorizando a pedagogia diferenciada e a flexibilidade curricular, imprescindíveis para a aprendizagem e sucesso escolar pretendidos pelos docentes e pela própria escola.

A docente de Educação Especial Elisabete Charrua


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.