Revista Conceitos - nº 17 | Dezembro 2012

Page 132

131

E-mail: pcgeglio@terra.com.br

Paulo César Geglio Professor do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais do Centro de Ciências Agrárias - CCA/UFPB.

Voltaire e a razão como princípio e método historiográfico Resumo O texto apresenta algumas considerações sobre a perspectiva do filósofo francês, Voltaire (1694-1778), a respeito de sua concepção sobre a forma de se escrever sobre a história humana. Para ele, que figura entre um dos expoentes do movimento Iluminista na França, a razão deve ser o princípio norteador e o método para se relatar os acontecimentos históricos. A história, na concepção de Voltaire, deve ser escrita com base nos fatos, nos registros fidedignos e na análise racional dos relatos, e o historiador tem a função de revelar aquilo que de fato aconteceu e que contribui com a humanidade. Palavras-chave: História humana. Reconstrução dos fatos. Filosofia da História.

O Iluminismo foi um movimento marcado pela supremacia da razão, ou melhor, pela afirmação da autonomia da razão, diante dos saberes e da interpretação do mundo frente aos argumentos oriundos da tradição, da superstição e do absolutismo monárquico. Esse movimento pretendeu retirar o homem de sua ignorância e do obscurantismo, com o auxílio da reflexão crítica em relação à cultura religiosa e mítica. Os pensadores desse movimento defendiam uma reflexão crítica como forma de autonomia do pensamento. Para eles, mais que indagar sobre o mundo, o pensamento deveria se preocupar com ele mesmo, ou seja, refletir sobre sua natureza e sua capacidade. Os filósofos estavam preocupados muito mais com a forma de

C O N C E I T O S Nº 17

Dezembro de 2012

atuação do pensamento, que possibilitasse descobertas, do que com as criações em si. Esse novo olhar para o pensamento os conduziu para o progresso, que não se resumia à concepção de uma simples acumulação de conhecimentos, mas a uma reflexão crítica acerca do próprio conhecimento. Como a própria expressão indica, um pensamento sobre o pensamento, sobre si mesmo. Nessa militância em busca da razão dominante, Voltaire (1694-1778) figura como um dos principais expoentes. Ele defendeu, de maneira incisiva, a crença na razão. Suas obras se revelam como canais por meio dos quais as ideias do Iluminismo eram divulgadas. Nascimento (1993) refere que Voltaire 131


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.