Boletim da Indústria Gráfica (BIG) - Edição 19 - 1950

Page 1

ÔRGAO OFICIAL DO SINDICATO DAS IN D U S T R IA S GRAFICAS NO ESTADO DE SAO PAULO N Ú M E R O 19_____________ SÃ O PAULO, 2 .* Q U IN Z E N A D E A G Õ ST O DE 1950

AN O I

FÔRÇA E LUZ PARA AS TIPOGRAFIAS

EXPOSIÇÃO INDUSTRIAL DO PARQUE DA ÁGUA BRANCA

A aproximação do pleito eleitoral de outubro trouxe, para a maioria dos esta­ belecimentos gráficos, um considerável au­ mento de pedidos de impressos, o que os obriga a um maior rendimento, seja com a aquisição de novas máquinas, seja com a organização de trabalho extraordinário ou de novas turmas de trabalhadores para que sua impressoras não parem e possam assim desobrigar-se de seus compromissos. Aumentando a sua produção em virtu­ de da maior procura de seus serviços, na­ turalmente as tipografias terão que aumen­ tar o gasto de energia elétrica, e muitas delas já se encontram a braços com o pro­ blema criado pelo racionamento imposto pelos nossos fornecedores de fôrça e luz. Já ultrapassaram a cota a que têm direito, e nem sempre conseguem o aumento neces­ sário. Veem-se assim jungidas a um impos­ sível controle de gasto de fôrça e luz. Im ­ possível porque não há de se querer que as tipografias deixem de imprimir a propa­ ganda dos candidatos às próximas eleições, unicamente em virtude de não disporem de fôrça suficiente para a movimentação de suas impressoras e luz para a ilumina­ ção adequada às suas instalações. À nossa redação têm chegado inúmeras reclamações a êsse respeito, e daqui as pas­ samos a quem de direito, pois é uma si­ tuação que precisa ser solucionada com a urgência requerida, por ser justa e plena­ mente justificada. Como também plena­ mente justificada seria apenas a prova de

Tem despertado grande interêsse a E x­ posição Industrial promovida pelo Depar­ tamento da Produção Industrial, com a co­ operação do Centro e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, no Parque da Água Branca. Grande massa popular tem percorrido constantemente os “ stands” em que se e x i­ bem as mostras do que se faz na terra bandeirante. E o interêsse do visitante vai além da simples visita, pois a superinten­ dência da Exposição atende diàriamente cen­ tenas de pedidos de informações. Dado o êxito dessa e de outras exposi­ ções anteriores, um dos nossos jornais alvitrou que o nosso Estado, pela sua impor­ tância industrial, comporta uma grande ex­ posição de suas manufaturas, organizada de forma mais ampla e com bases permanentes. O que queremos ressaltar, no entanto, é o interêsse fora do comum que têm des­ pertado os “ stands” de nossas casas gráficas, onde se encontra de tudo o que aqui pro­ duzimos para a arte dos tipos móveis. E nos sentimos muito à vontade ao ressaltar êsse interêsse, sempre crescente, que o nosso setor industrial, em tôdas as suas ramificações, vem despertanto no grande público.

aumento de produção — sem ser pelos even­ tuais impressos de propaganda eleitoral — porque isso representa progresso, e cremos que não vivemos época em que se justi­ fique qualquer entrave ao progresso de qualquer dos nossos setores industriais ou comerciais.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Boletim da Indústria Gráfica (BIG) - Edição 19 - 1950 by Abigraf - Issuu