Revista Conceitos - nº 17 | Dezembro 2012

Page 125

Figura 10 - Domicílios e habitantes por bairro – área central de João Pessoa (Adaptado de IBGE (2000)).

Hoyt (1939) considera que as classes mais baixas tendem a habitar perto de onde trabalham para reduzir as despesas com transporte. Tal teoria é comprovada na área estudada, visto que a área central concentra grandes oportunidades de emprego e, através de levantamentos de renda da população, foi possível comprovar que grande parte dela vive em condições de extrema pobreza - dos 13.873 responsáveis por domicílios, nos bairros estudados, cerca de 20% tem renda de 0 - 1 salário mínimo (Tabela 1). Quanto ao suprimento dos equipamentos públicos, constata-se que, no Bairro do Centro, existem 13 praças, um parque, nove escolas – quatro particulares e cinco estaduais - além de duas

124

creches, três hospitais particulares e um mercado público. O Bairro de Jaguaribe dispõe de quatro praças e se limita com a reserva da Mata do Buraquinho, duas escolas, três creches, três hospitais, um mercado público, um centro administrativo, um presídio feminino e um Instituto de Ensino Federal. No Bairro do Roger, existem uma praça, um parque, quatro hospitais, duas escolas, duas creches e um presídio. O Bairro do Tambiá dispõe de cinco praças, um hospital, uma escola e uma creche. Já a Torre tem três praças, um hospital, cinco escolas e uma creche. O Bairro do Varadouro tem nove praças, dois hospitais, uma escola, um terminal rodoviário, um de integração de ônibus e um de trens urbanos.

C O N C E I T O S Nº 17

Dezembro de 2012


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.