O Estado de Ideias

Page 1

oestadodeideias@estadoce.com.br

O Estado de ideias MARCUS VINÍCIUS SARAIVA

A

comunicação hoje em dia é um dos meios físicos mais presente na vida de qualquer individuo de qualquer classe social. Graças a internet, somos todos comunicadores, planejar nossa própria estação de rádio ou até mesmo nossa próprio livro virtual se tornou possível através desse meio de comunicação fantástico. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo, pois nunca fomos tão ouvidos e percebidos e também nunca recebemos essa “enxurrada” de informações que absorvemos em ritmo frenético, todos os dias e vinda por todos os lados. Visando essas várias formas de integração via rede e o avanço da tecnologia, vamos discutir sobre as inovações que influenciarão o mercado de ideias. Boa semana a todos e fiquem com Deus! #Fica a dica. Nesse ano colabore conosco - @oestadodeideias - @marcusvcsar - vip@vipcomunicacao.ppg.br.

Nova linha de iMac All in One A Apple anunciou dia 03/05 a atualização de toda linha iMac de desktops All in One. Mais uma vez a empresa de Steev Jobs não deixou a desejar nessa linha compacta de desktops e os turbinaram com processadores Quad-Core de próxima geração, poderosos gráficos, a inovadora tecnologia de entrada e saída (E/S) de alta velocidade Thuderbolt e uma nova câmera FaceTime HD. Mesmo com essa poderosa configuração, o novo iMac Chega ao mercado brasileiro com preços a partir de R$3.999, aliás não podemos chamar de gasto uma máquina 70% mais rápida e com gráficos três vezes mais poderosos do que a da geração anterior, isso chamamos de investimento. Fonte: www.apple.com

Fernanda Takai e a turma do Pato Fu mostram que a inovação não está somente no que se é feito de diferente e que muitas vezes a inovação está ali escondida, ao ladinho do óbvio. Visando atingir um novo segmento musical voltado ao público “família” e as novas gerações de pais que viveram La Belle Epoque da MPB e do romântico internacional, a banda laçou seu álbum intitulado de Música de Brinquedo. Sim são músicas como Sonífera ilha e até Rock and Roll Lullaby tocadas com instrumentos de brinquedo. Além da inovação na utilização dos instrumentos infantis, a banda organizou uma grande turnê, com o mesmo título do álbum, com direitos a bonecos e muitas histórias onde pais e filhos curtem de forma nostálgica e ao mesmo tempo divertida “sucessos novos do passado”.

# ficaa dica

Tecnologia da informação e comunicação, mais conhecida pela sigla TIC, pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância). O desenvolvimento de hardwares e softwares garanteaoperacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou o uso das TICs em diversos campos. Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede. Criações como o e-mail, o chat, os fóruns, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, web cam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos humanos. O intercâmbio de informações gera novos conhecimentos e competências entre os profissionais. Podemos então dizer que essa sim que é a profissão do futuro.

A Bagagem Cursos e o Rafiado (Kenzo Kimura) trás para Fortaleza mais um grande criativo de destaque na área de publicidade e propaganda do país, e por que não dizer do mundo? Já que essa grande personalidade foi citado pela Revista Creativity ao lado de grandes criativos internacionais, como um dos responsáveis por tornar a Miami Ad School a escola mais premiada do mundo. E é claro que estamos falando de Paulo Andre Bione, professor e coordenado da Miami Ad School, que desembarca na terrinha nos dias 3 e 4 de junho na UNIFOR para mais um Curso de Criação com Ênfase em Redação e nos concedeu a oportunidade de entrevista-lo sobre sua carreira em uma matéria exclusiva para O Estado de Ideias. Para quem já ficou interessado em saber mais detalhes e se inscrever no curso é só visitar a página do facebook da Bagagem Cursos: www.facebook.com/bagagemcursos. Colaboradores: Carlão Carlux e Peterson (Agent9). criacao@vipcomunicacao.ppg.br

Paulo Andre Bione

Fortaleza-Ceará-Brasil Segunda-feira, 23 Maio de 2011

6

Em entrevista exclusiva para O Estado de Ideias, esse pernambucano criativo fala sobre tudo e mais um pouco sobre sua carreira profissional e como se tornou professor e coordenador da Miami Ad School. Formado pela ESPM, Bione já trabalhou em grandes agências como Ogilvy, W/Brasil, Talent e foi durante 4 anos Diretor de Criação da QG Propaganda, do grupo Talent, um dos maiores grupos de comunicação do Brasil. Como Redator, fez campanhas que ainda ressoam em nossas mentes para grandes clientes como: Brastemp, Tigre, Unibanco, Wallmart, O Boticário, Fininvest, Valisère, Estadão, Parmalat, Açúcar União. Entre seus bordões mais famosos está La Garantia Soy Yo, para Semp Toshiba. Além de desenvolver roteiros para a Rede Globo. Bione já foi reconhecido por diversas entidades e prêmios que já são rotina em sua carreira como publicitário, entre eles podemos citar anuário do Clube de Criação de São Paulo há 10 edições, Festival de Publicidade do Rio de Janeiro, Prêmio O Globo, Prêmio Revista da Criação do Jornal Meio e Mensagem, Prêmio de Criatividade em Rádio, Salão da Propaganda, Colunistas, vários finalistas no Prêmio Abril, Short list Festival de Cannes e vencedor do Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo categoria Campanha Nacional. Como coordenador e professor da Miami Ad School/ESPM recebeu vários prêmios internacionais entre eles o prestigiado D&AD. Além disso, foi citado na Revista Creativity ao lado de grandes criativos internacionais como um dos responsáveis por tornar a Miami Ad School a escola mais premiada do mundo. Confira entrevista exclusiva para O Estado de Ideias: @oestadodeideias: Como surgiu a oportunidade de coordenar a Miami ad school/ESPM? @PABIONE: Como surgem todas as minhas oportunidades na vida: corro atrás! Ana Carmen Longobardi, que na época era minha boss na Talent, mostrou para mim um folheto da Miami Ad School. Eu já queria dar aulas, mas queria um formato novo, olhei e vi na Miami uma chance de pensar este lado acadêmico de um jeito mais “cool”. Sem conhecer ninguém, mandei um email geral para a ESPM, dizendo que eu estava interessado. Não esperava nada deste email. Mas a resposta chegou. O Paulo Sergio Quartiermeister, diretor no Brasil da Miami, me convidou para ser coordenador. Eu nunca tinha trabalhado em escola, mas pensei: vamos nessa. Eu aprendo. Sou Coordenador da Miami desde a chegada no Brasil.

@oestadodeideias: O que encontramos na Miami Ad School? @PABIONE: A Miami Ad School/ ESPM é uma escola única. Uma escola que reune o que várias outras gostariam de ser. O primeiro patrimônio da Miami Ad School/ESPM é a unanimidade do mercado. Os professores são os mesmos criativos das agências. Temos no nosso time diretores de criação da África, Dm9DDB, Ogilvy, Talent, entre outras. Temos toda estrutura da ESPM: maior biblioteca da America Latina, computadores, programas, impressoras, como numa agência de verdade. Assinamos todas as publicações, todos os anuários: Clube de Criação, One Show, D&AD. Somos a escola mais premiada da America Latina, uma das poucas que participa de prêmios na Europa e Estados Unidos. Temos o exclusivo programa Quarter Away. Um programa onde o aluno pode escolher uma das nossas 50 agências no mundo para passar um trimestre ou mais. E isto inclui agências do calibre da Crispin & Porter, W+K, DDB, Young. Por exemplo, o aluno pode estagiar na Ogilvy de Paris ou na Saatchi da Russia. E isto é parte do currículo da Miami Ad School. Ninguém tem este programa. Somos uma escola worldwide. E temos, em todas as agências que importam no Brasil, alunos ocupando cargos importantes na criação. @oestadodeideias: Você é publicitário, empresário, guru, professor, head hunter, palestrante. Como ser tão organizado com o tempo? E sobra tempo livre para hobbies, amigos? @PABIONE: Eu adoro ser este cara mentor, ser o cara que todos confiam, respeitam. Foi algo que eu construí tanto com os meus alunos quanto com meus colegas de mercado. É meu grande patrimônio. Eu amo o que eu faço. Eu adoro orientar. Acho que eu nasci para isso (risos). Então tempo eu acho. Tempo aparece para terapia, academia, pilates, amigos. @oestadodeideias: Que dica você dá para quem quer entrar no mercado? @PABIONE: Tenha foco, descubra rapidamente o que você quer. Quanto mais rápido você descobrir, mas tempo você gasta em aprender e melhorar seu portfólio.

@oestadodeideias: E o que mudou na Miami nesse tempo?

@oestadodeideias: E para quem procura um profissional recém formado?

@PABIONE: Tudo que requer inovação está em constante mudança. Muda com o mercado. O que eles estão procurando nestes novos talentos? A gente traz para dentro da escola estas mudanças. O tempo todo. Exemplo: nova mídias, novos insights, digital, hoje tem um peso grande na grade da Miami. Não somos uma escola exatamente de advertising. Somos uma escola de ideias. Somos uma escola que pensa cultura pop. O que não mudou até hoje: a exigência com a qualidade dos trabalhos dos alunos. Somos uma escola que não gosta de trabalho de escola. Falamos a língua dos criativos das agências.

@PABIONE: Para quem procura um profissional recém formado a dica é: Veja o conjunto da obra. Não adianta a pasta ser boa e o cara ser “um mala”. Só a pasta não é 100% de garantia. O profissional ideal é: Um portfólio plural (não tem só anúncios, tem um pouco de tudo) Se for redator mostrar que sabe escrever. Se for diretor de arte mostrar que sabe deixar tudo bonito. Para os dois: a qualidade das ideias. Para os dois: demonstrar interesse. Para os dois: ser simpático, ter cultura geral. Para os dois: ser uma pessoa interessante que alguém queira ter do lado.

@oestadodeideias: Você muito consultado na hora de preencher vagas no mercado de comunicação? @PABIONE: Muito! Todos os dias. O mercado reconhece na minha pessoa um tipo de aval necessário, mas isto vem de uma diretriz da Miami. Todos os coordenadores no mundo, em seus respectivos mercados, têm uma função parecida. @oestadodeideias: Poderia nos listar 5 nomes de criativos que passaram pela Miami e que o mercado deveria prestar mais atenção neles? @PABIONE: Eu tenho alguns orgulhos: Ricardo Wolff - redator premiado na Europa e hoje na Almap. Alexandre Giampaoli - redator da FNazca. Dagoberto Rodrigues - redator na Age. Ilan Orengel - Diretor de Arte na R/ GA Tiago Jacon - Diretor de arte na Young & Rubican de Praga. Teriam outros. Não tenho como não ser injusto fazendo uma lista tão pequena de notáveis. @oestadodeideias: Deixe um recado para os leitores do O Estado de Ideia que pensam em formar jovens mais preparados e competitivos para o mercado de trabalho. @PABIONE: Por favor, não sejam paternalistas. Preparar um jovem significa muito mais trabalhar os erros do que os acertos. Trabalhe o critério. E este critério não pode ser o da escola e sim o do mercado. E lógico que desta forma o caminho é mais longo, mais sofrido. Mas o resultado é um aluno que não tem medo de ouvir “tá uma merda” faz de novo de algum diretor de criação insensível. Quando entrevisto os alunos, pergunto o que eles acham dessas 3 palavras: pressão, frustração e saco. Você tem que aprender a trabalhar com prazos apertados. Você tem que aprender a viver com recusas. Eu adoro uma frase do Isaac Singer: “ o cesto de lixo é o melhor amigo de um escritor”. Meu mantra. E no final, tem que ter saco para achar tudo isto muito divertido. @oestadodeideias: Poderia deixar um recado para nossos leitores do O Estado de Ideias? @PABIONE: Vivemos o melhor momento para ser um criativo publicitário. Não temos mais barreiras da língua. O mercado de trabalho é global. Não existem só as agências do mainstream para trabalhar. Ser estudante nunca foi algo tão perto do mercado de trabalho. Então, não seja preguiçoso, não deixe este momento passar. O mercado espera que você trabalhe muito, mas que não se leve tão a sério. O mundo das divas da criação, dos egos “is over”. Afinal, é só propaganda. Nunca vou esquecer: na imigração para entrar em NY. Eu e um amigo. O fiscal perguntou para ele: “ o que voce faz?” Ele disse: “sou dentista”. O fiscal: “wow, how nice, how fantastic”. Minha vez. O fiscal: “ o que você faz?” Eu: sou publicitário. Fiscal rapidamente: “ok, next?”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.