Protocolo Sabão/Sabonete Sólido

Page 1

ANO LECTIVO 2010/2011

PROJECTO PALM

Protocolo Experimental Sab茫o/ Sabonete s贸lido

Livro III


SABONETES PALM

Projecto de produção de sabões/sabonetes a partir de óleos alimentares usados realizado pelos alunos da Turma F do 7º ano da Escola Básica 2,3 Padre António Luís Moreira (P.A.L.M.), no âmbito do seu Projecto Curricular.

2010/2011


Livro III PROTOCOLO EXPERIMENTAL

NOTA INTRODUTÓRIA A base para se produzir um sabonete é o sabão. A partir de uma reacção química por hidrólise, composta por ácidos gordos ou azeites e uma base (hidróxido de sódio ou soda cáustica).

Podemos definir que o sabão é um produto bruto, mais alcalino, utilizado em limpeza pesada. O sabonete é um produto mais leve, mais suave, pouco cáustico, destinado a uso de higiene pessoal. Em geral, o sabão então é a matéria-prima para fabricação de sabonete. Fonte: www.igeduca.com.br


Um pouco de História Segundo uma lenda romana, a palavra saponificação tem origem no Monte Sapo, local onde eram realizados sacrifícios de animais. A chuva arrastava a mistura de sebo animal (gordura) derretido, com cinzas e barro para as margens do rio Tigre. Dessa mistura resultava uma borra (sabão). As mulheres descobriram que se lavassem a roupa com esta borra, estas ficavam mais limpas. Os romanos deram o nome de sabão a essa mistura – reacção de saponificação. A primeira patente do processo de fabricação de sabão data de 1791.

Fonte: Alberici e Pontes, “Reciclagem de óleo comestível usado através da fabricação de sabão”, Revista Engenharia Ambiental, Universidade do Espírito Santo do Pinhal, v.1, n.1, p.073-076, 2004


MATERIAL Balança 2 provetas de 100 ml 1 proveta de 50 ml 2 gobelés de 600 ml Filtro de café em pano

Placa de aquecimento Vareta de vidro Espátula

Moldes

REAGENTES Solução de hidróxido de sódio a 20% (soda cáustica) Álcool

Óleo usado Água destilada Solução saturada de cloreto de sódio Perfume (opcional) Corantes (opcional)


PROCEDIMENTO • Transfere 100 ml de óleo (já filtrado e lavado) para um gobelé; • Adiciona 60 ml da solução de Hidróxido de sódio e 30 ml de álcool e

controla o valor de pH, de forma a ficar entre 7 e 10 (este valor vai diminuir durante a secagem); • Aquece

lentamente

a

mistura

em

banho

maria,

agitando

constantemente com uma vareta de vidro. Muito cuidado porque o álcool é inflamável!

• Após cerca de 20 minutos, o odor do álcool deverá desaparecer, indicando o final da reacção de saponificação. Deves observar a formação de uma massa pastosa;


PROCEDIMENTO (continuação) • Retira a massa obtida e deixa-a arrefecer; • Adiciona gradualmente 300 ml de solução saturada de cloreto de sódio, agitando vigorosamente. Como o sabão é pouco denso e

insolúvel em água salgada fica à superfície; • Filtra a mistura de modo a retirar o excesso de água;

• Adiciona as substâncias aromáticas e corantes agitando a mistura; • Despeja a mistura em moldes e deixa secar.


PREPARAÇÃO DAS SOLUÇÕES

• Solução de Hidróxido de sódio 20% - Adicionar 20 g de hidróxido de sódio a 100 ml de água. Agitar até à dissolução total. Cuidado com o hidróxido de sódio pois é nocivo e corrosivo (deves usar luvas e ter muito cuidado uma vez que provoca queimaduras graves em contacto com a pele e não deves respirar os seus vapores pois são irritantes!).

• Solução saturada de cloreto de sódio – adicionar 100g de cloreto de sódio (sal da cozinha) a 300 ml de água. Agitar bem.


Informações de Segurança (frases S) e Risco (frases R) dos reagentes a utilizar R - As frases de risco, ou frases R, são algumas frases convencionais que descrevem o risco específico para a

saúde humana, dos animais e ambiental ligados à manipulação de substâncias químicas. S - As frases de segurança ou frases S, são frases que definem as precauções a tomar na utilização de certos reagentes. Representam-se pela letra S seguida de um ou vários números.

Hidróxido de Sódio (NaOH) R: 35 - Provoca queimaduras graves; R: 36/38 Irritante para os olhos e para a pele. S: 1/2 - Conservar bem trancado e fora do alcance das crianças; S: 26 - Em caso de contacto com os olhos lavar imediata e abundantemente em água; S: 37 - Usar luvas adequadas; S: 38 - Em caso de ventilação insuficiente usar equipamento respiratório adequado; S: 39 - Usar protecção adequada para os olhos/cara; S: 45 - Em caso de acidente ou indisposição consultar imediatamente um médico (se possível mostrar-lhe o rótulo do produto).

Álcool Etílico (C2H6O) R: 11 - Facilmente inflamável

S: 2 - Manter fora do alcance das crianças: S: 7 - Manter o recipiente bem fechado; S: 16 - Conservar longe de fontes de ignição - Não fumar.


ANO LECTIVO 2010/2011

PROJECTO PALM Livro III


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.