EDUCAÇÃO NOTICIAS - Nº 02

Page 1

BOLETIM INFORMATIVO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - N° 02 - JUNHO / 2011-Pag.04

EJA REALIZA MOSTRA LITERÁRIA NA EMEF JOÃO BASTOS

Alunos do segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF João Bastos B. Vieira realizaram, neste mês de maio, uma Mostra Literária que contou com a exposição de trabalhos e releituras de obras de autores Barrenses, sob a orientação do professor de Língua Portuguesa,Udrean Lemos. Neste evento foi feita uma homenagem ao escritor Barrense, Salomão da Silva Pinto, (so-só) que esteve presente. Na ocasião narrou duas das histórias contidas em seu livro A Rainha do Cachimbo de Ouro , são elas A Tsunami em Conceição da Barra e O Tubarão que engoliu Zé Clarindo .

Alunos da EJA Homenageiam as mães na EMEF João Bastos O Dia das Mães foi c o m e mo r a d o no dia 10/05 pelos alunos da EJA da EMEF João Bastos com homenágens e apresentações para as mães presentes. O evento fazia parte do projeto Mãe,mulher cidadã desenvolvido pelos alunos.

Notícias da EMEF Dr. Mário Vello Silvares No dia 10 de Maio foi realizada uma l i n d a Homenagem às Mães, o e v e n t o aconteceu na quadra do Jemar com l i n d a s apresentações dos alunos e para encerrar foi oferecido um delicioso Café da tarde. As mamães se emocionaram e puderam prestigiar o talento dos seus filhos. No dia 13/05 a a t r i z Cristiana Gimenes esteve na escola contando histórias de terror aos alunos das sétimas e oitavas séries F o i realizado no d i a 17 de maio no salão da escola o Dia de Arte um p r o j e t o realizado pelas turmas das oitavas séries nas disciplinas de Língua Portuguesa e Artes, sob a orientação das professoras Glaucy B. Miranda (língua portuguesa) e Jussara S. Supelete(Artes) Os alunos apresentaram as peças teatrais: O Velório, Os Sete pecados Capitais e a Origem do Futebol, fizeram Releitura de obras de autores consagrados, apresentaram vídeos sobre o assunto e declamaram poesias. Todo o desenrolar do trabalho foi acompanhado e orientado pela Coordenadora Pedagógica Sandra Ângela Rocha com o apoio da Diretora Aline Crispim.

BOLETIM INFORMATIVO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - N° 02 - JUNHO / 2011-Pag.05

Novos Rumos no Programa Plantando Leitores O Programa de Promoção de Leitura Plantando Leitores , a partir deste mês de maio, passa a ser coordenado pelo poeta e escritor barrense Salomão da Silva Pinto (So-só), que atuará nas escolas de ensino fundamental da rede municipal. O programa Plantando Leitores tem por objetivo divulgar e promover cultura, fomentando o gosto pela leitura. So-só atuará visitando bibliotecas e salas de leituras das escolas, onde acompanhará e avaliará as atividades que lá estão sendo desenvolvidas, sugerindo novas atividades, acompanhando e avaliando projetos de leitura e capacitando todos os funcionários que trabalham.O projeto também prevê a obtenção de um veículo para atuar como biblioteca itinerante, que circulará por vários pontos do município, criando rodas de leitura e mostra de livros.Segundo So-só, já se encontra também em estudo, um projeto que cria grupos de teatro amador nas escolas, tendo por objetivo descobrir novos talentos na arte de representar, e para que isso seja viável, criaremos oficinas de teatro para a formação de novos atores .Estamos ainda nos preparando para que no mês de junho apresentemos um recital de poesias para marcar o lançamento do meu último livro intitulado Sedutora Paixão , e a apresentação da Peça Teatral Paz para o Mangue em homenagem a o Me i o Poeta Salomão da Silva Pinto Ambiente ,concluiu.

Escolas do Campo Realizam Dia de Estudo

Educadores que trabalham nas escolas do campo estiveram reunidos no dia 06 de maio no auditório da SEME para participar de um dia de estudo visando à melhoria do processo Ensino Aprendizagem da Educação do Campo. Para alcançar este objetivo está sendo desenvolvido,desde 2009,o Programa Escola Ativa, que é uma ação do PAR (Plano de Ações Articuladas).Após a adesão dos governos municipal e estadual, foram realizados seis módulos de formação dos técnicos das Secretarias Municipais e Superintendências Estaduais, que na ocasião, assumiram a responsabilidade de multiplicar a formação para educadores. O objetivo do Programa é melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas campesinas. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento e oferecer formação continuada para educadores de nove escolas do campo. A pedagoga Maria Aparecida Marciano dos Santos, coordenadora do Programa neste município, afirma que as escolas do campo são multisseriadas e para atingirem o padrão de qualidade definido em nível nacional, necessitam de educadores com formação pedagógica inicial e continuada, instalações físicas, equipamentos adequados, materiais didáticos apropriados e supervisão pedagógica permanente ,concluiu.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.