PatchCountry Abril 2011

Page 1

Revista PatchCountry

Edição 1 – Abril 2011


Nota da Moderação É com muito prazer que trago a primeira edição do nosso jornalzinho PatchCountry. Este é resultado do trabalho diário que fazemos neste grupo tão querido. São várias contribuições, tantas idéias e uma amizade tão sincera que é difícil não dizer que somos todas uma grande família. A edição foi criada pensando em cada uma de nós, o que fazemos de melhor e quais seriam os assuntos e técnicas que gostaríamos de ler e aprender. Espero que todas aproveitem e gostem deste jornalzinho tanto quanto eu aproveitei enquanto fazia esta edição. Que as próximas venham ainda mais recheadas de novidades. Conto com a participação e contribuição de vocês Dani Rodrigues

Destaque desta Edição • • • • • • • •

Entrevista do Mês – Pri Diniz PAP – Quiling Resultado do Projeto Azul Como tingir tecido em casa Lançamentos e Novidades Cursos e Feiras Mural de Anúncios, Blogs e Trocas Fale Conosco


Entrevista do Mês Pri Diniz – 4 Cantos Arte http://www.quatrocantosarte.blogspot.com

Como é que o artesanato surgiu na sua vida? Desde pequena convivo com artesanato, minha mãe costurava, bordava e tricotava. Minha tia Solange foi quem me ensinou o primeiro passo: bordado em tapeçaria (talagarça). Depois, passando férias em Campo Grande – MS, aprendi outros tipos de bordado, como trançado em fitas, macramê e pintura em tecido. Mais tarde vieram os trabalhos em madeira e finalmente o feltro.

O que é que o artesanato trouxe de novo para a sua vida? Conheci muita gente boa, conquistei amizades preciosas que tornam meu dia especial. Aprendi muitas técnicas de artesanato trocando ideias com grupos especializados, e principalmente, tive a oportunidade de poder trabalhar em casa e acompanhar o crescimento e desenvolvimento do meu filho

Quais as suas fontes de inspiração para criar as suas peças? Assistir desenhos animados sempre me deram muita inspiração. Meu filho tem 1 ano e 5 meses e sempre assistimos desenhos juntos. Gosto de navegar pela internet a procura de sites especializados, ler revistas do gênero e acompanhar trabalhos de outras artesãs.

Que materiais privilegia na concepção das suas peças? Para mim, o mais importante é a qualidade do material. Não adianta ter uma boa ideia e usar qualquer tipo de produto, pois o resultado pode ser o esperado. Também acho importante ter opções de tecido, acabamentos e adornos. Acredito que esta é a grande essência do trabalho ‘handmade’.


Entrevista do Mês (continuação) Que aspectos mais valoriza nas suas peças? Não tem um aspecto único que eu valorizo, mas sim um conjunto de aspectos: bom corte, boa costura, opções de tecidos, criatividade, inovação, detalhes e até mesmo a embalagem. Acredito que o conjunto cria um trabalho diferente do outro. Qual a sua opinião relativamente às mostras de artesanato? Acho importantíssimo, não só pela divulgação, mas também pela troca de experiências e do aprendizado que se obtém. Para si como é que deve ser feita uma boa divulgação do trabalho de um artesão? Na Internet as possibilidades são inúmeras: blog, sites especializados em venda de produtos artesanais, e-mails. Também é importante que as pessoas associem o nome ao trabalho, que saibam o que o artesão produz. Os presentes que eu ofereço às pessoas por exemplo, são todos handmade, assim posso criar algo especial para cada uma e ainda é um meio de divulgar o meu trabalho. Muitas pessoas dizem que é difícil senão impossível viver só do artesanato em termos monetários. O que pensa em relação a este assunto? É preciso criar um foco, separar o hobby do trabalho. Entender sobre custos, criar estratégias ter um bom plano de negócios. Hoje existe instituições que ajudam empreendedores a começar um negócio. O caminho é longo, mas com dedicação e planejamento, é possível viver só do artesanato. Algumas pessoas acham que fazer artesanato não é trabalhar, e isso não é verdade, eu passo boa parte do meu dia cercada por feltros e tecidos, e esse é o meu trabalho. Poderia pensar em 3 desejos relativamente à sua actividade artesanal e partilhar connosco? Sim, meu primeiro desejo é participar de feiras e bazares, depois, legalizar o ateliê 4 Cantos Arte e por fim, abrir uma loja.


PAP – Quiling fonte: http://sabedoria.multiply.com/photos/album/110/QUILLING__PASSO_APASSO O PAP de hoje mostra um lindo girassol em quilling, técnica de enrolar, dobrar, colar e ondular tiras de papel, criando os mais variados desenhos. A sugestão de Isabel é utilizar a flor que simboliza energia e altivez para decorar um cartão, mas pode-se empregá-la também em quadros, agendas, embalagens, enfim, dê asas à sua criatividade!

Material - Papel colorplus 180 g verde, cortado na medida 20 cm x 10 cm (para o cartão) - Papel colorplus 180 g azul escuro, cortado na medida 9 cm x 9 cm (para o cartão) - Uma tira de papel colorplus 180 g verde (para o caule), de 3 mm de espessura e 6 cm de comprimento - Papel colorplus 80 g, cortado em tirinhas de 3 mm de espessura nas cores verde, laranja e amarela - Ferramenta de quilling

Passo a Passo Passo 1- Miolo do girassol: pegue uma tira cor de laranja de 30 cm de comprimento e, com o palito de dente, aplique um pingo de cola na ponta, encaixando-a então na ranhura da ferramenta de quilling e enrolando-a sem pressionar muito Passo 2: Retire o rolinho laranja da ferramenta e solte-o no nº 12 do bolômetro. Depois, retire-o com a pinça, prendendo a ponta solta e, com o palito de dente, fixe-a com col Passo 3: Pétalas: Enrole 9 a 10 tirinhas amarelas de 10 cm de comprimento com a ferramenta e solte-as no nº 7 do bolômetro Passo 4: Retire os rolinhos amarelos do bolômetro com a pinça, cole a ponta solta e aperte uma das pontas para dar o formato de gota. Passo 5:- Com o palito, passe cola na parte redonda das pétalas e cole-as ao redor do miolo laranja do girassol Passo 6: Caule: pegue a tirinha verde de 6 cm de comprimento e passe a unha para envergá-la. Passe cola na ponta e encaixe-a na flor Passo 7: Enrole uma tirinha verde de 30 cm de comprimento e solte-a no nº 14. Retirea do bolômetro, cole a ponta solta e aperte as duas pontas do rolinho, puxando uma para cima e outra para baixo, dando o formato sinuoso da folha. Cole-a na flor.


PAP – Quiling (continuação) Passo 8: Dobre o cartão verde de 20 cm x 10 cm ao meio, passe cola somente nas bordas do cartão azul de 9 cm x 9 cm e cole-o no centro do cartão verde, deixando 0,5 cm de cada lado. Passo9: Pegue o girassol pronto e, com o palito, aplique cola em alguns pontos, fixando-o sobre o cartão azul. E pronto!!

Fotos do Passo a Passo


Resultado do Projeto Azul

A bolsa em destaque Ê da Alice Lourenço, a grande vencedora do projeto azul do grupo PatchCountry. Encomendas no email: alicelourenco1@gmail.com


Como tingir tecido em casa

Quem já pintou o cabelo sabe que o resultado depende de muitos fatores, sobretudo da cor do seu cabelo original, do tipo de tinta utilizado e do tipo de fio que você tem. Alguns cabelos são praticamente canudinhos de sugar tinta e permanecem com a dita cuja por séculos, outros agem como se o assunto não fosse com eles. Com roupa é quase a mesma coisa. Quem quer tingir uma peça sem prejudicar a qualidade dela tem que ficar atendo a esses três fatores: tecido, cor e tinta. Assim como no caso dos cabelos, a base ideal para tintas é um fio claro, grosso e com escamas abertas e a cor ideal é bem escura. Traduzindo para roupas, a peça mais fácil de tingir sempre será aquela que é toda branca, feita apenas de algodão e que você quer pintar de preto. A gente conversou com alguns professores e alunos da Faculdade Santa Marcelina e reunimos dicas de como tingir tecidos. Vamos ensinar tudo que você precisa saber sobre os tipos de tecido, cores (da tinta e da roupa) e dois métodos caseiros para salvar aquela peça linda que manchou na lavagem! Tanto a tinta Guarany quanto a Acrilex são vendidas em armarinhos, casas de artesanato e papelarias. Facinho, né?


Como tingir tecido em casa (continuação) Vamos começar explicando o que você precisa observar antes de tingir: Tipo de tecido: Os tecidos são divididos em três graus de dificuldade em relação ao tingimento: Fácil: Tecidos de algodão ou 100% naturais são os mais propícios para tingimento. Difícil: Tecidos de composição mista podem ou não responder bem ao tingimento. Grandes chances de dar zebra: Tecidos sintéticos têm grandes chances de zicar o processo e da peça se perder, por isso, pense bem antes de tentar. Cor do tecido: Brancos: Tecidos brancos ou em tons claros normalmente alcançam a cor do corante. Sabe quando você compra uma tinta de cabelo e olha a cor da embalagem? Pois então, aquela cor só será atingida pelo cabelo muito claro ou descolorido. Se o seu cabelo já tem uma cor forte, terá que pensar na combinação dos dois tons. Estampados: Nem adianta tentar transformar um tecido estampado em liso através da coloração. Os estampados só são tingindos na área do tecido que não tem estampa, já que a estampa é como se fosse uma impressão feita pro cima das fibras, imune à tinta. Coloridos: Tecidos coloridos podem ser tingidos, mas a cor desejada deve ser mais escura que a cor original. O resultado será uma soma da cor original com a cor da tinta. Por exemplo, se você tem uma camiseta amarela e resolve pintar de azul, o resultado será um verde. Cor da tinta: Quanto mais escura uma cor, mais fácil da tinta pegar no tecido e o resultado ficar legal. Sendo assim, a tinta mais universal é a preta. Agora que você decidiu realmente tingir a peça, observou o material dela e já escolheu a cor, vamos ensinar os dois métodos caseiros mais legais. Antes de usar qualquer um deles, é necessário que o tecido esteja limpo, sem botões, fivelas e acessórios presos.


Como tingir tecido em casa (continuação)

Métodos de tingimento caseiro: Método quente: O método quente utiliza tinta Guarany e um panelão onde você vai esquentar bastante a água misturada com o corante e afogar sem dó a peça lá dentro. Os tons da Guarany não trabalham com meio termo. O verde é tipo uma invasão alienígena, o amarelo é tipo uma febre amarela. Se quiser um tom mais claro, pode colocar menos corante, mas o tempo de fervura (recomendado no rótulo do produto) deve ser o mesmo. Método frio: O método frio utiliza tinta para tecido Acrilex diluída em água. Coloque um pouquinho de água e de tinta em um balde e vá elimiando todos os gominhos de tinta. Coloque mais tinta e mais água até ficar do tom que você quer. Depois, mergulhe o tecido dentro do líquido e deixe por alguns minutos, para que a fibra possa absorver bem a tinta. Passados os minutos, pendure o tecido no varal pelas extremidades e espere secar. Lembre de pendurar pelo avesso, para não marcar nada. A tinta Acrilex também possibilita a mistura de cores, então, pode criar seus próprios tons.


Lan巽amento e Novidades Papel e Barra Adesiva para Decoupagem Lili Negr達o

L達 Jacksonville 100gr

L達 Sensual Melindroso 100gr


Cursos e Feiras 27ª Feiarte – Feira Internacional do Artesanato

data: 13 de maio a 22 de maio local: Pavilhão de Exposições do Parque Barigui – Curitiba (PR)

Oficina Online do Scrap

Já pensou em aprender Scrabook online?! Data: 18 de abril até 29 de maio/11, Seis semanas de aulas num blog fechado, com passo-a-passos, fotos e vídeos super Explicativos. Contato: scrapclassbrasil@gmail.com

Fian - Feira Internacional de Artesanato de Niterói Data: 27 de abril a 01 de maio de 2011 Local: Salesiano - Niterói - RJ Site do Evento: http://www.fianit.com.br

Feira do Circuito das Malhas - Moda Outuno/ Inverno de São Paulo Data: 29 de abril a 08 de maio de 2011 Local: Centro de Exposições Imigrantes - São Paulo - SP Site do Evento: http://www.feiradocircuitodasmalhas.com.br

24ª Feira de Artes da Vila Pompéia

Data: 15 de maio de 2011 Local: ruas do bairro da Vila Pompéia - São Paulo - SP Site do Evento: http://www.centroculturalpompeia.blogspot.com

Mãos da Terra - Feira Internacional de Cultura e Artesanato Data: 20 a 29 de maio de 2011 Local: Parque Vila Germânica - Blumenau - SC Site do Evento: http://www.maosdaterra.com

Lojas Online Tecidos:

Center Fabril (Brasil-SP) http://loja.centerfabril.com/ Patch-Mania (Portugal) http://www.patch-mania.com/

Armarinhos em Geral:

Bazar Horizonte (Brasil-SP) http://www.bazarhorizonte.com.br/ Aslan (Brasil-SP) http://aslan.com.br


Mural de AnĂşncios, Blogs e Trocas B Bella: http://bellaartesrosana.blogspot.com C Caren Araujo: www.tutticolore.com Carmen: http://kixikiartesanato.blogspot.com/ Com: http://fotolog.terra.com.br/concountry D Dani: http://culinariaearte.blogspot.com E Elaine: http://elainecristina.net/ F Fernanda Debs: http://www.flickr.com/photos/donadarte/ P PatchCountry: http://patchcountry.blogspot.com/ Pri Diniz: http://quatrocantosarte.blogspot.com/ R Raquel: http://www.mimosdaraquel.blogspot.com/ S Sonia: http://soniartes.blogspot.com/ V Vera Goncalves: http://www.angesverartesanatos@blogspot.com


Fale Conosco Grupo PatchCountry http://br.groups.yahoo.com/group/patchcountry/

Para entrar no grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/patchcountry/

Em caso de dúvida, comentários ou sugestões: Dani Rodrigues: culinaria.arte@gmail.com Pri Diniz: priscilasdiniz@gmail.com

Atenção: Parte do conteúdo neste informativo foi baseado em pesquisas na internet e todos os créditos foram dados quando disponível. Caso tenha alguma informação de sua autoria sem crédito, por favor entre em contato e faremos os ajustes necessários. Nenhuma informação aqui disponível tem o intuito de gerar capital e ou ganhos para o grupo PatchCountry ou qualquer membro que dele participe. Fonte Capa: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:VietNet_Paper_Quilling.JPG


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.