Jornal AEDB

Page 1

AEDB Notícias Ano 7 ■ Nº 33 ■ Maio 2016

A

AEDB tem projeto selecionado pela Agência Nacional de Águas

A Associação Educacional Dom Bosco participou do edital da ANA - Agência Nacional de Águas e da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior/MEC, lançado em 2015, para produção de material didático sobre o tema água e seu uso sustentável, destinado ao Ensino Fundamental (6ª ao 9º ano) e ao Ensino Médio. A AEDB, através da Sala Verde Tymburibá, participou do edital com o projeto “Água, Consciência e Vida”, elaborado pela bióloga Suelen Medeiros. No total de 74 projetos inscritos por instituições de todo o Brasil, foram selecionados 15, entre eles o da AEDB. O material a ser produzido consiste em 10 vídeos-aulas e 10 jogos digitais (5 para cada segmento). A pedagoga Nilza Macario, coordenadora do projeto, esclarece que os jogos digitais destinam-se a consolidar o conteúdo visualizado no vídeo-aula e testar o conhecimento adquirido. “Essas ferramentas didáticas poderão ser usadas em computador, tablet, celular e smartphone”, explica a coordenadora. Para as escolas que não possuem equipamentos digitais, será elaborada uma cartilha para os professores, orientando-os, passo-a-passo, na utilização dos conteúdos apresentados nos vídeos-aulas. “Para essas escolas, serão construídos jogos de tabuleiros, em substituição aos jogos digitais”, conclui a Profª Nilza.

Equipe interdisciplinar

Profª Suelen, Profª Nilza e Prof Washington em teleconferência com a ANA

Além da coordenadora Nilza Macario e da mentora Suelen Medeiros, que participa como professora convidada, a equipe que vai desenvolver o projeto “Água, Consciência e Vida” inclui duas outras professoras convidadas: Simone Ferreira e Rosete Capri (oriundas do Colégio Salesiano de Resende, assim como Suelen), e ainda os professores da AEDB Luís Sérgio Sarahyba (coordenador do curso de Biologia), Washington Lemos (engenheiro, coordenador de Logística) e Silas Romanha (do curso de Sistemas de Informação). O projeto terá a participação, também, dos profissionais e estagiários do Núcleo Integrado de Comunicação da AEDB, que ficarão responsáveis pela filmagem e gravação dos vídeos-aulas. A equipe terá o prazo até dezembro de 2016 para concluir a produção de todo o material, que será distribuído nacionalmente pelo Ministério da Educação.

Alunos de Biologia participam do projeto Primatas do Itatiaia O curso de Biologia da AEDB, com o apoio da Sala Verde Tymburibá, e em parceria com o Museu Nacional e o Parque Nacional do Itatiaia, está realizando, desde o ano passado, o projeto Primatas do Itatiaia que consiste na observação dos macacos prego, sauá, muriqui e bugio, em áreas de visitação e em seus redutos naturais dentro do Parque. O objetivo do projeto é colher subsídios para o ecoturismo e para atividades de Educação Ambiental, através da observação do comportamento dos primatas, especialmente o macaco-prego, e sua interação com os visitantes do Parque. Na primeira etapa do projeto, está sendo feito o trabalho de orientar os visitantes a não alimentarem os macacos-prego que cercam os carros para pedir comida. Com esta prática, esses animais estão deixando de buscar o alimento natural, preferindo se alimentar do que é oferecido pelos turistas, ou roubando comida em residências dentro do Parque, conforme explica o biólogo do Museu Nacional, Eduardo Barros, que compartilha a coordenação do projeto com o Prof. Luiz Sérgio Sarahyba, coordenador do curso de Biologia e também coordenador da Gestão Socioambiental e do Centro de Visitantes do Parque. Numa segunda etapa, o projeto Primatas do Itatiaia pretende se associar a especialistas em primatologia, para melhor investigar e desenvolver estudos do comportamento das diversas espécies de primatas, e para conhecer o estado de conservação dessas espécies nas áreas florestais do Parque Nacional do Itatiaia. Em reportagem sobre o projeto Primatas do Itatiaia, veiculada pela TV Rio Sul, na edição do RJ TV do dia 11 de abril, foram entrevistadas as alunas do curso de Biologia, Jéssica Cardoso e Gabriele Santos. Elas contam que os macacos usam de várias artimanhas para conseguir alimentos dos visitantes, como deitar na estrada para forçar o motorista a parar o carro. A reportagem pode ser assistida acessando www.globoplay. globo.com/v/4966475.


P

Registrando

rofessora homenageada

A Profª Chrysley Pimenta, do curso de Letras, recebeu, merecidamente, o Prêmio Mulher Cidadã 2016 conferido pela Câmara Municipal de Resende, por ocasião do Dia Internacional da Mulher comemorado em 8 de março. Para a presidente em exercício da Câmara, Soraia Balieiro, o prêmio é uma forma de “reconhecimento e valorização do papel da mulher no desenvolvimento do município”. Formada em Letras (Português/Inglês) pela AEDB e pós-graduada em Ciências da Educação, Supervisão Escolar e Docência Superior, Chrysley é professora da Faculdade Dom Bosco há 37 anos, onde exerce o magistério com competência, dedicação e aquele entusiasmo que é sua característica marcante. E concilia as atividades docentes na AEDB com suas funções de Diretora do Colégio Resende Anglo. Com quase 40 anos de experiência na área da Educação, a professora tem seu trabalho reconhecido publicamente, o que a fez merecedora de outros títulos, como o de Professor Emérito, também conferido pela Câmara Municipal; o de Acadêmica da Academia Resendense de História; além do prêmio de Honra ao Mérito pelos serviços prestados em prol da Educação, concedido pela AEDB. Parabéns professora!

TEDxAEDB agradou geral O primeiro TEDxAEDB, realizado em março, foi um sucesso! As mini-conferências realizadas foram muito ricas, com a abordagem de questões interessantes, por palestrantes inteligentes e sensíveis. Com o tema geral “Sociedade Reflexiva”, foram apresentadas ações sociais, experiências acadêmicas, inovações tecnológicas e educacionais. entre outras iniciativas inovadoras e inspiradoras. Entre as conferências apresentadas, três referiam-se a experiências locais: a Educação Infantil no Colégio de Aplicação da AEDB; o trabalho realizado com portadores de deficiência intelectual na Escola Arcanjo Gabriel, de Penedo; e a experiência de uma ex-aluna da AEDB que teve trabalho aprovado para apresentação em evento científico na Universidade de Harvard (ver matéria na página 3). Entre as apresentações, os participantes do TEDxAEDB puderam curtir o violão do Adriani Amâncio e a poesia declamada pelo André Whately, ambos formados em Comunicação Social pela AEDB. Logo ao entrar no auditório para assistir ao evento, o público foi surpreendido com um “presente” colocado para cada um, nas cadeiras. Eram livros escolhidos a dedo, de literatura brasileira e mundial, de autores renomados, que foram arrecadados pelos alunos das Faculdades Dom Bosco, na campanha Atitude Legal de 2015. Estão de parabéns o Prof. Carlos André Gonçalves, coordenador do evento, e demais professores e alunos do curso de Comunicação que trabalharam incansalvemente para o êxito do TEDxAEDB 2016. Queremos mais! AEDB Notícias - Associação Educacional Dom Bosco www.aedb.br ■ imprensa@aedb.br ■ Tel: (24) 3383-9051 Edição / Redação: Virgínia Calaes (MTb 2260) Fotos: Ocimar da Silva Diagramação: Núcleo Integrado de Comunicação

AEDB Notícias ■ 2

■ Medula óssea – A 3ª Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea, realizada em março, com o apoio da AEDB, da AMAN e do Resende Shopping, foi muito bem sucedida! Segundo informação do Prof. Carlos Augusto Menezes, que coordena a participação da AEDB na campanha, foram realizados 2.000 cadastros, superando as expectativas. Em Resende, esta campanha é uma iniciativa da Sra. Enir Leal. O cadastro de doadores é feito pela equipe do hemonúcleo do Rio de Janeiro. ■ Semana de Sistemas – A Semana de Sistemas de Informação, realizada em abril, sob a batuta dos professores Gabriel Brenner (coordenador do curso) e Santiago Lopes, teve uma atração extra: a apresentação, pela equipe Jaguar, do projeto “Robôs” desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, em parceria com o Google Developer Group – GDG. ■ Curso reconhecido – Já foi publicado no Diário Oficial da União a Portaria de reconhecimento do curso de Gestão da Produção Industrial, coordenado pelo Prof. Nilson Rodrigues, que foi avaliado pela Comissão do MEC no final do ano passado. ■ Economia reavaliado – Também no final do ano passado, o curso de Economia – o primeiro da Faculdade Dom Bosco! - passou pelo processo de renovação do reconhecimento. Coordenado pelo Prof. Alex Hummel, o curso teve conceito muito bom na avaliação da Comissão do MEC (nota 4 na escala de 1 a 5). ■ Analistas de sistemas – Fazendo justiça aos competentes colaboradores do Centro de Processamento de Dados da AEDB, queremos retificar a nota publicada no AEDB Notícias de fevereiro, sobre a integração de sistemas no Ensino à Distância da AEDB, trabalho realizado pelo Prof. Silas Romanha, com a colaboração dos analistas de sistemas do CPD Élcio Sabino e Thajinara Ueda. Na referida nota, esquecemos de citar outro analista do CPD que também participou desse trabalho: o não menos competente Luiz Paulo Nunes. Em tempo: os três formaram-se no curso de Sistemas de Informação da AEDB. ■ Páscoa solidária – Alunos do curso de Gestão de Recursos Humanos, coordenado pelo Prof. Wagner Stoffel, receberam uma carinhosa cartinha da diretora da Creche Municipal Lavapés, Quéteri Paiva, agradecendo pela colaboração na Festa da Páscoa da creche, doando chocolates para os pequeninos. “As crianças adoraram”, disse a Diretora, finalizando a carta assim: “São pessoas como vocês que fazem a diferença em nossa sociedade”.


E

Rapidíssimas

x-aluna em destaque

Úrsula Kopke acabou de se formar em Comunicação Social, na habilitação Publicidade e Propaganda. E tem tudo para se tornar uma grande pesquisadora na área da neurociência. Seu potencial para isso foi testado em março deste ano, quando teve seu trabalho aprovado para ser apresentado em um evento científico realizado na Harvard University. O tema do trabalho é “Neurociência aplicada ao marketing” e o evento do qual paricipou foi a “Brasilian Graduate Students Conference”, onde teve a oportunidade de estar ao lado de grandes pesquisadores brasileiros das áreas de ciências, tecnologia, matemática e engenharia, radicados nos Estados Unidos e na Europa. A pesquisa que Úrsula levou para apresentar em Harvard foi seu TCC - trabalho de conclusão de curso. Ela explica que trata-se de um estudo de caso de um comercial de dia das mães da Procter&Gamble. “O objetivo era saber, por meio da análise de uma amostra usando a tecnologia SST (um tipo de eletroencefalograma) quais partes do comercial foram melhor indexadas na memória de longo prazo das consumidoras”, detalha a jovem publicitária. Para desenvolver a parte laboratorial da pesquisa, ela contou com a ajuda do Neuro-Insight, uma empresa australiana de neuromarketing, que teve oportunidade de conhecer quando participou de um congresso internacional em 2014. “Apresentar meu trabalho em um encontro de cientistas brasileiros em Harvard foi uma experiência incrível. Participar dessa Conferência foi um grande aprendizado. Voltei com a mala cheia de sonhos e mais apaixonada ainda pela profissão que escolhi”, diz com entusiasmo. Úrsula se diz grata a seus professores que a apoiaram nessa empreitada e, especialmente, à direção da AEDB e ao Diretorio Acadêmico Oswaldo Camões que financiaram sua ida a Harvard para participar da Conferência. “Muito obrigada por acreditarem em mim!”, agradece a ex-aluna.

Atitude Legal 2016

Calouros vão arrecadar alimentos e agasalhos No próximo dia 2 de maio, tem início a campanha Atitude Legal 2016 com o tema “Aqueça um coração e alimente um sorriso”, que tem o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis e agasalhos para os menos favorecidos. Em sua quarta edição, o “Atitude Legal” é um projeto social organizado, anualmente, pelos alunos do 4º ano do Curso de Comunicação – Publicidade e Propaganda. O projeto funciona, também, como “trote solidário” para os alunos igressantes de todos os cursos de graduação da instituição. Para cada item doado ou arrecadado pelos calouros, um determinado número de pontos é adicionado à pontuação geral daquele curso e a turma que obtiver a maior pontuação na totalização da arrecadação receberá uma premiação simbólica da instituição no final da campanha, que encerra- se no dia 24 de junho. O material arrecadado será direcionado a diversas instituições do município.

■ Rural no Aplicação - No início de abril, uma turma de 40 educadores, entre professores e alunos do curso de especialização em Educação Infantil da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, esteve no campus da AEDB, para uma visita técnica ao Colégio de Aplicação, com o objetivo de conhecer a prática pedagógica inovadora da Educação Infantil aqui adotada. A turma foi recebida pela diretora do Aplicação, Profª Alice Kulina Esteves, e pela orientadora pedagógica, Profª Ana Alice Esteves Sampaio. Ao final da visita, houve o plantio de uma jabuticabeira no jardim da entrada do campus. ■ Eleições dos Diretórios – As eleições para os Diretórios Acadêmicos das três Faculdades Dom Bosco acontecem nos dias 17, 18 e 19 de maio. O prazo para inscrição de chapas foi até o último dia 29 de abril. Participe da votação, que será on-line, pelo site www.aedb.br. Os candidatos à presidência devem indicar seus delegados para fazerem parte da Comissão presidida pelo Prof. Wagner Stoffel, que vai acompanhar a realização das eleições. ■ Eventos científicos – Está na hora de começar a pensar em novos projetos de pesquisa para participar dos dois eventos científicos promovidos pela AEDB anualmente: a XIV Semana de Atividades Científicas – SEAC (apenas para a comunidade acadêmica) e o XIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT (aberto ao público externo), que já estão com inscrições abertas. A SEAC acontece nos dias 18 e 19 de agosto e o prazo para inscrição vai até 5 de julho. O SEGeT vai ser realizado no dias 31 de outubro e 1° de novembro e os interessados em participar podem inscrever seus trabalhos até 20 de junho. Consulte nosso site, para maiores informações. ■ Fiquem atentos – Os alunos da Engenharia Civil devem prestar atenção no calendário de atividades complementares de maio. Para este mês estão programadas as palestras Gerenciamento de Projetos e Tecnologia do Concreto. ■ Revista Quanta – No mês de agosto, será editada a segunda edição da Revista Quanta Comunicação e Cultura, publicação científica da AEDB em meio digital. As inscrições para submissão de artigos estão abertas até o dia 16 de maio e podem ser feitas acessando o link: http://www.aedb.br/ publicacoes/index.php/comunicacao ■ Excursão do SESC – A parceria entre a AEDB e o SESC tem proporcionado boas oportunidades de passeios e outras atividades de cultura e lazer a nossos funcionários que se associaram ao SESC. No último domingo de abril, 45 pessoas, entre funcionários e seus dependentes, participaram de uma excursão ao Cristo Redentor e à Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. O dia lindo e ensolarado favoreceu os excursionistas, que puderam se maravilhar com a vista do alto do Corcovado e com os lindos jardins do Parque Lage.

AEDB Notícias ■ 3


A tlética campeã

Equipe Atlética FER-AEDB fez bonito no VI Intereng

Faculdade de Engenharia ganha nota alta na avaliação do MEC Nossa Faculdade de Engenharia teve alta conceituação em avaliação realizada, no mês de março, pelo Ministério da Educação. Na escala de 1 a 5, recebeu nota 4. Segundo o parecer da comissão de avaliação do MEC, a Faculdade de Engenharia da AEDB supera os requisitos mínimos de qualidade para funcionamento. Criada em 1998, depois de aprovada pelo Ministério da Educação, a Faculdade de Engenharia passou agora por nova avaliação, tendo em vista o processo de recredenciamento pelo MEC, que é feito periodicamente. Na avaliação, foram analisados o projeto pedagógico, a política para pesquisa e extensão, o corpo docente, o atendimento ao aluno, a infraestrutura acadêmica e as instalações físicas, entre outros quesitos. A Faculdade de Engenharia oferece cinco cursos: Engenharia Elétrica-Eletrônica, Engenharia de Produção Automotiva, Engenharia de Produção Metalúrgica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Automação Industrial.

ENGENHARIA CIVIL

Também em março, a AEDB recebeu outra comissão do MEC, para avaliação do curso de Engenharia Civil, coordenado pelo professor Michel Haddad, tendo em vista seu reconhecimento. Implantado em 2011, o curso foi reconhecido agora pelo MEC, tendo recebido o conceito muito bom (nota 4, na escala de 1 a 5). A primeira turma de Engenharia Civil que se formou no ano passado, já terá seu diploma reconhecido. Esta é uma boa notícia.

A

equipe Atlética da Faculdade de Engenharia de Resende teve uma ótima performance no VI Jogos Integrados entre Faculdades de Engenharia do Rio de Janeiro - Intereng, realizados no final de abril, em Campos dos Goytagazes, no norte fluminense. Sagrou-se bicampeã no futebol de campo masculino (o campeonato foi conquistado no V Intereng); foi campeã também na natação feminina, corrida masculino e judô feminino. E vicecampeã em handebol feminino e judô masculino. Participaram do VI Intereng 27 faculdades divididas em dois grupos: A e B. A Atlética FER integrou o grupo B (por ter começado a participar dessa competição há apenas um ano), competindo com 16 faculdades, entre elas a UNIRIO, UNIFOA, UFRRJ (Rural), IBEMEC, CEFET e UVA- Barra. A equipe campeã de natação foi integrada pelas alunas atletas Amanda Turute, Daniele Mota, Taynara Pereira e Maria Alice Santos. Os atletas que conquistaram para a Atlética FER o título de campeã na corrida foram Marcos Castro, Luann França, Érico Vanucci e Gabriel Ambrozio. E Maria Alice sagrou-se campeã no judô feminino. Na classificacão geral do Intereng 2016, a Atlética FER AEDB ficou em terceiro lugar. João Paulo Andrade, presidente da Atlética, agradece, em nome de toda a equipe, o grande apoio da Direção da AEDB, que disponibilizou quadras, treinador e material esportivo para os atletas se prepararem para a competição. O ônibus para a viagem a Campos foi bancado pelo Diretório Acadêmico Tácito Vianna Rodrigues, da Faculdade de Engenharia. AEDB Notícias ■ 4

Feira de Ciências do Colégio de Aplicação foi um sucesso

Foi muito concorrida a Feira de Ciências realizada, no dia 6 de abril, pelos alunos do 6º ao 9º ano do Colégio de Aplicação. Professores, estudantes e funcionários da AEDB, além de familiares dos alunos expositores foram prestigiar a Feira, onde podiam ser vistos inventos tais como ar condicionado caseiro, lanterna de água e óleo, bomba d’água manual e guindaste hidráulico, entre muitos outros. Os pequenos cientistas impressionaram o público visitante, pela desenvoltura e segurança com que apresentavam seus inventos e experimentos, demonstrando domínio do conhecimento necessário para a produção do que estava exposto na Feira. Coordenada pelas professoras Ana Carla Heringer e Thais Alves e pelo prof. Marcelo Diniz, a Feira de Ciências é realizada anualmente, com o objetivo de “levar os alunos a entenderem os processos da ciência na prática”, segundo a Diretora do Aplicação, Profª Alice Kulina Esteves. “O princípio da Feira é que a ciência pode ser compreendida por todos. E a compreensão da ciência possibilita a compreensão de diversas outras áreas de conhecimento”, sintetiza a Diretora.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.