AEDB Notícias CPA | Junho 2017

Page 1

Ano 8 ■ Número 38 ■ Junho 2017

Avaliação das Faculdades Dom Bosco pela comunidade acadêmica Pesquisa de satisfação com professores, alunos e funcionários para melhoria da qualidade do ensino na AEDB

Semana da CPA realizada em 2016, com a participação de membros das Comissões de Avaliação, da Direção da AEDB e de representantes dos Diretórios Acadêmicos, para apresentação dos resultados da CPA.

D

esde 2004, o Ministério da Educação – MEC tornou obrigatória a avaliação interna anual nas Instituições de Ensino Superior, com a finalidade de identificar as oportunidades de melhoria e aperfeiçoamento, no que diz respeito aos eixos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. E instituiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA), órgão colegiado responsável pela avaliação institucional.

O que faz a CPA? Esta Comissão tem por finalidade avaliar a Instituição de forma autônoma, a partir dos resultados da pesquisa de satisfação feita anualmente com a comunidade acadêmica: corpo docente, corpo discente e corpo técnicoadministrativo. Também são consultados os ex-alunos e coletados dados junto à Ouvidoria. Concluída a pesquisa e análise dos questionários, cabe à CPA apresentar seu relatório de avaliação para a Direção da AEDB e para o MEC, com os pontos fortes identificados e sugestão de um plano de ações para superação das deficiências apontadas pela comunidade acadêmica consultada. Na AEDB, formaram-se três Comissões Próprias de Avaliação, uma para cada Faculdade. Nesta edição especial do AEDB Notícias, pretendemos dar maior transparência ao resultado da avaliação interna de 2016, divulgando uma síntese dos relatórios das CPAs.

Os relatórios completos da avaliação interna das Faculdades Dom Bosco podem ser acessados em www.aedb.br/institucional/cpa

Ações efetivadas pela AEDB, nos últimos anos, para melhoria da qualidade do ensino ■ Políticas de Pesquisa – incremento das atividades de pesquisa, com a concessão de bolsas de iniciação científica; maior divulgação e estímulo à participação nos eventos internos: SEAC, SIMPED e SEGET. ■ Políticas de Ensino – Participação de professores da Instituição no Consórcio STHEM Brasil, com o estímulo ao estudo e difusão, entre os docentes, das metodologias ativas de aprendizagem. ■ Políticas de Extensão e Responsabilidade Social – Maior valorização e divulgação dos Programas de Extensão da AEDB, como o PNIVE – O Parque Nacional do Itatiaia vai à escola; e de Projetos de Responsabilidade Social, como a Atitude Legal. ■ Comunicação – Reestruturação do site da AEDB e do seu Sistema de Gestão Acadêmica; criação de murais específicos e da edição especial do informativo AEDB Notícias, além da realização da Semana da CPA, para melhorar a divulgação dos resultados da avaliação institucional; criação das mídias sociais da AEDB. ■ Informática – Nos últimos anos tem sido efetivada a aquisição constante de hardwares e softwares para nossos laboratórios e para os demais setores da IES. Em 2016, iniciou-se o programa para cobertura de wifi no campus. ■ Políticas de Pessoal – Adoção de um novo Plano de Carreira para o Corpo Técnico-Administrativo e um novo Plano de Carreira Docente. ■ Aspectos Administrativos – Novas carteiras de identificação de estudantes, com validade até o final do curso.


F

ACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS - FFCLDB

Para

avaliação interna da FFCLDB, foram ouvidos o Corpo Docente e o Corpo Discente dos cursos de Pedagogia, Letras, Biologia, Educação Física e Enfermagem. Nesta Faculdade foram avaliados os seguintes eixos estabelecidos pelo MEC: Planejamento e Avaliação Institucional, Políticas Acadêmicas e Infraestrutura Física. Os resultados da pesquisa demonstram que é alto o grau de satisfação da comunidade acadêmica com a FFCLDB, no que se refere aos aspectos avaliados. No relatório da CPA desta Faculdade, foi destacado, especialmente, o apoio dado pela Instituição aos alunos com dificuldades acadêmicas e pessoais e também àqueles com necessidades especiais. Você acha que a Avaliação Institucional pode levar à melhoria da qualidade do ensino na Instituição?

Pontos Fortes Como uma amostra do resultado da autoavaliação da FFCLDB, destacamos abaixo alguns pontos positivos identificados pela CPA, a partir da pesquisa de satisfação. ■ A Faculdade realiza atividades de pesquisa e de iniciação científica sistematicamente, que culminam com a Semana de Atividades Científicas, realizada anualmente. ■ Oferece diversos programas de assistência ao aluno, como o Serviço de Apoio ao Estudante, o Prêmio Antonio Esteves; além da Seção de Apoio Psicopedagógico. ■ Pratica a inclusão do aluno com deficiência, fazendo adequações no projeto arquitetônico do campus para eliminar barreiras, facilitando seu acesso aos espaços e equipamentos de uso coletivo. ■ Promove a inclusão do aluno carente, com larga distribuição de bolsas de estudo e oferecendo programas de financiamento estudantil. ■ Concede apoio financeiro aos professores, para sua pós-graduação stricto-sensu (mestrado e doutorado). ■ A infraestrutura física, incluindo salas de aula, biblioteca, laboratórios, equipamentos de informática e de multimídia, atende satisfatoriamente às necessidades institucionais.

Oportunidades de Melhorias A Instituição favorece a inclusão de pessoas com necessidades especiais?

Enumeramos aqui algumas ações recomendadas pela CPA, para sanar as deficiências apontadas pela comunidade acadêmica ouvida na pesquisa.

F

ACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E DA COMPUTAÇÃO - FCEACDB

Na pesquisa de satisfação para avaliação interna da FCEACDB,

foram ouvidos professores e alunos dos cursos de Economia, Administração, Sistemas de Informação, Comunicação Social, Ciências Contábeis, além dos cursos tecnológicos de Gestão de Recursos Humanos, Logística, Gestão da Produção Industrial e Gestão Pública. Os aspectos avaliados dizem respeito às políticas acadêmicas (veja gráficos abaixo) e às políticas de gestão. Os resultados aqui apresentados, relativos a alguns aspectos avaliados, traduzem a opinião, também, do Corpo TécnicoAdministrativo. Assinale as oportunidades que seu curso oferece para desenvolvimento dos alunos, além das aulas

Como você avalia o currículo do seu curso no que diz respeito à efetiva capacitação às atividades profissionais?

■ Melhorar a infraestrutura para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. ■ Criar um sistema integrado de gestão, para melhorar a comunicação entre os setores administrativos. ■ Dar maior visibilidade ao processo de Avaliação Institucional, conscientizando ainda mais a comunidade da importância de sua participação na pesquisa de satisfação. ■ Melhorar a divulgação dos resultados da CPA. Que instâncias você considera eficazes para o aluno apresentar sugestões e críticas quanto à gestão acadêmica?

Pontos Fortes Destacamos aqui alguns pontos positivos identificados pela Comissão Própria de Avaliação da FCEACDB: ■ A Faculdade realiza ações de responsabilidade social, voltadas às necessidades da comunidade, com frequência. ■ O programa Atitude Legal, com ampla participação dos alunos, é um importante instrumento de comunicação e interação com a sociedade. ■ Os professores participam de entrevistas nos canais regionais de rádio e TV, constantemente, o que revela o grau de confiança que o Corpo Docente da Faculdade goza junto à comunidade. ■ É alto o grau de satisfação do Corpo Docente e do Corpo Técnico-Administrativo com a equipe gestora. Um grande percentual dos professores e funcionários ouvidos na pesquisa considera que existe um clima de respeito nas relações de trabalho. ■ Uma gestão eficiente garante a sustentabilidade financeira da Instituição, o que ficou fortemente evidenciado em 2016 pelo fato de, mesmo em momento de crise econômica no País, ter sido possível manter investimentos, na criação de novos cursos, melhorias na infraestrutura e em recursos didático-pedagógicos, além de pagamentos em dia, concessão de benefícios aos alunos e aumento do subsídio concedido aos funcionários para refeição.

Oportunidades de Melhorias A CPA da FCEACDB indica algumas ações de melhoria, para atender a demandas levantadas na pesquisa de satisfação: ■ Promover maior integração entre o ensino de graduação, a pós-graduação e as atividades de pesquisa e extensão. ■ Divulgar melhor, entre os professores e alunos, as diversas instâncias de apoio ao aluno. ■ Reestruturar os murais de avisos e notícias da Faculdade, de maneira a ficarem mais atraentes e informativos. ■ Sugerir aos alunos dos Diretórios Acadêmicos maior divulgação de suas ações. ■ Realizar pesquisa junto à população de Resende e região, para saber qual sua percepção acerca da Instituição e de seus cursos.

Existem mecanismos de apoio acadêmico, compensação e orientação para os estudantes que apresentam dificuldades acadêmicas e pessoais?

COMPOSIÇÃO DA CPA

AEDB Notícias - Associação Educacional Dom Bosco www.aedb.br ■ imprensa@aedb.br ■ Tel: (24) 3383-9051 Edição : Virgínia Calaes (MTb 2260) Fotos: Ocimar da Silva / Diagramação: Núcleo Integrado de Comunicação

AEDB Notícias ■ 2

■ Sueli Sardinha Guedes (Coordenadora do curso de Pedagogia e da CPA/FFCLDB) ■ Ana Claudia Gonçalves Dias (Corpo Técnico-Administrativo) ■ Ângela Maria da Silva Campos (CPGE - Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão) ■ Carmem Lúcia Penna Firme (Sociedade Civil Organizada) ■ Estevão Alves Correa Neto (Corpo Docente) ■ Isadora Rangel de Freitas (Corpo Discente) ■ Julia Beatriz Matos Simon Esteves (Secretaria da FFCLDB) ■ Mônica Arbex Neves (Corpo Discente) ■ Neri de Oliveira Dornelles (Conselho da AEDB) ■ Wallace Santana da Silva (Corpo Discente)

Como você avalia a imagem da AEDB na sociedade?

COMPOSIÇÃO DA CPA ▪ Wagner Pina Stoffel – Coordenador do curso de Gestão de RH e da CPA/FCEACDB ▪ Camiller Lessa Soares (Corpo Discente) ▪ Fernanda Giffoni (Corpo Discente) ▪ Joaquim Corrêa Pereira (Conselho da AEDB) ▪ Julia Beatriz Matos Esteves (Corpo Técnico-Administrativo – Secretaria Geral) ▪ Marco Antônio Carezzato (Corpo Discente) ▪ Maria Aparecida Ladeira da Cunha (Corpo Docente) ▪ Nilo Antonio de Souza Sampaio (Corpo Docente) ▪ Nilza Magalhães Macário (Corpo Técnico-Adminisrativo – CPGE) ▪ Sidney de Azevedo (Corpo Discente) ▪ Haroldo Costa Júnior (Corpo Técnico-Administativo - Ouvidoria) ▪ Ualison Rébula de Oliveira (Sociedade Civil) AEDB Notícias ■ 3


F

FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE - FER

A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Engenharia

– que oferece os cursos de Engenharia Elétrica-Eletrônica, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e o curso tecnológico de Automação Industrial – destacou em seu relatório sobre a pesquisa de satisfação realizada em 2016, o apoio dado, pela Direção da Faculdade, ao trabalho efetivo e autônomo da CPA, ressaltando que, em nenhum momento, houve qualquer tentativa de interferência nos trabalhos de prospecção dos dados ou de apresentação dos resultados.

Pontos Fortes ■ As Metodologias Ativas estão sendo implementadas. A AEDB faz parte do consórcio de 18 Instituições brasileiras que, em parceria com a LASPAU e a Universidade de Harvard, desenvolvem metodologias de aprendizagem por vivência. ■ Pesquisas e projetos são incentivados e fomentados nas disciplinas do curso, assim como as atividades de iniciação científica.

Veja, abaixo, gráficos apresentando alguns resultados da pesquisa para autoavaliação da Instituição. Também nesta página, apresentamos um resumo dos pontos fortes da FER/AEDB que a CPA identificou, a partir da pesquisa de satisfação com a comunidade acadêmica. E ainda algumas propostas de ações de melhoria, para atender às demandas levantadas na pesquisa.

■ As visitas técnicas e participação em eventos do tipo feiras e seminários são incentivadas e subsidiadas.

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS Políticas de Ensino

■ Entre as ações sociais realizadas pela Instituição, está a parceria firmada com as Prefeituras de municípios vizinhos, através da qual é facilitado o acesso ao Ensino Superior de jovens moradores nesses municípios: a Instituição oferta bolsas de estudos que variam de 25% a 100%; e as prefeituras arcam com o transporte desses alunos.

■ A comunicação interna e externa se realiza de forma satisfatória, através do site da Instituição, do informativo impresso “AEDB Notícias”, do informativo digital “Resenha de Notícias”, além das ações de assessoria de imprensa. Também a Ouvidoria já se consolidou como importante canal de comunicação interna.

Oportunidades de Melhorias

PERCEPÇÃO DO CORPO DOCENTE Políticas de Ensino

■ Solicitar aos coordenadores dos cursos que orientem os professores no sentido de revisarem, constantemente, os programas das disciplinas, tendo em vista a atualização curricular e bibliográfica. ■ Melhorar a divulgação das atividades de extensão e estimular a participação de professores e alunos. ■ Finalizar o Portal Acadêmico de Empregabilidade. ■ Divulgar melhor, entre os professores e alunos, as diversas instâncias de apoio ao aluno. ■ Reforçar a equipe de atendimento na Tesouraria nos momentos críticos, para evitar filas longas. ■ Aumentar o número de serviços oferecidos virtualmente.

ATENDIMENTO AO ALUNO Ações mais positivas

POLÍTICAS DE GESTÃO - PERCEPÇÕES DA COMUNIDADE ACADÊMICA

COMPOSIÇÃO DA CPA ■ Onofre Bueno Filho (Coordenador do curso de Engenharia Elétrica-Eletrônica e da CPA/FER) ■ Joaquim Borges Rodrigues Júnior / Uálison Rébula (Sociedade Civil Organizada) ■ Priscila Varela (Corpo Discente) ■ Igor Silva Rodrigues (Corpo Discente) ■ Julia Beatriz Matos Esteves (Corpo Técnico-Administrativo) ■ Joaquim Corrêa Pereira (Sociedade Civil Organizada) ■ Nilza Magalhães Macário (CPGE – Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão) ■ Rosana Ravaglia Soares (Corpo Docente) ■ Raymundo Nonato dos Santos Junior (Corpo Técnico-Administrativo)

AEDB Notícias ■ 4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.