Revista FERXXI - 6ºCongresso Nacional - Conclusões

Page 6

Discurso do Senhor Presidente da Républica

>6

Dr. Jorge Sampaio Presidente da República

Senhor Presidente da Fundação Gulbenkian Senhor Governador do Banco de Portugal e Presidente da mesa deste Congresso Senhor Presidente da ADFER, Senhor Engenheiro Arménio Matias Senhor Doutor Manuel Caetano, da Comissão Administradora Ilustres personalidades presentes, onde conto, é de bom grado dizê-lo, com alguns bons amigos, com quem, em épocas não muito distantes, tive o prazer de privar e de aprender, porque eu tenho sempre esta necessidade de aprender todos os dias e assumo aqueles sectores que, por razões democráticas, tive que frequentar em profundidade, e vejo algumas pessoas que me ajudaram, em momentos muitos difíceis, que a Administração da Cidade de Lisboa atravessou, ou em exploração de princípios fundamentais já aqui referidos.

decisões, no aspecto político português e, nomeadamente, no aspecto dos transportes ferroviários e, o Senhor Doutor Constâncio, como é seu habitual, deu-nos uma visão global da situação presente, e daquilo que ela implica para todos nós. Eu só espero, nesta fase final do meu mandato, que não nos esqueçamos, precisamente, da situação actual da vida portuguesa, e que consigamos encontrar meios, para, não a esquecendo, precisamente “furar”, digamos assim, duma forma convergente e de coesão, para ultrapassarmos as dificuldades, que, evidentemente, todos sentimos. Porque é que eu estou aqui? Para além duma experiência que tive, e o gosto que tenho hoje por esta temática que nos aproxima; mas eu estou aqui, digamos assim (algumas coisas já foram referidas pelos oradores que me antecederam), estou aqui por cinco razões fundamentais, pelo menos para mim.

Eu, Senhores Congressistas, se tivesse juízo, ia-me já embora. E ia-me já embora porque depois da exposição inicial do Senhor Presidente da ADFER e da visão global que o Senhor Doutor Vítor Constâncio nos deu, pouco irei acrescentar. Mas acho que é muito significativo realçar duas coisas. Em primeiro lugar, o Senhor Presidente da ADFER fez-nos o quadro, digamos assim, deste tempo de mudanças constantes, de

A primeira é, calcorreando eu o País, de Norte a Sul, em todas as direcções e de Leste a Oeste, porque, de facto, julgo ter uma visão compacta da importância da riqueza que temos, que é a riqueza, das poucas que temos, além das pessoas, é a riqueza do nosso território e da sua posição geográfica, da sua capacidade de estar numa encruzilhada muitíssimo importante e, portanto, o território, o seu ordenamento, a sua


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.