9d...zine

Page 1

Janeiro de 2015

NÂş 1

santa comba dĂŁao

portugal

9D...ZINE fanzine de

ev

do

9d


E D I T O R I A L

E

is o primeiro número da 9 D . . . Z I N E , a “fantástica magazine” de educação visual da turma D, do 9º ano, do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão. Com periodicidade mensal e publicação exclusivamente infográfica e online, a fanzine cumprir-se-á enquanto “objeto artístico” (que não haja sombra de dúvida) e, consequentemente, de comunicação, apenas quando transformada em “coisa pública”, expondo aos olhos dos mais diversos “recetores” as “mensagens” que encerra. As opções e formatos de publicação não são justificados apenas por questões financeiras. Embora seja deveras interessante o facto de o custo da publicação ser zero (excluindo-se, claro está, o tempo e o esforço despendidos), o que permite que a(s) sua(s) “leituras(s)” possam ser feitas também a custo zero, uma vez que ficará disponível gratuitamente online, revelou-se muito mais sedutora a ideia de que, desta forma, o alcance da “fanzine” possa ultrapassar os “muros” da escola, do concelho, do distrito, do… O MUNDO inteiro como potencial “recetor/leitor” (audacioso?! vocês vão ver). Que ao “todo” seja dada a importância cumulativa de cada uma das partes que o compõem. Estes “componentes” apresentados serão, sempre e exclusivamente, as “resoluções” que a Ana Beatriz Costa, o André Ferreira, a Daniela Gomes, o Eurico Leitão, o Gonçalo Gomes, a Inês Antunes, o João André Gomes, o João Paulo Santos, o José Manuel Oliveira, o José Miguel Costa, a Luana Branquinho, a Maria Miguel Santos, a Patrícia, a Sara Isidoro, o Toni Santos e a Viviana Silva apresentaram para os desafios que lhes vão sendo colocados na disciplina de Educação Visual. A eles, o agradecimento por terem aceite o repto e parabéns, porque são “proprietários” da melhor fanzine de EV do mundo…SIM! Porque é a vossa fanzine. O prof. de E.V.


D E S A F I O

E

ncontrávamos-nos a explorar o sistema axonométrico de representação (mais precisamente a isometria normalizada) e foi-lhes sugerido que construissem uma trama quadrangular, em perpectiva isométrica. Nessa trama, tomando como unidades os quadrados perspectivados, deveriam delimitar formas mais ou menos complexas. A partir delas foram feitas extrusões, de maneira a simularem estruturas arquitectónicas tridimensionais e construirem paisagens que facilmente poderemos reconhecer como citadinas . . . e assim nasceram as URBES.


ANA BEATRIZ COSTA



-

ANDRテ右 FERREIRA



DANIELA GOMES



EURICO LEITAO



-

GONCALO GOMES



-

-

INES ANTUNES



-

-

JOAO ANDRE GOMES



-

JOAO PAULO SANTOS



-

JOSE MANUEL OLIVEIRA



-

JOSE MIGUEL COSTA



LUANA BRANQUINHO



MARIA MIGUEL SANTOS



-

PATRICIA SANTOS



SARA ISIDORO



TONI SANTOS



VIVIANA SILVA




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.