AEDB Notícias | Especial CPA

Page 1

Ano 7 ■ Número 34 ■ Junho 2016

Avaliação interna das Faculdades Dom Bosco Pesquisa de opinião com professores, alunos e funcionários

Comissão Própria de Avaliação - CPA Canal entre a comunidade acadêmica e a Direção das Faculdades

M

ais uma vez, editamos um número especial do nosso periódico AEDB Notícias para apresentar a toda a comunidade acadêmica uma síntese dos resultados de nossa avaliação institucional, referente ao ano de 2015. Lembramos que as três Comissões Próprias de Avaliação (CPA), uma para cada faculdade da AEDB, são as instâncias responsáveis pelo processo de autoavaliação das Faculdades Dom Bosco. Essas Comissões são formadas por integrantes dos diversos segmentos da comunidade acadêmica e da Sociedade Civil organizada: professores, alunos, funcionários e representantes da Comunidade. Graças ao trabalho das CPAs ao longo dos anos, decisões estratégicas vêm sendo tomadas pela Direção da AEDB, atendendo a demandas de toda a comunidade acadêmica, expressas na avaliação institucional. Por isso, é tão importante que você conheça a CPA e leve até seus membros, pessoalmente ou ao responder as pesquisas de opinião, a sua impressão sincera e honesta sobre o seu curso e sobre os diversos setores da Instituição. Veja nas páginas a seguir quem são os membros da CPA de sua Faculdade.

Este é o canal adequado para que sua voz seja ouvida!

Ações de melhoria realizadas em 2015/2016 atendendo a demandas levantadas pelas CPAs

■ Aplicação do piso podotátil na entrada do campus, para facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual. ■ Criação de sala de aula e laboratório específicos para a prática de Metodologias Ativas de Aprendizagem, com a aquisição de equipamentos apropriados. ■ Capacitação de novos professores em Metodologias Ativas de Aprendizagem. ■ Início do processo de ajuste do sistema para requisição online de documentos de Secretaria. ■ Oferta de cursos de Extensão a partir de demandas trazidas pela comunidade acadêmica. ■ Através de contatos com o poder público, conseguiu-se que fosse disponibilizada uma viatura policial que permaneça em frente à entrada do Campus durante todo o período das aulas, como medida de segurança. ■ Alterações no corpo docente, elevando-se o número de professores com dedicação em tempo integral (TI).

Os relatórios completos da avaliação interna das Faculdades Dom Bosco podem ser acessados em www.aedb.br/institucional/cpa


F

ACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE - FER

Do total de alunos matriculados nos cinco cursos de Engenharia

da FER – Elétrica-eletrônica, Civil, Mecânica, de Produção Automotiva e de Produção Metalúrgica – e no tecnológico de Automação Industrial, 52% responderam à pesquisa de opinião para avaliação da Instituição. A participação do corpo docente e do corpo técnico-administrativo na pesquisa como um todo – englobando as três Faculdades Dom Bosco - foi de 25% e 50%, respectivamente. Sessenta por cento dos alunos da FER consideram que as disciplinas de seu curso contribuem para a aquisição de conhecimento tecnológico para a prática da profissão. Vejam abaixo o resultado de alguns aspectos avaliados. ▪ O conjunto das disciplinas de seu curso contribui para o desenvolvimento de que competências transversais? (podem ser assinaladas todas as opções consideradas adequadas, segundo sua percepção)

▪ Como são os laboratórios específicos do seu curso, quanto ao espaço físico (dimensões, iluminação, ventilação e mobiliário)? Respostas

Percentual

Excelente

2%

Muito bom

16%

Bom

29%

Regular

30%

Insuficiente

23%

Não utilizo

0%

▪ Como são os laboratórios de informática, quanto ao espaço físico (dimensões, iluminação, ventilação e mobiliário)? Respostas

Percentual

Respostas

Percentual

Excelente

13%

Atuação profissional ética

23%

Muito bom

24%

Responsabilidade social

18%

Bom

36%

Expressão do pensamento

12%

Regular

16%

Análise crítica

28%

Insuficiente

8%

Tomada de decisão

31%

Não utilizo

3%

Responsabilidade ambiental

35%

Interpretação e análise de dados

40%

Conhecimento tecnológico para a prática da profissão

60%

Nenhuma delas

2%

▪ A Instituição favorece a inclusão de estudantes portadores de necessidades especiais? Respostas

Percentual

Sim

83%

Não

0%

Não sei

17%

▪ Existem políticas institucionais de inclusão de estudantes em situação econômica desfavorecida? Respostas

Percentual

Sim

83%

Não

0%

Não sei

17%

Recomendações da CPA ■ Reinstalação de ventiladores - nas salas do prédio 5 (Edifício Dr. Ercílio Galhardo), retirar os ventiladores instalados nas divisórias e reinstalá-los nas vigas, para evitar o excesso de ruído e trepidação. ■ Planejamento do quantitativo de alunos nos laboratórios, para evitar a superlotação,garantindo, assim, um melhor aproveitamento nas aulas práticas. ■ Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação, de modo a oferecer aos alunos uma combinação de ensino presencial e à distância. ■ Divulgação dos manuais do Docente e do Discente - incentivar professores e alunos a tomarem conhecimento de seus respectivos Manuais. ■ Substituição dos quadros verdes por quadros brancos de fórmica em todas as salas de aula. ■ Colocação de placas indicativas em Braile, para facilitar aos deficientes visuais sua localização e movimentação no campus.

▪ Na Instituição, existem políticas de melhoria de titulação do corpo docente e formação de pesquisadores? Respostas

Percentual

Sim

66%

Não

7%

Não sei

27%

▪ Os livros e periódicos existentes na biblioteca atendem às necessidades curriculares do seu curso? Respostas

Percentual

Atendem plenamente

55%

Atendem parcialmente

27%

Não atendem

0%

Não sei responder

18%

AEDB Notícias ■ 2

COMPOSIÇÃO DA CPA ■ Onofre Bueno Filho – Coordenador da CPA (Corpo Docente) ■ Joaquim Borges Rodrigues Júnior (Sociedade Civil) ■ Priscila Varela (Corpo Discente) ■ Igor Silva Rodrigues (Corpo Discente) ■ Julia Beatriz Matos Esteves (Corpo Técnico-administrativo) ■ Joaquim Corrêa Pereira (Sociedade Organizada) ■ Nilza Magalhães Macario (Corpo Técnico-administrativo – CPGE) ■ Rosana Ravaglia Soares (Corpo Docente) ■ Raymundo Nonato dos Santos Júnior (Corpo Técnico-administrativo – Ouvidoria)


F

ACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E DA COMPUTAÇÃO - FCEACDB

Em 2015, a pesquisa de avaliação interna da FCEACDB teve a participação

de 90% dos alunos matriculados nos cursos de Economia, Administração, Sistemas de Informação, Comunicação Social, Ciências Contábeis e nos cursos tecnológicos de Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Gestão da Produção Industrial. Abaixo, apresentamos, através de gráficos, o resultado de alguns aspectos avaliados. O conjunto das disciplinas de seu curso contribui para o desenvolvimento de que competências transversais?

Recomendações da CPA A Comissão Própria de Avaliação da FCEACDB, a partir da avaliação de 2015, apresentou algumas sugestões para atender às demandas levantadas na pesquisa de opinião: ■ Reorganização do espaço da CPA no site da AEDB, publicando, também, os resultados das pesquisas de opinião. ■ Maior incentivo à rematrícula antecipada, com realização de uma campanha no mês de dezembro estimulando a rematrícula naquele momento, evitando o excesso de rematrículas após o início das aulas, o que dificulta a formação de turmas. ■ Cumprimento de prazos para lançamento de notas - agilizar a divulgação dos resultados das provas de exame final em segunda época, para evitar os atrasos na organização das turmas de aula. ■ Reforço na Tesouraria - aumentar o pessoal de atendimento nos momentos mais críticos, particularmente nos primeiros meses, nas datas próximas ao pagamento das faturas. ■ Instalação de novos laboratórios de informática específicos – estudo de viabilidade para implantação de novos recursos de informática.

Você percebe na instituição a intenção clara de oferecer uma formação humanista e profissional aos seus alunos?

■ Lançamento do Portal Acadêmico de Empregabilidade – finalizar e colocar no ar esse Portal, com a finalidade de facilitar a busca de ofertas de emprego e estágios para os alunos. ■ Substituição de carteiras das salas de aulas – fazer a troca gradativa daquelas carteiras que têm os braços muito pequenos e inclinados, além de serem desconfortáveis.

Como são as salas de aula, quanto ao espaço físico (dimensões, iluminação, ventilação e mobiliário)?

COMPOSIÇÃO DA CPA

Como você toma conhecimento das ações comunitárias em sua instituição?

■Wagner Pina Stoffel - Coordenador da CPA (Corpo docente) ■ Camiller Lessa Soares (Corpo docente) ■ Joaquim Corrêa Pereira (Conselho da AEDB) ■ Julia Beatriz Matos Esteves (Corpo técnico-administrativo) ■ Marco Antonio Carezzat (Corpo discente) ■ Maria Aparecida da Cunha (Corpo docente) ■ Nilo Antonio de xouza Sampaio (Corpo docente) ■ Nilza Magalhães Macario (Corpo técnico-administrativo – CPGE) ■ Raymundo Nonato dos Santos Junior (Corpo técnico-admistrativo – Ouvidoria) ■ Sidney de Azevedo (Corpo discente) ■ Ualison Rebula de Oliveira (Sociedade civil)

AEDB Notícias - Associação Educacional Dom Bosco www.aedb.br ■ imprensa@aedb.br ■ Tel: (24) 3383-9051 Edição : Virgínia Calaes (MTb 2260) Fotos: Ocimar da Silva / Diagramação: Núcleo Integrado de Comunicação

AEDB Notícias ■ 3


F

ACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS - FFCLDB

Do

contingente de alunos matriculados nos três cursos da FFCLDB – Letras, Pedagogia e Biologia – 52% responderam à pesquisa de opinião para avaliação da Instituição. A maioria dos alunos está satisfeita com a infraestrutura da Faculdade e com a matriz curricular de seu curso. Veja e analise os gráficos abaixo, demonstrativos do resultado da pesquisa.

Recomendações da CPA Nas diversas reuniões da Comissão Própria de Avaliação da FFCLDB, realizadas durante o ano de 2015, foram identificados pontos fracos na Instituição, e recomendadas algumas ações para melhoria, descritas abaixo: ■ Continuação da instalação de rede sem fio na Faculdade, incluindo a sala dos professores e salas de aula, bem como a aquisição de novos equipamentos de som e multimídia, para atender aos alunos e professores em melhores condições. ■ Dar continuidade à atualização e ampliação do acervo bibliográfico e dos serviços da biblioteca. ■ Implantação de um sistema integrado de gestão para tornar mais eficaz a comunicação interna entre os setores da administração. ■ Oportunizar espaços de maior comunicação com o público externo, para a divulgação de cursos lato sensu em desenvolvimento, e informes sobre parcerias e convênios firmados.

Pontos fortes da Associação Educacional Dom Bosco identificados pelas Comissões de Avaliação ■ Infraestrutura física adequada e recursos pedagógicos suficientes para atender às necessidades de cada curso. ■ Incentivo à pesquisa científica, sendo disponibilizado para o corpo docente recursos necessários para publicação e divulgação de pesquisas em eventos. ■ Todo o Corpo Docente possui titulação mínima de especialização lato-sensu. ■ Existe uma política consistente de Educação Ambiental, com a inserção de disciplinas relativas ao Meio Ambiente nos cursos de graduação e a realização de projetos ambientais através da Sala Verde Tymburibá. ■ A política institucional para pessoas com deficiência contempla a questão da acessibilidade, garantindo boas condições de acesso às dependências do campus para pessoas com mobilidade reduzida. Há banheiros adaptados. A biblioteca e os laboratórios estão providos com equipamentos adequados. A disciplina Libras – Linguagem Brasileira de Sinais – está incluída na matriz curricular.

COMPOSIÇÃO DA CPA ■ Sueli Sardinha Guedes - Coordenadora da CPA (Corpo Docente) ■ Ana Claudia Gonçalves Dias (Corpo Técnico-Administrativo) ■ Ângela Maria da Silva Campos (Corpo Técnico-Administrativo – CPGE) ■ Carmem Lúcia Penna Firme (Sociedade Civil) ■ Estevão Alves Correa Neto (Corpo Docente) ■ Isadora Rangel de Freitas (Corpo Discente) ■ Julia Beatriz Matos Simon Esteves (Corpo Técnico-Administrativo – Secretaria) ■ Monica Arbex Neves (Corpo Discente) ■ Neri de Oliveira Dornelles (Conselho da AEDB) ■ Wallace Santana da Silva (Corpo Discente) AEDB Notícias ■ 4

■ Estímulo à realização de ações de responsabilidade social pelos alunos, seja por meio da disciplina Responsabilidade Social Corporativa incluída na matriz curricular do curso de Administração, seja pela campanha Atitude Legal desenvolvida anualmente, com a participação dos calouros. Ou ainda por meio da participação de alunos de Pedagogia, com a supervisão de professores, no projeto Educação Inclusiva: Oportunidade para todos, desenvolvido em escolas da rede municipal de Resende. ■ A AEDB está aberta e inserida na comunidade, promovendo e/ou apoiando ações voltadas às necessidades comunitárias, de iniciativa da sociedade civil organizada de Resende. ■ Existe uma política de atendimento ao estudante, no sentido de facilitar-lhe o acesso ao ensino superior e dar-lhe o suporte necessário para garantir sua permanência na Faculdade até se formar. Há um amplo programa de bolsa de estudo e sistemas de créditos educativos, além da Seção de Apoio PsicoPedagógico.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.