Jornal Grand'Olhar

Page 1

JORNALDO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GRÂNDOLA

Grand’olhar

Junho de 2023 | 32ª Edição

SUPLEMENTO no interior

Ojornalista Vítor Matos estevenaEBD.JorgeLencastre.

Dessavisitaresultouumsuplementoaestejornal.

Vamosespreitarcomofoi...

"Ser jornalista sempre foi omeu sonho"

Editorial

VIVA A LEITURA

JoséAbreu

Carosjovensleitores:

As férias vêm a caminho, esperemos que merecidas, para serem usufruídas sem o sentimentoquepodíamosedevíamosterfeitomelhor.Estefoiumanomuitoespecial, pois a pandemia, a maldita pandemia ficou para trás e esperemos que nunca maisdelásaia,perdidanamemóriadeumtempoquenãoqueremosmais.

Sãohorasdedescansar,dedescontraireclaro,deler;porisso,deixo-vosaquialgumassugestõesdeleitura,queestoucertodequeirãogostar.Desliguemotelemóvel pormomentosedeixem-selevaraosabordabelezadaspalavrasedasimagensde autoresclássicos,aquelesqueotemponãoapagouequecontinuamaserlidospor milhõesdepessoasespalhadaspelomundo.

Viajemos até ao Brasil e à maravilhosa história que o escritor José Mauro de Vasconcelosnoscontounoseulivro«Omeupédalaranjalima»,umanarrativaquenos dácontadeumabelaamizade,entreummeninopobre,ZéZéeumhomemquedeixou o seu país e rumou a terras brasileiras, à procura, como tantos, de uma vida melhor,oPortuga.

Mudemosdeautor,depaís,deséculoedecontinente,atéaomagníficouniversode JúlioVerne,escritorfrancês,quenasuaobra«MiguelStrogoff»nosnarraasaventuras do valoroso correio do czar, que enfrenta mil perigos para levar a correspondênciaaoseudestino,atravessandoaRússiadelésalés,fugindoaosinvasorestártaroseaotraidorIvanOgareff.

Saltemosatéaomundodanonaarte,àbandadesenhada,eàdeslumbrante«Balada domarsalgado»,obra-primadoitalianoHugoPratt,criadordaextraordináriapersonagemdeBD,CortoMaltese,omarinheirodebrinconaorelhaquenavegoupelos setemaresedobroutodososcabosdoplanetaeque,apesardoseucinismoperante ummundoquenãoquersermelhor,nãodeixanuncadeenfrentaromaleajudaros quenecessitam.

Finalmente,refiroumgrandeescritorportuguês,umclássico,umdaquelesautores queapesardetervividonoséc.XIX,conseguiuqueassuasobrasmantivessemtoda a atualidade. O seu olhar irónico sobre uma sociedade mesquinha, preconceituosa, beata e desigual, criando personagens e histórias que nos vão dando conta de um mundo caricato, cujos tipos, tiques e trejeitos encontramos, infelizmente, nos dias hoje.Falo-vosdeEçadeQueirozedasuaobra«ARelíquia».

Sómerestadesejaratodosumasboasférias,acompanhadasdemuitaseboasleituras.

Poesia

SWEET INJURED BOY

SG(pseudónimo),11ºano

Yousawyourmomleaving

Afterbeingcheated

Butyoustayed

Cryingandfeelingdefeated

Whenyourfriendrejectedyou

Andyouloverdidtoo

Youdidn'tknowwhattodo

Becauseyou'retheonewhosuffered

Whenyouthoughtaboutit

Youweren'theard,notevenabit

Youweren'theard,buthurt

Yourlifeisnotagame

Butthey'replayingwithit

Thankstoyou,wholetthem

Eventhoughyouwereinpain

So,it'salwaysbeenthesame

Onehousewhereyoucry

Akitchen,whereyoulie

Oneschoolwhereyoupretend

Alifeyouwanttoend

It'seasiertoscreamlikecrazy

Insteadofbeingcalledlazy

Don'tstophelpingothers

Eveniftheydon'tdothesame

Evenifyoufeelparalyzed

Butnoonebothers

Becausethat'showyoulived

Don'tbeyourself

Becausewhoyouareiswrong

Liveamongstbadpeople

That'swhereyoubelong

And,whenyougraduate

Apologizeforbeingalive

Begratefulthatyousurvived

REVISÃO: Professores Esperança Calado, Vítor Furtado e Sara Moura | EDIÇÃO: Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Grândola | COLABORAÇÃO: Clube de Jornalismo, Professores e Alunos do Agrupamento | CAPA: Vítor Matos (foto Jornal Público)

2
Imagem:PRATT,Hugo;“Corto Maltese – Tang”;Edições70;1986.

CED ART 2º SEMESTRE

BrunoMassas

AsturmasdeCedArtdo7ºA,CeE criarambasesparamateriaisdeArtesVisuaisrecorrendoàreutilizaçãodegarrafasdeplásticode1,5litros.

PATRIMÓNIO ARTÍSTICO: 25 DE ABRIL EM GRÂNDOLA

EmílioGalhego

TrabalhosrealizadospelosalunosdasturmasBeCdo6ºano,emdomíniodearticulaçãocurricular(DAC),comotema“PatrimónioArtístico:25de AbrilemGrândola”.

3
Artes na Escola

Biblioteca Escolar

MariaJoséLousa

25 DE ABRIL

“Àprocuradaliberdade”,deFátimaValentim,e “AflordeAbril-umahistóriadarevoluçãodos cravos”,dePedroOlavoSimões,foramoslivros escolhidos pela BE para divulgar o 25 de Abril aosalunosdo1ºe4ºC.

Os alunos tiveram oportunidade de aprender um pouco mais sobre o significado da palavra Liberdade e também um pouco da história de Portugal,aquandoo25deAbrilde1974.

Todososalunosforamconvidadosafalarsobre o significado da palavra liberdade e os alunos do 4º ano fizeram um acróstico sobre o 25 de Abril.

Foi elaborado um cartaz alusivo ao tema, com cravospintadospelosalunos.

Depois da história conversaram um pouco sobreassuasprópriasfamíliaseforamconvidadosadesenharasmesmas, criandonofinalum painelcomosdesenhosrealizados. Forammomentosbemanimados.

eprometesonhostranquilos. Foi essa a motivação para os alunos das turmas do 1º ano que ouviram a história e no final ilustraram padrões de forma a poderem afugentar os seusprópriosmedos.

HAT PARADE

Inserida na Semana das Línguas decorreu na Biblioteca Escolar a atividade *Hat Parade*, dinamizada pelas professoras de Inglês do 1º ciclo, em articulação com a professora Bibliotecária.

APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR

"Viajar pela Europa" é um projeto de parceira entre a Biblioteca da EB Grândola a Biblioteca EPDRG.

O projeto é desenvolvido com duas turmas de 4ºanoealunosdos12ºanosTTeTTAR.

Depoisdeteremsidorecebidospelacomunidade escolar EPDRG, os nossos alunos tiveram oportunidade de aprender como funciona uma impressora 3D, que imprimiu os símbolos da União Europeia, enquanto estes participavam num Peddy Paper sobre a Europa. Ouviram tambémahistóriadaLendadaPrincesaEuropa erefletiramsobreaimportânciadapreservação do nosso Património. Participaram também numa gincana de jogos tradicionais e no final receberamumdiploma.Foiumamanhãrepleta deaventura,diversãoeconhecimento.

DIA DA MÃE

"A minha mãe tem um superpoder: consegue transformar-se em diferentes animais! Tem a força de um búfalo, e com tantos braços até pareceumpolvo.Quandomemandaarrumaro quartoéumautênticopapagaio,equandoadormece no sofá ressona como um urso em hibernação…Paramefazer rir, écapazdemilmacacadas!Eusouoseupatinho,elaéaminhamãe”. Um álbum divertido e inusitado que capta genialmente a imaginação de uma criança e os superpoderesreaisdeumamãe.-VictorLeFoll Estafoiaobraescolhidaparaaatividadedeanimação de leitura que decorreu na biblioteca, assinalandooDiadaMãe.

Osalunosdo1ºCedo4ºCtiveramoportunidadenãosó,deouvirahistória,comodeassistira umpequenofilmesobreotema,commúsicade Ana Vilela - Trem Bala. No final foram convidadosapotenciarasuacriatividade,respondendo à questão "se a tua mãe fosse um animal, qual seria?".

Foramváriasastarefasdesenvolvidaspelosalunos, no decorrer da semana: elaboração de chapéussobotema*EnglishBreakfast*;criaçãode painéiscomailustraçãodebandeirasechapéus; lanches tipicamente britânicos (onde não faltaram scones, muffins e Black Tea). A atividade encerroucomodesfiledoschapéusexpostos. Avencedoradoconcursofoiaalunodo4ºC, MariaRita.

Todososalunosreceberamumcertificadoeum miminhocedidogentilmentepelaLeya,eavencedorarecebeuumsmartwatch.

DIA DA FAMÍLIA

Como forma de celebrar o Dia da Família, duas turmasde1ºanodaEscolaBásicadeGrândola, deslocaram-se à Biblioteca para participarem naatividadedeanimaçãodahistória"Olivroda família",deToddParr. Antes de ouvirem a história, os alunos assistiram a vídeos com a descrição de três famílias, retratadasemdesenhoanimado.Seguidamente, trocaramalgumasideiassobreacomposiçãode diferentestiposdefamília.

GASPAR NA NOITE

O Gaspar queria tanto dormir, sonhar... Mas a noiteéescuraeafugentaosono. Umahistóriaaconchegante,queespantaomedo

Inserido no projeto Escola a Ler - "Tempo para lerepensar"aprofessoraBibliotecáriaemarticulaçãocomaequipaeducativade3ºano,trabalhouaobra“30porumalinha“deAntónioTorrado.

Os alunos começaram por criar uma história aosquadradosapartirdeumahistóriadolivro –Carloto,oadivinho”.

Formaram-se grupos e cada um recebeu uma históriadolivro,recortadaempedaços. O objetivo foi de organizar, colar e ler aos restantesgrupos.Nofinalilustravamoconto.

4
30 POR UMA LINHA

Biblioteca Escolar

MariaJoséLousa

TEMPO PARA LER E PENSAR

“Bichos, Bichinhos e Bicharocos” de Sidónio Muralhafoiaobraescolhidapelaequipaeducativa de 2º ano para ser trabalhada em articulaçãocomaBibliotecaEscolar.

Foi lançado o desafio aos alunos de tentarem adivinharotítulodedoislivros,aparentemente diferentes,tantonotamanho,comonasuaorganizaçãoeestrutura.

Osalunosforamdandosugestõesenofinalconcluíram que era a mesma obra em diferentes publicações.

Aprenderam também quem foi Sidónio Muralha, e ainda tiveram oportunidade de ver algumasobrasdopintorJúlioPomar.

Foram lidos 4 dos 9 poemas que faziam parte daobra,eparasaberqualopoemaaler,tinham deretirardeumacaixaumanimal.

AtravésdaarticulaçãocomaáreadeEstudodo Meio,osalunostiveramoportunidadededescobrir a que classes esses animais pertenciam e respetivascaracterísticas.

Foi-lhes apresentado também um conjunto de adivinhassobreotema-animais.

Articulandocomoprojeto“Vamoslercontigo”e aproveitando o tema dos animais, todos os alunosderamasuacontribuiçãoparaacriaçãode painéis que irão depois ser oferecidos à casa 4 patas-gabineteveterináriodaCMG,comfrases motivacionaisparaaadoçãodecãesegatos.

indo ao encontro da descrição que autora faz desteanimal,oqueoriginoucartazescoloridos.

Na 2ª sessão deu-se continuidade à leitura da história e no final, os alunos tiveram que escolherseispalavrasreferentesacadaumdosdois mundosretratadosnaobra.

A partir dessas palavras foram convidados a escreverumtexto/poema.

Na mesa, enquanto uns desenhavam o Mundo dasTrevas, outroscoloriamomundo - planeta Terra

Masosdesafiosnãoficaramporaqui.Talcomo abruxinhaquequeriafazercoisaboaseajudar as pessoas, cada aluno escreveu o seu recado dizendo em que gostariam de ser ajudados e porquê.

ELEFANTE COR-DE-ROSA

InseridonoprojetoEscolaaLer -"Tempopara lerepensar"aprofessoraBibliotecáriaemarticulação coma equipa educativa de 2º ano, trabalhouaobra"Oelefantecorderosa"deLuísa Dacosta. Os alunos tiveram oportunidade de conheceralgumasobrasdaescritoraexistentes na Biblioteca. Depois da leitura, tiveram oportunidade de desenvolver um trabalho sobre a obra de forma a consolidar os conhecimentos. Ficaram a conhecer também um pouco mais sobre a vida dos elefantes. No final, foram convidadosadarasuaopiniãosobrecomomelhoraroMundo.

HISTÓRIAS COM RECADINHO

“Histórias com recadinho" de Luísa Dacosta foi a obra escolhida pelo 4º ano para ser trabalhadaneste3ºperíodoemparceriacomaBibliotecaEscolar.Aatividadefoidivididaemduassessões. Na primeira sessão, iniciámos a atividade com a apresentação da autora mostrando alguma da sua bibliografia, existente na Biblioteca. No início da obra, a autora faz a sua descrição sobre o que é para si um livro. Essa questão também foi colocada aos alunos que puderam exprimirasuaopinião.Procedeu-seàleiturade umapartedahistória.Osalunosforamconvidados a pintar uma borboleta de forma simétrica

FEIRA DO LIVRO

Irá decorrer na Biblioteca Escolar da EB Grândola a 1º Feira do livro Infantojuvenil de 26 a 30dejunho.

AFeiraestaráabertaentreas9h00eas17h00, à exceção do dia 29, em que só encerrará às 20h00.

Esperamosavossavisita!

VIAJAR NO MUNDO MÁGICO DAS HISTÓRIAS

O Esquilo está mesmo entusiasmado.

Chegouaprimaveraeaflor mais perfeita começou a despontar... e o Esquilo decidiuqueessaflorédele.

“ Essa flor é minha “ de Alice Hemming foi a história escolhida para “ ViajarnoMundoMágicodasHistórias“,umprojeto de articulação entre a Biblioteca Escoar e os jardinsdeinfânciadoAgrupamento.

5
COM... E...
ESTIVEMOS À CONVERSA

25 DE ABRIL JC(alunodoEPPC)

OsalunosdocursoNSdoEstabelecimentoPrisionaldePinheirodaCruzforamdesafiadosapintar um mural que refletisse a sua interpretação do quefoi,doqueé,o25deabril.

A sua composição pode ser lida pela ordem que sequiser,aquificaapenasumaleitura: Odesenhoécompostopor:

Doisadultosacarregarumcoraçãopartidocoma ajudadeumacriança,retratandooestadodeum paísedasuapopulação.

A guerra da descolonização, feita pelos mesmos soldados que saíram em tanques para as ruas e fizeramarevolução.

A metamorfose do nome de ponte Salazar para ponte25deabrile os emojis que espelham a censura, emoções e sentimentosvividospelopovoportuguês. Nofim,alibertação,omovimentohippiequechega, finalmente, a Portugal depois da queda da ditadura.

Numoutropainelpalavrasdeordemcomasvontades e desejos destruídos e conquistados pelo25deabril.

A interpretação do mural é de cada um, mas os sentimentos, são de todos os que viveram a revolução e dosqueamantêmviva atravésdademocracia.

A PUBERDADE E A ADOLESCÊNCIA

Esperança Calado

“ISSO É PSICOLÓGICO” COM JOÃO PAULO SOUSA AnabelaSoaresRibeiro

No dia 20 de abril, as turmas do 8.º ano participaram, no Cine Granadeiro e no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no programa educativo CresSendo “Isso É Psicológico”, desenvolvido pela empresa Betweien e pelo apresentador

João Paulo Sousa. Esta atividade teve como objetivo a promoção de uma cidadania plena, sendo os conteúdos trabalhados/consolidados numa lógica de intervenção multidisciplinar (música, teatro, leitura e escrita).

“Isso É Psicológico” é um projeto de promoção da Saúde Mental e Prevenção de Bullying, que tem como finalidade ampliar o conhecimento e a perceção dos mais jovens sobre este tema, tanto de um ponto de vista individual como de um ponto de vista coletivo, motivando-os, deste modo, para um comportamento proativo.

Acresce mencionar que a concretização desta atividade resultou da parceria entre o Agrupamento de Escolas de Grândola e o Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G Grândola.

CRIAR AO AR LIVRE

MariaLuísaChaínho

Nasegunda-feira,dia8de maiode2023,aturmado8º Fparticipounumjogosobre aReservaNaturaldoEstuáriodoSado,noâmbitodo projeto“Criaraoarlivre”,queenvolveescolasdetodososconcelhosqueestãoinseridosnaáreadoEstuáriodoSado.

Osalunosacharamaatividadeinteressante, comcompetiçãoecooperaçãoemuitoeducativa.

Oqueéapuberdade?Oqueéaadolescência?Dúvidaseesclarecimentos sobre estas duas perguntas foram a base para uma sessão que ocorreu,comaturmado6.ºG,noâmbitodadisciplinadeCidadaniae Desenvolvimento.AsoradorasdaAPFAlentejo(AssociaçãoparaoPlaneamentodaFamília),promoveramumencontrobastanteinteressante e esclarecedor sobre os temas, o que permitiu aos alunos diversas intervenções. Além das informações que se retiveram, todas as aprendizagens foram ponto de partida para posteriores reflexões.

6 Destaques

Destaques

“SEMANA DAS LÍNGUAS”

CristinaNunes

Entreosdias8e12demaio,decorreunaEB2,3 D.JorgedeLencastre,naescolasecundáriaAntónioInáciodaCruzenaEB1deGrândola,a “Semana das Línguas”, promovidapelasdocentesqueintegramoDepartamentodeLínguase quelecionamadisciplinadeInglêsno1.ºciclo. EstaatividadedoPAAintegroudiversasatividades,nomeadamente:realizaçãodeexposições; momentosmusicaisemváriaslínguas,coma colaboraçãodosdocentesdeEducaçãoMusical, leiturasemváriaslínguas;divulgaçãodelivros escritosnoutraslínguas,entreoutras. Enquadradonesseevento,realizou-seoconcurso“MiúdoseGraúdos”nocampodejogosdaEB 2,3,noqualparticiparamonzeequipas,formadasporumalunoeporumfamiliar,quetiveram desesubmeteraprovasquealiaramperíciadesportivaeconhecimentosliteráriosesobrealínguaportuguesa.Foiumaatividademuitodivertidaeinteressante!

Asequipasvencedorasforamasseguintes:

1º Os Benfiquistas André Barrela Ricardo Campaniço (padrasto) 9ºB 36 Pts

2º Os Ferozes Miranda Conceição Rui Conceição (pai) 5ºB 34 Pts

3º O tamanho não interessa Vasco Miguel Dias Ricardo Dias (pai) 5ºD 32 Pts

PROJETO “ENSINAR O QUE APRENDEMOS”

VIAGEM AO PRIMEIRO CICLO

SusanaDolores

Nos dias 30 e 31 de maio, os alunos da turma A do 9º ano da Escola Secundária António Inácio da Cruz deslocaram -se à EB1 de Grândola, para concretizar a atividade “Ensinar o que aprendemos”, um projeto de articulação em que participaram as disciplinasdePortuguês,Espanhol,Matemática, Ciências Naturais, Físico-Química, Educação VisualeEducaçãoFísica.

Os alunos, acompanhados por alguns professores, realizaram com as turmas de terceiro ano um jogo da glória, elaborado por eles, comperguntas das várias disciplinas, e um peddypaper, com atividades de Ciências Naturais, FísicoQuímicaeEducaçãoFísica.

Segundo a turma, o objetivo foi mostrar “algumas atividades e experiências que achámos interessantes e que pensámos que eles iriamgostar”.

Nodia11demaio,realizou-seum“HatParade!” naEB1deGrândola,comumdesfiledechapéus elaboradospelosalunoscommateriaisrecicladosapartirdotema“comidatípicabritânica”. Estainiciativaprocurouexplicaraorigemdas corridasemAscot.Aatividadefoiumsucesso,e foramapresentadoschapéusextraordinários. Seguiu-se,aodesfile,umlanchinhocom scones e icetea.O vencedorrecebeuum smartwatch,eos restantesparticipantesirãoreceberlivroscom pequenashistóriaseminglês. Tambémnodia11demaio,pelas19h30,ocorreuum“EncontrodeCulturas”,compartilhasde usos,tradições,músicase literatura,naescolasecundária,emqueparticiparamencarregadosdeeducação,alunoseprofessores.Queremosagradecer

particularmenteaosseguintesalunos: Beatriz Oliveira, 10.º E e encarregada de educação;MartimRuas(12.ºA)eInêsSobral(12.ºB); Evelina Sleahtitchi, 12.º B; Ana Pala; Martim Ruas; Matilde Furtado; Sofia Mendes (12.º A); AnaLuízaNunes,11.ºC;LauraReis,12.ºC;Anna Clara Ferreira; LarissaTeixeira; 11.º B eZaqueu Campos,10.ºE.

Nodia12demaio,decorreuum workshop de LínguaGestualPortuguesa,dinamizadoporuma alunadoensinosuperior,emqueparticiparam algumasturmasdo2.ºe3.ºCiclos. Foiumasemanacheiadeexperiênciasinteressantes!

A atividade correu bem e os alunos gostaram, tantoosdeterceirocomoosdenonoano.

O 9.ºA salienta a postura dos colegas mais novos: “Nós gostámos muito da participação deles, vimos que estavam empenhados para aprender algumas coisas que não sabiam, mas também percebemos que já tinham conhecimentos sobre muitos assuntos. E queremos agradecermuitoaosprofessoresquenosajudaram a realizar este projeto”.

Após a atividade, os alunos do 3ºB escreveram um texto coletivo, no qual apresentam a sua perspetiva em relação a esta experiência.

APRENDER COM O 9ºA

Textocoletivodo3ºB

Ontem, dia 30 de maio, a turma do 9ºA veio à nossa escola (EB de Grândola) ensinar alguns jogos, inseridos no projeto “Ensinar o que aprendemos”.

Em primeiro lugar, formaram 4 grupos. Cada grupoeraacompanhadoporumjovemqueconduziaogrupoàrespetivaestação.

Todos os grupos passaram por 6 estações: ver sanguenomicroscópio;praticarexercíciofísico; vercomofuncionaumvulcão;observarrochase identificarosseusnomes;responderaumquestionário através de um Jogo da Glória e uma experiênciacomímanes.

Todos gostaram das atividades e no final jogaramtodosàbola.

Foitudointeressanteeaprendemosmuito.

7

25 DE ABRIL NA BE

ABibliotecaEscolardaESAIC,em articulaçãocoma coordenaçãoda componentede Cidadaniae Desenvolvimento, assinalouarevoluçãodo 25 de abril atravésdeuma exposiçãoedivulgaçãodofundo documentalrelacionadocomosprincípiose valoresdademocraciaedaliberdadesubjacentesaesteacontecimento.

MEXER NA TERRA

MadalenaCabral

Desdeoiníciodoanoletivo,osnossosprofessoresdadisciplinadeCidadaniaeDesenvolvimento,contandocomaentusiasmadaecolaboradora participação dos alunos do 5º ano decidiram aderiraumnovoprojetoe“deitarasmãosàTerra”.

“MexernaTerra”foionomeescolhidoparaesta iniciativacriadapelosdocentesdaEBD.Jorgede Lencastre, com o intuito de aproximar os mais novosdaspráticasecológicassustentáveise,inevitavelmente, da terra e do que de bom ela nos podetrazerseasoubermoscuidarerespeitar.

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

Nomesmoâmbito,assinalou-seo Dia Internacional da Biodiversidade - 22 de maio - através de uma exposição e divulgação do fundo documentalrelacionadacomatemática. Paralelamente, elaborou cartazes com um QR CODE, intitulado “Pensar Verde”, que colocadosemvárioslocaisdoespaçoescolar,proporcionaram a reflexão sobre a temática no seio dacomunidadeeducativa.

Aideiaconsistiuemcriarumahortabiológica,naqualcadaturmaseriaresponsávelpeloseuprópriocanteiroepelasuarespetivamanutenção,limpezaeregaduranteasaulas.Numaprimeirafase,aterrafoirevolvida,estrumada,medidaeforamtraçadososcanteiros.Seguiu-seaplantaçãode sementeseotransplantedasplantasjácrescidas,paraosrespetivoscanteirosdasturmas.

Naturalmente,consoanteaépocadoano,osnossosalunostiveramoprivilégiodepodervercrescerdiferentestiposdecultivo.

Noprimeiroperíodo,oscanteirosestiveramcultivadoscom:alfaces,ervilhas,couvepencaeespinafres.Observou-seumatentocuidado,pelaparte dosnossosalunos,desdeomomentodaplantação,passandopeloprocessodecrescimentoeculminandonoseuconsumodepoisde apanhados.Já no segundo período, os canteiros estiveram ocupados pelos rabanetes, cebolas, couves, alfaces, alho francês e plantas aromáticas. Por fim, nos mesesdeabril,maioejunho,foramcultivadasasseguintesplantas:tomate,curgetes,tomatepreto,alfaces,pimentos,melancias,melões,pepinose morangos.

Para concluir, resta referir que, graças à articulação com a disciplina de Educação Tecnológica, os alunos realizaram as cercas dos canteiros, as novas placas decorativas, com a identificação das turmas e um concurso de espantalhos contribuindo, inquestionavelmente, para o sucesso deste fantásticoprojeto,quedeverátercontinuidadenofuturo.

8 Espaço
Cidadania | BE
AnabelaSoaresRibeiro

NÚCLEO DE BOCCIA

Vítor Manuel Furtado

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Grândola (AEG) participaram no CampeonatoDistrital,queserealizounodia21demarço,emAljustrel.

OalunoJosé AlexandreGuerreiroFigueiredo, do11.ºano, turmaB, classificou-se em1.ºlugar,sendocampeãodistritalemindividuais,eoalunoJoãoPedroPereira Parreira,do11.ºano,turmaC,classificou-seem4º.lugaremindividuais.

Em equipas, os alunos da turma D do 7.º ano, Luís Ralo Mestre; Jorge do Nascimento Balão e Bernardo Miguel Pereira Cascarrinho; o aluno Eduardo Filipe Pereira Cascarrinho, do 6.º F, e a aluna Carolina Isabel Chainho Pedradas, do 9.º ano,turmaF,obtiveramo2.ºlugar.

TodososalunosirãorepresentaroAEGnoCampeonatoRegional,queserealizará nodia10demaio,emMontemor-o-Novo.

CAMPEONATO REGIONAL DE XADREZ INICIADOS E JUVENIS

Manuel Vitorino

Realizou-se, no passado dia 10 de maio, na modalidade de XADREZ, o Campeonato RegionaldoDesportoEscolar(DistritosdeBeja,Évora e Portalegre), nos escalões de Iniciados e Juvenis, no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal,emMontemor-o-Novo,tendoosparticipantessidoapuradosnasrespetivasfasesdistritais.

O Agrupamento de Escolas de Grândola fez-se representar, apenas no escalão de Iniciados, com 4 atletas por ordem de apuramento no campeonato distrital, Filipe Pereira (1.º lugar), André Albino (2.º lugar), Rafael Martins (3.º lugar)eDiogoDias(5.ºlugar).

Após as 8 rondas deste disputado torneio, os nossosatletasconseguirammuitobonsresultados. Assim, por equipas, somando os 4 melhoresresultadosdosatletasdecadaumadelas,os nossos Iniciados alcançaram o excelente 1.º lugar, em equipas pontuáveis, tendo por isso sidoCampeõesRegionais,noditoescalão.

Na classificação individual, alcançaram os tambémexcelentes,2.ºlugar,atravésdoatletaDiogo Dias, que desse modo foi Vice-campeão Regional, 3.º lugar, Filipe Pereira, 5.º lugar,

Rafael Martins e 8.º lugar, André Albino, num universo de 22 atletas apurados para esta fase final.

De salientar ainda, uma palavra de agradecimentoaoatletaTiagoCampos,quesendoatleta júnior, e não havendo fase regional neste escalão, colaborou ativa e eficazmente enquanto árbitro, representando assim o nosso agrupamentonestecampeonato.

Por último, reforça-se, tal como aquando dos 3 torneiosdaFaseDistrital,oexcelenteambiente, gratificante para os atletas pela prática de desporto, saudável na competição e alentador de uma boa continuidade e desenvolvimento da modalidade em questão. Aliadas a estas razões, salienta-se a diversidade e a versatilidade dos

atletas,provenientesdos3distritosqueconstituem a região do Alentejo, o que contribuiu para o excelente ambiente gerado, quer entre participantes,querentreosdocentesresponsáveispelosnúcleos.

Lamenta-seapenas,querparaosdocentesquer paraosalunos,quenãosetenharealizado,este ano letivo, a Fase Nacional, a qual permitia dar continuidadeatodootrabalhodesenvolvido.

Para todos os participantes, e não só os ganhadores,MuitosParabéns!!!

9 Desporto Escolar

PROJETO WILLOW

LiaBarradas

O que é?

O projeto Willow é um dos maiores planos de exploraçãodepetróleo,dahistória,noAlasca.Foi aprovado pelo presidente dos EUA, Biden, e é uma proposta de 7 bilhões de dólares, da multinacional norte-americana ConocoPhillips, que permitirá realizar uma perfuração para extrair petróleodoAlasca,numaáreade93milhectares. Ondeteveorigemesteprojeto?

OprojetoWillowjátinhasidopropostoem2017, pela ConocoPhilips, e tinha sido aprovado pelo governo do Donald Trump em 2020. No entanto, eleenfrentouváriosprocessosjudiciaispelosváriosgruposdeambientalistas,efoiporfim,noiníciode2021,adiadoporumjuizfederal.Noentanto, foiaprovadopelonovopresidentedosEUA,Biden,emmarçode2023. Quais serão as consequências deste projeto?

Esteprojetocolocaemgranderiscotodoomeio-ambiente,incluindoaspopulaçõesnativasqueláhabitametodaavidaselvagem.Estimamqueeste projetoirágerar278milhõesdetoneladasdedióxidodecarbono(CO2),oqueteráumgrandeimpacteemtodooplaneta. Como pudemos ajudar?

Logoquandosaiuasprimeirasnotíciassobreesteprojeto,pessoasdetodoomundocomeçaramamanifestar-se.Existemváriaspetiçõesquepudemosassinarparatentarimpedirqueesteprojetoaconteça.Deixoaquiolinkdeumadaspetições https://chng.it/cKY267P6Rd oupodemprocurar nainternetositeCharge.orgedigitem“WillowProject”,iráaparecerváriaspetiçõesparaassinarem.

Ajudem o planeta!!!!

A MINHA EXPERIÊNCIA ENQUANTO PARTICIPANTE NO CONCURSO “LEITURAS NA PLANÍCIE”

AnnaClaraFerreira

Escrever sobre a experiência de estar numa competição é definitivamente mais difícil do que estar na competiçãopropriamentedita.Achoqueodesafioestájustamenteemrefletirsobreotodo,sobreavivênciaemsi,eporvezesatarefa detentarpôremordemasideiasétãodesafiantequantoaestranhezadeenfrentarumanovasituação. Numespaçoqueeudescreveriaquasecomosublime,aBibliotecaPúblicadeÉvoraacolheu,nodia30demaio,oConcurso“LeiturasnaPlanície”.Ojúri,osparticipantesetodaaequipadeprofessoresepais,juntaram-separacelebraraleitura. Ouvirformastãodistintaseúnicasdeleresentiroqueseestáalerfoisemdúvidaenriquecedor! Aexperiênciade participaredeadquiriraprendizagensapartirdaquiloqueestamosaobservar,éparaalémdeenriquecedor,éúnico.É algoparticular,umexercícioquesópodeserfeitopelapessoaqueestáaaliasentireaviveraquelaexperiência.Apesar donervosismo,achoquea“ilha”queFernandoPessoaidealizounopoemaescolhidoparao concurso(“Nãoseisesonho,serealidade”),estavamesmoali.Nãohaviam“Palmares”,nem nadaquedenunciasseumlugarnumoutroplaneta,mashaviaumgrupo,umaequipa.Todos deslumbrados, envolvidos ali, ali, onde chegaram corações cheios e ansiosos, dispostos a vencer!

Ecomovencemos!Aoportunidadedeestarnumambientedaqueles,apartilharumespaço cheiodelivros,compessoasquegostamdelereteraoportunidadedemostraroquecada umqueconseguefazerdemelhor,ésemdúvidaumaprovadequetodossaímosavencer. Paramim,pessoalmente,fuivencedoraapartirdomomentoemqueaceiteiparticipar. Quandonummomentodereflexãolembrei-medecomoerahádoisanosatrás,percebique afinalestouaficarcadavezmaisforteequeenfrentaraincertezadosresultadosenãoter medodelerparaumpúblico,foiporsisómelhortroféuquepoderiaerguer.

Nomeiodetantasinformaçõeseacontecimentosquemetomamopensamentoaoescrever, não poderia deixar de mencionar o meu carinho, respeito e gratidão a todos que fizeram parte desta jornada. Desde as primeiras provas. Aqueles que foram júri, aqueles que me selecionaramparachegaràfasefinal,aquelesquemeincentivarameacreditaramemmim, mas sobretudo três pessoas especiais que dividiram comigo a experiência e que, mesmo semsaber,meajudaramaergueressetroféucomsaboraconquista(essemesmoquereferi agorahápouquinho),quemecolocaramrisonorosto,quemeacompanharamnoprocesso, que fizeram a experiência como algo leve, como deve ser, que acreditaram em mim e com quempudepartilharessa vivênciaquedefiniria comoumaexperiênciaímpar,daqualnão mequeroesquecer.

O Concurso Leituras na Planície foi mesmo isso. Um emaranhado de emoções e vivências queportrásdoatodeler,somosdealgumamaneira,levadosasentir.

10
Opinião

A ESCOLA, PROMOTORA DA ANSIEDADE DOS ALUNOS?

GabrielPereira,12.ºB

Hojevouescreversobreotemposemanalqueosalunosportuguesespassamnaescola.

EmPortugalháumagrandecargaletivaemcomparaçãocomoutrospaíseseissopodetrazeralgumasdesvantagensparaosestudantes.

Naminhaopinião,osalunospassammuitotemponaescolaaaprendercoisasdesnecessáriaseacargaletivaémuitoexagerada,deixandoassimos alunossemtempoparaoutrasatividadesextracurriculares.

Osalunospassamemmédia35horassemanaisnaescolacomprogramasmuitoextensosehoráriosmuitoconcentrados.Porexemplo,aquinanossa escolaentramàs8:20esaemàs13h,issosãotrêsjogosdefutebolseguidos…

Paraosestudantesquepraticamdesportofederado,émuitocomplicado conseguirconciliaraescolacomostreinosecompetições.Algunsdestes passamfinsdesemanaforaechegamacasaàsdez/onzedanoite durante asemanaacabandoajantarsozinhoseconsequentementeadeitar-se tarde,poisàsvezesaindatêmdeirestudardepoisdotreino,jáquepassaramodiainteironaescola.Istoiráfazercomqueosalunosnãodurmam temposuficiente,ficandocomuma“dívidadesono”,tentandodepoiscompensarnofimdesemanadormindoatétarde.Masistonãofazbemàsaúde,podendolevaraproblemasgravesnofuturo.

Segundoumapesquisaquefiz,chegaahavercasosdealunosquepassam10,11horasnaescola,oque,paramim,éumabuso,émaisdeumdiade trabalho.SegundoapsicólogaCatarinaLopesdaCNN,istoéumadasprincipaisrazõesparaonúmerodealunoscomansiedadeestaraaumentar. Segundoessaespecialista,osalunosnãodeviam passarmaisde6horasnaescola,issoiriareduzirosníveisdeansiedadeestress,eiriadarmais tempolivreparaosalunospraticaremoutrasatividades.

Consideroqueosalunosnãodeviamestartodoessetemponaescola,principalmenteosmaisnovos,queprecisamdebrincarenãoestaremfechados horasnumasala.Osalunospassamhorasfechadosemsalasapraticarsomenteatividadesintelectuais,havendoumafalhanaatividadepsicomotora, poispassamhorassentados.

Paraalémdisso,creioque,seosalunosnãopassassemtantotemponaescola,iriahaverummaioraproveitamentoescolar,poisiriahavermaistempoparaosalunosconciliaremassuasatividadesextracurricularescomosestudos.

Por exemplo, nos EUA, não há este problema, porque os alunos só têm aulas de manhã, ficando a tardereservadaparaoutrasatividades,como deporto,música,teatro,entreoutrascoisas.Istofazcomquehajaummelhoraproveitamentodotempo,nãosobrecarregandoosestudantes. Assim,possoconcluirqueosalunosdeviampassarmenostemponaescolaequeissoiriatrazerváriasvantagensemdiferentesníveis.

A EDUCAÇÃO VIA TELAS

MariaBeatrizPereira

Aorefletiracercadotemaquegostariadeabordarnestetexto,deipormimapensarnumtópicosobreoqualachoextremamenterelevanterefletir: a fusão cada vez mais presente na vida dos estudantes e professores entre a educação mais tradicional e a utilização de telas e recursos digitais. Muitassãoasopiniõesemuitopoucoéoconsenso,aliáscomoemqualquertemadestarelevância.

Primeiramente,gostavadefalaracercadoensinoàdistânciaqueexperienciámosaolongodealgunsmesesnosanosde2020e2021equesetratou, ameuver,dauniãodastelasàeducaçãolevadaaumextremopoucosaudável.Seibemquenaalturaeraaúnicasolução,maseagora?Seráqueeste éumregimebenéficoequedeveríamosmantermesmoquejánãohajaqualquerrestriçãoanívelsanitário?Ameuver,não.Para alunosatéao9º ano julgo que seja mais consensual que este regime em nada os beneficia, diria até que nesta faixa etária os jovens não usufruíram de qualquer melhoria.Reconheço,contudo,queoensinoàdistânciatrouxepontospositivosparaosmaisvelhos,taiscomo:promoveraindependênciadoaluno epermitirquecadaestudanteestabeleçaasuaprópriarotina,demodomaisflexível;todavia,consideroqueoladonegativo sesobrepõe.Porisso mesmo,eapesardesaberqueestesaspetossão,semdúvida,muitoimportantes,considero,aindaassim,queestesnãosãoimpactantesosuficiente parafazeremcomqueestemétodovalhaapena.

Porexemplo,paraumalunomaistímidoqueprefere,emregimepresencial,chamaroprofessorparaesclarecerumadúvidademodomaisprivado, ser-lhe-á muito difícil colocar as suas questões para toda a turma nas aulas online. Poderia argumentar-se que o jovem pode sempre optar por enviarumamensagemaodocente,todaviasabemosquenemtodososprofessoresdisponibilizamessaopçãoe,mesmoqueofaçam, podeserque aindaassimoestudantesintaquenãodeveincomodareque,porisso,épreferívelnãoesclarecerassuasquestões.Outrasituaçãoquemefazafirmarqueoensinoàdistânciaéprejudicialparaageneralidadedosjovens,mesmoaquelesquejáfrequentamoensinosecundário,prende-secomos alunoscomdéficedeatenção.Sabe-sequeestaéumaquestãoquedevesersemprevigiadapelosdocentesquetrabalhemcomoaluno,aindaassim, parece-meclaroqueatravésdeumatelaoprocessodecontroloeapoioaojovemsetornamuitomaiscomplexoemuitomenoseficaz. Falandoagoraacercadeumauniãoentreaeducaçãoeodigitalumpoucomaismoderada,queconsistenaintegraçãoderecursosdigitaisetelasnas rotinasdosalunosqueestudamemregimepresencial.Estemétodoé,naminhaopinião,bastantemaisaceitávelepensoque,se aplicadodemodo correto, nasáreascertaspodetrazermuitosbenefícios.Háquemdefendaqueestafusãoentreopapeleoecrãéabsolutamenteprejudicialequesó vaifazercomqueosalunospercamcapacidadesdeconcentraçãoouqueacabempordesenvolverproblemasanívelvisualdevidoàelevadaexposição a este tipo de radiações. Admito que vejo nestes argumentos alguma verdade, contudo acho que ser completamente contra é, de certo modo, rejeitarumaevoluçãoqueécompletamenteinevitável.Omundodigitalestá,cadavezmais,afundir-secomomundosemtelaseéimpossívelafastarisso,atémesmonosetordaeducação.Porissomesmo,parece-mebastantemaisproveitosoque,aoreconhecerosriscos,setenteencontrarum equilíbrioentreainevitávelebenéficaevoluçãotecnológicaeamanutençãodehábitossaudáveisparaoscorposementesdascriançasejovens. Um dos pontos mais positivos que vejo neste regime é a enorme quantidade de aplicações e recursos digitais disponíveis online. Um excelente exemplodecomoestesrecursospodemserbemaproveitadoséocasodeumqualquerjovemestudantequetenhatidodificuldades emcompreenderoconceitodemitoseduranteasuaauladebiologia,nestasituação,ofactodepoderrecorreravídeosno Youtube ouresumosonlinepodevira revelar-se uma grande mais-valia para o seu processo de aprendizagem. Mesmo para o ensino primário vejo imensos benefícios na utilização de telas,desdequesupervisionadapeloprofessor.Paraumacriançaque,porexemplo,tenhadificuldadesemcompreendercomorealizarumasoma, podeserinteressanteapresentar-lheumaaplicação,emmomentosesporádicosecomtempodeutilizaçãocontrolado,quetorneesseprocessomais estimulanteedinâmico,demodoamanteroalunointeressadoeaumentarassimoníveldeesforçoeatençãoquededicaaessaaprendizagem.Até

11 Escritas

Escritas

situaçõesmaisgeraisetransversaisatodasasidadescomoasimplesapresentaçãodeum PowerPoint ouvídeonumquadrodigitalsãoprovadoquão facilitadorasestasferramentaspodemser,casosejambemaproveitadas. Emsuma,consideroqueumregimedeeducaçãoemqueseunammétodosmaistradicionaisque,especialmentenosalunosmaisjovens,promovem diversascapacidades,como,porexemplo,amotricidadefinaatravésdaescrita,comrecursosdigitaiscujavariedadeedisponibilidadeéenriquecedora,casosejamutilizadosdemodocautelosoecontrolado,é,semquaisquerdúvidasumequilíbriomuitointeressantequepensoterpotencialparatornarmaiscativanteseprodutivasasaulasdosalunosdo1ºao12ºanodeescolaridade.

Teatro

João Pedro Oliveira 10ºD APRECIAÇÃO

CRÍTICA

A representação teatral Uma Farsa de Inês Pereira, encenada pela companhia ACTUS, é uma recreação moderna de uma obra vicentina que lhe fornece um novo espírito e uma nova vida,perfeitamenteadaptadaparaoséculoXXI. Estapeçaéumexemploincríveldecomoadaptar um texto do século XVI para uma audiência mais nova e menos experiente na leitura de clássicosdaliteratura.

Todos os atores do elenco fizeram um trabalho espetacular nas adaptações das suas personagens, particularmente o Moço, que se destacou pelamaneiradiferentedefalarepeloseutalentomusical.Tambémapartirdorecursoamúsicas atuais,estarepresentaçãoconseguiucaptar aatençãodopúblico,porexemplo,quandoInês, no início da peça, canta “I’m a single lady”, de Beyoncé, ou quando, no seu discurso amoroso, o Brás da Mata, que usa um casaco semelhante

aodeElvisPresley,canta“Amarpelosdois”,do SalvadorSobral.

Emsuma,estaencenaçãoéumaversãooriginal de um tesouro literário português que, a partir da utilização a referências à cultura pop, com comédialeve,umcenáriosimplistaeumamensagem profunda dos direitos da mulher escondida por trás desta farsa, atorna numa adaptaçãomodernaperfeita.

No dia 15 de março, as turmas de 10.º ano foram a Lisboa assistir a uma representação da obra vicentina Farsa de Inês Pereira, encenada pela companhia ACTUS.

Sugestões de Leitura

Esperança Calado

12
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.