Programa Eleitoral

Page 1

Programa eleitoral

AUTÁRQUICAS 2009 Assembleia de Freguesia de Santa Maria de Lamas

“ATREVE-TE A SER VOZ NA MUDANÇA!”


Atreve-te a ser voz na Mudança!

Quem somos e o que pretendemos? Para o Bloco de Esquerda mais do que a legitimidade da sua participação num acto de pluralidade democrática, a importância destas eleições revestir-se-á de uma oportunidade excepcional para os eleitores Lamacenses optarem em consciência pelo futuro da sua terra. Algumas das questões que serão colocadas à freguesia num futuro próximo, como a construção do Parque Empresarial da Cortiça serão decisivas para assegurar a sustentabilidade dos escassos recursos florestais e ecológicos que ainda perduram na freguesia e que serão fundamentais para o equilíbrio ambiental que se pretende conjuntamente com a sustentabilidade económica do projecto PEC. O Bloco de Esquerda apresenta-se com uma lista que alia a irreverência própria da juventude com a experiência de pessoas com provas dadas de competência, responsabilidade e seriedade nos mais diversos aspectos da sua vida social e profissional. Esta candidatura do bloco de esquerda assume igualmente a abertura à sociedade com a participação de cidadãos independentes nas suas listas, cidadãos que se identificam com o nosso projecto, com as nossas ideias e que com a sua dedicação e esforço contribuirão para valorizar a substância das nossas propostas, só assim será possível assumir a dinâmica de empenho e exigência com que nos propomos comprometer com toda a população. O Bloco de Esquerda justifica igualmente a sua candidatura pelo sucessivo esbanjamento de dinheiros públicos que é possível constatar na freguesia, sem que desse desperdício os cidadãos de Santa Maria de Lamas tenham retirado proveitos evidentes na evolução qualitativa das suas vidas. É tempo de acabar com as obras de vaidade que só satisfazem orgulhos pessoais. É tempo de orientar as prioridades para as obras que tenham reflexos reais no bem-estar da população. É tempo de a população ser uma voz activa de exigência na resolução dos seus problemas. É tempo de os cidadãos Lamacenses exigirem do executivo local uma mudança de orientação nas prioridades, que permita romper com os sucessivos ciclos de obra sem utilidade que se têm acumulado na freguesia ao longo dos últimos anos. Basta de obra inútil! Os eleitos têm a obrigação de servir os eleitores e não o inverso, com o Bloco de Esquerda não haverá lugar para os interesses instalados nem para o desperdício irracional. Vivem-se tempos de grandes constrangimentos financeiros e económicos, tempos esses que se têm traduzido em carências que acarretam problemas sociais de toda a ordem.

Autárquicas 2009 - Santa Maria de Lamas


Atreve-te a ser voz na Mudança!

Para nós as pessoas contam mais, não são um mero instrumento para alcançar um fim, por isso lançamos o desafio a cada um e a todos os eleitores de Santa Maria de Lamas: “Atreve-te a ser voz na mudança!” O Bloco de Esquerda assumirá sem reservas, todas as responsabilidades que os Lamacenses lhe confiarem.

Transparência na Defesa do Interesse Público A Candidatura do Bloco de Esquerda à assembleia de freguesia de Santa Maria de Lamas propõe algumas medidas que contribuirão para fazer da nossa vila uma terra com melhor e mais qualidade de vida para as suas populações.  O Bloco empenhar-se-á na criação de instrumentos e formas de participação activa da população na definição e execução das políticas públicas, como é o caso do Orçamento Participativo, para possibilitar a decisão das populações sobre parte do investimento a realizar pelo executivo da Junta de Freguesia.  O Bloco de Esquerda bater-se-á sempre pela defesa do interesse público em detrimento dos interesses privados, nomeadamente na gestão e valorização dos espaços públicos.  O Bloco de esquerda assume um compromisso de rigor e clarividência nos gastos dos dinheiros da junta de freguesia. Não seremos permissivos a derrapagens orçamentais levianas seguidas de “capotamento”. Esta medida permitirá per si, viabilizar algumas das ideias que nos propomos desenvolver sem recurso a um aumento extraordinário das receitas.

Ambiente, Qualidade de Vida e Lazer

 Exigência junto da Câmara Municipal de acções imediatas que ponham cobro às descargas contínuas de efluentes contaminantes da rede de esgotos para as linhas de água, nomeadamente a Ribeira de Riomaior e seus afluentes. Esta acção deve contemplar a ligação definitiva à rede principal de colecta de esgotos da bacia de Riomaior.  O Bloco de Esquerda exigirá que todos os cidadãos possam ter acesso à rede de saneamento, com custos de ligação a preços acessíveis.

Autárquicas 2009 - Santa Maria de Lamas


Atreve-te a ser voz na Mudança!

 A candidatura do BE propõe a transformação dos terrenos a sul da via estruturante Lamas/Lourosa e que confinam com o limite norte do PEC, em área de lazer que contemple um circuito de manutenção, uma área de interpretação ambiental e um percurso pedestre interior que vá desde o viaduto da via de acesso ao PEC até aos limites do CTCOR.  Exigimos dos responsáveis pela construção da via do PEC obras de sustentação urgente nos solos que ladeiam a estrada, bem como a implementação de correcções técnicas para recolha e drenagem eficiente das águas pluviais. A possibilidade de deslizamentos é elevada com a ocorrência de chuvas fortes, com todas as implicações gravosas que isso poderá acarretar a jusante na via estruturante Lourosa/Santa Maria de Lamas.  Exigir que a Câmara Municipal dê andamento ao projecto de requalificação do espaço marginal da Ribeira de Riomaior com a construção do passadiço entre a rotunda do MiniPreço e a rotunda do Intermarché. Esta obra já há muito deveria estar concluída, uma vez que o financiamento para a sua realização está cativo nos cofres da Câmara em forma de caução. Esta caução resulta das contrapartidas acordadas pelo licenciamento do centro comercial Mini-Preço que foi inaugurado em 2007.  Encontrar uma solução aceitável para o parque de minigolfe. Este espaço não pode continuar fechado à população e em contínuo estado de degradação. Na impossibilidade de se encontrarem soluções imediatas que permitam a conclusão das obras, o Bloco de Esquerda propõe a reconversão do espaço numa zona mista de lazer e manutenção física, com a colocação de alguns equipamentos apropriados para o exercício físico.  Primaremos a nossa intervenção por uma maior sensibilização, consciencialização cívica e dotação de meios que permitam a preservação ambiental, a promoção da separação de resíduos e a reutilização de materiais.  Colocação de um receptáculo que permita a compostagem de matéria orgânica oriunda do cemitério (Flores e plantas) bem como do parque (folhas das árvores), este receptáculo deverá estar apto também a receber matéria oriunda do corte de relva nos jardins e espaços públicos. O produto resultante da compostagem servirá para fertilizar todos os espaços públicos ajardinados e relvados da freguesia, resultando daqui uma poupança directa para os cofres da freguesia nos custos com fertilizantes, mas também um ganho indirecto para o ambiente, reduzindo-se ainda os custos inerentes à própria recolha, transporte e deposição deste tipo de resíduos. À Junta de Freguesia compete dar o exemplo: Iremos apoiar, incentivar e fomentar a generalização alargada desta prática; seja junto de organismos associativos, seja junto de empresas ou seja junto da população em geral.

Autárquicas 2009 - Santa Maria de Lamas


Atreve-te a ser voz na Mudança!

 Envidar esforços para que os oleões usados para a recolha de óleos de utilização doméstica possam ser disseminados por vários locais da freguesia, com especial incidência junto dos estabelecimentos de restauração.  Promover uma maior generalização da limpeza de ruas e valetas. Esta limpeza deve chegar igualmente a todos os espaços públicos anexos a edifícios particulares.  Igualmente estaremos atentos à iluminação pública, sensibilizando as autoridades competentes para a necessidade de serem criados planos de manutenção regular deste tipo de equipamentos. As intervenções que venham a ser efectuadas com a substituição de equipamentos devem ter em consideração os ganhos de eficiência energética e o combate ao desperdício irracional de energia. O que se verifica actualmente é que por parte da Câmara Municipal existe pouca sensibilidade para este problema. Em causa está a segurança nos espaços públicos, pela inexistência de iluminação adequada, mas também, está em causa o meio ambiente já que alguns equipamentos usados nos postes de iluminação são pouco eficientes e fazem dispersar uma grande quantidade de energia inutilmente, acresce a isto os custos inerentes que podiam ser economizados racionalmente.  O Bloco de Esquerda propõe-se criar mais pontos de iluminação dentro do Parque infantil. A iluminação actual é precária e manifestamente insuficiente. Recolocaremos alguns do equipamentos em falta.  Colocação de mais ecopontos de forma a tornar mais fácil o seu acesso por todos os cidadãos.  Diligenciar junto dos serviços competentes para que haja uma recolha mais assídua dos materiais separados.  Contribuiremos de forma acrescida no esforço de informação e sensibilização para a necessidade colectiva de reciclar, reutilizar e recuperar materiais.  Promover activamente a recolha dos chamados “monstros”, resíduos domésticos de grande volume, com informação generalizada disponível em todos os locais públicos da vila.

Ordenamento Viário, Urbanismo É preciso trocar o ciclo do betão por um novo ciclo autárquico em que as pessoas sejam a prioridade. É urgente uma nova política de solos e a regulamentação das mais-valias resultantes da transformação do seu uso. Só assim se pode conter a desordenada expansão dos subúrbios, os negócios especulativos e o tráfico de influências.  Estaremos atentos ao novo plano director municipal exigindo para Santa Maria de Lamas um crescimento urbanístico assente na sustentabilidade, não se permitindo a

Autárquicas 2009 - Santa Maria de Lamas


Atreve-te a ser voz na Mudança!

exploração desenfreada, pela iniciativa privada, de terrenos para a construção, sem o mínimo de condições e respeito pelas áreas de interesse ambiental.  Estaremos atentos ao processo que envolve a transferência do património da Casa do Povo para a Fundação Santa Maria. Aquilo que constitui património de todos os Lamacenses terá que continuar a ser de todos os Lamacenses. Defenderemos intransigentemente os superiores interesses da população nesta matéria e fá-lo-emos por todos os meios e até às últimas consequências legais. A eventual alteração da natureza jurídica da Casa do Povo não poderá ser colocada á disposição de interesses particulares em detrimento do interesse público.  Intervencionar tecnicamente o edifício do auditório de forma a torná-lo apto à realização de espectáculos. Diligenciar no sentido de accionar as garantias legais que permitam obter responsabilidades junto do construtor da obra, para as deficiências que o edifício apresenta nas paredes internas e externas.  O bloco de esquerda engendrará esforços no sentido de clarificar a propriedade do edifício do patronato. Este edifício deve colocado á disposição de todos os Lamacenses. Iremos promover acções no sentido de executar obras de beneficiação e afectar o seu uso às colectividades e associações locais.  Os inúmeros edifícios abandonados e devolutos dão um ar deprimente a algumas artérias da nossa freguesia. São focos potenciais de insegurança para os utentes das vias, assim como, poderão propiciar condições que coloquem em causa a saúde e a salubridade públicas. Esta situação merecerá uma atenção e reflexão especial dentro das competências que são inerentes a um executivo de junta, não deixaremos de tomar as acções que se asseverem necessárias para repor a tranquilidade das pessoas, sejam elas moradores vizinhos destes edifícios ou meros utentes das estradas e passeios. Assumiremos a responsabilidade de promover uma nova postura face à rede viária, promovendo de forma activa a mobilidade e a segurança rodoviária.  Daremos especial atenção a algumas das ruas da vila que se encontram com o piso mais degradado e que são em boa verdade, o resultado da falta de planeamento e ordenamento que tem norteado a freguesia em matéria rodoviária.  Propomo-nos fazer a correcção de algumas anomalias e aberrações que resultaram da requalificação do ordenamento rodoviário na vila e que provocam estrangulamentos na fluidez do trânsito. Nomeadamente na confluência da Rua de Santa Maria com a Travessa dos corticeiros; na aberrante rotunda onde confluem as ruas do Souto, a Rua do Bairro das Peras, e a Rua Social, no ordenamento dos sentidos de trânsito na Rua dos Castanheiros, que tal como está só tem causado transtornos aos moradores.

Autárquicas 2009 - Santa Maria de Lamas


Atreve-te a ser voz na Mudança!

 Dotar com pintura e sinalética adequada, preventiva e informativa, todas as passadeiras existentes nas ruas da vila, bem como, sugerir à câmara Municipal a colocação de placas que indiquem a orientação geográfica da freguesia junto à saída dos principais eixos viários do concelho.  Supressão da passadeira na Rua de Santa Maria junto ao cruzamento com a Rua da Torre, por estar junto de uma curva, a falta de visibilidade torna-a demasiado perigosa para peões e condutores. Esta passadeira deve ser recolocada alguns metros mais adiante de forma a torná-la mais segura para os utentes da via.  Apresentação de um plano de segurança urgente que vise a ordenação do trânsito nas traseiras do colégio de Santa Maria de Lamas de forma a eliminar a anarquia existente em tempo de aulas. Numa primeira acção exigir a colocação de limitadores de velocidade com sinalização luminosa, na variante Lamas/Lourosa. Propomo-nos ainda requalificar a zona do bairro dos murtórios de forma a facilitar a fluidez do trânsito. Com o Bloco de Esquerda haverá uma nova política na ocupação dos solos do cemitério. Não é possível andar constantemente a proceder ao alargamento do cemitério. Os solos disponíveis são um recurso escasso e como tal deve haver um novo ordenamento, o Bloco propõe: Acabar com o vergonhoso negócio da especulação de terrenos no cemitério. Terrenos esses que em boa verdade nunca serão dos seus “compradores” são sim concessionados, portanto pertencem sempre à freguesia. Os cemitérios são locais para a deposição e inumação de cadáveres, não são locais privilegiados para a realização de negócios especulativos. Limitar ao mínimo desejável a concessão de terrenos no cemitério. Criar espaços autónomos para a deposição de cinzas, incentivando-se a cremação como alternativa mais económica aos enterros comuns. Disponibilizar um maior número de gavetões para deposição de ossadas. A Junta de freguesia deve disponibilizar terrenos livres de qualquer tipo de encargo financeiro, taxa ou licença aos finados pertencentes a famílias carenciadas ou de parcos recursos.

As pessoas com dificuldades de mobilidade não podem ver as suas dificuldades acrescidas pela indiferença e pela insensibilidade das autarquias. A promoção da acessibilidade constitui uma condição essencial para o pleno exercício de direitos de cidadania consagrados na Constituição Portuguesa.

Autárquicas 2009 - Santa Maria de Lamas


Atreve-te a ser voz na Mudança!

 Propomo-nos fazer um levantamento de todas as situações que não cumprem com este requisito e procederá à remoção de todas as barreiras arquitectónicas em edifícios públicos.  Iremos Intervencionar todas as tampas de saneamento e águas pluviais que se encontram desniveladas ou ausentes na via pública.

SAÚDE

A candidatura do Bloco de Esquerda à assembleia de freguesia de Santa Maria de Lamas bater-se-á sempre pela defesa do Serviço público de saúde, pela universalidade de acesso aos cuidados gerais de saúde, e pela sua tendente gratuitidade. Para o Bloco de Esquerda é inconcebível que numa sociedade que se quer socialmente evoluída, ainda existam famílias que não disponham de acesso aos cuidados básicos de saúde.

 Promover em articulação com a Câmara Municipal da Feira e com o Centro de Saúde de Santa Maria da feira, mais rastreios de saúde à população, como o rastreio do cancro da mama e da próstata, uma vez que apresentam grande prevalência na população idosa.

 A unidade de saúde familiar em colaboração com a junta de freguesia deve ser mais dinâmica nas campanhas de sensibilização à população: Distribuição de panfletos com esclarecimentos acerca das boas práticas na alimentação, malefícios do tabaco e das drogas, hábitos de vida saudáveis, cuidados preventivos como forma de combate à propagação de doenças infecto-contagiosas. Elaboração de acções de formação, no centro de saúde ou no auditório da junta de freguesia, acerca de temas relacionados com a saúde.

 Promoveremos igualmente em articulação com o centro de saúde, a unidade de saúde familiar e o Hospital de São Sebastião rastreios oftalmológicos à população idosa e em idade escolar.

Autárquicas 2009 - Santa Maria de Lamas


Atreve-te a ser voz na Mudança!

Não é aceitável que as pessoas para conseguirem uma consulta no serviço nacional de saúde tenham que esperar tempos infinitos. Também não é aceitável que por causa disso, não possam ser ver os seus problemas tratados no imediato se não dispuserem de dinheiro para poder recorrer aos serviços de um especialista privado. Os mais afectados são sempre os mais desprotegidos e menos informados, ou seja, a população idosa e as famílias mais empobrecidas e marginalizadas pela sociedade.

 Iremos trabalhar no sentido de tornar mais fácil o acesso aos cuidados de saúde

dentária e higiene oral, por parte da população com menores recursos. A ideia é reduzir os custos com as consultas e os tratamentos, através do estabelecimento de protocolos com especialistas na área da medicina dentária da região. Sendo que a junta de freguesia comparticiparia com uma parte desse custo, nas situações que se enquadrassem em critérios que tivessem por base o rendimento per capita dos agregados familiares.

Segurança e Acção Social O Bloco de Esquerda define a acção social como a principal prioridade na sua intervenção política. Acreditamos que é possível viver numa sociedade mais livre, mais justa e mais solidária e isso só pode ser garantido com a defesa determinada e intransigente dos serviços públicos. Para nós é prioritário dar resposta aos problemas sociais e às dificuldades das pessoas, articulando com o município de Santa Maria da Feira e as redes sociais a afectação e a criação de equipamentos e serviços adequados para intervir preventivamente seja sobre a pobreza, o abandono escolar, as exclusões, as discriminações, a solidão ou a violência urbana. As ideias que nos propomos realizar serão perfeitamente exequíveis e desprovidas de qualquer carácter demagógico ou eleitoralista. Com pequenas intervenções se pode dar um grande contributo na resolução dos problemas.  Apoiaremos e procuraremos as soluções mais adequadas para combater todas as situações de extrema carência que nos seja solicitado directamente pelas famílias ou recomendado pelo gabinete de apoio social. Não concebemos que haja um só cidadão desta freguesia que possa passar fome. O sentimento de insegurança tem sido agravado em grande medida pelos problemas

Autárquicas 2009 - Santa Maria de Lamas


Atreve-te a ser voz na Mudança!

sociais, que crescem a um ritmo preocupante por todo o concelho e que directa ou indirectamente afectam Santa Maria de Lama e para os quais é necessário encontrar respostas.  Como forma de dissuadir a ocorrência de pequena criminalidade e promover a tranquilidade pública. Iremos solicitar junto das autoridades um patrulhamento mais regular aos pontos onde com maior frequência ocorrem este tipo de delitos.

A toxicodependência, o alcoolismo, o desemprego, a falta de oportunidades e a marginalização social são problemas latentes e que rapidamente podem tender para a tensão social. Santa Maria de Lamas, apesar de ser uma terra relativamente sossegada, aqui e ali, vão surgindo problemas recorrentes, alguns desses problemas já são muito antigos e que incompreensivelmente nunca foram erradicados. Uma das formas de acabar com este problema será a reintegração social dos casos mais problemáticos de marginalização, isto para além da acção social também deve passar pelas autoridades responsáveis pela segurança.  Solicitar um acompanhamento dos casos mais problemáticos, integrado por equipas

multidisciplinares de técnicos de acção social, psicólogos e técnicos especializados na prevenção, profilaxia e reabilitação na área do alcoolismo e toxicodependência.

Preocupa-nos que o apoio social a idosos possa ser feito numa base economicista que coloca condicionantes, que segrega, restringe e não promove a universalidade de acesso aos mais carenciados. Infelizmente essa tem sido a prática corrente a que temos assistido: se um idoso não tiver meios financeiros suficientes verá condicionada a sua entrada na maioria das chamadas instituições de solidariedade social. Na nossa perspectiva e sem deixar de reconhecer o mérito de algumas IPSS na prestação de serviços de apoio social, este não deve ser o modelo a seguir.  Bater-nos-emos pela dignificação do papel do idoso na sociedade enquanto ser humano, denunciaremos as instituições de cariz social, que recebam apoios e subsídios públicos e que restrinjam o acesso de idosos que não apresentem condição financeira suficiente para aceder aos seus serviços. Os idosos têm direito a ter uma vida condigna e sem o temor do desconhecimento, da ignorância e do obscurantismo. É sabido que esta classe da população em particular, tem sido vítima de esquemas de burlões e vigaristas que lhes vão extorquindo de forma criminosa as pequenas poupanças que amealharam, por vezes ao longo de uma vida, cabenos a nós também lutar por eles sem demagogias baratas e com a exigência de mais informação para a comunidade sénior, quanto mais esclarecidos estiverem, maior consciência terão dos seus direitos. O Bloco de Esquerda propõe:

Autárquicas 2009 - Santa Maria de Lamas


Atreve-te a ser voz na Mudança!

 Uma maior proximidade entre as autoridades e a junta de freguesia, enquanto legítimo representante das suas populações, no sentido de dar a conhecer por todos os meios que lhes forem tangíveis este tipo de esquemas e fraudes usados pelos burlões no sentido de acautelar futuras fraudes. Esta preocupação deve igualmente estender-se à denúncia de forma a erradicar o temor e o medo que muitas vezes acompanham as vítimas, tranquilizando e facilitando o contacto directo entre as pessoas através de um gabinete de apoio que pode ser assegurado pela junta de freguesia e que posteriormente estabeleceria a ponte com as autoridades locais.

Emprego, Formação e Cidadania Iremos providenciar a defesa dos direitos dos trabalhadores e restantes colaboradores da Junta de Freguesia contra a precarização laboral e os despedimentos. Propomo-nos:  Exigir das empresas que fornecem serviços à junta de freguesia respeito pelos direitos laborais dos seus funcionários.  Integrar nos quadros de pessoal efectivo, todos os trabalhadores da junta de freguesia com funções efectivas.  Dar formação contínua a todos os trabalhadores da autarquia.

 Alargar o horário de atendimento aos cidadãos, por parte do executivo e dos serviços da autarquia, em conformidade com as actuais exigências laborais e as necessidades familiares.  Criar um gabinete multidisciplinar, em articulação com a Câmara Municipal, que congregue à sua responsabilidade: A monitorização e o combate à pobreza Apoio psicológico aos desempregados de longa duração Dinamização no combate à baixa qualificação profissional e escolar Apoio e reabilitação na área da toxicodependência e alcoolismo Identificação de grupos de risco social, promovendo a sua inclusão na sociedade. Apoio Informativo aos idosos de forma a combater o temor da ignorância e do obscurantismo.  Introduzir uma nova dinâmica no site da freguesia, com mais informação disponível

Autárquicas 2009 - Santa Maria de Lamas


Atreve-te a ser voz na Mudança!

para a população sobre os assuntos de relevo que são tratados em sede de assembleia de freguesia e com actualização mais assídua dos conteúdos.  Promover acções que visem combater a infoexclusão da população sénior, permitindo-lhes ao mesmo tempo uma entrada cativante no admirável mundo das novas tecnologias.  Recorrer a uma maior aproximação entre executivo da junta de freguesia e os reais problemas que afectam os cidadãos. Percorrer assiduamente todos os locais, arruamentos e becos para se inteirar da realidade dos mesmos, deixando de lado a actual sobranceria do cadeirão e das audiências privadas.

Ensino, Animação cultural, Associativismo e Desporto Exigimos um ensino público de qualidade. A qualidade e funcionalidade das infraestruturas escolares constituem uma variável importante na consolidação da qualidade no ensino. A reconversão da antiga escola do Chão-do-Monte em Centro Escolar não responde em qualidade às necessidades e exigências da comunidade escolar. Pese embora os quatro anos de obras e as recorrentes manifestações de regozijo pela obra feita, conclui-se que os alunos que frequentarão este centro escolar, continuarão sem ter espaços apropriados para o recreio e para as suas actividades lúdicas, mais inaceitável, parece-nos o facto de o espaço que se presume ser disponibilizado para desenvolver a actividade física decorrente das aulas de enriquecimento curricular (AEC’s) ser descoberto, por conseguinte se chover os alunos continuarão a ter o mesmo problema que sempre tiveram: estarão impossibilitados de ter as aulas de educação física em espaço condigno e sem balneários de apoio. Por tudo isto iremos exigir da autoridade a quem compete a gestão das infra-estruturas escolares do ensino básico (Câmara Municipal da Feira):  A cobertura do espaço destinado às actividades de educação física no centro escolar do Chão-do-Monte e na EB1 das Agras.  A criação de uma cobertura que proteja das intempéries os alunos, os funcionários e os docentes da escola, desde o portão de entrada até à entrada das salas de aula.  Exigir à Câmara Municipal a conclusão e aplicação dos planos de segurança para os estabelecimentos de ensino básico de Santa Maria de Lamas e articular com a protecção civil municipal a realização de simulacros, conforme prevê a legislação.  A nossa candidatura propõe-se dinamizar o espaço do polidesportivo existente ao pé do auditório assim com a área que envolve o recinto, seja através da promoção do desporto

Autárquicas 2009 - Santa Maria de Lamas


Atreve-te a ser voz na Mudança!

para todos, seja através de parcerias com as escolas, promovendo o desporto escolar. O espaço tem que estar aberto à população e não continuar a ser como tem sido, uma infraestrutura desportiva fantasma desconhecida por quase todos e da qual ninguém usufrui.  Não concederemos privilégios especiais a nenhuma instituição da freguesia, seja ela de natureza desportiva, religiosa, social, cultural, lúdica, de direito privado ou empresarial. Estaremos de portas abertas a todos os protocolos e parcerias que nos sejam propostos, assim como, seremos sensíveis aos problemas que nos sejam colocados, desde que assentes em critérios claros de interesse público e sustentado com um plano das actividades que se propõem realizar.  Os programas de animação cultural passarão por incentivar e divulgar a produção de conteúdos locais.  Incentivaremos a criação de novas associações e das suas actividades dentro dos critérios estabelecidos pela lógica do interesse público.  A nossa candidatura com o apoio da Câmara Municipal propõem-se criar no edifício do auditório um pequeno centro de divulgação, observação e interpretação astronómica, com a aquisição e instalação de um pequeno telescópio amovível e outro material de apoio científico. A consecução deste pequeno projecto permitirá estabelecer protocolos com as escolas da região, de forma a fomentar o gosto pelo conhecimento científico e astronómico nas nossas crianças. O equipamento poderia funcionar também para o público em geral, com a realização de sessões de observação e demonstração gratuita ou com preços muito simbólicos. Isto seria também uma forma de potenciar o aproveitamento do espaço do auditório.  Promoveremos uma maior cooperação inter-freguesias na realização conjunta de eventos culturais com o aproveitamento conjunto dos meios e das instalações existentes. Não faz sentido em pleno século XXI que as juntas de freguesia continuem viradas para dentro de si próprias, aprisionadas por um bairrismo bacoco que em nada beneficia as suas populações. É preferível haver um bom espectáculo conjunto do que dois maus espectáculos separados. Esta cooperação deve ser extensiva às colectividades, sem que isso implique a perda de autonomia e independência de qualquer uma delas.

Autárquicas 2009 - Santa Maria de Lamas


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.