Revista Conceitos - nº 17 | Dezembro 2012

Page 122

Em 1923 (Figura 5), o maior desenvolvimento da malha muda de direção para o norte, posteriormente ao Convento de São Francisco. Essa área, hoje situada em trecho do Bairro do Roger, já apresenta um traçado mais irregular, se comparado ao que foi desenvolvido concomitantemente em outros trechos da cidade. A leste, a Lagoa já se encontra integrada à malha urbana.

O traçado apresenta-se de maneira regular, com algumas vias que convergem para a Lagoa. A Rua Walfredo Leal desmembrou-se em três estradas: a do Boi Só, a de Tambaú (onde se estabeleceu a Avenida Epitácio Pessoa) e a antiga estrada de Tambaú. Ao sul, a malha se expandiu mais ainda, quando teve início o traçado da estrada de Cruz das Armas.

Figura 5 - Planta da cidade da Parahyba em 1923

Observa-se que, em 1930 (Figura 6), a cidade se expandiu significativamente e foi ao encontro do mar, originando os Bairros dos Estados, Torre e Tambaú. Em relação à borda urbana cen-

tral, a Norte, pode ser observado um acréscimo, com a expansão de sua malha, aproximando-se da linha ferroviária propiciada pela abertura da Avenida Miramar.

Figura 6 - Planta da cidade de João Pessoa em 1930 C O N C E I T O S Nº 17

Dezembro de 2012

121


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.